Aldo Fornazieri
Cientista político e professor da Fundação Escola de Sociologia e Política.
[email protected]

O PT joga água no moinho dos golpistas, por Aldo Fornazieri

O PT joga água no moinho dos golpistas

por Aldo Fornazieri

Vítima de um golpe, o PT virou protetor de um de seus maiores algozes: o senador Aécio Neves. Não é o STF que adotou uma “medida esdrúxula”, mas é a direção do PT que está sendo esdrúxula pelo festival de erros que vem cometendo. Uma direção que adota posições não só contra a vontade da maioria da sua militância, da sua base social e do seu eleitorado, mas também contra o entendimento correto da Constituição.

A nota da direção do PT que condena o afastamento de Aécio é um equívoco completo, político, moral e jurídico. Em primeiro lugar, o Artigo 53 da Constituição estabelece que a inviolabilidade civil e penal dos mandados só se refere a “quaisquer de suas opiniões, palavras e votos” e não a crimes comuns, como é o caso das acusações que pesam sobre o senador tucano.

O Supremo não decretou a perda do mandato de Aécio, mas a sua suspensão. Quem determina a perda do mandato é, conforme o caso, a Câmara dos Deputados ou o Senado. É passível de perda de mandato o deputado ou senador que violar as vedações estabelecidas no Artigo 54; aquele que incorrer na quebra de decoro parlamentar (Art. 55 -II; aquele que deixar de comparecer à terça parte das sessões plenárias e aquele que sofrer condenação transitada em julgado. Em caso de prisão, em flagrante crime inafiançável, de um deputado ou senador, os autos serão remetidos à respectiva Casa, conforme define o Artigo 32, parágrafo 2, que se pronunciará pela maioria de seus membros sobre o caso.

Nestes termos, o STF não feriu nada daquilo que a Constituição estabelece acerca da inviolabilidade do mandato. Ele decidiu sobre uma figura que não existe na Constituição. Em sendo o STF um tribunal constitucional e dada a gravidade dos delitos de Aécio Neves, o Tribunal tem a prerrogativa de decidir sobre uma lacuna constitucional para salvaguardar o interesse público e impedir a desmoralização ainda maior do Senado, que já é uma instituição profundamente desmoralizada.

Veja-se, por exemplo, que a figura do casamento homoafetivo também estava incursa numa lacuna legal e constitucional. O STF, como tribunal constitucional, decidiu pelo entendimento de que se trata de um direito legal. Essas prerrogativas dos tribunais constitucionais são iguais em praticamente todos os regimes republicanos presidencialistas. A Suprema Corte dos Estados Unidos tem esse tipo de prerrogativa e já constitucionalizou vários temas que não estavam na Constituição. Note-se ainda que Eduardo Cunha também foi afastado de seu mandato por uma decisão do STF. Ao que consta, não houve, naquela ocasião, nenhum protesto da direção do PT. Qual a razão de haver agora com Aécio?

Outra afirmação equivocada da nota da direção do PT consiste na afirmação de que o Senado Federal é um poder soberano. Não é. Na república democrática presidencialista, a soberania pertence ao povo. Este sistema de governo se define por uma reação de equilíbrio, pesos e contra-pesos na relação entre os três poderes. A Constituição deve definir os mecanismos de ataque e de defesa de um poder em relação outro. Nenhum poder tem autonomia absoluta na sua relação com os outros poderes.

A Constituição dos Estados Unidos, que é a matriz das constituições republicanas presidencialistas, permite que deputados e senadores possam ser presos por crime de traição, crime comum e perturbação da ordem pública. A nota do PT daria uma grande contribuição à democracia se defendesse o fim do instituto esdrúxulo do Foro privilegiado e se defendesse a não proteção de deputados senadores que cometem crimes comuns, passando estes a poder serem presos se cometessem tais crimes.  

A nota do PT vai contra o espírito da Constituição e contra o sentimento geral da soberania popular, da sociedade brasileira, dos eleitores e militantes do partido. A nota afirma  que os seus signatários tem todos os motivos para defender a democracia e a Constituição. Então, que defendam o afastamento de Aécio Neves do Senado. Ter Temer como presidente da República e Aécio Neves como senador constitui um violento ataque à democracia e à Constituição.

Aldo Fornazieri – Professor da Escola de Sociologia e Política (FESPSP).

 
Aldo Fornazieri

Cientista político e professor da Fundação Escola de Sociologia e Política.

71 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O Mínimo

    O mínimo que os cardeiais do PT poderiam fazer é pedir o afastamento de Gleisi Hoffmann imediatamente. É inconcebível sob QUALQUER ótica ela continuar como presidente do partido. A única atenuante que ela tem é da inocência e até isso impede que ela continue à frente do partido. Gleisi Hoffmann e Jorge Viana e até Damous conseguiram de uma só vez deixar TODOS contra o PT. Burrice tem limites.

    1. É, afastar a Gleise seria

      É, afastar a Gleise seria demonstração de que aprendemos com o Mishê Treme a darmos golpes. 

      Habilitem-se!

      Se acham que fazem melhor, candidatem-se, ganhem e realizem seus pensamentos.

    2. Você viu a entrevista da

      Você viu a entrevista da Gleisi no Blog da Cidadania? Fraquíssima. Começa pregando uma mentira ao dizer que não foi ela que propôs o movimento voto nulo caso o Lula seja preso ou impedido, mas sim boatos que corriam por aí. Eu ví a sua declaração. Ela propõe isto sim. Gleisi tem o ranço do politicamente correto e não mostra nenhum tônus, nenhuma força, nenhuma indignação verossímel ao longo de um discurso água com açúcar de boa menina.

    3. Para salvar o pescoço a

      Para salvar o pescoço a Gleisi pendurou o PT junto. E eu que me filiei ao PT em protesto contra os ataques da Lava Jato ao PT porque acredito que nenhum juiz tem direito de destruir uma agremiação política que envolve milhares de pessoas, fui contemplada com essa defesa do amigo do juiz da Lava Jato. 

      Eita samba do criolo doido.

  2. O professor joga para a torcida…

    Mais um que cai na jogada da direita… Ou, pior, JOGA PARA A TORCIDA.

    O PT não está defendendo o Aécio. O PT está defendendo o poder eleito contra (mais) uma intervenção ilegal pelo poder não eleito.

    O judiciário é um poder que não passa pelo crivo das eleições e que, desde a primeira tentativa de golpe (mentirão), tem interferido cada vez mais – e ao arrepio da Constituição e das leis – no poder eleito (executivo e legislativo).

    Vocês querem que o PT defenda a tutela dos sem voto sobre os com voto? Vocês querem que os juízes definam quem pode e quem não pode ser candidato? Quem pode ou não ser eleito? Quem pode ou não permanecer com mandato? Neste caso, vocês estão coberto de razão em condenar o partido. Mas abram o jogo e digam: “Apoiamos a juristocracia! Viva o judiciário!”

    O Aécio é um morto-vivo.

    E MUITA GENTE supostamente progressista faz o jogo da direita e não percebe – ou percebe, mas não está muito preocupado com isso. Afinal de contas, o que vale é jogar para a torcida.

    Segue aqui a íntegra da nota da Executiva Nacional do PT:

    **********************

    Aécio Neves é um dos maiores responsáveis pela crise política e econômica do país e pela desestabilização da democracia brasileira.

    Derrotado nas urnas, insurgiu-se contra a soberania popular e liderou o PSDB e as forças mais reacionárias da política e da mídia numa campanha de ódio e mentiras, que levou ao golpe do impeachment e à instalação de uma quadrilha no governo.

    Para consumar seus objetivos políticos, rasgaram a Constituição e estimularam a ação político-partidária ilegal de setores do Judiciário e do Ministério Público.

    Aplaudiram todas as arbitrariedades cometidas contra lideranças do PT e dos setores populares, as violações ao devido processo legal e ao estado de direito democrático.

    Compactuaram com o processo de judicialização da política, que visou essencialmente a fragilizar os poderes eleitos pelo povo.

    As repetidas violações ao direito criaram um monstro institucional que tem como cérebro a mídia, comandada pela Rede Globo, e tem como braços os setores do MP e do Judiciário que muitas vezes acusam, punem ou perdoam
    por critérios políticos.

    Aécio Neves defronta-se hoje com o monstro que ajudou a criar.

    Não tem autoridade moral para colocar-se na posição de vítima.

    Vítimas são as brasileiras e brasileiros que sofrem com o desemprego, a recessão, o fim dos programas sociais e a volta fome ao país, sob o governo de que Aécio Neves é fundador e cúmplice.

    Por seu comportamento hipócrita, por seu falso moralismo, Aécio Neves merece e recebe o desprezo do povo brasileiro.

    Ele terá de responder um dia, perante a Justiça, pelos gravíssimos indícios de corrupção que o cercam. Terá de ser julgado com base em provas, dentro do devido processo penal.

    Mas a resposta da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal a este anseio de Justiça foi uma condenação esdrúxula, sem previsão constitucional, que não pode ser aceita por um poder soberano como é o Senado Federal.

    Não existe a figura do afastamento do mandato por determinação judicial. A decisão de ontem é mais um sintoma da hipertrofia do Judiciário, que vem se
    estabelecendo como um poder acima dos demais e, em alguns casos, até mesmo acima da Constituição.

    O Senado Federal precisa repelir essa violação de sua autonomia, sob pena de fragilizar ainda mais as instituições oriundas do voto popular.

    E precisa também levar Aécio Neves ao Conselho de Ética, por ter desonrado o mandato e a instituição.

    Não temos nenhuma razão para defender Aécio Neves, mas temos todos os motivos para defender a democracia e a Constituição.

    Executiva Nacional do PT

    **********************

     

    1. Menos, Ninguém.
      A nota do PT

      Menos, Ninguém.

      A nota do PT foi completamente despropositada e desastrosa. Não é a toa que o partido esta perdendo contato com as ruas. Jovens estão sendo acusados de terrorismo por manobras de uns canalhas do Exército e o partido não se manifestou em sua defesa. Nesse governo dantesco tem sido comuns as chacinas de brasileiros pobres e a direção do partido se manteve silenciosa. Já a “defesa da Constituição” no caso Aécio foi “a jato”. Se silenciaram no desrespeito constitucional a pessoas sem poder de barganha porque não se calaram agora?

      De outro lado é flagrante o desrespeito a Constituição nos processos de vários petistas e do presidente Lula e nunca o Psdb fez uma manifestação sobre essa perseguição. Esse alinhamento da elite petista com o Pmdb e o Psdb esta mais parecendo “um acordo de você salva o meu pescoço que eu salvo o seu”. E tem mais: a  nota fala em democracia. Com certeza essa democracia não vale para o funcionamento interno do partido e seus militantes que não foram ouvidos para a emissão dessa nota de republicanismo imbecil. Os burocratas do PT residem em qual país? Deve ser o país de Brasilia. No Brasil real  nenhuma instituição funciona e é visivel o poder do dinheiro e da corrupção rasgando a Constituição.

      E qual é? É a primeira vez que um tucano golpista e corrupto é colocado de castigo pela Justiça, porque foi isso o que aconteceu, e a direção do PT com uma rapidez impressionante sai em sua defesa? Definitivamente não vivemos em tempos de normalidade jurídica então não há porque construir “cortinas de fumaça” para defender um moleque corrupto e golpista.

      A Constituição do Brasil desde o mensalão vem sendo rasgada e não vai ser uma manifestação idiota do PT, justamente o partido em que os juizes mais se esmeram em destruir, que vai remendá-la.  

       

      1. Concordo com ambos.
        1-A

        Concordo com ambos.

        1-A interferencia do PT foi um desastre suicida.  E

        2-Ressaltando do Ninguem:

        “Não existe a figura do afastamento do mandato por determinação judicial. A decisão de ontem é mais um sintoma da hipertrofia do Judiciário, que vem se
        estabelecendo como um poder acima dos demais e, em alguns casos, até mesmo acima da Constituição.

        O Senado Federal precisa repelir essa violação de sua autonomia, sob pena de fragilizar ainda mais as instituições oriundas do voto popular.”

    2. Perfeito.Como ver coerência
      Perfeito.

      Como ver coerência no artigo do professor, que usa de vários argumentos de “legalidade” do STF, mas termina o post com a frase:
      “Ter Temer como presidente da República e Aécio Neves como senador constitui um violento ataque à democracia e à Constituição”.
      E quem foi que deu apoio jurídico para isto ? Professor defende a “justiça para o inimigo”.

      O PT deve usar o momento para entrar nas barganhas “políticas”, e isso significa estar a favor da política e contra o poder midiático-juristocrata.

      1. O PT é o partido mais

        O PT é o partido mais “chifrado” nas suas alianças então esquece essa de “barganha política”. E o poder midiático-juristocrata é o mesmo poder que fez o golpe e mantém o Aécio no poder. O que o PT fez foi se ajoelhar para tentar entrar no time. Ou alguém duvida que o Aécio tem ascendencia sobre o Gilmar e o Gilmar tem ascendencia sobre o Poder Judiciário.

        Aguarde vazamentos e ataques abaixo da cintura a Fux, Weber e Barroso. 

        Quanto a Constituição só os surdos não ouvem o barulho de suas folhas sendo rasgadas pela corrupção e desonestidade de quem deveria protege-la. Recomendo aos senadores petistas o uso de aparelhos auditivos.

        1. Exatamente pelo que você
          Exatamente pelo que você falou, é que defendo a posição do PT. A classe política acreditou que poderia usar um poder fora da legalidade para atingir um governo progressista.

          Acontece que este poder, midiático-juristocrata, criou vida própria. Hoje trata-se de escolher entre este poder togado e o poder político. Eu fico com o poder político, que por mais horrível que possa parecer, é “ainda” escolhido pelo voto popular.

          Considero que o PT fez a escolha certa. A classe política percebeu, mesmo que tarde, a besteira em que se meteu.

          Foi também uma atitude corajosa do PT, pois vai enfrentar uma oposição raivosa dos militantes. Militantes estes, pelos argumentos que usam, querem que o PT se comporte exatamente como o PSDB se comportou no passado recente. Na verdade, se tudo que aconteceu com Dilma e Lula tivesse acontecido com o FHC, está militancia estaria de acordo.

          Se o STF não estivesse querendo somente mostrar suas garras contra um poder político eleito pelo povo, teria simplesmente prendido Aécio. O que decidiu está turma do STF não tem nenhum efeito prático com respeito às manobras que Aécio pode continuar a fazer.

          Acho que o PT nem irá precisar votar a favor do Aécio. O Senado já deu seu recado ao STF, que deverá recuar na decisão em plenário.

          O PT também ganha cacife nos bastidores, nesta luta entre os poder político x midiático-juristocrata. Enfraquecendo este poder, ganha fôlego para ao menos conseguir uma sentença mais leve para Lula. Também acho que decisões, de envergadura como esta, da executiva do PT, não saem sem um aval (nos bastidores) de outras lideranças do partido, inclusive Lula.

          1. Concordo contigo, Ari.

            Caro Ari, Cara Vera Lúcia Venturini

            É preciso que a Esquerda Progressista, que os cidadãos que se identificam com esse espectro da Política – com foco e prioridade no coletivo, nos social, que não pode prescindir da ação e participação do Estado Democrático e Social – ajam com racionalidade, equilíbrio e serenidade.

            Compreendo a indignação de Vera Lúcia e de outros, que expresssam discordância e fazem críticas ácidas ao PT e à direção do partido, em decorrência na Nota Oficial publicada, discordando da intromissão do STF em assuntos legislativos, ao suspender mandato de senadores. Tal discordância e as críticas duras são legítimas, tendo em vista que o senador agora impedido de freqüentar as baladas é Aécio Cunha, candidato derrotado que, ao lado de Eduardo Cunha,  liderou as operações golpistas no Congresso Nacional. Além de golpista, Aécio é criminoso contumaz, cujas provas são públicas; um dos crimes cometidos por esse senador foi acusar de ‘organização criminosa’ exatamente o PT, os petistas, os eleitores ou simpatizantes desse partido.

            Toda essa indignação e revolta contra o tucanato, em especial contra esse gângster eleito senador pelo PSDB-MG, não podem nos deixar cegos pelo ódio e “desejo de matar” que sentimos, não raras vezes, contra esse tipo de político canalha. O precedente que a ilegal prisão de Delcído do Amaral, assim como os afastamentos de parlamentares do exercício do mandato, trazem é que, por  vontade própria e/ou por pressão das casernas (e não há dúvidas de que o boquirroto general Hamilton Mourão mandou recados ao STF), os togados da “suprema côrte constitucional brasileira” possam, sempre que lhes der vontade, afastar deputados e senadores “indsejáveis” do exercício do mandato para o qual foram eleitos. Devemos lebrar que a ditadura pós-1964 se valeu, à larga, desse expediente. E não há dúvidas de que deputados e senadores da Esquerda serão as maiores vítimas dessa ‘caça às bruxas’.

            Para Aldo Fornazieri e outros ‘intelectuais esquerdistas’ a nota mal redigida e a fraca argumentação usada pela direção do PT são um prato cheio para que ele continue a atirar suas flechas envenendas sobre o partido e suas lideranças. Mas não podemos ir na onda desses acadêmicos, que precisam de holofotes, palcos, páginas de jornais e destaque nos veículos do PIG/PPV, para manter o “passe” valorizado e conseguir divulgar artigos e livros, além de garantir “mercado” para palestras que venham ministrar.

             

    3. Acompanho a divergência!

      Estava tentando encontrar palavras para expressar meu ponto de vista em sentido contrário ao do post, eis que me deparo com esse precioso texto!

      Concordo contigo!

      Como diria o grande filósoso: uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa!

      No caso, a apontada “lacuna da Constituição” deveria ser transferida para o Senado resolver por se referir à figura de um Senador da República, eleito por voto direto, em escrutinio secreto e universal, segundo a própria Constituição e as Leis de regência, tendo em consideração que “o poder emana do povo”!

      Assim como neutralizeram o “poder que emanda do povo” ao defestrarem a Presidente Dilma, o STF igualmente neutralizou “o poder que emana do povo mineiro” ao suspender o senador em causa do exercício do seu mandato!

      O PT fez o correto: discordou a decisão do STF, ao mesmo tempo em que está acionando o Conselho de Ética do Senado!

      A meu ver, essa caminho está corretíssimo, embora entenda que já deveria ter “cutucado” o tal Conselho!

       

       

       

  3. SUICIDIO

    O PT que andava ruim das pernas resolveu dar um fim a si mesmo, suicidou-se.

    Adeus.

    Falta total de sintonia com a população, com a politica real. O povo jamais entenderia as razões levantadas em sua notinha ridicula. 

    E pior, mandar o caso para o Conselho de Etica, que ja havia se manifestado a favor do Aecio  é tentar enganar a plateia.

    Infelizmente o povo perdeu um partido que poderia lutar por ele.

    1. o povo entende sim

      caro antonio

      o povo entende muito bem o pt, tomado por percevejos de gabinete com moral tão flexivel quanto um invertebrado.

      e são autocráticos: não admitem críticas às bobagens que fazem e repetem diuturnamente.

      concordamos no atacado, mas discordo do “o povo jamais entenderia a notinha ridícula”: o pt virou partido ridículo há décadas e o povo vê isso muito bem. desencantou-se.

  4. Este republicanismo infantil

    Este republicanismo infantil do PT jjá deu no saco. Por mais que a decisão do stf sobre aécio esteja equivocada (por tudo que já foi analisado e exposto a respeito), o partido deveria ter ficado de boca fechada. A constituição não vale mais nada e parte da culpa por isso é justamente do neto do Tancredo. A direita está se rachando de rir da cara dos membros do partido, muitos  dos simpatizantes e militantes estão putos.

  5. O PT é indefensável nesta

    O PT é indefensável nesta decisão absurda, está todo enrolado, cercado de delatores por todo aldo, o PT expulsou de seu entorno uma multidão de simpatizantes e eleitores, é inexplicável essa autofagia política, não aceito o partido no qual voto desde 1989 aderir à defesa de um delinquente penal e político como Aécio Neves.

    O personagem agora defendido pelo PT contribui de forma decisiva para destruir a solidez da democracia brasileira ao fomentar o golpe contra o governo Dilma, é um agitador contra o PT desde sempre, pertence a um partido da elite brasileira que sempre foi a antítese do PT e agora estes caras passam a defendê-lo como se nada tivesse de anormal nesta decisão.

    Não deixei de ser de esquerda que, na minha opinião, não tem nada a ver com ser automaticamente petista, mas não vejo o PT mais como meu representante nos ideais de esquerda, estou fora de qualquer apoio a estes malucos que jogam ao lixo seus eleitores e simpatizantes.

    Busco, a partir de agora, novos caminhos na política como eleitor, na esquerda busco gente mais sensata, honesta e coerente com valores que não estejam vinculados à pura governabilidade e que tenha como fim o poder pelo poder, o PT se transformou num zumbi do poder como fim último e definitivo.

  6. Teremos perdido a medida das coisas?

    A nota do PT de fato foi um lapso do partido. Não deveriam ter emitido nota nenhuma. Deixem que o PSDB e seu aliado PMDB defendam Aécio Neves e a tal Democracia, da qual eles so tomam conhecimento quando lhes vêm ao caso. 

    Essa questão sobre soberania, acho que deve-se levar em conta de que um Senador da Republica pego em flagrante  tramando sobre a morte de sua “mula”, que transportaria o dinheiro de sua corrupção, é muito grave. O Brasil perdeu a noção da gravidade das coisas. Condena-se um por suposto lobby, outro por um triplex que não esta em seu nome e outros, sabidamente com provas, estão livres, sem problemas.

    1. Comentário perfeito, Maria

      Comentário perfeito, Maria Luisa. E o PT, depois do golpe forjado e cumpliciado pelos guardiãos da leis, se mete a defender a Constituição no caso Aécio como se alguém desse importância para esse livrinho que os doutos usam para esconder os processos que lhes intere$$am. Só rindo. Ou chorando.

  7. Republicanismo pueril

    Não é de hoje que o PT se afastou da suas bases e de sua militância. Deixou de ser um partido de massas para se tornar mais um partido fisiológico, com atuação meramente institucional e que coloca a sobrevivência de suas lideranças à frente dos interesses daqueles a quem eles dizem defender. Teve o seu papel importante na história, mas acredito que cada vez mais, sua importância ficará no passado. 

  8. Com todo o respeito mas esta direção atual tem sido desastrada

    Demagógica e querendo dar respostas rápidas, não tem tido tempo de consultar o bom senso, já que as bases eles não consultam faz tempo. 

  9. Tao logo o PT divulgou essa

    Tao logo o PT divulgou essa maldita nota, vi que seus algozes tirariam proveito total da situacao.  Ficou claro para a opiniao publica que o PT acoberta ladrao.  O psdb, partido ao qual o tal senador faz parte, ficou na moita, nao o defendeu e ainda vai tirar proveito da situacao, incutindo ao PT, a pecha de acobertador de ladroes do erario.  Quem viver, vera.

  10. O ator Zé de Abreu já se

    O ator Zé de Abreu já se declara como quem desiste de continuar sendo petista, por não aceitar essa patacoada de Gleisi Hoffmann e de outros do partido.

    Num momento como esse o que estão dizendo os tucanos sobre os petistas? Que são mesmo uns idiotas, e merecem sofrer por isso mesmo? 

    Aécio tem sido o maior algoz do PT. Foi partiindo da derrota nas urnas que ele agiu imoralmente contra Dilma, até atingir seus objetivos, se unindo a Temer, um larápio igual a ele, sem-vergonha e sem ética.

    Bem diz Zé de Abreu que nunca viu nenhum petistas tomar as dores de José Dirceu. Foi na alma desses parlamentares que ora se colocam favoráveis a um canalha, a ele se igualando.

    Vai perder muito o PT depois dessa coisa feia.

  11. Máfia fhc! Esgoto a céu aberto desde 2002…antes era na moita!

    Tá difiícil mandar comentários…

    Aqui detectou:

    Object (File) detected:  File C:WindowsCECOH-QAD.exe

    Object name:  not-a-virusRiskTool.Win64.ProcPatcher.a             

     

    Diz que não é um virus…    

  12. Discordo

    Discordo dessa avaliação, bem como da maioria dos comentários aqui postados.

    Acho que o PT não deveria ter soltado nota nenhuma. O PSDB e o PMDB que se virem para defender seu canalha de estimação. 

    Mas uma vez que soltou uma nota oficial sobre o caso, não acho honesto dizer que ela defende o Aécio. Não defende, basta ler a nota para confirmar isto. Um ataque duro ao Aécio está lá, claramente escrito.

    O que a nota defende sim é a observância das regras democráticas, fundamentalmente para criticar a hipertrofia do Judiciário, que vem aumentando desde o golpe, e não pára de crescer.

    Pode-se até argumentar contra ou a favor desse entendimento constitucional. Mas dizer que a nota defende o Aécio, realmente é desvirtuar as coisas.

  13. Traído pela parcialdade implícita
    Ao iniciar o post dizendo que o PT foi vítima de um golpe, fica evidente o que já sabemos: O articulista não se inclui entre as vítimas, aguarda ansiosamente pelos dividendos do golpe. Hipocrisia pura. É fácil malhar o PT. Nenhuma novidade. Esses dão os “ixpertos” da esquerda alegre.

  14. Cada macaco no seu galho

    Filiado ao PT, militante de base, declaro estar contemplado pela Nota da Executiva do PT sobre a tentativa farsesca de justiçamento farsesco de autoria de parte do STF – não é o mais importante mas não se pode deixar de registrar: farsa sim, ou alguém realmente acredita que impedir Aécio de sair à noite contribui em algo para a Justiça? Faria o quê durante o dia? Assistir Netflix? Porém, isto não é mesmo o mais importante.

    É estranho o Professor Aldo, em horas, conseguir averiguar qual a posição da militância do PT em relação ao assunto. Parece que houve aí certo exagero, um certo afastar-se um bocadinho da verdade.

    Até mais que filiado e militante do PT, simples (simples?) cidadão quero a investigação, julgamento e condenação do Sr. Aécio na forma da Lei; em nada contribui para a construção da Democracia e do Estado Democrático de Direito assentarmos mais um tijolinho no edifício da Ditadura do Judiciário.

    Por fim é equívoco propor que o PT se omita nesta discussão: quem se propõe a ser um partido político e fazer Política não pode dar-se ao luxo peessedebista, e suicida, de ser pusilânime.

  15. A direção do PT deve ter

    A direção do PT deve ter algum trauma psicológo a ser estudado, pois gosta de apanhar e de favorecer seus algozes. Foi assim durante as três gestões e meia do PT, que salvou a Globo, maior inimiga do povo brasileiro e do próprio PT, entregando-lhe bilhões de reais em publicidade, enquanto praticamente nada fez para se aprovar um marco regulatório para a mídia. Não apostou na construção de uma mídia alternativa, que surge praticamente de forma autônoma pelo esforço dos Nassif, Azenha, Miguel do Rosário, Paulo e Kiko Nogueira, Fernando Brito, Eduardo Guimarães, Cynara Menezes, entre muitos outros e outras. Agora, o PT, que praticamente se omitiu diante dos abusos da justiça contra José Dirceu e contra Vacari, toma a frente da defesa desse marginalzinho do Leblon, golpista em tempo integral. Ora, PT, respeite pelo menos a sua base social e seus eleitores!

  16. O prato cheio é saboreado com volúpia

    Prezados,

    Quando não há razões para cutucar  e fazer críticas ferinas ao PT e à Esquerda Política organizada e viável, ‘intelectuais esquerdistas’ como Aldo Fornazieri e Wanderley Guilherme dos Santos inventam. Desta vez não precisaram disso, pois a caótica Nota do PT opondo-se ao afastamento do senador Aécio cunha, flagrado cometendo crimes comuns, deu o mote e o prato suculento que tais ‘intelectuais esquerdistas’ sempre buscam para malhar o PT. 

    A malandragem de AF é que ele explora os erros e a fraquíssima argumentação usada pela direção do PT, ao publicar nota opondo-se ao afastamento de Aécio Cunha do mandato de senador. A questão de fundo, que a nota não explicita e que, malandramente, AF não faz questão de mostrar, é que o afastamento de Aécio pelo STF se dá por pressão de generais sobre o STF. Com visão ‘tão curta como coice de porco’ – como se diz lá no interior de MG – AF parece não perceber que o afastamento de parlamentares do exercíco do mandato  é um precedente para que o STF (a serviço ou pressionado pelos militares) comece a expurgar da Câmara e do Senado os parlamentares ‘indesejáveis’. Qualquer semelhança com o que ocorreu após po golpe militar-empresarial-civil de 1964 – sobretudo a partir de 1968 – não é mera coincidência.

    Se, em vez de falar em ‘soberania do Senado’ e alegar inconstitucionalidade da decisão do STF, a direção do PT chamasse a atenção para o problema principal, o precedente para o STF afastar parlamentares da Esquerda do exercício do mandato para o qual foram eleitos, dando lugar a uma ditadura midiático-judicial-militar, porém disfarçada e sob a capa da constitucionalidade e institucionalidade, talvez o PT conseguisse fazer seus eleitores e militantes menos atentos a perceber a questão de fundo que está em jogo.

  17.  Aldo, você errou nesse seu

     Aldo, você errou nesse seu artigo. Não estamos tratando sobre inviolabilidade do caput do art. 53. Mas sim, da IMUNIDADE que trata o §2º do art. 53 da CF: “§ 2º Desde a expedição do diploma, os membros do Congresso Nacional não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável. Nesse caso, os autos serão remetidos dentro de vinte e quatro horas à Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a prisão.” Portanto, a decisão do STF é ESDRÚXULA por permitir PRISÃO (ainda que domiciliar) de um membro do Congresso Nacional sem a existência de flagrante + crime inafiançável. Corrija esse seu artigo!

  18. Não tenho elementos

    Não tenho elementos suficientes para analisar a nota do PT, porém, em relação ao artigo, observo o seguinte trecho:

    “…defendesse o fim do instituto esdrúxulo do Foro privilegiado… “

    Quem defende o “Foro privilegiado” é o Genuino, o Delúbio Soares, Zé Dirceu, João Paulo Cunha, e os outros trinta e poucos que foram sumariamente julgados e condenados nesse espaço PRIVILEGIADO (mesmo que a maioria deles não tivesse foro). 

    Ah, outro que defende o “Foro privilegiado” é o senador mineiro Eduardo Azeredo. Tanto defende esse privilégio na hora “H” que declinou. 

    Como diria Castro Alves:

    “E ri-se Satanás!…

    Dizei-me vós, Senhor Deus!  
    Se é loucura… se é verdade  
    Se eu deliro… ou se é verdade… 

    Tanto horror perante os céus?!… 

    Astros! noites! tempestades!  

    Rolai das imensidades!  

    Varrei os mares, tufão! … “

  19. Aécio

    Concordo com o cientista Aldo, pois nós que somos filiados ao PT, fica dificil explicar para as pessoas porque o PT está defendendo o seu maior inimo, o homem que colocou o nosso país de joelhos, um dos ou o maior bandido no senado federal, é indefensável, e como militante do PT, mandei uma carta ao diretório nacional,cobrando tal atitude.

  20. Eu defendo a nota do PT

    Uma opinião particular sobre a nota do PT no caso do julgamento de Aécio pela 1ª turma do STF.

    Eu não sou Jurista e nem expert em Constituição. Como muitos de nós aqui faço comentários acerca do momento político atual de Golpe.

    É justo ponderar que a verdade tem vários lados, diferentes interpretações. A do Professor Aldo Fornazieri afirma que a Constituição diz X, a do PT crê que a Constituição diz Y, a de constitucionalistas variam.

    Justo, portanto, não afirmar peremptoriamente que o PT errou.

    Eu defendo a nota, defendo a Independência dos Três Poderes e se o PT considera uma ingerência indevida do STF no Senado (do Judiciário sobre o Legislativo que tem soberania pelo voto popular) com a decisão dada contra Aécio, se considera estar desamparada na Constituição e leis vigentes no Brasil tem mais é que se pronunciar, seja por quem for.

    Se fosse um Senador petista o apenado e a nota aparecesse qual seria o comportamento de nós, idêntico ao do que se tem agora, por ser Aécio o mentor maior do Golpe contra a Democracia e o Governo petista? Ou se diria que o PT acertou?

    Não podemos acabar por ter uma opinião diferente para cada situação conforme o freguês? Para uns a Lei para outros não conforme a cor da camisa?

    Temos que funcionar como uma bússola, enveredando no caminho que consideramos o mais justo, mesmo que saibamos que do outro lado não se terá a mínima reciprocidade.

    O Golpe está em sua mais visível decadência. Seu comandante (teoricamente) tem 3% de aprovação e tudo por causa de mentiras, incompetência e, principalmente, por ilegalidades, não é verdade?

    Vamos aceitar o caminho das ilegalidades no Julgamento da 1ª turma do STF, se cremos (o PT) elas existirem, só porque agora se acertou o Aécio, que foi jogado às traças por seus próprios apoiadores, amigos famosos e velha mídia + Judiciário, sabedores de anos, como nós, das suas nada corretas atitudes parlamentares e pessoais?

    Eu não creio que seja este o caminho.

    Estar do lado da verdade que se acredita e praticá-la nestes tempos sombrios é de bom alvitre e norteador para a sociedade, mesmo que demore um pouco para cair a ficha.

    E pouco importa se utilizam da nota com fins escuso-eleitorais (extrema-direita e parte das esquerdas na Internet e alguns partidos + velha mídia) de colocar o PT como defensor de corrupto ou defendendo um “grande acordão” para se safar de processos contra seus membros.

    Quem pratica estas ações com interesses escuso-eleitorais não merece atenção, mesmo que possa levar de roldão, por hora, uma parcela considerável da sociedade por eles informada e manipulada.

    Estamos vivenciando um ódio social coletivo de ambos os lados, a briga não está mais no lado da extrema-direita contra o PT. Temos que ter cuidado para não sermos idênticos ao lado que consideramos desleal e antidemocrático e cínico e mentiroso.

    O que está para fazer água é o Golpe. O PT pode sair por cima de todos estes episódios grotescos e tristes do Brasil atual. Temos que ser farol e não jogar o jogo dado, porque não vai ser frutífero e não é da índole dos democratas e dos que querem para Lula, Dirceu, Vaccari, etc. um Julgamento justo a partir do que está na Constituição e nas leis vigentes no nosso País.

    Lembrando que a Gleisi não é o Rui Falcão, são tempos outros de PT, o de antes não foi capaz de apontar as ilegalidades cometidas no julgamento do “Mensalão” durante o processo de julgamento, isto não quer dizer que não possa mudar o PT e que não possa defender o que considera correto (a verdade, e até para desleais adversários políticos) ao interpretar a Constituição brasileira.

    Fique claro que é uma opinião minha. Que possamos divergir democraticamente e civilizadamente. 

     

  21. O professor está “certo”: o

    O professor está “certo”: o PT é ingênuo. Deveria agir com mais perspicácia e emular a tradição no meio político que é acima de tudo e de todos, inclusive da própria Ordem Legal, se valer do oportunismo vulgar para se fortalecer politicamente. 

    É  essa a lição que vamos deixar para nossos filhos e filhas? Um vale-tudo por conta das disputas políticas-ideológicas? 

    No episódio, está bastante claro que o Supremo, mais uma vez, usurpou prerrogativas de outro Poder. Logo ele, o “guardião” da Constituição que, como se verifica, “guarda” mesmo são egos, incompetências e irresponsabilidades. 

    Ao contrário do que afirma o professor, não cabe a um tribunal, seja constitucional ou não, legislar, quaisquer que seja o tema e circunstância. Entre criar e interpretar há todo um oceano Pacífico. A viger tal absurdo se abre uma porteira de possibilidade que ao final transforma em letra morta a própria Constituição com consequências práticas que vão desaguar no colapso da institucionalidade. 

    O paralelo que o ilustre mestre traça entre o caso em tela e o relacionado com o dito “casamento gay”  é totalmente impertinente. O texto da Constituição é claríssima no que se refere as prerrogativas dos três poderes. Entretanto, mesmo que por hipótese houvesse omissão não caberia ao Supremo supri-la, mas deixar a cargo do legislador fazê-lo. 

    Se o “soberano” evocado pela Nota é semanticamente indevido, isso não elide ou desmerece a Nota do PT que certamente quis se referir ao Legislativo, por qualquer das suas casas, como Poder autônomo e independente, não estando sujeito, portanto, aos espasmos de prepotência, arbitrariedade e falta de senso de qualquer Corte ou Tribunal. 

    Os aspectos políticos, morais, os nomes envolvidos, os crimes cometidos, seja lá que diabo for, eclipsam frente a preservação da institucionalidade que advém do estrito respeito a Constituição do país. O oposto disto é anarquia e caos. 

     

  22. É O PT EM DEFESA DOS LADRÕES E VAGABUNDOS!

    O PT DEFENDE A IMPUNIDADE!

    É uma vergonha! Deveriam entrar no STF contra o artigo 53 da Constituição (ver abaixo), alegando sua inconstitucionalidade, por promover um conflito flagrantemente insustentável com o artigo 37 da CF; mas fazem exatamente o contrário, querendo barrar uma interpretação mais rigorosa da Lei pelo STF, onde essa tarefa deve ser feita da forma mais restritiva possível mesmo.

    É claro que não estão se doendo pelo Aécio Neves. O PT está se sentindo ultrajado, porque agora seus políticos (cumpanherus) não poderão mais fazer o que bem entenderem, podendo ser enquadrados pela Justiça. O que importa aos políticos petistas não é acabar com a impunidade, que é o alimento da corrupção; mas sim manter, e até ampliar seus privilégios corporativos…

    O QUE DIZ A CONSTITUIÇÃO?

    Constituição Federal Art. 53 § 1º Os Deputados e Senadores, desde a expedição do diploma, serão submetidos a julgamento perante o Supremo Tribuna
    Federal.

    Comentário: Ou seja, o STF tem autoridade para julgá-los.

    § 2º Desde a expedição do diploma, os membros do Congresso Nacional não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável. Nesse caso, os autos serão remetidos dentro de vinte e quatro horas à Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a prisão.

    Comentário: Ou seja, o STF pode decretar a prisão de deputado e senador, mas a câmara ou o senado podem acatá-la ou não.

    Exigi-se, para a decretação de prisão, o flagrante, e também que o crime seja inafiançável. O que vem a ser o caso do Aécio Neves, pois trata-se de organização criminosa, um crime permanente, que, quando descoberto, caracteriza o flagrante. Confiram:

    http://www.conteudojuridico.com.br/artigo,da-natureza-da-prisao-em-flagrante-e-suas-modalidades,49185.html
    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/11/1711360-entenda-a-prisao-do-senador-delcidio-do-amaral-em-11-perguntas-e-respostas.shtml

    O crime do Aécio Neves também é inafiançável. O que fica claro pela nova redação do Código de Processo Penal – CPP, a qual determina ser incabível a fiança (medida cautelar diversa da prisão preventiva) para esses casos. Confiram a Lei:

    CPP Art. 282 § 6o  A prisão preventiva será determinada quando não for cabível a sua substituição por outra medida cautelar (art. 319).

    E observando o artigo 319:

    Art. 319 VIII – fiança

    Ou seja, a Lei determina quando os crimes podem receber fiança ou não. E, delito que não pode receber fiança, é um delito INAFIANÇÁVEL! Vejamos:

    CPP Art. 310.  Ao receber o auto de prisão em flagrante, o juiz deverá fundamentadamente:         
    II – converter a prisão em flagrante em preventiva, quando presentes os requisitos constantes do art. 312 deste Código, e se revelarem inadequadas ou insuficientes as medidas cautelares diversas da prisão;

    CPP Art. 312.  A prisão preventiva poderá ser decretada como garantia da ordem pública, da ordem econômica, por conveniência da instrução criminal, ou para assegurar a aplicação da lei penal, quando houver prova da existência do crime e indício suficiente de autoria.

    Ou seja, artigo 310 traz o ordenamento de que o juiz:

    DEVERÁ CONVERTER O FLAGRANTE EM PRISÃO PREVENTIVA

    Não poderá ser afiançada, quando presentes os requisitos do art. 312.

    (flagrante) + artigo 312 ( prova do crime e da autoria) = INAFIANÇÁVEL

    Esse é o entendimento correto. Aliás, existe jurisprudência para isso, que está na prisão do Delcídio. Além do que, o STF é a Corte designada para julgar esses fatos na Constituição. Ou seja, não tem o que reclamar.

    Caso contrário, estaríamos entregando mais do que imunidade parlamentar aos deputados e senadores. Seria um caso de IMPUNIDADE PARLAMENTAR. Ou seja, eles poderiam fazer o que quisessem, que não poderiam ser punidos pela Justiça.

    E o mais absurdo é que existem “teorias” e malabarismos jurídicos contra esse entendimento. Principalmente pelo praticamente advogado do Aécio, o juiz Marco Aurélio, que deseja ver nossos parlamentares reinando em meio à IMPUNIDADE…

    O PT APODRECEU!

    Por aí podemos compreender a que ponto chegou o PT, um partido que não aceita de forma alguma o direito do povo convocar o PLEBISCITO DESTITUINTE DE POLÍTICOS com seus ABAIXO ASSINADOS; vetou a lei do VOTO IMPRESSO; defende o VOTO DE CACIQUE, onde quem escolhe os deputados e vereadores eleitos são os partidos, e não os eleitores; além de defender agora a IMPUNIDADE PARLAMENTAR, para que a Justiça nada mais possa fazer contra deputados e senadores. Confiram:

    https://jornalggn.com.br/noticia/pt-critica-afastamento-de-aecio-pelo-supremo-condenacao-esdruxula#comment-1144553

    https://www.brasil247.com/pt/247/poder/319575/PT-A%C3%A9cio-merece-o-desprezo-do-povo-brasileiro-mas-n%C3%A3o-pode-ser-afastado.htm

    PERGUNTAS À SENADORA GLEISI HOFFMANN DO PT:

    1) O que a Justiça deveria fazer, se um senador, seu colega, no corredor do senado, bolinasse seus seios, e desse um soco em seu olho, deixando-o roxo; sem, entretanto, provocar lesão corporal gravíssima; e a Justiça contasse com a prova testemunhal de quem viu a cena, e gravações do agressor confirmando o crime?

    Pelo raciocínio da Gleisi Hoffmann, do Lula, e do PT, ele não poderia ser preso, e nem mesmo afastado do cargo pela Justiça. Porque não se trata de crime hediondo (constitucionalmente inafiançável). A tese dos defensores da IMPUNIDADE PARLAMENTAR é que apenas esses crimes são inafiançáveis. Ou seja, não querem reconhecer a inafiançabilidade de fato, existente no Código de Processo Penal. E, pior, não reconhecem a autoridade dada ao STF pela Constituição, para resolver as dúvidas a esse respeito. Parece mais com uma absurda troca de favores, para livrar o Lula da prisão, com a ajuda de alguns juízes, atuando como advogados do “bom moço” Aécio Neves.

    Infelizmente, a Constituição entrega ao senado o poder de impedir sua prisão, enquanto for senador, mas não retira da sociedade o direito de poder ver a Justiça suspender seus direitos políticos, evitando que gente dessa espécie continue decidindo sobre nossas Leis. Se tivessem vergonha na cara, esses senadores estariam apresentando propostas legislativas justamente para retirar essa prerrogativa do senado, em casos como esse.

    2) O que seria mais grave, um senador desrespeitar-lhe, e deixar com o olho roxo; ou participar de organização criminosa, visando o enriquecimento ilícito e a obstrução da Justiça, levando à falência do Estado, deixando-nos sem recursos para fornecer um ensino eficiente às nossas crianças, e matando milhares e milhares de pessoas por falta de atendimento médico, exames, e medicamentos?

    3) A Sra. perdeu a vergonha na cara, senadora Gleisi Hoffmann?

    Mas que arapuca, hein? Crie vergonha, e renuncie ao cargo de presidente do PT, caso estejam lhe forçando a isso. Aliás, deveria era procurar um outro partido. Um partido que pelo menos defendesse propostas, e não pessoas, como estão fazendo incondicionalmente com o Lula…

    QUANTO À QUESTÃO DO AFASTAMENTO!

    Constituição Federal Art. 53 § 3º Recebida a denúncia contra o Senador ou Deputado, por crime ocorrido após a diplomação, o Supremo Tribunal Federal dará ciência à Casa respectiva, que, por iniciativa de partido político nela representado e pelo voto da maioria de seus membros, poderá, até a decisão final, sustar o andamento da ação.

    Comentários: Ou seja, o senadores podem inclusive sustar o andamento da ação no STF. O que é diferente de sustar a ação penal. No caso, susta-se apenas seu prosseguimento. Seria até um absurdo, o senado ter poder para anular atos colegiados do STF. Já é um absurdo que possa parar o prosseguimento da ação. Entretanto, o que foi decidido até o momento, como a suspensão dos direitos políticos do Aécio, não pode ser anulado.

    Vejam só! Se o senado estiver completamente corrompido, a sociedade não terá o direito de ver o Aécio Neves condenado, até que encerre seu mandato; e, é claro, não seja eleito para outro cargo político. O que pode perpetuar sua impunidade, gerando conflitos jurídicos imensos. Tamanha vem a ser a irresponsabilidade de quem redigiu essa parte da CF. E, se o STF dormiu, quando permitiu tal atrocidade; agora tem a obrigação de corrigir tal erro, resolvendo suas lacunas de forma a impor respeito e moralidade ao ordenamento jurídico. Sob pena de revogar de forma irresponsável e imoral o artigo 37 § 4º da Constituição.

    Constituição Federal Art. 55. Perderá o mandato o Deputado ou Senador:
    I – que infringir qualquer das proibições estabelecidas no artigo anterior;
    II – cujo procedimento for declarado incompatível com o decoro parlamentar;
    III – que deixar de comparecer, em cada sessão legislativa, à terça parte das sessões ordinárias da Casa a que pertencer, salvo licença ou missão por esta autorizada;
    IV – que perder ou tiver suspensos os direitos políticos;
    V – quando o decretar a Justiça Eleitoral, nos casos previstos nesta Constituição;
    VI – que sofrer condenação criminal em sentença transitada em julgado.

    § 3º – Nos casos previstos nos incisos III a V, a perda será declarada pela Mesa da Casa respectiva, de ofício ou mediante provocação de qualquer de seus membros, ou de partido político representado no Congresso Nacional, assegurada ampla defesa;

    Comentários: § 3º – Nos casos previstos nos incisos III a V, temos circunstâncias incontroversas, como as faltas registradas nas seções legislativas, as decisões da Justiça Eleitoral, e também o caso do Aécio, que seria a SUSPENSÃO de seus direitos políticos pelo colegiado do STF. Não há o que se discutir, como num processo de ética. Cabe apenas abrir espaço para que o senador seja ouvido.

    Reparem que suspensão é uma coisa, e perda de mandato outra. A perda do mandato somente o senado pode declarar, mas a suspensão já ocorreu, e ele não pode mais exercer suas funções de senador. Essa é uma decisão colegiada, feita por mais de um juiz do STF. Não tem o que se discutir sobre a decisão do STF, cabe à mesa do senado apenas declarar a perda de seu mandato, ou não.
    Chega a ser um absurdo, mas a mesa do senado pode mantê-lo como senador, ainda que tenha tais direitos suspensos pelo STF. Como justificativa para isso, poderia ser um pedido do senador, para que aguardassem a decisão final da ação penal no STF. Afinal, a Lei oferece ampla defesa ao sujeito, que poderia pedir uma manobra dessas, para continuar recebendo seus salários e benefícios. Isso tem nome, chama-se pouca vergonha, vagabundagem, corporativismo…

    Aqui ocorre uma situação esdrúxula, própria de nosso sistema político. Embora seja possível, mantê-lo como senador, sem que perca o cargo, seria uma medida eticamente incompatível com a sustação do andamento da ação penal no STF. Ou seja, se o senado sustar o andamento da ação penal contra o Aécio, a mesa deveria ser obrigada a declarar a perda de seu mandato, mas não é. Ou seja, nossa sociedade seria obrigada a vê-lo mantido no cargo, apenas para que recebesse seus salários e benefícios, e não pudesse ser preso…

    O STF CUMPRIU SUA FUNÇÃO DE GUARDAR OS MANDAMENTOS CONSTITUCIONAIS NESSE CASO, AINDA QUE TARDIAMENTE, COMO DE COSTUME:

    Constituição Federal Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:
    § 4º – Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.

    Comentários: Ou será que, como quer o PT, esses interesses de nossa sociedade são inferiores aos dos senadores?

    Será que existe partido mais corporativista que o PT?

    http://www.infoescola.com/politica/corporativismo/

  23. Cadeia a juizes pgrs e promotores Blindadores e Blindados AntiPT

    MÁFIA FERNANDO HENRIQUE CARDOSO CLINTON/PIG/STF/ESSO…., ESGOTO A CÉU ABERTO DESDE 2002…. ANTES ERA NA MOITA…….. 

    A gente observa que o PT é o muro das lamentações de todos, para tudo. Como temos a plena convicção de que estamos vivendo “claramente” e “abertamente” uma ditadura desde o golpe em Dilma Roussef no ano passado, só golpista é que diz que não vê, somos obrigados a compará-la aos parâmetros, ou seja, à ditadura dos militares, norte americanos, de 1964 a 1985. Nesse período de 21 anos, pelo que sabemos O POVO EM GERAL é quem tomava as iniciativas! manifestos em peças teatrais, cantores com suas músicas contra a ditadura chamadas de subversivas, ataques de todos os tipos às forças da ditadura e etc, etc, etc…, SEM UMA BANDEIRA DE PARTIDO POLÍTICO, embora na época práticamente só existiam dois: de um lado o partido dos ditadores da situação ARENA – Aliança Renovadora Nacional, partido dos militares, PIG,, e.u.a., esso etc… hoje representado pelo psdb, democratas, pmdb e todos os grupos de golpistas ditadores criminosos que na verdade não são partidos e sim gangues de bandidos, e do outro lado, o partido de oposição MDB, que hoje é representado pelo PT e seus aliados. Hoje, por um lado os golpistas ditadores criminosos jogam nas costas de Lula, Dilma e PT todos os crimes criados e praticados e até institucionalizados por eles próprios!! E, por outro lado, petistas tambem jogam nas costas de Lula, Dilma e do PT a falta de reação e até de uma certa subserviência!!! O que achamos é que o PT não é formado por xerifes, policiais etc…! O PT é o único PARTIDO POLÍTICO VIVO NO BRASIL!!! O resto é gangue 100% de bandidos e aliados a todos os 3 poderes, policiais, PIG, grande parte das iniciativas privadas, corporações como forças armadas e assemelhados etc etc etc…. O PT tem no seu dna os gens das políticas, e é por isso que não agride, não tratora e não ingerencia!!! Agarra-se ao seu papel de políticos, sempre estando do lado das não agressões, não tratoragens e gerenciando os fatos, eventos e acontecimentos com diálogo porque ISSO É QUE É POLÍTICA, ISSO É QUE É DEMOCRACIA!!!! O resto, é coisa de bandidos golpistas criminosos que todos nós sabemos quem são e aonde estão.

  24. Cadeia a juizes pgrs e promotores Blindadores e Blindados AntiPT

    MÁFIA FERNANDO HENRIQUE CARDOSO CLINTON/PIG/STF/ESSO…., ESGOTO A CÉU ABERTO DESDE 2002…. ANTES ERA NA MOITA…….. 

    A gente observa que o PT é o muro das lamentações de todos, para tudo. Como temos a plena convicção de que estamos vivendo “claramente” e “abertamente” uma ditadura desde o golpe em Dilma Roussef no ano passado, só golpista é que diz que não vê, somos obrigados a compará-la aos parâmetros, ou seja, à ditadura dos militares, norte americanos, de 1964 a 1985. Nesse período de 21 anos, pelo que sabemos O POVO EM GERAL é quem tomava as iniciativas! manifestos em peças teatrais, cantores com suas músicas contra a ditadura chamadas de subversivas, ataques de todos os tipos às forças da ditadura e etc, etc, etc…, SEM UMA BANDEIRA DE PARTIDO POLÍTICO, embora na época práticamente só existiam dois: de um lado o partido dos ditadores da situação ARENA – Aliança Renovadora Nacional, partido dos militares, PIG,, e.u.a., esso etc… hoje representado pelo psdb, democratas, pmdb e todos os grupos de golpistas ditadores criminosos que na verdade não são partidos e sim gangues de bandidos, e do outro lado, o partido de oposição MDB, que hoje é representado pelo PT e seus aliados. Hoje, por um lado os golpistas ditadores criminosos jogam nas costas de Lula, Dilma e PT todos os crimes criados e praticados e até institucionalizados por eles próprios!! E, por outro lado, petistas tambem jogam nas costas de Lula, Dilma e do PT a falta de reação e até de uma certa subserviência!!! O que achamos é que o PT não é formado por xerifes, policiais etc…! O PT é o único PARTIDO POLÍTICO VIVO NO BRASIL!!! O resto é gangue 100% de bandidos e aliados a todos os 3 poderes, policiais, PIG, grande parte das iniciativas privadas, corporações como forças armadas e assemelhados etc etc etc…. O PT tem no seu dna os gens das políticas, e é por isso que não agride, não tratora e não ingerencia!!! Agarra-se ao seu papel de políticos, sempre estando do lado das não agressões, não tratoragens e gerenciando os fatos, eventos e acontecimentos com diálogo porque ISSO É QUE É POLÍTICA, ISSO É QUE É DEMOCRACIA!!!! O resto, é coisa de bandidos golpistas criminosos que todos nós sabemos quem são e aonde estão.

  25. Excelente e exemplar Nota do Partido dos Trabalhadores

    Aldo Fornazieri tem o velho hábito de substituir a política e as leis pela moral (nisso se iguala ao que de pior existe em confissões religiosas ou em seitas diversas). 

    Se é para fazer uma crítica moralista no caso do Aécio (e sem analisar, por enquanto, o que diz a Constituição), deveria ser ao fato de que Marco Aurélio Mello restituiu monocraticamente o mandato do mesmo no final do mês de junho. E também ao fato de o pedido de cassação do mesmo ter sido sumariamente arquivado no Conselho de Ética do Senado. 

    Foi o PT que restituiu o mandato do Aécio em junho? Foi o PT que arquivou o primeiro pedido de cassação contra ele? Aldo, o moralista empedernido, nada diz sobre isso e nada diz sobre Marco Aurélio ou sobre o arquivamento! 

    Agora, o caso concreto: não existe na Constituição a figura o afastamento cautelar de um senador. Aldo, o moralista empedernido, sabe muito bem disso. Mas ele, do alto da sua cegueira recorrente, defende que o STF passe a LEGISLAR e decidir contra e fora do que está na Constituição da República. 

    Ou seja, defende que o parlamento dê ainda mais poder ao mais podre poder da república que é o Poder Judiciário!

    Ora, qualquer estudante do segundo semestre do curso de Direito sabe perfeitamente que a cassação de um mandato só pode ser feita pelos próprios senadores; sabe também que inexiste o ‘afastamento cautelar’; sabe também que inexiste a prisão a não ser em flagrante delito e mesmo neste caso é preciso da anuência do Senado – só quem não sabe desse beabá é o moralista Aldo.

    O posicionamento do Partido dos Trabalhadores, no caso Aécio, é absoluta e rigorosamente igual ao posicionamento que teve quando do caso de Delcídio do Amaral. Qual seja, criticou com correção a hipertrofia do Supremo e o avanço ilegal do mesmo sobre os mandatos populares (sim, Delcídio e Aécio foram eleitos e não ungidos pelo Divino Espírito Santo…). 

    A Nota do PT foi uma das melhores dos últimos anos: deu um pau violento em Aécio, o chamou de golpista e sem moral, mas não se curvou à decisão ilegal do STF e criticou a intromissão do Poder Judiciário em situações que a Constituição não permite. E, de quebra, ainda entrou com mais um pedido de cassação contra o golpista Aécio Neves. 

    Aldo, que algumas vezes tem reclamado das arbitrariedades da Lava Jato, onde juízes e promotores fazem o que querem, justificando moralmente essas arbitrariedades com base no “apoio popular”, se contradisse vergonhosamente e jogou água no moinho dos inquisidores medievais.

    Ele, com seu texto moralista e tacanho, é que jogou água no moinho dos golpistas e das violações permanentes que se tem cometido no Brasil. 

    Por fim, e como diz a excelente Nota do PT, é preciso repetir: não há um único motivo para defender Aécio; mas há todos os motivos do mundo para defender a Constituição da sanha togada que age permanentemente de forma ilegal. 

    Os moralistas de plantão, que agora deram para defender o ultra reacionário Poder Judiciário, que guardem as suas incoerências para si próprios. O PT está sendo coerente com o que defendeu lá atrás, como foi dito, no caso do Delcídio. Se alguém mudou de opinião, de forma moralista e oportunista, quando isso talvez fosse conveniente, este alguém não foi o PT.

    Depois desse texto ridículo e moralista o Aldo já está apto a ganhar uma ‘medalha de honra ao mérito’ entregue de forma conjunta por Moro, Dalagnol e pelas Organizações Globo.

    1. Muito bem! Adorei! Todas as

      Muito bem! Adorei! Todas as palavras, frases e perĺodos. O PT apanhou até agora, então,  saiam de baixo, pois ele está vindo afinadíssimo.

  26. Passo a estar totalmente de acordo.

    Passo a estar totalmente de acordo com o articulista que revela com muita propriedade que o PT acabou de dar mais um tiro no próprio pé com essa NOTA autocanibalística que publicou.

  27. Já disse isso em pouquíssimas linhas

    quem tiver a fim,o q duvido muito,q vá a meu arquivo de postagens.Mas não adianta:também há tempós venho colocando o q Palocci me plagiou (juro queu não prestei consultoria a ele):os termos sobre Seita e Fanáticos,uma beatice,Irmandade, semi-deus,divindades,de nada adiantam.Ou não lêem,ou mal lêem apressadamente com preconcepções.Mas reconheço q é bom, faz bem nutrir ilusões e fé, é emocional.Dói perder ilusões,cair na real.É vital termos algum tipo de crença,de pensamento mágico,ídolos.Eu,aqui,p ex,tenho as minhas.Ao contrário do q se pensa,e salvo engano,me encontro entre as esquerdas progressista democráticas.Mas,isso é humano,já tive algumas ilusões.

  28. Sugestão ao GGN

    Kennedy Alencar (vez ou outra aparece aqui):Na rádio,ele diz q procurou ouvir lados diversos e concluiu q o STF agiu certo, mesmo se pra errar,agiu segundo a Constituição.A sugetão é q,se puder,o GGN traga gente especializada num mesmo dia,e em posts seguidos,juntos,cada um com sua avaliação.Os Autos dos vários Processos(e creio q correm sob sigilo algumas coisas) q venham quem realmente conhece e interpreta,a seu modo(não é ciência exata)os processos a q responde Lula. Senão,continua um festival de achismos nossos,de torcida organizada.E q se invente um jeito de voltar um Brasilianas plural (isso vai muito além do blog partidarizado q eu acho um erro de estreiteza,realimentando franjas politizadas).

  29. Não é a “atual” DIreção. É toda a Hierarquia e o Deus

    Mas a inocência só não se mescla com burrice porque é emocional, precisa-se de um ídolo pra chamar de seu. Ora, acho que o próprio Aldo já se referiu a isso. Basta não ter essa fidelidade e idolatria que tanta cegueira provocou a partir de um certo momento ( Não é de hoje ). É fácil atacar somente a Direção Nacional. Tá nas Bases, também. Acordem, filhos de deus. Este é um dos crassos erros a que o GGN realimentou com pipocas, por uma audiência que vale a pena??… (Os ataques: não se deduza que são contra um perigoso inimigo que querem calar a vós, ó, santa presunção…) 

  30. Há tempos venho dizendo a

    Há tempos venho dizendo a mesma coisa que o articulista: O PT MERECE ser extirpado da vida política do país (eu disse “merece”, não disse que eu desejo). Vão somando “ingenuidade”, burrice”, “estupidez”, “orgulho”, “egocentrismo”, etc e o Brasil vive este caos de hoje.

    Bolsonaro só existe pela estupidez do PT. O Judiciário no poder só existe por culpa única e exclusiva do PT.

    O pior é que estão indo pra cadeia e continuam lutando com “flores” quando o inimigo utiliza fuzís morteiros e granadas.

    A burrice se confirma no tempo que vem apanhando e continua sem se emendar, sem corrigir rumos e armas.

    Faço a minha parte, mas se eles vão em cana, por mais que me sinta triste, foi por culpa única deles mesmos. Vai José Dirceu, quem é que ia “matar no peito” o mensalão? Vai Lula, que mandou indicar o primeiro da lista da PGR? Vai Lula, acha mesmo a prova cabe a quem acusa??

    Só lamento Mercadante e José Edduardo Cardozo fora da cadeia. Esses foram mais danosos para o país que o Palocci. 

  31.  O PT errou? Sob que prisma?

     O PT errou? Sob que prisma? Não creio que a questão seja republicanismo, defesa de estado de direito, etc. Isso pressupõe que estivéssemos num estado de direito, o que não é o caso.

    No fundo a questão parece-me a seguinte.

    No plano interno o golpe envolve três grupos de interesses – mídia/mercado, político/corrupto e judiciário (em sentido amplo, MP, etc). Os três grupos têm interesses específicos. Eles estabelecem alianças e as rompem conforme suas conveniências. As heterogeneidades do golpismo deveriam ser exploradas pelo campo democrático, o difícil é fazê-lo.

    Embora o grupo do mercado seja o mais forte (notadamente devido às suas relações com o plano externo, o grupo mais difícil de ser combatido é o judiciário. Como disse o “Ninguém”, esse grupo não tem voto, a sua legitimidade é outorgada pelo constituinte, vale dizer pelo povo. Mas, como tivemos um golpe, o grupo interpreta a lei ao seu bel-prazer, viola sistematicamente as garantias constitucionais e pretende inviabilizar as candidaturas do campo democrático. Sem esse grupo, o golpe teria sido impossível. Não é possível restaurar a democracia sem derrotá-lo. Ou seja, é necessário fazer com que o judiciário se submeta à constituição, permitindo que o futuro seja decidido nas urnas. É o único caminho.

    É claro que o enfraquecimento do grupo jurídico não é condição suficiente para a restauração do estado de direito, mas é necessária. Considero que a decisão do P é um passo na direção certa.

  32. Esdrúxulo é salvar o inimigo

    Esdrúxulo é salvar o inimigo. Mais adiante ele te mata sem qualquer constrangimento.

    Não foi o Aético que pediu a extinção do PT?

    Não foi o Aético que disse que o PT é um partido de corruptos, uma organização criminosa?

    Não foi o Aético que fez campanha pelo golpe contra Dilma em nome do combate à corrupção?

    Não foi o Aético que chamou Dilma de leviana e colocou o dedo imundo na cara dela?

    Esses “republicanos” do PT são mesmo uns almofadinhas.

    Acho bom o Lula fundar outro partido…

  33. As ratazanas, o vampiro, a famiglia e os oportunistas

    Fosse qual fosse a atitude do PT, a famiglia marinho ia dar o tom e o colorido que fosse o mais proveitoso e conveniente aos seus interesses, ou seja, os interesses contrários ao povo brasileiro, à Nação e à Pátria (antigo isso: Pátria); e pau e cacete sem tréguas no PT e no Lula.

    O PT acertou em cheio no alvo com a sua atitude.

    No meio do furacão, e não de fora como umas tais esquerdas e o sr Ciro, teve uma atitude ética e corajosa.

    Corajosa, porque seria mais fácil tentar se aproveitar da situação esdrúxula e farsesca criada pelo STF para obter algum lucro muito imediatista, etéreo e oportunista, sem lastro e fundamento.

    Um Golpe de Mestre: bateu no Aécio (não livrou a cara do mineirinho metido a gângster) e no supremo. Não foi covarde em nenhum sentido, marcou firme sua posição, não chutou cachorro morto e recusou-se ao farelo.

    Bom de ver aqui como certos comentaristas, sempre atentos e prontos a darem suas estocadas no Lula e no Partido dos Trabalhadores, se aproveitaram desse episódio para alimentarem com mais esse conteúdo o seu discurso.

  34. O PT joga água no moinho dos golpistas, por Aldo Fornazieri

    Faço do texto do Prof. Aldo Fornazieri, minhas palavras … que CANALHA deve merecer o tratamento adequado de CANALHA, sem tirar nem por … nos Povo Brasileiro estamos cansados de privilegios para uma ELITE VAGABUNDA que não merece a comida que come … hipócritas e cretinos … !!!

  35. O PT defendeu o ladrão

    O PT defendeu o ladrão Abominável. Uma atitude muito suspeita. Essa conversa mole de defender a constituição não cola. O que dá a entender mesmo é que estão do lado do ladrão porque temem ter o mesmo destino. Qua qua, como se isso fosse fazer alguma diferença. 

    1. “a ditadura começa quando a “moral” se substitui ao Direito.”

      O horror a Aécio é tanto que turva a visão da lei

      por Fernado Brito

      Aécio Neves tornou-se uma pessoa tão desprezada – na recente pesquisa Ipsos, o nível de reprovação de seu nome é o único que se ombreia ao de Michel Temer, 89% a 94% – que seu nome emporcalha até mesmo as garantias legítimas que não apenas têm os parlamentares, mas a que todos os cidadãos temos direito.

      A “prisão noturna” de Aécio Neves é um destes episódios que expõe o autoritarismo ridículo que tomou conta da nossa Justiça – sob o aplauso do estado de histeria que se implantou na sociedade.

      Aécio poderia ter sido preso no momento do acerto da mala de dinheiro, haveria o flagrante constitucionalmente previsto para a detenção de um parlamentar.

      Não foi.

      120 dias depois, certamente não há a situação de flagrância da lei.

      Argumentar que o recolhimento noturno não é prisão, francamente, é um subterfúgio ridículo.

      O mesmo artigo que trata do recolhimento noturno trata de tornozeleira eletrônica, vejam só.

      Qual é a finalidade disso? Que obstrução à Justiça se vai evitar que  Aécio faça às 18:30 que não possa fazer ás 17:30?

      Prender  – total ou parcialmente – uma pessoa não é meio de dar vazão ao prazer da sociedade nem de demonstrar força.

      Pouco importa se esta pessoa seja uma abjeção como Aécio Neves: é preciso que haja condenação ou risco evidente de lesão a terceiros ou ao processo judicial para que se adote uma medida como essa.

      Escrevi ontem, aqui, que a ditadura começa quando a “moral” se substitui ao Direito.

      O resultado é que, mais uma vez, o Poder Judiciário vai se desmoralizar.

      Aécio Neves, não passarão muitos dias, vai ser liberado e vai se reforçar a impressão – aliás nada descabida – de que a lei depende do “freguês”.

      E, quando o freguês é um sujeito como Aécio Neves, cujo valor moral anda no fundo de um pântano, a lama afunda a Justiça junto com ele.

      http://www.tijolaco.com.br/blog/o-horror-aecio-e-tanto-que-turva-visao-da-lei/

       

  36. Esse repém ublicanismo do PT

    Esse repém ublicanismo do PT terá chegado ao auge quando em 2018 o menino do Rio estiver se candidatando a dep. federal pra manter o foro e Lula estiver vendo a disputa eleitoral na cadeia em curitiba. Como todo ser humano, Lula tem um calcanhar de aquiles . O seu é o dedo que serve pra indicar o seu escolhido. Dilma, Haddad e Gleisi são desastres ambulantes. A ideia dela do PT não disputar em 18 é de uma jumentice sem tamanho. E eu dúvido que ela cumpriria a própria sugestão, já que também ela está enrolada na justiça e precisa do foro que o cargo político lhe dá. 

  37. Ponta do iceberg

    PT defendendo Aécio. Reinaldo Azevedo defendendo Lula contra decisão de Moro. 

    Por aí já se dá pra perceber o tamanho da porcaria que está sendo acordada nos bastidores. 

  38. Ponta do iceberg

    PT defendendo Aécio. Reinaldo Azevedo defendendo Lula contra decisão de Moro. 

    Por aí já se dá pra perceber o tamanho da porcaria que está sendo acordada nos bastidores pra conseguirem salvar suas peles , principalmente Aécio que ameaça ser torrado na fogueira que ajudou a levantar . 

    Figura desprezível , mas o PT também não merece confiança . 

    1. Samba do crioulo doido

      O samba arriba é a cara do PT, um partido sem programa, sem estratégias políticas, sem coragem e cheio de republicanismo!

      Nâo duvido nada que o PT saia em defesa de Temer, Geddel et caterva!

      Mais uma mancada, eu desisto de vez do PT!

  39. Fez a coisa certa.

    Foi a coisa mais certa que o PT fez nos ultimos 10 anos. Bateu em Aecio, pediu a cassação dele na instancia adequada, o censelho de etica do Senado. Bateu  no STF, cujo joguinho de morde e assopra com  Aecio e os PMDB, é um teatrinho mambembe, patetico, do qual o PT não deve  participar.  Nessa hora mais escura, não  ceder a vendetas e a falsas vitorias, nem a manada de tolos que infestam as redes sociais, foi a um ato de coragem. Só o professor Aldo acredita  que o STF é o guardião da Constituição e quer mesmo deter um facionora como Aécio. Só um tolo acredita que existe algum fundo moral nas medidas tomadas pelo STF. Com as entranhas desse golpe  expostas, o STF se mostrou o mais sordido dos agentes golpistas. O mais inepto para lidar com a crise. Não agiu quando tinha que agir. Não puniu quem tinha que punir. Que se dane … 

    1. Concordo integralmente com o

      Concordo integralmente com o comentário.

      Tivesse se calado ou aceitado a decisão STF, o PT estaria ouvindo agora e a mídia estaria infesatda da acusação de ser contra posicionamentos do STF quando é atingido e a favor quando o alvo é o Aécio.

      Além disso, como o comentário coloca, é ingênuo achar que o STF é guardião da Constituição.

      Sobre os poderes, a diferença entre o Congresso e o STF é a eleição.

      Não há base constitucional e histórica para a decisão do STF. Só foi possível pelo golpe, que foi jurídico e parlamentar. A diferença é que, se conseguirmos garantir as eleições de 2018 – o que está longe de esatr assegurado – e se a vencermos, etremos que desmontar o que foi feito pelo golpe. Revogar privatizações, rever decisões parlamentares, etc. será muito difícil, mas deverá ser tenatdo. Reformar o poder jurídico, tornando mais transparente e respondendo por suas decisões, será muito mais. Mas é a a questão mais estratégica para democracia.

    2. helicoca

      Boa tua crítica.

      O STF tem poder para investigar o Aécio. Isso o Senado não faz. Alguém se lembra do caso Helicoca? O STF autorizou investigação sobre isso? Não, deixou silenciarem. Agora é o glorioso guardião do que? do Catecismo na escola?

  40. Enfim,

    uma opinião digna de um jurista.

    Corroboro na íntegra.

    O PT se acha tão divino que pretende escrever certo sobre linhas tortas.

    Nem se faz política com ingenuidades e nem se mantém o  poder com inocência.

  41. Salve o Aético!

    Na verdade o PT azeitou a engrenagem do moinho dos golpistas.

    Quando se azeita as engrenagens de uma máquina ela passa a funcionar muito melhor.

    O PT está se transformando num Partido de Tolos.

  42. #

    Salve o seu inimigo hoje e não reclame quando ele te apunhalar pelas costas amanhã.

    O PT conseguiu dar munição aos tucanos e principalmente aos coxinhas que agora usarão isso contra o próprio PT.

    O Aécio já era um boi de piranha dos tucanos, agora ele será usado pelos coxinhas para desmoralizar o PT.

  43. Talvez este tenha sido o

    Talvez este tenha sido o maior gesto que foi feito em prol do judiciário deste país!

    O PT foi um partido apunhalado em todas as instâncias do judiciário como nenhum outro!

    Perseguição implacável, seus membros foram presos, muitas das vezes injustamente!

    A justiça se desorientou, anda cambaleante, se prostitui de forma obscena a luz do dia…

    O cinismo tomou conta de nossa sociedade e nos levará de forma implacável ao fundo poço!

    Até Jesus Cristo teria dificuldades no Brasil!

    Imaginem Cristo dizendo “Atire a primeira pedra o que não tiver pecados”!

    Para um Moro, um Gilmar mendes – Que nunca se acham impedidos de julgar, super falsos! – ou no congresso nacional?

    A mulher seria apedrejada…

    O Cinismo tomou conta dos donos do golpe, que acreditam somente naquilo que desejam!

    Os outros não importam – a PEC 55 é isso!

    Com este gesto o PT mostrou que está vivo e é HUMANO e mais importante – A justiça acima de tudo!

    Agora se isso trara como consequência o fim do golpe, tenham a certeza que não!

    Mas é um gesto importante para com o judiciário, para o que restará dele…

    Ele não defendeu o aécio – essa é uma ação para o JUDICIÁRIO como valor – não para o aécio, tanto que pediu casação do aécio no senado…

    O cinismo que vivemos é isso: é uma miséria sem volta…

    É o mesmo que dar pérolas aos porcos, é apenas simbólico e diz mais a justiça enquanto valor, por que na prática estamos caminhando para o fundo do poço…

    A elite criou um fundo para eleger parlamentares, aprenderam com o cunha – a esquerda nunca mais governará…

    Ainda que LULA ganhe em 2018, será um congresso cheio de Cunhas…

    O Brasil já era…

     

    Cinismo, palavra com origem no termo grego kynismós, é um sistema e doutrina filosófica dos cínicos. Em sentido figurado o cinismo tem uma conotação pejorativa, sendo que designa um homem agudo e mordaz que não respeita os sentimentos e valores estabelecidos nem as convenções sociais.

    Alguém considerado cínico também pode ser alguém que é desavergonhado, descarado, imprudente, impassível ou obsceno.

    https://www.significados.com.br/cinismo/

  44. Nassif
    Bom dia 
    O pt é um

    Nassif

    Bom dia 

    O pt é um jovem de 30 anos, sonhador, que acredita na democracia mesmo ela estando em frangalhos!

    Nesse caso do Aécio, entendo que o partido deveria “omitir-se” e deixar o golpistas se matarem!

    Se posicionando, chamou para si o protagonismo de lider da tropa de choque contra o “regente” Judiciario!

    De positivo, observo que estamos caminhando para o confronto institucional que deveria ter ocorrido com Dilma na presidência!

    Antes tarde do que nunca !!!

    Abração

     

  45.   O PT é aquele time que,

      O PT é aquele time que, roubado pelo juiz que marcou uns cinco pênaltis fora da área, avisa ao próprio que sem querer um jogador seu encostou a mão na bola.

      Isso é lindo, mas a galera na arquibancada só faz três refeições por dia se o time PT vence a partida – e o grupinho das cadeiras cativas não tá nem aí pra “vitória moral” do adversário, querem mais é saber de meter a mão na renda da bilheteria.

      Se dependesse de uma turma aqui, a revolução francesa não teria acontecido por ser “antiético” derrubar a monarquia (nem vou falar das revoluções russa, cubana, etc etc). A esses, além de tentar expor a idiotice, recomendo a leitura da obra “a moral deles e a nossa”, do Trotski.

    1. Não acredito que seja isso. A

      Não acredito que seja isso. A decisão do PT foi acertada. Diapensável dizer que de qualquer modo, sem PT ou com PT, o Aécio não será devidamente penalizado. De nada adiantaria ajudar a crucuficar o Aécio e assim legitimar uma exceção perigosa, mesmo dentro do jogo golpista de aparentar democracia. Com o PT optando pela defesa não do Aécio, mas das prerrogativas do Poder Legislativo, ou o golpe apela para a força e se desmascara como não-democracia, ou então deixa margem ampla para se questionar o enquadramento ao Estado de Direito em todas as circunstãncias.  

  46. Caso do STF x AECIOxPT

    Os incisos V e VI do art 319 do Codigo de Processo Penal, votado e aprovado pelo Congresso permitem ao STF estabelecer as restricoes ao Aécio, porquanto é indiciado/acusado em inquérito criminal em tramitacao naquela Corte. Absolutamente certa e legal a decisao do STF. O Supremo pode ter erradio e errou em muitas decisoes, mas nesta ele está certo. O Senado infestado de senadores corruptos, covardes, ignorantes e golpistas nao tem moral para desafiar o Supremo. O PT perdeu uma boa oportunidade de ficar calado. Nao vale a pena lutar por quem rasgou a constituicao e destruiu o País: o megacorrupto Aecio.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador