Com baixas intenções e alta rejeição, Alckmin diz estar confiante ir a segundo turno

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto: Reuters
 
Jornal GGN – Mesmo figurando em quinto lugar, com 5% das intenções de votos na última pesquisa Ibope, e com rejeição que atinge 25% dos eleitores, o candidato do PSDB à disputa presidencial Geraldo Alckmin acredita que irá a segundo turno nas eleições 2018.
 
“Não sei quem vai conosco para o segundo turno, mas estaremos firmes lá”, disse o tucano, confiante de que irá para a segunda votação do posto maior do país, contra Bolsonaro ou Lula. 
 
A frase de Alckmin ocorre após a divulgação da pesquisa Ibope, nesta semana, que traz o candidato com 5% das intenções de votos e em quinto lugar, atrás até mesmo de Marina Silva (Rede), com 6% dos votos, e empatando com Ciro Gomes (PDT).
 
À frente do tucano, Lula com 37% e Bolsonaro com 18% disparam larga diferença de votos. A pesquisa, que entrevistou 2.002 pessoas entre os dias 17 e 19 de agosto, revelou ainda que mesmo sem Lula, as chances de Alckmin irem a um segundo turno são mínimas.
 
Porque a transferência de votos dos eleitores de Lula ficaria dividida entre Marina Silva, Ciro Gomes e Fernando Haddad. Assim, Alckmin angaria apenas dois pontos percentuais a menos, ou seja, fica com 7% das intenções, ainda em quarto lugar.
 
Mas mesmo diante desse cenário, o tucano segue otimista de que irá chegar à final. Durante agenda em Belo Horizonte, foi questionado sobre as estratégias de enfrentamento contra Bolsonaro, por exemplo, se Lula for impedido de disputar as eleições. Em resposta, disse que há “um abismo muito grande entre falar e fazer”.
 
“Mostrando o que nós já fizemos. Há um grande abismo na política entre o falar, e o fazer. E nós já fizemos. Se pegar a economia de São Paulo, foi a que mais atraiu investimentos”, defendeu.
 
Sobre os resultados eleitorais das pesquisas de opinião, amenizou, afirmando que a campanha está ainda começando. “Aliás, me dizia Anastasia [candidato do PSDB ao governo de Minas] que Hélio Garcia [ex-governador de MG] afirmava que a campanha só começa depois da parada militar, ou seja, 7 de setembro”, afirmou, otimista.
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ainda existe a chance da

    Ainda existe a chance da candidatur do lula e do bolsonaro ser impugnada entao não é estranho esta confiança… mas se impugnarem as duas acho que sera algo perto do apocalipse

  2. bom candidato?

    Ouvi que o Alkmin terá 5 minutos de propaganda! Uma eternidade para os dias de hoje!

    Uma eternidade para quem não tem carisma,  credibilidade, ideias, historico de realizações.

    Para um Lula, estaria de bom tamanho. Para um alkmim será um tormento ocupar esse tempo todo.

    O que vamos ver de criançinhas, mamães, vovòs, jovens… todo mundo feliz, todo mundo com o caché pago!

    Afinal quem trabalha de graça é relogio!

  3. Faltam pouco mais de 40 dias
    Faltam pouco mais de 40 dias até as eleições.

    Não devemos esquecer que Alkimin é santo.
    E santo pode operar milagres.
    Principalmente quando se tem um judiciário de anjos.

    Não duvido mais nada dessa eleições.

    Quem diria há dois meses que Lula estaria no patamar que se encontra.
    Principalmente depois que o imponderável (ONU) deu ás caras.

    Tudo pode acontecer, incluindo o nada.

  4. O Tucano Fulano
     

    Ele, como bom tucano, vai ter muito tempo para tentar levar o  povo no bico MAS, prometendo fazer com o Brasil o que ele fez com São Paulo, ele vai mais é levar uma bica.

  5. Caro Nassif
    O golpe e seus

    Caro Nassif

    O golpe e seus comparsas, estão dando prejuízo na eleição.

    O lugar do Alckmin e de milhões de outros golpistas, já estão reservado na ampliação do inferno.

    Saudações

  6. Talvez tenha razão…

    “NÃO SEI QUEM VAI CONOSCO, MAS ESTAREMOS FIRMES LÁ” 

    Sinais :

    a) Ontem a noite, no estado dos olgarcas Garibaldi Alves e Agripino Maia, o jato que conduzia Haddad ficou mais de 20 minutos sem poder aterrissar porque tinham apagado as luzes que iluminariam a pista (lembrem do Eduardo Campos)

    b) Bolstonauro anda desfilando com colete a prova de balas (lembrem do atentado ao Lacerda, sequestradores de Abilio Diniz uniformizados de petistas)

     

  7. O Merecido Turno

    Nassif: politicamente falando, Xuxu pode ir prô 2º, prô 3º, prô 4º turno… Pode, ainda politicamente, ir até pra putaquepariu. Só não pode prá Presidente da República. O bando vai endoidar a Nação.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador