ATENÇÃO: Cancelado o Fórum Brasilianas sobre Educação e Tecnologia, na UFRGS

Evento para reunir profissionais da educação e debater problemas históricos, além dos novos desafios do setor, terá nova data
 
Jornal GGN – Devido aos transtornos logísticos decorrentes da greve dos caminhoneiros, CANCELAMOS o evento desta segunda-feira (28), o Fórum Educação no Brasil: Desafios e o Papel da Tecnologia, uma realização Brasilianas, UFRGS e Andifes.
 
Voltaremos com mais informações assim que a situação for normalizada com a nova data de agendamento, compreendendo que o debate é de extrema importância para os desafios brasileiros.
 
forum_educacao_e_tecnologia.jpg

Veja a seguir a programação completa e inscreva-se para participar através do e-mail [email protected]. A entrada é franca, porém limitada ao tamanho do auditório

Educação no Brasil: Desafios e o Papel da Tecnologia  
Realização UFRGS, Andifes e Brasilianas
 
DATA: 28 de Maio* CANCELADA data para novo agendamento.
Local: Sala II do Salão de Atos 
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Av. Paulo Gama, 110 – Campus Central UFRGS. CEP: 90040-060 – Porto Alegre (RS)
Horário: das 9h30 às 17h55
Inscrições: [email protected] 
*Com emissão de certificado digital
 
Abertura – O quadro atual da educação brasileira 
 
A proposta deste painel é avaliar o desempenho das políticas públicas de massificação e como reduzir o núcleo duro dos excluído (crianças e adolescentes ainda fora da escola, classificados entre os mais vulneráveis, economicamente falando) e como superar o analfabetismo funcional. 
 
09h30 – 10h – Rui Vicente Oppermann, Reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul  (UFGRS)
 
10h – 10h30 – José Valdeni de Lima, Vice-Diretor do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) da UFRGS
 
10h30 – 10h50 – Participação da Plateia
 
1º Painel – Como as novas tecnologias podem ajudar a superar os desafios da educação brasileira contemporânea?
 
Neste painel, o objetivo é expor os fatores que explicam a evasão e o baixo índice de brasileiros com formação superior, destacando o papel da tecnologia para reverter o quadro, lembrando que, no último ranking do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) elaborado pela OCDE, o Brasil ficou na 63ª posição em ciências, na 59ª em leitura e na 66ª colocação em matemática,  na prova aplicada em 70 países. 
 
10h50 – 11h20 – Eliseo Berni Reategui, Professor da Faculdade de Educação e do Programas de Pós-Graduação de Informática na Educação (PGIE) da UFRGS. Coordenou a Câmara de Sociais e Humanidades da CAPES (Área Interdisciplinar) na última Avaliação Quadrienal. Trabalha com desenvolvimento e emprego de tecnologia educacional para apoio aos processos de aprendizagem, sobretudo em questões ligadas ao letramento.
 
11h20 – 11h50 – Drª Carine B. Loureiro, Matemática e professora do IFRS, campus de Porto Alegre. Doutora em Educação pela UNISINOS e mestre em Ciência da Computação pela PUC-RS. Desenvolve pesquisas justamente na área em que a Educação, as políticas e práticas de inclusão e as novas tecnologias se articulam. 
 
Participação da Plateia – 11h50 – 12h20 
 
Almoço – 12h10 – 13h30
 
2º Painel – EaD: expansão da modalidade de ensino e contribuições para ampliar a formação no país
 
O objetivo desse painel é explorar o desempenho atual do EaD no Brasil, quais regras regulam hoje a modalidade no país e quais medidas legais precisam ser estabelecidas para que a sociedade colha, apenas, os benefícios do ensino à distância, reduzindo os  riscos de o modelo ampliar a desigualdade no ritmo de desenvolvimento identificado hoje entre as diferentes classes e regiões do país. 
 
13h45 – 14h45 – Prof. Lovois de Andrade Miguel, Professor Secretário de Educação a Distância da UFRGS e coordenador da Universidade Aberta do Brasil junto a UFRGS (UAB/ CAPES/ UFRGS). 
 
14h45 – 15h15 –  Prof. João Vianney, Sócio e Consultor da Hoper Educação. Implantou e coordenou o LED-UFSC; Implantou e dirigiu o campus UnisulVirtual; Exerceu a Direção de Educação a Distância do IESB; Membro de comissões verificadoras e assessoras de educação a distância da SESU do MEC e do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina; Coordenador para a região do Brasil da RIFET, da Organização Universitária Interamericana (OUI); Diretor do Blog do Enem; Membro do Conselho de Ética da ABED. Doutor em Ciências Humanas, Mestre em Sociologia Política e Especialista em Psicologia da Comunicação pela UFSC, Graduado em Psicologia e Jornalista profissional. 
 
15h15 – 15h35 – Participação da Plateia 
 
3º Painel – A Educação que queremos 
 
A propósta desse painel é debater a importância e papel do investimento público na Educação, gestão inteligente dos recursos e como Escola/Universidade podem e devem se aproximar da população local para ampliar trocas de conhecimento e estabelecer uma conexão real com a comunidade. 
 
15h35 – 16h05 – Maria Beatriz Luce, Professora Titular de Política e Administração da Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) na mesma instituição. Foi a Reitora protempore para a implantação da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), de 2008 a 2011; e Secretária de Educação Básica no Ministério da Educação, em 2014.
 
16h05 – 17h35 – Jane Tutikian, Vice-Reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É membro da Academia Rio-Grandense de Letras e tem participação em dezenas de antologias e livros organizados e traduzidos para o inglês e o espanhol, além de escritora, autora de contos, ensaio, novelas e literatura infantojuvenil. Foi diretora do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
 
17h35 – 17h55 – Participação da Plateia 
 
*Encerramento
 
logos_forum_educacao.jpg
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador