Instituto que deu vitória de Aécio diz que campanha do candidato errou

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
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Jornal GGN – A campanha do candidato Áécio Neves, do PSDB, acabou sendo traida pela pressa. Na ânsia de elaborar ataque à campanha da petista Dilma Rousseff, utilizaram dados de uma pesquisa de forma errada. Ou não. Seja o que for o tiro não foi bem dado e acabou acertando o pé. O dono do instituto de pesquisa se defende, bem como o estatístico, dizendo que os dados foram utilizados de forma errada. Havia um jeito certo de usar. Leia a matéria da Folha.

da Folha

Campanha de Aécio usou pesquisa com dados enganosos

Levantamento do instituto Veritá na reta final mostrou o tucano 14 pontos à frente de Dilma em Minas Gerais

Dono da empresa e estatístico afirmam que a propaganda do candidato do PSDB fez uso indevido dos dados

RICARDO MENDONÇA DE SÃO PAULO

Informações de uma pesquisa de intenção de voto do instituto Veritá usadas na propaganda de segundo turno do tucano Aécio Neves são comprovadamente enganosas.

Quem confirma é o próprio dono do instituto que fez o levantamento, Adriano Silvoni. E também o estatístico responsável pelas pesquisas do Veritá, Leonard de Assis.

A informação infundada era a liderança de Aécio em Minas Gerais com 14 pontos de vantagem sobre Dilma Rousseff (PT): uma pesquisa que o mostrava com 57% ante 43% da petista.

O enredo que levou o PSDB a propagar esses números começa em 6 de outubro, logo após o primeiro turno, quando o Veritá conclui uma pesquisa nacional para presidente com 5.161 entrevistas, estudo registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o código BR-01067/2014.

Tanto o número de entrevistas quanto os municípios de coleta de dados foram definidos pelo Veritá para retratar a disputa eleitoral no Brasil como um todo.

O total de eleitores ouvidos em Minas era suficiente para compor o quadro nacional, mas insuficiente para retratar a realidade local.

Assim, a pesquisa apontou Aécio com 54,8% em todo o Brasil contra 45,2% para Dilma, diferença de 9,6 pontos.

Segundo Assis, dias após a divulgação desse placar, o publicitário Paulo Vasconcelos, responsável pela propaganda de Aécio, pediu para que o Veritá fornecesse os dados das entrevistas feitas só em Minas.

“O estudo não foi feito com essa finalidade”, diz. Silvoni, o dono do Veritá, confirma: “Para Minas, foram 561 questionários. Não é confiável”.

Mesmo assim, eles acabaram autorizando o envio dos dados. “Eu falei: pode pegar, mas cite, por favor, que não representam a realidade de Minas'”, afirma Assis.

Se fez mesmo o alerta, não adiantou. No dia 14 de outubro, às 17h06, o site do jornal mineiro “Hoje em Dia” publicou que, segundo o Veritá, Aécio tinha 57% dos votos de Minas contra 43% de Dilma, uma vantagem de 14 pontos.

Em seguida, a campanha do PSDB começou a distribuir um release dizendo que o tucano estava 14 pontos à frente no Estado. E na mesma noite, dirigindo-se a Dilma no debate da Band, o próprio Aécio citou: “Pesquisas [em Minas] mostram que estou mais de 10 pontos na sua frente”.

Na época, o PT explorava a derrota do tucano entre os mineiros no primeiro turno. Na TV, a campanha de Dilma repetia: “Quem conhece Aécio não vota em Aécio”.

No dia 15, os números não representativos do Veritá passaram a ser mostrados também na propaganda de TV do PSDB, que atribuiu a informação ao jornal “Hoje em Dia”.

“Eles não podiam usar nesse contexto”, diz Assis. “Nós avisamos […] Usou na garganta. Não representa Minas. Não é o real cenário do Estado.”

A Lei Eleitoral diz que a comprovação de irregularidade em dados publicados de pesquisa sujeita os responsáveis às penas de seis meses a um ano de detenção e multa.

Assis afirma que, ao entregar uma tabela com percentuais não representativos de cada Estado, fez questão de incluir uma nota sobre a não validade das informações.

No rodapé do documento que ele diz ter enviado, consta: “Resultados apresentados nesta tabela em cada Estado não podem ser considerados como estimativa do mesmo pois a pesquisa não foi planejada com tal objetivo”.

CLIENTE

Além do problema dos números enganosos, a pesquisa do Veritá pode ter sido registrada de forma fraudulenta. No TSE, consta que o Veritá é, ao mesmo tempo, o contratado e o contratante do estudo, orçado em R$ 300 mil.

Dias atrás, num fórum de debates na internet que reúne profissionais da área de pesquisa, Leonard de Assis afirmou que o formulário do TSE foi preenchido dessa forma porque “o contratante [real] não quis aparecer”.

À Folha, o estatístico confirmou a informação. Mas não quis dizer quem verdadeiramente pagou pelo trabalho.

Neste ponto, há uma divergência entre Assis e o dono do Veritá. Adriano Silvoni afirma que os recursos usados para a realização da pesquisa saíam do próprio Veritá.

Colaborou PAULO MUZZOLON, de São Paulo

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

21 Comentários

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  1. E agora, defensores da verdade?

    Ainda ontem o ex quase presidente que chegou a comemorar a vitória, disse que a campanha de Dilma se baseou em mentiras e infâmias. Alguém ainda acredita neste menino do Rio? Nesse caso, ao contrário da canção, não é o calor que provoca arrepíos, é o prórprio que provoca arrepios e calafrios.

  2. Esse expediente utilizado

    Esse expediente utilizado pelo candidato e por institudos amigos ou vendidos é deplorável.

    Os bons institutos e com credibilidade e também o MP têm o dever de ir atrás dessas falcatruas e investigar.

    Sob pena das pesquisas no Brasil perderem a credibiliade como um todo.

    Lembrando que no primeiro turno muitas pesquisas, mesmo as sérias, erraram, mas no segundo turno, os dois principais institutos acertarem e ai, é claro, ninguem falou nada.

     

  3. Gente, era a Cosa Nostra em campanha!

    Incrível como essa nossa imprensa omite as informações quando isso lhe é conveniente: A imprensa está mentido sobre os motivos da negação da extradição a Pizzolato(http://www.ocafezinho.com/2014/10/30/justica-italiana-soltou-pizzolato-por-erros-do-stf/), não caiam nessa gente, parem de ler o pig, é de uma bandidagem sem tamanho. Vi dias atrás quando da negação da extradição do Pizzolato. Em tudo quanto é jornal que vc leu, do menor ao de maior tiragem, está lá estampado que a Corte Italiana tomou tal decisão por causa da situação precária das prisões brasileiras quando os motivos foram várias tais como: Foram negadas ao Judiciário italiano as informações solicitadas, foi negado ao réu o direito ao duplo grau de jurisdição, a idade e a cidadania italiana também pesaram na decisão. Gente essa imprensa é uma máfia. E por falar em máfia este post, por reproduzir a Folha, esconde que o dono da Veritá, ao referir-se ao caso disse que foi pressionado pela “Cosa Nostra” para manipular os dados. É mole?

    “Pesquisa – O outro episódio envolve o instituto de pesquisa Veritá. Um dos sócios da empresa, Ide Assis, em alerta veiculado nas redes sociais, acusou a “Cosa Nostra” (máfia) de uma suposta tentativa de intimidação ao instituto para promover uma fraude no resultado da pesquisa eleitoral de intenção de votos elaborada na véspera (sábado, 25) das eleições, pelo instituto.

    Segundo Assis, o resultado aponta a vitória da petista Dilma Rousseff por 53% a 47% dos votos válidos sobre Aécio Neves – resultado fechado às 17p0 do sábado. Mas, na mensagem, disse temer pela adulteração desses números, para beneficiar o adversário tucano.

    “Meu sócio está sofrendo pressão da ‘Cosa Nostra’ para divulgar (dado) diferente. Não sei se resistirá”, afirmou. Assis suscitou a população a desconfiar do resultado, caso seja diferente daquilo realmente apurado pelo Veritá.”

     

     

    Gente, era a Cosa Nostra na campanha!

    http://josecarloslima85.blogspot.com.br/2014/10/gente-era-cosa-nostra-em-campanha.html

     

  4. Sensus

    E o que dizer da pesquisa IstoÉ / Sensus? Grosseiramente manipulada, e certamente com a conivência da revista.

    Sou assinante da IstoÉ há uns 15 anos. Considerava a menos pior das 3 grandes do mercado, ou a que se mostrava mais isenta na linha editorial (ou tentava). Tiveram grandes momentos com o mensalão mineiro, trensalão, etc.

    Agora, o que ocorreu nesta campanha, mais precisamente de julho pra cá, foi estarrecedor! Não parece a mesma revista! 100% aecista, sem dissimulações!

    Minha assinatura vai até março. E ali acabará.

    Vou assinar a Carta Capital.

    1. E a SENSUS ???

      Esse tal Veritá ninguém conhece, mas o que dizer da pesquisa da SENSUS ? Um total absurdo. Alguém sabe alguma matéria sobre o Instituto, eles deram alguma explicação ??? E a ISTOÉ até ontem era um contraponto a VEJA e agora já veio essa semana com uma edição atacando a Dilma e o PT e dizendo que foi uma campnaha cheia de mentiras, uma matéria toda ressentida. O site 247 não é da ISTOÉ ???

      1. Não, o Brasil 247 é gerido

        Não, o Brasil 247 é gerido pelo Leonardo Attuch, dentre outros.

        A propósito, comecei a seguir mais este site depois que o Paulo Moreira Leite saiu da IstoÉ (estranho…) e foi para o Brasil 247.

        E por falar em Leornardo Attuch, este está sendo acusado pela revista Óia de ser beneficiário das ações do Yousseff. Vá saber…

  5. citrinos em falta

    “o contratante [real] não quis aparecer”

    como é que é? porque registrou então?

    não havia laranjas no mercado? ele recebeu de alguém para se contratar a si mesmo e registrou este contrato na justiça eleitoral… humm. cheira que isto não deve ser muito legal.

  6. Ignoro pesquisas de

    Ignoro pesquisas de institutos do segundo escalão.

    Pesquisa, na minha opinião, é só Datafolha e Ibope, nessa ordem.

     

    O resto é lixo.

     

     

  7. Matéria para ser guardada com

    Matéria para ser guardada com muito afinco para lembrar ao eleitor em 2016 e 2018 como as pesquisas são manipuladas e porque devemos deixar de usar esses instrumentos de verdadeira corrupção de mentes e distorção de fatos.

    Quem paga usa como bem entende.

  8. Credibilidade

    “Essa, sim, tem credibilidade.” Era o que diziam os apoiadores do Aecinho das Neves ao divulgarem pesquisas como essas nas redes sociais

    Percebi a credibilidade…

    Ao que parece, Ibope e Datafolha se saíram bem e deverão servir de parâmetro – como já serviram agora e em outros carnavais – nas próximas eleições.

    1. O ibope e datafolha só soltam

      O ibope e datafolha só soltam os dados verdadeiros na última semana. Antes, manipulam o tempo todo na mrgem de erro. São muito espertos.

  9. Processo no CONRE

    Hoje mesmo vou entrar com um pedido de cassação do registro no CONRE do sr. Leonard de Assis.

    E não sei ainda como fazer, mas vou tentar entrar com denúncia também ao MP. O Instituto repassou as informações mesmo sabendo que não eram válidas para o propósito que foi pedido, mesmo tendo “ressaltado e pedido pra informar” isso, não poderia (pela lei elitoral) ter repassado estes dados.

  10. Esse Guedes deve explicações !

    Istoé/Sensus : Aécio está a frente de Dilma,  54,6% contra 45,4%

    24 de outubro

     

    Aécio-com-Dilma-no-Congresso-dez-2013-Folhapress

    Pesquisa ISTOÉ/Sensus realizada a partir da terça-feira 21 reafirma a liderança de Aécio Neves (PSDB) sobre a petista Dilma Rousseff nos últimos dias da disputa pela sucessão presidencial. Segundo o levantamento que entrevistou 2 mil eleitores de 24 Estados, o tucano soma 54,6% dos votos válidos, contra 45,4% obtidos pela presidenta Dilma Rousseff.

    Uma diferença de 9,2 pontos percentuais, o que equivale a aproximadamente 12,8 milhões de votos. A pesquisa também constatou que a dois dias das eleições 11,9% do eleitorado ainda não decidiu em quem votar.

    “Como no primeiro turno, deverá haver uma grande movimentação do eleitor no próprio dia da votação”, afirma Ricardo Guedes, diretor do Instituto Sensus. Se for considerado o número total de votos, a pesquisa indica que Aécio conta com o apoio de 48,1% do eleitorado e a candidata do PT 40%.

    De acordo com Guedes, a pesquisa realizada em cinco regiões do País e em 136 municípios  revela que o índice de rejeição à candidatura de Dilma Rousseff se mantém bastante elevado para quem disputa. 44,2% dos eleitores afirmaram que não votariam na presidenta de forma alguma. A rejeição contra o tucano Aécio Neves é de 33,7%. Segundo o diretor do Sensus, a taxa de rejeição pode indicar a capacidade de crescimento de cada um dos candidatos.  PESQUISA ISTOÉ/Sensus  Realização – Sensus Registro na Justiça Eleitoral – BR-01166/2014 Entrevistas – 2.000, em cinco regiões, 24 estados e 136 municípios do País Metodologia – Cotas para sexo, idade, escolaridade, renda e urbano e rural Campo – De 21 a 24 de outubro Margem de erro – +/- 2,2% Confiança – 95%

     

  11. A campanha do Aécio mentiu esse tempo todo

    Desde o dia 14 de outubro, e só agora o parvo dono do Veritá se manifesta? Se Aécio tivesse vencido, ele falaria algo? Deixou a mentira correr solta esse tempo todo esperando a campanha do Aécio corrigir?

    E ele ainda quer que a gente acredite na boa-fé dele?

  12. Pq não aprovam meus comentários?

    Nassif e equipe… eu fiz algum comentário que fere o código do site? Quase todos meus comentários não são aprovados….

     

    Só queria dizer uma coisa… o Instituto Veritá CONFESSOU que praticou dois crimes eleitorais:  mentiu no registro do TSE e repassou dados sabidamente não válidos (pesq no estado MG). Não falou “ah, eu acho que Fulano sabia”, disse: “nós fizemos!”

    E o TSE,MPe PT… nada!!!!!

  13. Quem ganha quem perde

    O que mais espanta, choca, embasbaca é a constatação de que os responsaveis por estas manipulações todas, guardam um chocante desprezo pela opinião publica brasileira.

    Para esta gente o Brasil não passa de um palco para representarem a Opera bufa que patrocinam, objetivando manter o sistema de corrupção e espoliação dos bens publicos, sem darem a minima importancia que ao se espalhar tanta infamia e mentira em nome de um projeto politico, a consenquencia foi a de dissiminar nos mais desavisados, apenas rancor e preconceito, jogando brasileiro contra brasileiro.

    É assustador constatar que a pior bandidagem esta no poder e manobrarm sem escrupulo algum, no unico intuito de manterem privilegios e espoliação dos bens publicos a que estão acostumados.

    As reformas e no caso a reforma politica é imprescindivel para o governo que se inicia, que é bom frizar não se difere muito dos adversarios na ansia de se manterem no poder, no primeiro momento muito politico pode achar que sairia prejudicado, mas no médio e no longo prazo todos ganharão.

    Alguns nomes que representam esta oposição desviada e imprudente ja deram mostra de que a eles interessam manter um clima de terceiro turno e continuam com o mesmo discurso raivoso, pernicioso, fomentador de preconceito, oportunistico, potencializando em parcelas da sociedade alienada um separatismo criminoso.

    Não existe mais ingenuidade numa parcela expressiva da população, os votos de abstenção brancos e nulos, estão ai pra afirmar isto, seria utopia esperar que aqueles que lutam pelo poder se portassem exclusivamente dentro de parametros éticos, mas para o bem da propria classe politica e daqueles que priorizam unicamente o poder e o acumulo da riqueza é bom lembrar que novos ventos sopram e que para se manterem no poder é necessario nova postura com a sociedade.

    É até sinal de burrice e temeridade não levar em consideração que o passado de manipulação simples e truculenta, ao se substimar a inteligencia desta nova sociedade, tem tudo para gerar instabilidade e seria masoquismo e suicidio, politico e financeiro, patrocinar o qto pior melhor, como projeto politico.

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