Base de Temer é frágil para barrar denúncia na Câmara

Apenas 45 deputados disseram votar contra denúncia de corrupção passiva, porém 169 ainda não se posicionaram

Temer e Rodrigo Maia Foto: Agência BrasilFoto: Agência Brasil

Jornal GGN – Antes da delação da JBS o governo Temer contava com amplo apoio na Câmara dos Deputados, somando 413 dos 513 parlamentares. Em apenas dez dias após o escândalo estourar, 4 partidos passaram a fazer oposição: PSB, PPS, PTN e PHS que, juntos, somam 66 deputados na casa.

Com o agravamento da crise política a base governista segue incerta. Pelo menos é isso que aponta um levantamento da Folha de S.Paulo que entrou em contato com cada um dos 513 deputados da Casa para saber quantos deles estarão do lado de Temer não dando aval para que a Câmara receba e julgue a denúncia criminal feita pela Procuradoria-Geral da República (PRG), onde acusa o peemedebista de receber uma mala de R$ 500 mil de propina da JBS, além de promessa de R$ 38 milhões.

Segundo o jornal, apenas 45 deputados responderam que vão votar contra a aceitação da denúncia, enquanto Temer precisaria de apoio de pelo menos 172 deputados. Por outro lado, 130 parlamentares declararam que vão votar pela continuidade das investigações, 212 a menos do que o necessário para que a denúncia seja aceita no plenário. Outros 57 não quiseram se posicionar, e 112 ainda não sabem como vão votar, alguns aguardando a decisão da liderança partidária, somando, portanto 169 que ainda não se decidiram.

No próprio partido do presidente, PMDB, 18 se declararam contrários ao prosseguimento da denúncia, e 18 afirmaram não terem se posicionado ainda. No DEM, partido da base aliada, nenhum deputado se posicionou e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (RJ) disse que não irá votar. A reportagem também destaca que 168 parlamentares que foram repetidamente procurados pela Folha por telefonemas e e-mails, não deram nenhuma resposta.

Fonte: Folha de S.Paulo

A HORA DA DENÚNCIA Prazo de votação é incerto: depende do tempo que Temer usará para sua defesa e do quorum para as sessões

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Muita indecisão?

    Deve significar, então,  muitas “reflexões”.

    E “reflexões” sempre geram resultados proveitosos para quem “reflete”.

  2. Não acredito nessa raça de
    Não acredito nessa raça de golpistas
    Na hora H todos se protegem
    E mais, tem muita grana rolando nesse negócio por debaixo do pano .k
    Na minha opinião Temer não cai no Congresso

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador