Feminicídio – a outra pandemia, por Arnobio Rocha

O feminicidio é amplo e plural, atinge as raças e as classes, é uma imposição de gênero, a força do patriacardo, que vai da periferia aos palácios, é força do macho, a crueldade passada de geração a geração

Catraca Livre

Feminicídio – a outra pandemia

por Arnobio Rocha

A quantidade de mulheres mortas por seus ex-maridos, namorados, companheiros, se tornou explosiva e trouxe à luz, nesses últimos dias, uma realidade cruel que bestifica a sociedade brasileira.

O Feminicidio contém uma mensagem explícita de que o Machismo não aceita a libertação das mulheres, nenhuma mudança de comportamento e/ou empoderamento das mulheres será tolerado.

O feminicidio é amplo e plural, atinge as raças e as classes, é uma imposição de gênero, a força do patriacardo, que vai da periferia aos palácios, é força do macho, a crueldade passada de geração a geração, que cresce quando no poder existe uma clara ordem de que as mulheres devem se submeter aos homens, as mensagens religiosas retrógradas transformadas em política, por ação ou omissão.

O feminicidio é a expressão menos sutil do machismo, é a exposição última de um poder exercido pela força, no dia a dia, nas relações humanas, em que prevalece o homem, no trabalho, na escola, na política, e, por óbvio, nos lares.

Essa relação de força transforma muitas mulheres em sobreviventes, “mortas em vida”, pois esse poder é exercdo não apenas pelo companheiro, como também pelas instituições que revitimam as mulheres e não lhes dão a menor chance de defesa.

A baixa presença da mulheres na política, no judiciário, é uma das razões de menor resistência, mesmo quando chegam, muitas vezes, as imposições masculinas não lhes permitem mudar a realidade, algumas se adaptam ou se adequam às instituições, não produzindo mudanças estruturais tão urgentes e necessárias.

A reflexão é de um homem, pode ser desconsiderada,, não é nosso lugar de fala, não busca protagonismo algum, apenas se colocar como aliado, se acharem conveniente, e que busca dia a dia combater a praga genética do Machismo.

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não dá para saber o que é pior.
    O delito em si, horrível, ou a repercussão seletiva.

    Milhares de mulheres são vítimas, mas parece que elas só ganharam alguma importância porque uma juíza morreu.

    Pois é.

    E de verdade, não ganharam, porque continuará assim:

    A juíza morreu porque desprezou escolta de seis (repito) seis policiais que se revezavam na sua proteção.

    As marias, joanas, jennifers, etc, morrem antes mesmo da primeira audiência.

  2. PS: e como é raríssimo que juízas (quase imortais) morram de feminicídio, acho que vai demorar até que as mulheres (simples mortais) tenham tanta atenção depois da poeira deste crime horrível assentar.

  3. A visão não pode ser micro , mulheres , gays , negros , crianças etc.
    Reduzir a questão da violência ao grave problema da morte de mulheres reduz o problema da violência geral no país.
    Polícia que investiga pouco , Justiça lenta e uma esquerda que é contra punições.
    Fora isto se discute o periferico , questão de classe ou cor.
    Só poderia “dar ruim”.

    1. Nada a ver, senão pelo aspecto didático do impedimento à narrativa de impunidade.

      A letalidade violenta no país está ligada, majoritariamente, à proibição de venda de drogas (enquanto permite outras, hipocritamente), às milícias de extermínio e as disputas entre facções de varejo (drogas).
      De forma residual, temos os crimes violentos de atrito de sociabilidade e /ou passionais, e os de ódio (trânsito, vizinhos, domésticos, étnicos, gênero, etc).

      E mostre aonde a esquerda é contra punições. Onde?

      A esquerda é contra a punição seletiva que recai sobre os mais pobres, enquanto abranda para os mais ricos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador