A pesquisa de satisfação da Anatel

Do G1

Pesquisa da Anatel vai avaliar satisfação de clientes 

Pessoas vão poder dar nota para serviço de telefone fixo, celular e TV paga. Pesquisa quer ouvir mais de 200 mil pessoas e orientará ações da agência. 

Fábio Amato 

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deu início nesta segunda-feira (6) a uma pesquisa nacional para avaliar a opinião dos consumidores sobre a qualidade dos serviços de telefonia fixa e móvel, além da TV por assinatura.

De acordo com a agência, está prevista a realização de 200 mil entrevistas por telefone. Nelas, as pessoas vão poder atribuir nota a questões como eficiência dos canais de atendimento das operadoras, qualidade das ligações e transmissões, freqüência de interrupções e cobertura do serviço.

Em relação à telefonia fixa, serão ouvidos clientes das empresas CTBC, Embratel, GVT, Oi, Sercomtel e Telefônica. Na móvel, clientes de Claro, CTBC, Oi, Sercomtel, Tim e Vivo. Já a pesquisa sobre TV por assinatura vai abranger assinantes das 103 maiores empresas do setor no país.

A pesquisa prevê ainda que outras 12 mil pessoas sejam ouvidas sobre as condições dos telefones públicos. Além de avaliar os serviços e saber o grau de satisfação dos consumidores, a Anatel informou que pretende usar os resultados para “adotar medidas que venham ao encontro das demandas da sociedade no setor de telecomunicações.” Entre as ações possíveis está o aprimoramento da regulamentação do setor e dos procedimentos de fiscalização.

A Anatel orientou que, para participar da pesquisa, o entrevistado não vai precisar informar dados pessoais como CPF, RG ou dados bancários.

Luis Nassif

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