Os problemas do controle aéreo

Olá Yoshio,

Parece-me que a ANAC “acordou” para a emergencial situação da formação profissional de pilotos civis. Esse é o “gargalo” dessa especialissima atividade. Cobre inicialmente os chamados “cadetes” que ocuparão o assento da direita (função auxiliar direto do piloto em comando) e seu possivel substituto. Ainda teremos mais tempo para efetivamente formar um profissional competente e experiente. Aviação é como sempre dizemos ” bunda no assento” traduzindo, experiência se adquire voando. A questão de substituir horas de simulador é apenas um requisito basico. Pode anotar, para efetivamente atingirmos um periodo de preenchimento de todas as vagas que existirão nos próximos 5 anos, teremos que ter um periodo de 10 anos de plena formação e força de trabalho operacional.

Esse caminho agora “desvendado” pela ANAC outros paises já trilharam e tiveram péssimas situações. Recentemente num pais asiatico, o “cadete” deixado sozinho no cockpit (pois o comandante se ausentou para ir ao WC) desligou o P.A. (Piloto Automatico) involutariamente e perdeu o controle do avião e sem atitude, quase que provoca um sério acidente aéreo, o salvou o comandante que retornou a tempo de recuperar a aeronave. Outro fatal acidente ocorreu com o AAF 449, no momento estavam no cockpit o Captain Cruse e o Co-Piloto, ambos não responsavéis pelo Comando da aeronave. (tipica tripulação de longo curso de acordo com a legislação francesa: um comandante (experiente), um captain cruse (co-piloto com mais horas de vôo) e um co-piloto (aprendiz ou com pouca experiencia). O fato que somente o corpo do comandante foi resgatado, certamente se encontrava na area de descanso, (pela hora e localização dos destroços, tal area de descanso fica ao lado das gallets (comissarias) resgatadas).

Ainda vivemos o periodo de menor custo e maior lucro. Se depender do empregador, o piloto é um mal necessario. Porisso, é que estamos vivenciando um clima de greve no setor aeronautico, alias, muito justa, pois os patrões somente angariaram a experiencia de ampliar seus lucros. Segurança, Serviço e Profissionalismo que se danem.

 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador