Molnupiravir: a pílula que pode reduzir as mortes por Covid pela metade

Farmacêutica alemã anunciou sucesso na fase 3 e pedirá registro de uso emergencial ao FDA. EUA já compraram 1,7 milhão de doses ao custo de 1,2 bilhões de dólares

Handout Merck & Co,Inc./AFP/File

Jornal GGN – A farmacêutica alemã com sede nos EUA, Merck, e sua sócia, a Ridgeback Biotherapeutics, anunciaram nesta sexta (2) que dados da fase 3 de um estudo com um antiviral em desenvolvimento mostrou resultados surpreendentes para o combate à pandemia do novo coronavírus. A pílula molnupiravir seria capaz de reduzir as mortes por Covid-19 pela metade, diz o comunicado do laboratório.

Os resultados ainda não são definitivos nem foram publicados ou submetidos à análise da comunidade científica internacional. Porém, a empresa pretende pedir autorização para uso emergencial nos Estados Unidos ao FDA, entre outras agências reguladoras pelo mundo.

O estudo foi feito com 775 pessoas com casos leves e moderados de Covid nos EUA, Brasil, Itália, Japão, África do Sul, Taiwan e Guatemala, entre outros países. Dos pacientes que receberam a pílula, 7,3% foram hospitalizados em 29 dias. Dos pacientes que receberam um placebo, 14,1% foram hospitalizados ou morreram no dia 29. Nenhuma morte foi relatada em pacientes que receberam molnupiravir no período de 29 dias, enquanto oito mortes foram relatadas em pacientes tratados com placebo. Os dados, portanto, apontam redução de 50% nas mortes.

Se autorizado pelos órgãos reguladores, o molnupiravir pode ser o primeiro medicamento antiviral oral para a Covid. Até agora, o mundo está lidando com a pandemia investindo em vacinação. Mesmo sem autorização para uso emergencial, os EUA já compraram 1,7 milhão de pílulas ao custo de 1,2 bilhões de dólares.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador