Espaço de Leitura propõe novo uso a parque de São Paulo

Ana Luíza Basílio, do Centro de Referências em Educação Integral

Um dos espaços urbanos de São Paulo, mais especificamente o Parque da Água Branca, na Zona Oeste da cidade, foi o ponto de partida para uma iniciativa cultural, o Espaço de Leitura, que tem como objetivo estimular crianças, adolescentes, adultos e idosos a terem contato com o mundo dos livros.

Quem anda pelos quiosques de livros – são vários deles agrupados por temáticas literárias –, acompanhados por mesas, cadeiras, pufes e guarda-sóis enormes não imagina que o lugar já alojou um viveiro de pássaros e, tempos depois, ficou ocioso.

Isso porque de quarta a domingo, o local está sempre em atividade. Há dois tipos de atendimento: um direcionado às escolas e instituições cadastradas no Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSESP); e outro para o público geral frequentador do parque.

De quartas às sextas, o atendimento é educativo e prevê a oferta de atividades de incentivo à leitura para grupos de alunos e seus educadores. E embora os livros tenham papel fundamental nas oficinas, se propõe uma leitura que vai para além dos exemplares: são abordados pontos da narrativa e a contação de histórias, mas também uma leitura global que permite estimular uma visão de mundo e percepção do território. Como apoio, os participantes recebem materiais educativos desenvolvidos pela própria equipe do projeto.

Na prática

Jovens do Centro para a Criança e Adolescentes (CCA) Jova Rural, do Jaçanã/Tremembé participaram do Espaço de Leitura, em dezembro de 2012. Orientados por educadores, os participantes criaram uma cena de teatro a partir do galho de uma árvore, e compuseram uma música funk cujo desafio era a ausência de “palavrões”.

As atividades, de acordo com Ana Carolina Domingos, gerente do CCA, “contribuíram para elevar o interesse deles pela prática, ao associar a brincadeira com a leitura de forma muito envolvente e divertida”.

Com informações do Portal Aprendiz

Conheça mais sobre a experiência aqui.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador