Biblioteca Interativa traz novo significado e função aos tradicionais espaços

Por Juliana Sada, do Centro de Referências em Educação Integral

De um lado, várias mesas dispostas ordenadamente. Do outro, fileiras e mais fileiras de prateleiras cheias de livro.O silêncio domina o espaço. As pessoas que circulam por ali andam cuidadosamente, sem fazer ruído nem conversar. Outras que estão nas mesas, ficam de cabeça baixa de olho nos livros ou nas anotações. Apesar da proximidade, ninguém conversa – no máximo, uma discreta troca de olhares.

Esqueça as bibliotecas tradicionais, uma iniciativa no Paraná está mudando a ideia sobre como elas são e funcionam. São as bibliotecas interativas de Londrina e Maringá, mantidas pelo Centro Marista. “Queríamos uma biblioteca que fosse um centro cultural e também que não ficasse presa à leitura de palavras. Queríamos, como diz [o educador] Paulo Freire, fazer a leitura de mundo e que a biblioteca não fosse um espaço de silêncio mas de troca”, conta a coordenadora da iniciativa em Londrina, Letícia Ferreira.

As bibliotecas são espaços de descoberta lúdica dos livros e da literatura. Foto: divulgação

Com este objetivo desenhado, os idealizadores foram ouvir da comunidade quais eram suas demandas e interesses. Pais, grupos culturais, professores de escolas do entorno e jovens opinaram sobre como aquele espaço poderia apoiá-los. Além dessas conversas iniciais, a reflexão segue sendo feita periodicamente para avaliar as atividades que estão sendo ofertadas. “Os projetos não vêm prontos, não tem uma cartilha de como fazer, é escutando as pessoas que conseguimos montá-los”, explica a educadora.

Clique aqui e leia esta experiências na integra

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O livro tem que ser um dos

    O livro tem que ser um dos melhores companheiros das nossas crianças!  Só a educação vai transformar o Brasil, numa grande nação! 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador