Como tratar de forma derrotista os números do Pronatec

Sugerido por robson_lopes

Brasil forma quase 6 milhões de pessoas no Pronatec, e na notícia abaixo, isso é péssimo para o país, vai entender.

Da Folha

Curso técnico federal tem desistência de 1 milhão de alunos
 
JOÃO PEDRO PITOMBO
 

Felipe Santana, 27, largou há 15 dias um curso de mecânica de carros oferecido em Salvador pelo Pronatec -programa criado em 2011 pelo governo federal para ampliar a oferta de educação profissional e tecnológica.

Apesar de ser um dos quase 1 milhão de alunos que abandonaram o curso antes do final, ele é contabilizado pelo discurso oficial do governo como um dos “formados” pelo programa.

O Pronatec é hoje uma das principais bandeiras da campanha de reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT).

Segundo o MEC (Ministério da Educação), o programa conta com 6,9 milhões de inscrições. A meta oficial é atingir 8 milhões até o fim do ano, número ressaltado por Dilma em discursos pelo país afora.

 

Em um evento em Belém há cerca de um mês, a presidente afirmou que 6,8 milhões (número da época) haviam se “formado” pelo programa. “Hoje, nós chegamos, com vocês, aos 6,8 milhões formados pelo Pronatec. De 8 milhões que nós vamos ter de formar”, disse.

O MEC diz que a taxa de abandono dos cursos do programa é de 13%. Lançada sobre o total de matriculados, o número é de 897 mil alunos sem diploma.

Mas o total de alunos que não avança no curso é ainda maior, pois a taxa de reprovação é de 7,5% para formação inicial e continuada e de 2,8% para técnicos.

Para especialistas, os números mostram taxas de abandono “relativamente altas”, mas em torno da média nacional -no ensino médio, por exemplo, a média de reprovação é de 12,2%, e a de abandono, de 9,1%.

‘QUALQUER CURSO’

Desde o fim de 2013, a matrícula no Pronatec é obrigatória para quem solicita o seguro-desemprego pela segunda vez em dez anos.

Para Remi Castioni, da Universidade de Brasília, a exigência pode ter impacto direto nos índices de evasão.

“Como muitos não têm curso em sua área de formação, acabam por fazer qualquer um, meio que obrigados.”

Foi o caso de Felipe Santana, encanador industrial encaminhado para um curso de mecânica de automóveis.

“Quando fui pedir o seguro-desemprego, disseram para eu pegar qualquer curso, senão perderia o benefício”, lembra ele, que abandonou o curso para trabalhar num lava -jato da família.

VITRINE

O Pronatec foi concebido para ser a principal marca na área de educação do governo Dilma. Nos últimos dois meses, a presidente tem participado, em média, de uma formatura por semana.

Há mais de 600 opções de cursos, de enfermagem a adestramento de cães. Eles são ofertados por instituições públicas ou do Sistema S -de serviços de aprendizagem da indústria, comércio, transportes e agricultura.

Para Celso Ferretti, especialista em educação profissional, o Pronatec não altera problemas históricos desse tipo de ensino: índice de abandono relativamente alto e falta de acompanhamento dos que saem do curso.

 

Redação

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quem dá voz a Folha?

    Os jovens não, senão o ENEM já havia acabado, quem precisa mostrar seus números e ver que está acabando é o proprio jornal, que senão fosse o governo Tucano já estaria acabado a muito tempo.

  2. Caro Nassif e demais
    A Folha

    Caro Nassif e demais

    A Folha é uma gracinha, existe um histórico da faltas de criação de vagas dos governos reacionários nos últimos 514 anos, corrigi-lo é uma das metas do PT, e ninguém falou que isso é fácil.Não ter educação é fácil, não investir na educação é fácil.E se dedicar a isso, com todo empenho, basta ver o que o governo de SP faz. 

    Todos os programas que envolvem melhorias para o povo é a  principal marca do governo. 

    “VITRINE

    O Pronatec foi concebido para ser a principal marca na área de educação do governo Dilma.” 

    Saudações

  3. Dois links:
    1) Neste texto

    Dois links:

    1) Neste texto fala-se em 50% de evasão na educação tecnológica pública (FATECs): http://www.culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=290

    2) Um texto que discute a evasão no Ensino Médio: a evasão está aumentando, o ensino está mudando ou as estatisticas estão ficando confiáveis? Ou um pouco de tudo isso junto e misturado? http://revistaescolapublica.uol.com.br/textos/28/ensino-medio-reprovado-267452-1.asp

    3) Minha filha estuda na Escola Técnica Federal de Cubatão. Em algumas turmas a repetência fica entre 20% e 30%.

     

  4. PRONATEC

    O QUE DEVE SE LEVAR EM CONTA EH O CONJUNTO DE ACOES. O FORTALECIMENTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCACAO, O PROUNI, O PRONATEC, O FIES… ESTE GOVERNO VEM AVANCANDO NA UNIVERSALIZACAO E MELHORIA DO ENSINO, COM ERROS E ACERTOS, SEGUINDO EM FRENTE. O QUE NAO SE PODE EH TRANSFERIR TODA A RESPONSABILIDADE AO GOVERNO CENTRAL. OS ESTADOS E MUNICIPIOS DEVEM ASSUMIR SUA COTA, QUE EH A MAIOR POR SINAL. UM LONGO TRAJETO SE INICIA COM O PRIMEIRO PASSO. 

  5. A INDECÊNCIA DA DESFAÇATEZ DA CRÍTICA DA FOLHA

    Parece que a Folha conta com a ignorância do povo para fazer comparações do Pronatec com o ensino médio, afirmando:

    “O MEC diz que a taxa de abandono dos cursos do programa é de 13%”. E ainda assevera:” taxa de reprovação é de 7,5% para formação inicial e continuada e de 2,8% para técnicos”.

    Daí culmina com a pérola:”no ensino médio, por exemplo, a média de reprovação é de 12,2%, e a de abandono, de 9,1%”

    Quem conhece mais profundamente o ensino médio, principalmente praticado aqui no estado de São Paulo, o que deveria ser o mais adiantado do País, líder de contribuição do PIB brasileiro,  temos uma educação muito ruim praticada pelo governo tucano. O fracasso é visível, quando vemos que muitos alunos de 7ª, 8ª e até 9ª séries do fundamental ainda não são alfabetizados. Alguns, vi um caderno deles outro dia, faz garranchos, próprios de crianças de 5 anos de idade. Ao terminar o fundamental serão analfabetos diplomados. É evidente que essa assertiva não é abrangente, mas, com certeza, há milhares e milhares de crianças e adolescentes que estão em situação de péssima educação.

    Ora, neste caso, a Folha não toca. Não diz nada.

    E por que o índice de abandono é menor? Porque inventaram uma aprovação automática, uma forma tucana de entender a progressão continuada, esta que, no exterior, tem feito muito sucesso. Não vou entrar em detalhes, o fato é que,  com a desculpa de não excluir alunos de escolas, acabam fazendo todos serem aprovados “na marra”. O resultado é que os, alunos não se interessam em aprender e chegam até a desafiar os professores, quando estes, para manter a disciplina – que quase nunca existe – falam em reprovação. Os alunos dão risadas e caçoam, pois sabem que irão ser aprovados, chova ou faça sol.

    Resultado é uma educação fracassada, com muito maior exclusão, pois, como acima comentei, a escola média aqui em S.Paulo está produzindo, ao final do ensino básico, milhares de analfabetos e, ainda, outros milhares de analfabetos funcionais. Não há nenhuma espectativa de melhoria deles em prosseguir nas universidades. É evidente que isto acontece nas escolas públicas, embora haja exceções louváveis, mas é a regra. O grande celeiro, hoje, está na educação particular, onde os pais pagam para que recebam um ensino mais decente. E há, aí, a reprovação. E ela custa caro. Daí os alunos se empenharem mais, os pais cobrarem mais. 

    A Pronatec é outro panaroma. São milhares de jovens que se preparam para a vida profissional. Vão à escola para buscarem conhecimento. Nele, na Pronatec, há muita contribuição do sistema S, de forma que o ensino é muito mais eficaz e está trazendo grandes melhorias para a qualidade de profissionais em todos os ramos ligados a indústrias, ao comércio, ao turismo, à segurança, ao ramo de alimentação,.

    Os alunos do Pronatec, e a folha não informa, saem do curso praticamente com emprego garantido, pois estão preparados para exercerem melhor a profissão do aqueles que não possuem conhecimentos técnicos, essenciais para o melhor desempenho de suas funções. Serão, no futuro, profissionais mais preparados, muito mais do que hoje temos. O Pronatec foi criado recentemente, em 2011, e será, com certeza, fundamental para o enfrentamento do crescimento do País.

    O sucesso do Pronatec está, no apoio dos empresários do sistema S, que criaram, na necessidade, vários cursos profissionalizantes e agora estão sendo apoiados pelo governo federal com este maravilhoso programa.

    A Folha querer se desfazer da Pronatec é tentar indecentemente desfazer do sucesso deste programa governamental, que, insista-se, nasceu no sistema S e é uma das melhores coisas que aconteceram na educação em nosso País.

     

    1. “…Os alunos dão risadas e

      “…Os alunos dão risadas e caçoam, pois sabem que irão ser aprovados, chova ou faça sol…”

      DUDE, eu nao sei se isso eh coisa facil de fazer, isto eh, os alunos se interessarem. Muitos nao queem nada com nada e ainda tem esse comportamento arrogante. Ai eu pergunto: o que faltou para eles?

      Minha mae responderia:

      Falta de umas varadas…rsrsrssrs

      PS: pata de galo NAO mata pinto!
       

  6. O que me assusta…

    Me assusta, e em português, não se deve começar orações com pronomes oblíquos,como fiz, assusta-me ouvir o seguinte: numa cidadezinha do interior de Minas, pessoa conhecida me liga indignada. Lembra da Josefa? Não, respondo.  Acho que não lhe falei dela, então. Era nossa empregada, muito querida, muito gentil, meio analfabeta, mas era como membro da família. “-Morreu?!!”. Não. Soube que fez um curso de DOIS meses e agora é professora do Ensino Fundamental na cidade! Detalhe, o prefeito é do PSDB. É um desses prefeitos-vampiros que assolam o interior do Brasil. Governam uma cidade e se reelegem, passam para uma cidade vizinha, se elegem e reelegem, graças ao apoio de deputados e governadores da pior espécie. E Assim Caminha a Humanidade..brasileira!

  7. “Folhices” viralatescas.

    Mais um “folhice” – um reportagem velhaca da Folha. Uma reportagem de viés vira-lata.

    Mas como extrair o lado bom da notícia.

    Primeiro, o PRONATEC é um instrumento de qualificação para o trabalho contra a chorumela da falta de mão-de-obra qualificada – alguém ouve essa chorumela do empresariado agora? São seiscentos cursos diferentes – de formação básica a ensino técnico.

    Em segundo lugar, o PRONATEC é também um instrumento “desmotivador” para a política redutor da forcação de barra por parte de alguns empregados em ser demitido sem justa causa. O Seguro Desemprego não é uma bolsa, mais um benefício para o trabalhador dispensado imotivadamente. Essa era outra chorumela do empresariado, já que a obrigatoriedade de fazer um curso do PRONATEC para os trabalhadores com duas dispensas imotivadas há menos de 10 anos garante a qualificação para os interessados em tabalhar e desmotiva os trabalhadores que usam o Seguro Desemprego como fonte de renda para ficar sem fazer nada ou trabalhar sem registro, desvirtuando o instituto.

    Finalmente, pela qualificação do PRONATEC há a possibilidade de algumas família pela melhoria na qualificação do emprego, e por consequência da renda, saírem do Bolsa Família no médio prazo. É a tal porta de saída, é a oferta de ensino do uso da tal vara para os menos favorecidos aprenderem a pescar. Fim da chorumela dos contra o Programa Bolsa Família por não ter porta de saída.

    O PRONATEC atende anseios do trabalhador de ter cursos especializantes, empresariais por qualificar a mão-de-obra e sociais por ser uma opção de melhoria de renda e porta de saída para o Bolsa Família. Ponto para o Governo Federal que quase sete milhões de pessoas, das oito milhões de vagas oferecidas, terminar cursos de qualificação. Uma taxa de sucesso de mais de 80%.

    Essa é a leitura positiva da “folhice” da Folha. E ponto para o Governo Federal.

  8. Uma boa idéia que está sendo desperdiçada

    Não me parece razoavel colocar alguem que ficou desempregado para fazer qualquer curso mas é exatamente isso que estão fazendo ,profissionais de setores com alta rotatividade de mão de obra como o comercio por exemplo ,estão sendo “obrigados” a pagar esse mico de forma desnecessaria !

    1. Para entender o PRONATEC

      Qualificação de Segurados – PRONATEC

      O que muda no Seguro-Desemprego?

      A Lei nº 12.513/2011 acrescentou artigo na Lei nº 7.998/1990 que associa o recebimento do benefício à matricula e freqüência em curso de qualificação, fornecido gratuitamente aos trabalhadores dispensados sem justa causa, requerentes do seguro-desemprego – PRONATEC. Desta forma:

      1 – O recebimento da assistência financeira do Programa Seguro-Desemprego fica condicionado à comprovação de matrícula e de freqüência do trabalhador em curso de formação inicial e continuada ou qualificação profissional. 

      2 – O benefício Seguro-Desemprego será cancelado pela recusa por parte do trabalhador em matricular-se em curso condizente com sua qualificação registrada ou declarada, ou sua evasão. 

      Como serão os cursos?

      I – gratuitos;

      II – disponibilizados em período diurno;

      III – limitados ao período de quatro horas diárias;

      IV – realizados sempre em dias úteis. 

      Esses cursos presenciais serão realizados pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, por escolas estaduais de EPT e por unidades de serviços nacionais de aprendizagem como o SENAC e o SENAI, de seu município. 

      Os trabalhadores matriculados em cursos ofertados pelo PRONATEC terão direito a cursos de qualidade, a alimentação, a transporte e a todos os materiais escolares necessários que possibilitarão a posterior inserção profissional dos beneficiários.

      Legislação

      Lei nº 7.998/1990

      Lei nº 12.513/2011

      http://portal.mte.gov.br/seg_desemp/pronatec-1.htm

    2. É razoável

      Me parece extremaente razoável colocar alguém que ficou desempregado para fazer cursos porfissionalizantes.

      Em qualquer lei, norma ou procedimento sempre existirá exceções. Nem por isso as exceções afetam a razoabilidade das regras.

      P pronatec é uma forma de qualificação profissional. Quem trabalha em setores de alta rotatividade de mão de obra pode (e DEVE) aproveitar os períodos de desemprego para fazer uma aperfeiçoamento profissional ou simplesmente ampliar seus horizontes profissionais.

      Essa crítica é que não tem razoabilidade nenhuma. Chamar um curso profiussinalizante de “mico” é uma das coisas menos razoáveis que eu já li neste blog.

      1. cada caso é um caso

        Vamos lá as concessionarias de veiculos 0km atravessaram o boom da isenção fiscal ,quando não apresentam numeros a empresa demite a equipe de vendas o sujeito foi demitido em janeiro tinha um cargo de gerente de vendas ,como já havia trocado de emprego o ano anterior foi oferecido a ele cursos de padeiro,mecanico ,reparos em micro computadores ,entre outros,nada a ver com a sua area de atuação.

        pergunto ao sr.é razoavel essas opções â esse profissional de vendas, estará ele se qualificando com essas ofertas de qualificação ?

         

         

         

        1. É razoável sim

          E qual é o problema?

          É vergonha conhecer outras coisas?

          Se o sujeito era gerente e está desempregado, quem diz que ele vai conseguir outro emprego de gerente? Pode ser que tenha que aceitar um emprego de vendedor e subir novamente na nova empresa.

          É absurdo um vendedor de automóveis obter conheimentos de mecânica de automóveis? Isso não o ajudaria na sua área?

          Seria absurdo ele conhecer um pouco sobre computadores, sendo que a informática embarcada nos carros é cada vez mais importante e sofisticada? Não ajudaria ele saber o que é o Bluetooth que ele usa como argumento para venda de determinados moddelos de automóveis?

          E se ele não está conseguindo emprego na sua área. é ruim para ele ter mais uma área de atuação como opção ao desemprego?

          Não poderia ele ao ver que não consegue emprego em sua área, optar por abrir uma pequena empresal, por exemplo uma confeitaria no seu bairro?

          Isso é absurdo ou fora de propósito?

          Tenha santa paciência, o Sr. está fazendo uma crítica crivada de má vontade para desacreditar uma iniciativa muito boa com base em exeções, querendo negar uma medida boa para a maioria, através da situação de uma minoria e nem o exemplo dado coube nessa diatribe.

          O que poderia ser colocado a título de sugestão é que o desempregado pudesse substituir um curso do Pronatec por outro curso mais ligado a sua área, que ele mesmo obtivesse.

          Aí no exemplo se o tal gerente de vendas não gostasse das opções do Pronatec e encontrasse um curso de gestão no SEBRAE ou mesmo quisesse fazer um curso particular com suas economias poderia trocar. Mas isso é simplesmente o aperfeiçoamento da medida e nada tira do mérito da regra geral.

           

          1. Parabéns pelas respostas

            Parabéns pelas respostas dadas ao troll.

            Aprecio muito este blog e muitos dos que aqui comentam, pena ler tantos comentários idiotas e tolos que alguns bobos fazem com o único intuito de desconstruir, debochar, desfazer o Governo Federal.

          2. Então o que para o sr é

            Então o que para o sr é razoavel para outras ´pessoas não são e olhe bem não critiquei o PRONATEC ,mas tem muita gente qualificada em que os cursos oferecidos nada enriquecerão o CV do desembregado aluno compulsorio .

    3. Na área comercial existem vários cursos…

      Na área comercial existem vários cursos, melhora o CV o atendimento aos clientes e pode formar futuros empresários.

      É ensinar a pescar na marra.

      Aprovado.

  9. Eu devo tomar cuidado ao

    Eu devo tomar cuidado ao criticar essa materia sob o risco de ser chamado de Ufanista pelos “traidos” rsssrs.

    1. Bem observado

      Tanto a evasão quanto a reprovação apontada pela maliciosa matéria é extremamente baixa e não afetam a validade do programa, nem dos dados apresentados pelo governo.

      Pelo contrário, esses números são extremamente positivos.

      Os números de evasão e reprovação seriam baixos, mesmo sem condiderar que muitos dos matriculados são desempregados e portanto a evasão deveria retirar aqueles cuja desistência seja resultado da contratação dos alunos em novos empregos.

      A matéria não considerou isso porque não é texto jornalístico, mas um panfleto de campanha eleitoral negativa mal disfarçado.

       

  10. Esse tal de PRONATEC é

    Esse tal de PRONATEC é sacanagem. Heheheheh

    Eu fiz dois cursos no SENAC na década de 70, datilografia e Técnicas Comerciais.

    O sistema S de ensino funciona há décadas. Até o Lula foi seu usuário.

    Agora o PT dá outro nome para aquilo que sempre existiu e diz que criou.

    É o estilo petista. Mesma coisa que fizeram com a transfeência de renda.  

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador