Lisura eleitoral no Brasil está comprometida, por Janio de Freitas

Fraude de Bolsonaro nas redes sociais lança luz aos saltos nas pesquisas de intenção de voto 
 

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
 
Jornal GGN – A lisura da eleição presidencial está comprometida pelo uso fraudulento da internet em benefício do candidato Jair Bolsonaro. Os resultados do disparo massivo de mensagens no WhatsApp para milhões de eleitores contra o seu oponente, Fernando Haddad (PT), usando inclusive notícias falsas, são irreparáveis e impagáveis, observa Janio de Freitas na coluna deste domingo (21) na Folha de S.Paulo.
 
Agora, o Judiciário foi colocado em uma situação de extrema responsabilidade diante desse quadro, mas Janio mostra preocupação com os passos que dali serão dados, ao lembrar que não só magistrados do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral, mas também a Polícia Federal, comprometeram-se em facciosismos em eleições anteriores.
 
“São vários crimes associados e simultâneos que se mostram na revelação da repórter Patrícia Campos Mello de que empresas pagaram ao menos R$ 12 milhões por pacotes de disparos em massa de mensagens, no WhatsApp, contra Fernando Haddad (PT). Já se sabe que uma das empresas de informática capazes desse serviço, por exemplo o Dot Group, pode lançar mensagens para 80 milhões de pessoas”, reforça o articulista lembrando que gasto de empresas com candidatos é crime eleitoral, e todo o financiamento a candidato precisa ser declarado à Justiça Eleitoral.
 
“O uso de endereços eletrônicos deve ser fornecido pelo candidato ou seu partido, sendo ilegal a listagem com outra proveniência, como houve. Formação de quadrilha. Textos com falsidades, prática de fake news também ilegal. Abuso de poder econômico para influir no resultado de eleição. Embora o inventário possa continuar, já se tem aí o suficiente para deixar entalados os juízes dos tribunais superiores”, completa.
 
Janio pondera que a descoberta da fraude lança luz aos saltos nas pesquisas de intenção de voto que Bolsonaro alcançou na reta final deste pleito, “depois de sua demorada lerdeza nas pesquisas”, o que seria uma explicação mais convincente “do que o tal ódio antipetista”.
 
“Esse velho sentimento não contou com fatos repentinos e repetidos que o levassem a espraiar-se nos saltos de tantos milhões de eleitores conquistados, em intervalos de 48 ou 72 horas”, conclui Janio alertando que os ministros e juízes precisam se debruçar sobre o tema.
 
“Mas imaginar algum indício em tai s precedentes será esquecer as decisões que levaram à crise de prestígio do Supremo e às críticas ao Superior Eleitoral. Apoiador de Bolsonaro ou de Haddad, espere sem esperança. Pois é, Bolsonaro falou muito e à toa em fraude. Por algum motivo, fraude não lhe saía da cabeça”, conclui. Para ler a coluna na íntegra, clique aqui.  
 
Redação

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. necrose da democracia

    Reafirmando: este processo eleitoral está corrompido. O primeiro turno já é produto de fraude.

    Se manter nesta disputa é aceitar e legitimar a trapaça. Saindo da disputa enquanto é tempo, acaba com a legitimidade da vitória do coiso e ninguém vai apagar a mancha da fraude na testa dele.

    Sair enquanto é tempo, na pior das hipóteses vai dar ao coiso o mesmo selo estampado hoje no Maduro.

     

  2. Se comprometida por fake news ,,,

    Parece aos nossos doutos togados um crime sem importãncia, mas na verdade foi tremenda fraude feita em varios episódios até midiáticos desde 2014. Mas na fraude estavam togados, milicos e como disse Cajú: “com tudo” Pobre povo brasileiro, mais uma vez…

  3. Agotra é a hora dos

    Agotra é a hora dos verdadeiros jornalistas, como Janio de Freitas, se posicionarem frente ao iminente desastre.

    A serem lembrados, daqui a alguns anos, caso o desastre se concretize. 

  4. A melhor coisa do pior golpe

    A melhor coisa do pior golpe da histlória da humanidade foi a queda de todas as máscaras. Quem bem informado hoje em dia acredita na justiça brasileira ? Pra quê cinco dias pra se apresentar a defesa do bozo, se provas e boa parte dos suspeitos já é s sabido da boa parte da imprensa e jsutiça? Pra combinar o discurso e a desculpa a ser dada pra protelar até a virória ser confirmada do capitão? Porque não busca e apreensão num crime tão evidente e que pedia rigor e pressa dado a proximidade do segundo turno? E se fosse o Pt o beneficiário, Seria p “flash” de sempre ou esta “lesma” de agora?

    As máscaras não exisntem mais porque todos sabem a respostas.

  5. O nome disso é Fraude

    Foi fraude, na cara dura, com a utilização do What’s app para o impulsionamento da candidatura de Bolsonaro. Muito provavelmente, a propaganda difamatória criminosa, além de inflar a votação do candidato presidencial fascista, também exerceu influência na eleição dos governadores, dos senadores, dos deputados federais e dos deputados estaduais. Assim sendo, a única maneira de se restabelecer a lisura do pleito consistiria na anulação  inteira do primeiro turno. Agora, é claro que o TSE não fará isso e tampouco dará celeridade à investigação da produção em massa de fake news contra o PT  e o Haddad. E as razões para essa inação do judiciário, evidentemente, são políticas, não jurídicas. Dilma não poderia vencer as eleições; venceu e foi deposta por um golpe. Lula foi preso porque praticou “atos de ofícios indeterminados” ? Nâo, Lula foi condenado e preso para evitar que o PT  voltasse à presidência da República, após o golpe midiático-judicial contra a democracia. Este contexto é que explica a incapacidade  do judiciário, em um primeiro momento, de combater as fake news e, em um segundo momento, a falta de disposição de invetigá-las de modo efetivo. O resumo de tudo? O golpe veste toga. 

  6. bom post

    Bom  comentario do JF como sempre.

    Para os historiadores do futuro será uma rica fonte de pesquisa. 

    Semana a semana JF tenta descrever o ambiente politico. Que está cada vez mais cinza.

    Vamos ver o que o TSE dirá hoje, se não cancelar novamente. Nada podemos esperar de bom!!!!

    Estava agora pensando…sobre os acontecementos politicos.

    2013- não estou entendendo nada…

    2015- estou começando a entender…

    2018- já entendi tudo!

  7. Acredito que

     diante dos acontecimentos (fraude no atual pleito eleitoral e que o TSE não vai fazer absolutamente nada), o TSE está à beira da irrelevância total. Mas poderia ser pior para o TSE. Já imaginou que diante da omissão do TSE o Haddad renunciasse ao pleito? Acho que teria o efeito de uma bomba atômica. Mas não vai acontecer; O Haddad vai até o final, vai perder, vai reconhecer a derrota e vai fazer o tradicional discurso para a militância, dessa forma, livra a cara do TSE,

     

  8. As atrocidades das autoridades.

     Se nada for feito contra esse crime eleitoral , está sacramentado a terrível certeza que vivemos em um país onde as AUTORIDADES é quen não respeitam as leis que eles próprio criaram. E estas, quando  utilizadas,  só servem para serem aplicadas contra os que a eles se opõem. Uma barbérie em pleno século 21. 

  9. Está comprometida desde o
    Está comprometida desde o momento em que as tartarugas aceleraram pra cassar a candidatura Lula…..

    Depois disso foi um casuísmo atrás do outro…..

  10. E dai?

    Nassif: o daBala pode fazer o que bem entende. Já tá eleito. Dizem que a diplomação (pelos verdeolivas) vai ser na quintafeira próxima, na PraiaVermelha. A CorteEleitoreira só há de ratificar o ato, em cerimônia lambebotas.

    Em Paris, o Príncipe tem 60 caixas de ChâteauMargaux, daquela safra com aromas de mirtilo, frutas vemelhas e cassis, notas de flores da Primaver, denso e rico, muito estruturado, com baixo tanino e levemente domado. A fina flor do bando já tá por lá, prá comemorar. E foi pago direto das Ilhascahimãs.

    Do mais, o buraco é mais em baixo. Dizem que o russos elegeram Trump e nem por isto ele foi deposto.

    E num vai ser porque umzinho daqui e dali descobriu a falcatrua que o corso não seguirá pela Sapucai. Domingo tem até futebol.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador