Advogados são barrados em visita ao almirante Othon, por Emanuel Cancella e André de Paula

othon-luiz-pinheiro-beto-barata-ae-1024x682_0.jpg

Por Emanuel Cancella e André de Paula

Nesta terça, 7 de março, por volta das 14h, os advogados André de Paula, membro da Anistia Internacional, e Emanuel Cancella dirigiram-se às instalações militares dos Fuzileiros Navais, no Rio de Janeiro, com a intenção de visitar o Almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva. Segue o relato da visita frustrada:

Fomos muito bem recebidos por todos os recrutas e oficiais, mas depois de nos identificarem e nos fornecerem os crachás de visitantes, chegando a autorizar a entrada de nosso veículo, fomos informados de que a visita ao almirante estava desautorizada, por ordem de um desembargador e do próprio almirante Othon.

A informação foi repassada pelo capitão de Corveta Ribeiro. Estranhamos a negativa, pois é prerrogativa dos advogados a visita a presos em estabelecimentos civis e militares. O advogado do almirante, Fernando Fernandez, procurado hoje por André de Paula e Emanuel Cancella, alegou desconhecer a proibição.

Frustrados com o impedimento da visita, deixamos de presente ao almirante, o livro “A Outra Face de Sérgio Moro” e artigos que retratam sua injusta condenação.   

O ex-presidente da Eletronuclear Othon Luiz Pinheiro Silva ficou conhecido como o pai da energia nuclear no Brasil. Entre outros armamentos bélicos fundamentais para a defesa nacional e a soberania energética do país, estava construindo um submarino atômico, com a missão é proteger o pré-sal, o maior tesouro brasileiro.

Othon, hoje com 78 anos de idade, cientista renomado e mundialmente reconhecido, foi condenado a 43 anos de prisão, o que equivale a prisão perpétua,  pelos alegados crimes de “corrupção, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e organização criminosa”,  durante as obras de construção da usina nuclear de Angra 3. O almirante,ex-presidente da Eletronuclear, foi condenado e preso pela Operação Lava Jato, comandada pelo juiz Sérgio Moro.

Como brasileiros e nacionalistas, insistimos em perguntar: por que a Lava Jato não investiga o governo do tucano FHC na Petrobrás, apesar das inúmeras delações. Por que a Lava Jato não investiga Furnas, onde o tucano Aécio Neves que já foi delatado 7 vezes, por receber propina, através de sua irmã?

O mais grave: por que a Lava Jato prende o Almirante Othon, condenado, de fato, à prisão perpétua – como um Tiradentes injustiçado – supostamente por “crimes” que, na sua totalidade, envolvem  equipamentos para uso nuclear sem licitação?       

Ora, essa prisão é completamente ilegal. De acordo com a Lei 8.666/93, em seus artigos IX   XIX,  a Eletronuclear estaria isenta da obrigatoriedade de fazer licitação, na aquisição de materiais nucleares. No entanto, foram as compras autorizadas pelo almirante Othon as justificativas usadas para condená-lo a 43 anos de prisão!

Como se explica, então, que o juiz Sérgio Moro se omita, mesmo sendo acionado por um petroleiro, em denúncia  junto ao Ministério Público Federal (MPF), diante da venda de ativos da Petrobrás sem licitação, que está sendo encaminhada pelo atual presidente da empresa, o tucano Pedro Parente? Essa denúncia foi formalizada em novembro de 2016 e, provavelmente, será arquivada.

Os “negócios” ilegais de Parente envolvem valores muito maiores que o chamado “petrolão”. Parente está destruindo a Petrobrás, impunimente. E sem licitação. O campo gigante de Carcará no pré-sal, por exemplo,  foi repassado a empresa estrangeira ao preço de um refrigerante o barril.   

O almirante Othon tinha total respaldo legal para tocar a Eletronuclear, quando presidiu a empresa, nos governos de Lula e Dilma, principalmente no que concerne às medidas necessárias para  a proteção do pré-sal. Sua prisão se deu tão logo assumiu o governo golpista que é subserviente aos Estados Unidos.

Foi preso por ordem de um juiz de primeira instância que  investiga a Petrobrás de forma seletiva, pois se negou a investigar as irregularidades praticadas na empresa durante  os governos de FHC e fecha os olhos, cinicamente, a todas as criminosas negociatas do também tucano Pedro Parente.

O juiz Moro chamou os procuradores estadunidenses para investigar a Petrobrás e mandou os corruptos da companhia servirem de testemunhas nos tribunais americanos contra a Petrobrás.

Moro foi premiado pelas Organizações Globo,cúmplice do golpe. Em  editorial publicado em dezembro de 2016, o jornal dos Marinho publicou que  “O pré-sal pode se transformar em patrimônio inútil”. Não é à toa que Moro também recebeu fartos elogios e premiações, nas revistas Fortune e Time.

Não temos qualquer prova para afirmar que Sérgio Moro é agente da CIA. Seria leviano afirmar, categoricamente. Mas, sem dúvida, ele não está a serviço do Brasil!     

Assinam este relato: André de Paula, membro da Anistia  Internacional e advogado da Frente Internacionalista dos Sem Teto(Fist)  

Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, integra a coordenação do Sindipetro-RJ e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), sendo autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro”

0gif-tarja-organize.jpg

Redação

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Prova cabal de que as FFAA apóiam o golpe

    Prezados,

    Para mim não havia necessidade, pois muitas outras provas de que as FFAA estão irmanadas com as quadrilhas políticas e judiciária que deram o golpe no Brasil, a soldo do ACI, que fica nos EEUU, já tinham sido dadas. Mas se alguém ainda tinha dúvidas e se mostrava cético em relação à participação da FFAA na trama golpista, essa negativa da visita dos advogados ao vice-almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva, coordenador do Programa Nuclear Brasileiro, é a prova definitiva.

  2. Os militares brasileiros

    Os militares brasileiros estão parecendo os militares franceses quando explodiu a segunda guerra mundial, preparados para uma guerra de trincheiras quando a nova guerra seria de movimento. Lawfare, não trabalharam com essa idéia e já perderam a primeira batalha. Ainda da tempo de mudar a estratégia.

  3. OU MANTENHA-SE IDIOTIZADO E FUDI*O.
    SE TIVER MESMO ALGUM INTERESSE EM SABER DE ALGUMA COISA, LEIA!OU, ENTÃO, FIQUE A REPETIR AS TRAMAS E TRAMOIAS IMPLANTADAS EM SEU CÉREBRO E EM SUA ALMA! SEJA MAIS UM CONIVENTE COM A BANDIDAGEM QUE VEM ENTREGANDO O PAÍS, COLOCADO O POVO NA SURUBA, PORÉM PARTICIPANDO APENAS COM A BUNDA. MANTENHA-SE DESINFORMADO, IDIOTIZADO E MANIPULADO.MANTENHA-SE IDIOTIZADO E FUDI*O. “NÃO HÁ CADEIA SUFICIENTE PARA LULA, NÃO HÁ MESMO. TEXTO ESPETACULAR.”> https://gustavohorta.wordpress.com/2017/03/08/nao-ha-cadeia-suficiente-para-lula-nao-ha-mesmo-texto-espetacular/ Texto do um professor da UNB – Perci Coelho de SousaNão há cadeia suficiente para Lula, não há construção erigida que suporte tamanha pena, que dê conta de tanto pecado. Haja grades de ferro e de aço que sejam capazes de segurar, de reter e de trancafiar tanta coisa numa só, tanta gente num só homem.

    1. Tá nervoso?

      Fala mais baixo, não há cadeia suficiente para tucanobostas e asseclas, pois são corruptos e caluniadores, para o Lula não há cadeia pois ele não é criminoso e ladrão. E suruba é o que o MT e o resto está fazendo com o país, parece que eles gostam ao pé da letra.  

    2. NEGADA A VISITA AO ALMIRANTE OTHON

      A suruba por baixo dos panos já vinha sendo feito desde 2009, quando surrateiramente foi definido que o Juiz Sérgio Moro iria ser indicado para o “trabalho”. Oito anos depois temos a suruba institucionalizada, com prisão perpétua e condenações feitas nas coxas sem tempo e sem a paragem do trem. Não há estação, o trem gira em círculo e passa por cima de quem desagrada o motorneiro ou aparece na lista das indicações para matar. Sempre que tenho oportunidade peço para que o Lula não se arrisque na linha do trem, porque não existe freio nessa ditadura maldita e aplaudida por desalmados.

  4. “visita ao almirante estava

    “visita ao almirante estava desautorizada, por ordem de um desembargador e do próprio almirante Othon”:

    Mentira.

  5. Almirante Othon

    A questão deve ser colocada de outra forma: os outros criminosos devem ser investigados e punidos, ponto. Agora, algumas perguntas, o almirante Othon possui conta na Suíça? Tem propriedades incompatíveis com sua renda? Locupletou-se com algum senador? Com o vice-usurpador? É chegado em trafico de pó? Representa entidades privadas de educação; previdência privada; empresas internacionais de petróleo; roubou merenda escolar; roubou a “velha de Taubaté” junto com ambulâncias? A realidade é que o almirante foi espionado pela CIA (o espião morava no apartamento vizinho ao do militar). Foi o governo americano que esteve o tempo todo monitorando os programas militares brasileiros nas últimas décadas. Desde tempo da Engesa, que fornecia blindados para o Oriente Médio (especialmente para o Iraque) que os americanos ficaram em alerta. A Engesa foi vencedora de uma disputa com os americanos para fornecimento de blindados pesados – o blindado brasileiro “Osorio” deu uma surra no americano que acabou ganhando a disputa e até hoje é a estrela em todas as guerras e carnificinas promovidas pelos USA. O almirante tem que ser julgado “honestamente” pela justiça (?) brasileira. Onde estão os órgãos de informações que não sabiam de nada e aparentemente trabalham para os interesses dos “gringos”?

  6. Só o Almirante……

    E nem uma palavra em defesa de Ana Cristina da Silva Toniolo condenada a 14 anos e 10 meses de prisão no mesmo processo. Ela é a filha ferrada pelo proprio pai Othon. Há também outros 10 condenados a penas duríssimas. É tudo muito triste mas não há inocentes nessa estória. 

     

    1. Caminhos

          Vc. chutou algo, outros tambem,  no mundo real varios caminhos podem ser trilhados, as vezes trocas são viaveis e uteis, acordos são resoluções onde pode-se empatar, alguem perde de um lado e ganha do outro, tipo um ” 0 x 0 “, e todos participantes da negociação ficam parcialmente felizes.

  7. O ENTREGUISMO ASSISTIDO
    Bom dia POVO BRASILEIRO!!!

    Fico perplexo com a vossa resistência ao aprendizado em plena era cibernética!!!
    É inadmissível que tantas chicotadas não acordem esse POVO, o qual tão descaracterizado está que as marcas das chibatas bem são tão marcantes???

  8. Nenhuma dúvida, a prisão do

    Nenhuma dúvida, a prisão do Almirante foi ordenada pela CIA. A dúvida que ficou, agora, é se o Almirante está vivo. 

  9. Prisão ilegal do Almirante Othon

    Está mais do que claro que o Almirante Otohon não foi preso e sim sequestrado com pseudo legitimação do Juiz Sergio Moro, que atua como o principal agente da Cia e constitui um ataque mortal à soberania nacional. Onde estão os serviçios de inteligências das Forças Armadas, já foram contaminadas e estão a serviço do inimigo? Então não são mais força de segurança e sim traidores da pátria a serviços de milícia de ocupação em favor da direita mais escrota do mundo.

  10. Será libertado, aguardem e “esfriem”

        As vezes não sei quem é pior , o PIG ou os anti-pig.

        Informar corretamente é bom para diferenciar-se do PIG, pois o VALm Othon estava fora das gestões relativas ao SSN há mais de 10 anos.

         E parem de continuar a confusão que não leva a nada:

         Eletronuclear é uma inciativa civil dedicada a produção de energia.

          O PNM da MB é militar , com pouca relação com a Eletronuclear , assim como a construção do SSN não tem nada a ver com a Eletronuclear , tanto que até “pegou” desta empresa civil, a administração e controle da NUCLEP.

  11. Sem querer ser chato

        O VAlm Othon é um grande brasileiro, um tremendo patriota, que em nenhuma hipotese poderia estar passando, em seu final de vida, extremamente produtiva, o legitimo herdeiro do VAlm Alvaro Alberto ( outro perseguido, mas em outra época e parametros ), e ambos foram mutio contestados – inclusive pelos comandos da MB, tanto Ministros da Marinha como Ministros de Defesa e das Relações Exteriores, por varios governos ( desde JK ), por este transe, de ser considerado um corrupto, e pior ainda : condenado a prisão por um “civil”, MAS……

          Foi alertado, quando já na reserva, aceitou a indicação para a Eletronuclear, um local sensivel, com variados interesses internacionais conflitantes, onde sua estatura e “estilo” militar, de comando, jamais combinariam, pois é completamente diferente a atitude exigida, pois em empresas “publicas” o comando, a estratégia empresarial, é outra, nem comento sobre as injunções politicas, as nomeações, os funcionarios graduados ” de carreira ” comprometidos com padrinhos, o “papo” é outro, nada tem a ver com uma OM.

          As pessoas que falam sobre a CIA/Governo americano/, deveriam aprender um pouco mais de história – a esquerda gosta de história – e aprenderiam que as 1as barreiras norte-americanas ( Strauss and Rickover ), contra um programa nuclear independente brasileiro, começaram nos anos 50 ( nem eu era nascido ), quando do sequestro em porto ( Hamburgo ), um conjunto de centrifugas ( protótipos ) foram apreendidos – na época, anos 50, as centrifugas eram tecnologia de ponta nuclear, competiam com os “calutrons” ( Oak Ridge e UCLA ).

           É histórico e por “tratados”, que o unico País das américas “nuclearizado” seja o USA, e alem dele o unico com capacidade – conseguida internamente – para enriquecer combustivel, seja o Brasil – tinha o Canadá, mas abandonou nos anos 80, e a Argentina que seguiu outra linha de “pesquisa”, em uma area mais pesada, de engenharia (montagem de reatores ).

            O SSN ( submarino de propulsão nuclear ) : NÃO é uma arma nuclear , aliás nem próximo, pois o combustivel tem baixa potencia ( < 20%, uma “arma” seria > 80% ), e a idéia ( anos 80 ) não era, nunca foi, de colaboração externa para construi-lo, o “caminho” Othon – a época na ativa – era semelhante ao argentino, eles com uma variação do TR-1700, e nós evoluindo dos 209 originais, para um maior ( SS Tikuna ), e escalando para um de desenho próprio, com um reator pequeno, algo a época distante, mas hoje já factivel com os “Kilo” russos.

              Mas Collor ” apareceu “, a história mudou…….., ele fez uma tremenda propaganda quando do encerramento do suposto poço de testes de armas nucleares ( lá no Tocantins ), “papo-furado” pois armas nucleares sõa testadas em laboratórios, menores que meu apartamento, o problema quanto a armas nucleares é como leva-las ao alvo, o que se testa dinamicamente no real, são as ogivas ( sempre inertes ).

    1. Acadêmicos do Treme-Treme, ala dos doutores Faustos!

      Pô, Aurelio50, teu artigo é mais chato do que você admitiu: ficou falando um monte de siglas que serviram de cipoal, ou melhor, de bananal, pois fazem a mensagem sair do nada para chegar a lugar nenhum. Dá até para desconfiar que você está denegando alguma autorecriminação  e indignação por puxa-saquismo; será que é porque depende de alguma verba federal de pesquisa para pagar a “PJ” da ex-mulher? Se for, bem feito: quem mandou continuar a ser um empata-foda!

  12. Cadê os militares?

    Já não se faz militar como antigamente.  Em 64 sob os argumentos de que jango iria implantar o comunismo no

    Brasil, os militares derrubaram-no e implantaram uma ditadura no pais po 20 anos.

    Hoje estamos vendo um bando de individuos corruptos, bandidos, incluindo ai, imprensa, tv e ate parte do judiciário tomaram

    o poder e fazem o que bem entendem, e o povão é que esta pagando, pois falta emprego, saude, segurança etc e os

    politicos continujam fazendo e desfazendo e a justiça que deveria intervir e prender todo mundo  e julga-los de imediato

    não o faz, pura conivencia, com o poder.

    E, nossas forças armadas, exercito, marfinha, aeronatutica, continuam tranquilas nos quarteis como se nada estivesse

    acontecendo no Pais,  Será que nãol tem nenhum  militar corajoso  para tomar uma atitude e por um paradeiro nesta

    situação?   Srsm MILITARES, ACORDEM E SOCORRAM O BRASIL.

     

  13. Prisão do Alm. Othon

    Ora, ora, se um Desambargador já tinha (desautorizado) ILEGALMENTE, a visita dos advogados ao Alm. Othon preso sem crimes, porque o próprio Alm. iria também (não querer a visita). Mentiras, crimes contra o direito do homem e do cidadão e crimes de LESA PÁTRIA, isso sim (A justiça brasileira em conloio com as forças armadas, no caso a marinha e com os Estados Unidos, principal interessado no desmonte econômico e militar do Brasil.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador