“Se (TSE) absolver Temer e Dilma, a casa cai”, diz presidente do PSDB

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: PSDB

Jornal GGN – O presidente nacional do PSDB Tasso Jereissati demonstrou preocupação com a possibilidade do Tribunal Superior Eleitoral não cassar a chapa Dilma-Temer com o julgamento que deve ser concluído no próximo sábado (10). Segundo o tucano, Temer tem perdido as condições de governar a cada escândalo que aparece por causa da delação da JBS. Se a cassação não sair, a Lava Jato deve criar um fato novo atrás de outro, inviabilizando a gestão do peemedebista e acelerando o descolamento de aliados.

“A cada dia é um fato novo, não vai parar de ter fato novo nunca. Isso vai mudando a cabeça dos senadores [do PSDB, que ainda resistem aos pedidos para abandonar Temer]. Segunda-feira (12) é o limite do PSDB”, disse Jereissatti. “Daqui para lá pode ter coisa nova. Estou preocupado com esse novo roteiro do TSE. Se absolver Temer e Dilma, a casa cai”, acrescentou.

Segundo o tucano, a maioria dos deputados do partido já entende a necessidade de desembarque do governo Temer o quanto antes. Mas uma ala formada por senadores solidários a Aécio Neves e alguns ministros ainda não se deu por vencida. O comando da legenda tem medo de arriscar o fim da aliança com o PMDB sem consenso e dividir ainda mais o tucanato. Por isso, projetou a decisão final para a próxima semana.
 
“A percepção é que o TSE vá absolver os dois, Dilma e Temer. Mas aí como será o cotidiano do governo? Não governa, hoje Temer está preocupado em dar explicações sobre o avião, amanhã será outra coisa. Está acuado, é uma situação terrível”, disse o presidente do Instituto Teotônio Vilela, José Aníbal, ao jornal O Globo.
 
O PSDB tem dado sinais de que, mesmo rompido com o governo, pode dar os votos necessários à aprovação das reformas impopulares de Temer. Porém, o partido desconfia que o presidente não terá os votos necessários para barrar uma investigação da Lava Jato no plenário da Câmara. “Aí a chapa esquenta. Não será tão fácil assim”, avaliou o secretário geral do PSDB, deputado Silvio Torres (SP).
 
Pela regra, quando a força-tarefa da Lava Jato concluir o inquérito contra Temer, a denúncia será oferecida ao Supremo Tribunal Federal, que precisará de apoio de 2/3 da Câmara para instaurar a ação penal contra o presidente em exercício. É justamente com o PSDB na Câmara que Temer tem tido dor de cabeça. 
 
“Segundo dirigentes tucanos, a pressão da bancada de deputados pelo desembarque segue muito intensa e deve forçar a Executiva a ter uma posição clara. Alguns parlamentares estariam inclusive ameaçando deixar a legenda se o partido não decidir prontamente. Mas o clima tenso não está apenas na Câmara. Alguns senadores passaram também a demonstrar crescente descontentamento com a situação”, apontou O Globo.
 
Em resposta, Romero Jucá (PMDB) já adiantou que se o PSDB desembarcar do governo este ano, o PMDB não vai apoiar o candidato tucano à presidência em 2018.
 
Assine
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

39 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Que beleza

    Que beleza. Os golpistas se ameaçando uns aos outros.

    Este país voltou a ser a Republiqueta de Bananas que conhecíamos, depois do impeachment sem crime de responsabilidade.

    Um ato de desprezo tão grande ao jogo democrático abriu as porteiras de um estado de exceção, em que as instituições estão uma bagunça, e o poder judiciário está se aproveitando para ter hegemonia.  

    1. E nessa linha de seu

      E nessa linha de seu raciocínio, o que mais me faz rir é ver a midia golpista dizer: “apesar dessa bagunça toda, as instituições estão funcionando normalmente”. Normalmente a onde cara pálida? rio para não marejar.

  2. “O PSDB tem dado sinais de

    “O PSDB tem dado sinais de que, mesmo rompido com o governo, pode dar os votos necessários à aprovaç​ão das reformas impopulares de Temer.” 

     

    Apenas uma correção. 

    As ditas reformas impopulares não são do Temer. São imposições dos artífices do golpe que os executores nativos do golpe (PSDB na dianteira) cumprem à risca.

     

  3. Depreende-se que o senador

    Depreende-se que o senador defende que o julgamento do TSE seja usado para outros fins que não a ação que o ensejou!

  4. se….

    Na Pátria da Aberração, que leva mais de 3 décadas para perceber que não tem Estado, que sustenta uma Corte como se na Idade Média estivesse, plebe e nobres, cada qual no seu papel, que refez uma Constituição que nada mais é que papel sujo que não foi dispensado logo após o uso da privada, a única coisa que está faltando é a manutenção de um Presidente Criminoso, garantido por asseclas e comparsas. Falta mais o que no Escândalo Nacional? 

  5. Deixa como está…….

    Bem, acho que a chapa não será cassada. Seria uma lástima dar a presidência temporariamente a um barrigudinho ignorante do DEM e depois eleger indiretamenbte outro merda. . Deixa como está; Temer acuado não terá condições de governar e vai sangrar até o fim. Nem precisamos de presidente; deixa o Temer pensar que é algo relevante e o  país caminhará sereno.Temer é um zé ninguem, um bosta. E um bosta não muito diferente de Aécio Neves, Geraldo Alckmin, Ciro Gomes,  Marina Jeca da Silva e o merda-mor chamado Luiz Inacio Lula da Silva. 

    1. pois é…

      e ainda tem um que consegue ser mais merda do que todos esses juntos, um tal de lucas guthier… que acredita que o “país caminhará sereno”, só não sabe pra onde??? é muito merda mesmo!

      1. Merda e bosta. Tudo igual.

        Merda, de verdade, é você que acredita que o PT é melhor que os outros partidos. Um cara que acredita num bosta chamado Lula não tem salvação. 

        1. hahahahaha

          deixei puto… o locão que acha que o Brasil “caminhará sereno” com o governo golpista e corrupto do temer… ganhei meu dia…

          ps1: não acho que pt é melhor que os outros partidos, nem pior.. como os coxa locão que nem vc pensa… mas sei que tem muito mais adesão popular que todos os outros juntos…

          ps2:sou contra a canditatura lula, não acho que ele governaria em paz… apoio o ciro gomes… que não é a salvação, pq o Brasil precisa de luta, e não salvação, principalmente, contra os golpistas, os entreguistas, e os locão niilista igual vc 

          1. do mesmo saco…

            alckimin, bolsonaro, dória, himmler, hitler, lucas gutierr…tudo merda do mesmo saco…

        2. O PT não é melhor do que os demais partidos mas…

          O PT não é melhor do que os demais partidos mas os demais partidos são piores do que o PT.

          Só o fato deles não serem incomodados pela Lavajato, nada obstante sejam tão ou mais corruptos do que o PT, significa que eles são piores do que o PT.

      1. Olha o rabo……

        O PSOL é um lixo…….mas com mais qualidade que o PT. Embora não dê mínima para o Psol tenho a convicção de que não foram eles que alavancaram a JBS com dinheiro do BNDES. Criaram um “player” para dar emprego no exterior e alimentar os partidecos amigos. 

    2. Sereno?
      Em que planeta você vive? Cada medida aprovada por Temer entrega o pais a preço de banana em fim de feira, retira direitos, aprofunda o fosso da desigualdade reinante no Brasil desde sua fundação!

      Quando coloca no mesmo balaio desde os golpistas até a oposição, quem sobre pra governar o pais? Sergio Moro? JB?

      Quero crer que a chapa terá as contas aprovadas gracas a Gilmar e no contra golpe o STF ira julgar o mérito do impeachment devolvendo o cargo a Dilma que podera afastar a quadrilha alojada no congresso.

      1. Vc é uma figuraça….parabéns!

        O que vc escreveu no 3º parágrafo é hilário. Daí eu posso perguntar em que planeta vc vive. Ou, sendo mais poético, usaria Castro Alves e diria………”em que mundo, em que estrlea tu te escondes?”. 

    3. Lucas para presidente !

      Mas tem um que é a merda-mor elevado à 5a. potência e o dígno senhor se esqueceu . O FHC dono de um partido tão mal cheiroso, que é preciso toda a mídia, judiciário, STF, PGR, Moro e EUA  para conseguir brindá-lo e a seu partideco. Partideco que se uniu ao antigo Arena, para não ser perseguido pelos militares. Fede há muito tempo !!!!

      1. Relembrando a historia

        Brindar é dar brinde, presente, comemorar, etc. Mas entendi. Vc queria dizer blindar, proteger, etc. Vc não é ruim só de gramática; é também má observadora do presente e do passado. Pelas atribulações agora impostas ao bosta-neto do Tancredo, ao Jose Serra e outros tucanos, percebe-se que o partido não está blindado. Desde quando o PSDB se uniu à antiga Arena? Descendem da Arena o antigo PFL, depois DEM. Quando o PSDB surgiu a Arena já estava morta e sepultada.. O PSDB surgiu de uma discidência do MDB que depois virou um lixo chamado PMDB e que é tão corrupto quanto o PT…..PP…..PSDB..,….e também o PQP.

        1. Brindar

          Bem típico de gente como vc, que não possui argumentos nenhum, se apegar em detalhes e daí poder menospresar  a vontade, não é ? Melhor errar uma letra do que não saber interpretar nada.

          Pobre de vc que não tem nem ídolo para chamar de seu. Assim raivoso, sai por aí a procurar briga, xingar, etc.

          Um soninho te faria mt bem, já que não tem mais nada o que fazer. Aqui vc não conseguirá nada, a não ser piedade.

    4. Deixa como está, que é como os provocadores gostam!

      Alô, sr. Lucas Guthier, ou Guthrie, se preferir seu codinome para os salões.

      O sr. ganha seu dinheiro onde, para insultar comentaristas do GGN?

      Hostilizar opiniões e seus autores é fácil. Pelo que defende, eu poderia chamá-lo de tremendo babaca.

      Mas que tal sair do armário com suas convicções e percepções, abrindo-s para um debate civilizado?

      Eu gostaria de entender sua recomendação do “let it be”.

      Parafraseando o Barão, me explica seu nonsense, pra ver como eu fico.

       

    5. Temer

      Pois bem! O problema não é ele ficar sangrando até o fim do mandato. O problema é o povo brasileiro que tinha empregos, renda e direitos e não terá mais, este povo não aguentará sangrando até ano que vem.

  6. O PSDB é o pior dos atores

    O PSDB é o pior dos atores nessa peça de horrores. Quer fazer através do PMDB as reformas que sempre apoiou mas nunca teve a coragem de dizer isso na hora das eleições. Que tucano aceitaria ser presidente pra implantar uma reforma da previdência que faria corar até a bruxa da Thatcher e assim virar um leproso político como FHC virou, entre outras coisas, pelo Fator previdenciário, que faz com que aposentados hojes deixem de pagar um remédio por falta daquele dinheiro que eles teriam por direito? O ideal seria, pro mercado, que é quem manda de fato hoje, que FHC aceitasse terminar o que ele terminou, mas FHC mostrou seu F de Frouxo e falou pra deixar esse bicho longe dele. Um país que políticos não querem se tronar presidente nem tendo que disputar voto popular é o fundo do poço. 

     

     

  7. Os discursos de Gilmar, às

    Os discursos de Gilmar, às vezes até muito agressivos contra Benjamin, não saem do coração, mas de quem precisa manter Temer no poder, a qualquer custo. Se Aécio estivesse em julgamento, não menos faria Gilmar. 

    O que não aguentamos mais é assistir nossa justiça toda comprada, ou vendida, sem mais rodeios, dizendo claramente que uma coisa não é bem assim; que não se tem prova mas convicção, ou que fica muito feio toda hora cassar político, quando, são palavras sem sentido pra quem faria e diria tudo diferente se queme stivesse no banco dos réus fosse Lula, fosse qualquer um que eles odeiam. Dilma, ou sairia ferrada dessa votação do TSE, ou livre para se candidatar, nunca pelos seus méritos, mas por estar pregada com seu maior inimigo. Podia muito bem ser absolvida e Temer cassado, mas as coisas não acontecem assim quando se tem Gilmar na parada.

     

  8. <Voce percebe que o país esta afundando na merda quando vê Tasso “tenho jatinho por que posso” Jeireissati dando uma de vestal da república, o irmão do dono da OI, comprada quando ele fazia parte do governo durante o processo de privataria das estatais de telecomunicações, não tem moral para falar de ninguem, a poucas semanas era Aécio “tem que ser um que a gente mata antes de fazer delatação” Neves que sentava na cadeira que ele ora ocupa. Se as investigações da lista de Furnas se aprofundarem vai voar pena e bico para tudo que é lado.

  9. Qq aconteceu Nassif? Faz

    Qq aconteceu Nassif? Faz tempo não via nível tão elevado nos comentários… É competição com os do Brasil 247? Ah já sei, estão quase extintas as farmácias populares e a galera tá sem o remedinho… Socorro!

  10. E ainda tem esquerdista tolo achando q tirar Temer é solução

    Não é ~qualquer~ “Fora, Temer” que nos serve, nao, ora…

    SEGUE A VALSA: MORO, JANOT E FACHIN NO “BAILE” DO “ACORDÃO” VOL. 2

    Por Romulus & Núcleo Duro

    Como temos registrado no blog, houve nos últimos dias muitas “piscadelas”, de um lado, e “exibição de músculo”, do outro, entre os diferentes atores do “baile” do acordão possível. E segue a valsa!

    Eis a atualização com os fatos desta semana. Incluindo: TSE, Henrique Alves, denúncia de Temer ao STF pelo PGR e… Forças Armadas (!).

     

    LEIA MAIS »

     

  11. A passagem do bastão

    O PSDB, seguindo o roteiro da época Collor/Itamar, está preocupada com a passagem de bastão.

    Temer não é Itamar, e esse é o maior problema.

    O PSDB age como muleta do Temer e não consegue se desvencilhar dele antes de 2018.

    Os tucanos largam Temer desde que apareça um bom passador de bastão….que passe para para eles em 2018, é claro.

  12. Gilmar entrou em rota de colisão…

    O ministro Gilmar Mendes entrou em rota de colisão com Janot e deu no que deu: Janot mirou em Aécio e acertou um upercut em Gilmar. Resultado, atingiu em cheio o PSDB que ainda tinha Aécio como o reserva natural para as aspirações à presidência. Gilmar ainda tenta dar sobrevida a Temer mas a cada dia surgem fatos novos que indicam que Temer sairá da presidência direto para a cadeia. O PSDB, prevendo o desastre anunciado trata já de arrumar as malas e desembarcar do governo e com toda certeza já está conspirando qual o próximo passo (ou o próximo golpe) a ser dado. 

  13. Jereissati tá de olho na vaga do Temer

    A casa já caiu e o rei tá nudíssimo.

    E tu, Jereissati, nem te anima, pois tu não vais tomar o posto do Temer, a não ser que tu sejas eleito pela população, mas esse Congresso não substituirá o povo, não.

    Power to the People!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador