E você, o que faria para salvar a floresta?, perguntam alunos de terceiro ano da Criativa Idade

As crianças, entre 8 e 9 anos, se debruçaram sobre a questão das queimadas na Amazônia e ficaram estarrecidos. Eles entenderam o risco que vivemos e a necessidade de conscientizar os brasileiros sobre a questão.

Jornal GGN – Alunos do terceiro ano da Escola Criativa Idade, em Poços de Caldas, entraram em contato com o GGN para entrega do resultado de uma profunda reflexão sobre a Amazônia. As crianças, entre 8 e 9 anos, se debruçaram sobre a questão das queimadas na Amazônia e ficaram estarrecidos. Eles entenderam o risco que vivemos e a necessidade de conscientizar os brasileiros para a questão. Preservar é mais que um ato administrativo, é chegar ao entendimento de que vida está diretamente relacionada a isso.

Leia o recado da professora e as considerações feitas pelos alunos da Escola.

A Turma dos Esqueletos alerta!

Na sala do terceiro ano, uma professora, 23 alunos e uma notícia de jornal que mais parecia coisa de filme: Queimadas na Amazônia provocam “corredor de fumaça” na América do Sul. A manchete deixou os alunos chocados e o que mais parecia um incômodo passivo, tornou-se um projeto para aquela turma. 

A turma estudou sobre a Amazônia, sua importância para o mundo e os impactos de sua destruição. Escreveram textos, garimparam notícias de jornais e conversaram com as demais turmas, funcionários e pais da escola. 

Mas queriam que mais pessoas soubessem sobre o que está acontecendo na Amazônia. Então vieram as ideias: “vamos mandar nosso texto para os jornais”; “vamos fazer um vídeo”; “mandar uma carta pra ONU”. 

Por isso, caro editor, tomamos a liberdade de enviar o texto da turma do 3º ano, também conhecida como turma dos Esqueletos da escola Criativa Idade, Poços de Caldas-MG.

 Trata-se de um texto coletivo elaborado pela turma com apoio de materiais (livros, pesquisas e jornais) e mediação da professora. 

Queimadas na Amazônia: e eu com isso?

Somos a turma dos esqueletos, alunos do 3º ano da escola Criativa Idade na cidade de Poços de Caldas, Minas Gerais. Queremos falar sobre a floresta amazônica. O aumento das queimadas nos deixaram tristes e preocupados. 

(Prof. Lidia, Pedro e Maria Clara)

 

A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo. O centro das atenções está na Amazônia, pois possui a maior biodiversidade do mundo. As folhas produzem micro gotas: cada folha da árvore produz 300.000 litros de água por ano, mas se todas elas queimarem, não terá mais água. Por isso que a floresta é tão importante. 

Tem gente que não se importa, mas tem que se importar porque a responsabilidade é coletiva, o mundo é de todos. Se um se prejudicar, todos se prejudicarão, por isso que é importante, pois ela dá vida todos os países. 

(Luisa, Vittorio, Daniel Bonora, Daniel Guido)

 

A Amazônia é o lugar que tem mais água doce no mundo. Como tem bastante árvores, ela nos dá oxigênio. Se continuarem os incêndios, a reserva florestal se tornará um deserto. “A Amazônia é muito importante porque é a nossa reserva florestal. A floresta amazônica fornece 20% de toda água doce despejada no oceano”. (Livro Terra da Gente, 2007, pág. 53). É a maior bacia hidrográfica do mundo. Seus principais rios são: rio branco, rio amazonas, rio Tocantins, rio madeira, rio Solimões, rio puruns, rio juruá, etc. “no período das chuvas, os rios podem subir até 10 metros e na vazante voltam ao nível normal”. (Livro Terra da Gente, 2007, pág. 53)

(Helena, Ana Luiza, Guilherme e Arthur)

 

Os animais são muito importantes para a natureza, por exemplo: o beija-flor pega com seu bico o pólen e vai derrubando no chão e assim nasce as flores. E com o pólen as abelhas produzem o mel. Com as queimadas, a natureza acaba, as cobras não têm onde morar e os bichos vão para os apartamentos e você está se prejudicando. Além disso, a baixa qualidade do ar provoca doenças respiratórias. 

(Sophia, José Gabriel, Giovana e Henrique)

 

Os rios voadores são um vapor com água que vão para a nuvem e faz chover não só na Amazônia, mas também nas regiões sul do Brasil. Ironicamente um corredor feito com a fumaça das queimadas quando se misturaram com a frente fria se transformaram num corredor de fumaça.

A Amazônia ajuda a manter o controle climático, principalmente agora que usamos os carros que faz o planeta fica mais quente. 

(Ana Beatriz e Amanda)

 

As queimadas da Amazônia provocaram um corredor de fumaça, a maior floresta do mundo pegando fogo! E sem água, não podemos sobreviver, porque com a água a gente faz comida e não vamos conseguir plantar por causa das queimadas. E com as queimadas, as árvores pegam fogo e produzem gás carbônico que faz esquentar o planeta. 

(Alicia e Samuel)

 

As queimadas prejudicam o meio ambiente, as plantas e os animais do mundo. Se as queimadas continuarem, a qualidade do ar será ainda mais prejudicada. Sem água, poderia acontecer uma guerra por água e comida e a floresta viraria um deserto. 

(Maria Clara e Mateus)

 

A Amazônia possui árvores, animais e uma grande vegetação. Na Amazônia tem vários animais muito importantes para o mundo. A “Destruição da Amazônia afeta o resto do mundo? Verdade. Mesmo não sendo o pulmão do mundo, ela tem papel fundamental na regulação do clima global” (texto professora Rozana). A fumaça veio do norte e partes da Bolivia e chegou em São Paulo e por causa dessa fumaça, pode atrapalhar a qualidade do ar e por isso os médicos falam que é para evitar exercícios físicos. 

(Sophie e Isabela)

As queimadas fazem mal para os animais e os índios, porque deu trabalho duro para construir as ocas. Digo isto porque muitas ocas podem ser queimadas, árvores também estão sendo derrubadas para fazer pasto para a criação de gado. Aliás é melhor construir sítios que é mais fácil, inclusive, é melhor para o gado porque lá tem bichos predadores que podem comê-los em uma noite.  Também o gado pode fugir sem querer ou atacar os índios. Isto seria bem perigoso para os índios.

Se eu fosse uma índia, com certeza seria sapeca, trocaria as peças da máquina que derruba árvores e faria barulho “zzzzzzzz”, seria bem divertido!

(Jasmim)

 

E você, o que faria para salvar a floresta?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora