PT arrisca ficar sem candidato se não substituir Lula até 11 de setembro

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Ricardo Stuckert
 
Jornal GGN – Se não substituir Lula por um plano B até o dia 11 de setembro, prazo dado pelo Tribunal Superior Eleitoral, o PT corre o risco de ficar sem candidato. É o que informa reportagem da Folha desta terça (4).
 
Segundo o jornal, na noite de segunda (3), o advogado Luiz Fernando Casagrande Pereira, que defende o PT no TSE, avisou o conselho político da campanha que há um “risco de perda de registro da candidatura petista” na estratégia de recorrer ao Supremo Tribunal Federal contra o indeferimento de Lula.
 
Para o leitor compreender o impasse:
 
A estratégia eleitoral do PT, de levar a candidatura de Lula até as últimas consequências, foi planejada em duas frentes: uma no Tribunal Superior Eleitoral e outra no Supremo Tribunal Federal e no Superior Tribunal de Justiça.
 
No TSE, a defesa apontaria centenas de casos de políticos que foram eleitos na mesma situação de Lula, conseguiram reverter a “inelegibilidade provisória” imposta pela condenação em segunda instância e assumiram o cargo. Ou seja: insistiria que há jurisprudência que permite a Lula concorrer mesmo condenado e preso. Negar isso ao petista seria fazer um julgamento de exceção. O argumento central é que ele tem direito a recursos contra o caso triplex em instâncias superiores.
 
No STJ e no STF, a defesa na área criminal buscaria a suspensão do efeito da inelegibilidade sobre Lula. Em entrevista ao canal Tutaméia, no Youtube, Pereira explicou que as duas ações estavam amarradas e o sucesso de Lula no TSE dependeria da liminar do STJ ou STF.
 
Contudo, conforme exposto por Pereira no julgamento do registro de Lula no TSE no dia 31 de agosto, a defesa de Lula desistiu de recorrer ao STF e STJ em busca da suspensão da inelegibilidade. E isso ocorreu porque a banca do advogado Cristiano Zanin havia apresentado, em Genebra, ao Comitê de Direitos Humanos da ONU, um pedido para soltar o ex-presidente e garantir sua participação da eleição.
 
Havia expectativa de que a liminar do Comitê viesse antes do julgamento do registro de Lula no TSE. E, de fato, numa vitória sem precedentes, a ordem veio em 17 de setembro.
 
A liminar obriga o Estado Brasileiro, com base no Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos, a adotar as “medidas necessárias” para que Lula dispute a Presidência em 2018, mesmo que continue preso em Curitiba (o Comitê da ONU, portanto, atendeu parcialmente ao pedido da defesa do ex-presidente). 
 
Antes de ver a liminar ser derrotada por 6 votos a 1, Pereira afirmou aos ministros do TSE que a defesa confiava que a determinação do Comitê da ONU não seria em nenhuma hipótese desrespeitada pelo Judiciário brasileiro, uma vez que o Pacto foi internalizado – ou seja, virou lei doméstica – em 2009, por meio do Decreto Legislativo 311. 
 
Mas o arco formado por setores do Judiciário, pela Procuradoria-Geral da República, parcela da grande mídia e o governo Temer – que trataram de esvaziar o poder do Comitê da ONU – não recuou da inabilitação de Lula a qualquer custo – inclusive o de um vexame internacional, em clara demonstração de que o País atravessa uma crise institucional sem prazo para acabar.
 
Ainda na segunda (3), o PT anunciou, por meio de Fernando Haddad e Gleisi Hoffmann, que Lula vai recorrer ao Comitê de Direitos Humanos em busca de uma resposta para a decisão do TSE, que desrespeitou o Pacto Internacional.
 
Em outra frente, a defesa de Lula interpela o Supremo para saber se o TSE tem direito de desrespeitar decisão do Comitê da ONU.
 
O recurso no STF também demanda uma liminar para garantir que Lula permaneça candidato até que a Corte se manifeste sobre o imbróglio que impede o registro da candidatura.
 
Ocorre que, mesmo que o Supremo conceda a liminar, o PT tem até o dia 17 de setembro, no máximo, para fazer a substituição de Lula. É o prazo final para informar à Justiça Eleitoral o nome que vai aparecer na urna no dia 7 de outubro.
 
Pelo que informa a Folha, a defesa considera que se o Supremo deixar para julgar o mérito do recurso do PT contra o TSE depois do dia 17 de setembro, o partido perderá o prazo e ficará sem candidatura.
 
Por isso, “segundo petistas, muito a contragosto, Lula tem admitido a possibilidade de substituição no dia 11 mesmo que seja acolhido, em caráter liminar, um recurso apresentado pelo partido ao Supremo Tribunal Federal (STF) pela manutenção de sua candidatura”, anotou o jornal.
 
O risco é tal que lideranças do PCdoB teriam pressionado o PT a fazer a troca até dia 11, para assegurar a chapa na qual Manuela D´Ávila será a candidata a vice-presidente, acrescentou o jornal.
 
Pelo desenrolar da trama até aqui, o plano mais radical – aparentemente já abandonado desde que o PCdoB decidiu apoiar o PT na empreitada – de levar Lula às urnas sub judice restou inviável, sob o risco da coligação ficar sem presidenciável. “Com (recurso no) Supremo, com tudo.”
 
Há quem avalie, por outro lado, que será um ganho para o PT fazer a transição de Lula para Haddad o quanto antes.
 
A conferir.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

38 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Torcemos para que fique sem candidato…

    Já elegemos a Dilma. De quê adiantou???

    O Haddad será a próxima Dilma.

    Só Lula pode colocar o Brasil no rumo denovo…

    1. Uma “eleição” bem “peculiar”. Sequência de um golpe vigoroso

      A lisura dessa eleição é uma quimera, uma miragem.

      Na hipótese de tudo transcorrer bem certinho, sem “ajustes” na apuração, vencendo um candidato que se oponha ao golpe, vão impedí-lo antes mesmo de ser empossado. Os parceiros nativos do Mr. Blanco não podem titubear quanto a isso. 

    2. FATO  ..as cartas estão sobre

      FATO  ..as cartas estão sobre a mesa  ..NÂO nos dão opção  ..ou vc prefere vestir o pijama e ficar asssitindo sem ao menos tentar nada

      Se há uma possibilidade de se ocupar um MINIMO de espaço nos destinos políticos do país  ..penso que não se pode esmorecer e seguir na luta (mesmo que com mãos e pés amarrados)

      A LUTA é dura  ..o GOLPE continua  ..quem o deu não deu pra entregar na lisura

  2. Lula e o PT entregando para

    Lula e o PT entregando para Brasil a direita.

    O povo não é cordeirinho que vai voltar 13 independente do candidato.

    É obvio que pela via judicial não irá dar em nada!!!!!! Recorrer a comitê de ONU me recuso acreditar nessa inocência.

    Ta se desenhando um Bolsonaro e Marina para o segundo turno.

  3. Lula é candidato sub judice. Por lei, pode fazer campanha

    Enquanto o acordão do T$E que declarou a inelegibilidade do Lula não transitar em julgado, o Lula é candidato sub judice, podendo fazer campanha eleitoral, a teor do disposto no art. 16-A, da Lei nº 9504/1997.

    A menos que não estejamos mais num estado de direito, Toto

        1. Isso é um oxímoro… Bons em sonetos, nao em discussao de idéias

          Contentamento descontente fica lindo em Camoes, mas estado de direito da direita nao existe! (rs)

          1. Eu já suspeitava desde o princípio que o Moro é estúpido

            Oxímoro, oximóron ou paradoxismo, (do grego ὀξύμωρον, composto de ὀξύς “agudo, aguçado” e μωρός “estúpido”, é uma figura de linguagem que consiste em relacionar numa mesma expressão ou locução palavras que exprimem conceitos contrários, tais como festina lente (“apressa-te lentamente”), “lúcida loucura”, “silêncio eloquente” etc. Trata-se duma figura da retórica clássica. Dependendo do contexto, um oximoro pode ser considerado um vício de linguagem.

            Morós = estúpido

            A propósito, Ana Lú, o meu oxímoro é um vício de linguagem?

            Bom dia, Amiga.

          2. Como eu disse, num soneto nao é…

            Mas numa discussao de idéias é. Aliás, mais que vício de linguagem, é vício de pensamento. Faz um jogo de efeito apenas, nao traduz uma idéia coerente.

  4. Recuros

    O PT está entrando com recursos contra a decisão do TSE no Cômite da ONU e também junto ao STF. Caso Lula receba uma liminar supendendo a decisão do TSE e a liminar não for cassada até dia 17/09, seu nome e foto aparecerão na urna eletrônica, mesmo que decidam, depois do dia 17/09 que ele está inelegível.

    Vai ser maravilhoso ter uma enxurrada de votos em Lula e assim votos anulados. A farsa da eleição vai pras cucuias e uma crise política gigantesca se instaura no país, pagar para ver? Eu pago!

    1. Desculpe, mas eu não.
      Com o

      Desculpe, mas eu não.

      Com o PT fora, vão fazer valer a força para “legalizar” a eleição do segundo colocado. Se isso significar pedir uma “ajudinha” para o Trump, com alguns porta-aviões, eles vão pedir. Não se iluda.

    2. Prezado João Sabóia,
      Lula

      Prezado João Sabóia,

      Lula receberá liminar de quem? Do Poder Judiciário, claro. A dúvida é: terá ele, Judiciário, essa disposição? Por que acreditar que a partir de agora  deixará a covardia de lado? Reafirmo sem medo de errar: JAMAIS o Supremo deliberará qualquer coisa a favor de Lula nesse contexto político. 

      Não menospreze a covardia, a pusilanimidade e os compromrissos políticos-ideológicos do Judiciário, e em especial do STF. 

      1. Realidade

        JB: mesmo concordando com parte de sua ideia, não me afasto da visão do João. Quem nada tem arrisca tudo. Perde o quê? Se o MelianteOperárioNordestido mesmo em cana lidera as sondagens dos eleitores, reconhecido até na pesquisa do Partido dos Banqueiros, recuar e trazer Haddad pro centro do picadeiro não resolve. É o que querem os safados. Os milicos e o bando da Toga, coautores do golpe, se sentirem que o ex Prefeito de São Paulo pode levar no primeiro turno, mandam baixar a cortina do teatrinho que vêm armando, desde 2009. Vamos deixar que eles proclamem o SapoBardudo inelegível. O Haddad-Manuela impedidos. Todo PT proibido de concorrer com qualquer candidato, em todas as eferas eleitores. Esse é o sonho deles, Casernas e maiorais nos Foruns. Esta eleição só será honesta se o Trump, que agora comanda o quintal, disser diferente. Caso contrário, todos nós do Povão estamos fudidos…

  5. Na prática, o PT já colocou

    Na prática, o PT já colocou Haddad como cabeça de chapa. Estão recorrendo até as últimas instâncias disponíveis, como deveriam, mas agora é só questão de formalizar a substituição. Não há (faz tempo) ilusão de que exista qualquer resquício de justiça no caso de Lula.

  6. Vai Mesmo Ter Eleição?

    Nassif: não procede o risco, se pedir liminarmente a suspensão do  acórdão do TSE ao STF. Não concedida a liminar, aí sim. Se concedida, vai-se ao abraço. Agora, depende para qual ministro sortudo o caso (já) foi “sorteado”. Dizem que o NÃO leva R$ 5 mi. Se daquela panelinha, encabeçada pelos 6 do Delcídio, então lascou-se. Ou naqueles outros 2, um nomeado pelo Mordomo de Filme de Terror, ou aquele que odeia trabalhador, também com esses a vaca vai pro brejo.

    Agora, se verdade que Haddad se diz frustrado e ansioso para ser candidato, melhor mandar ele segurar a franga. Ele sabe muito bem que se a coisa apertar os milicos, copatrocinadores do golpe, fecham a bodega. E o bando de toga acha (e se não achar inventa) um jurisdiquêzinho pra legalizar o golpe dentro do golpe.

    Salvo melhor juizo, o MelianteOperárioNordestino tá no rumo. Mas corre o risco de passarem o serol nele. Bala é o que não falta, daquele lote da Polícia do Príncipe de Paris, que foi surrupiado no nordeste. Sabe que o Japonês é pau pra toda obra. Não vão precisar nem trazer capanga do Diamantino pro expediente…

  7. Arguir ingenuidade para

    Arguir ingenuidade para políticos experientes e uma banca de advogados competentes e empenhados seria um despautério. Não obstante, há uma pergunta entalada na garganta de todos nós: por que correr todos esses riscos se de  antemão se sabe que nada, absolutamente nada, que possa beneficiar o Lula eleitoralmente(nem processualmente) será acatado pelos tribunais superiores? Como se diz no popular: está tudo dominado! E bota dominado nisso!

    Ora, se até votos isolados, como foi o caso do proferido pelo ministro Fachin no TSE, está motivando revoltas por parte da máquina que pressiona o Judiciário, imagina uma decisão favorável. Seria a antecipação do armagedon por essas “terras brasilis”.

    Entendo, e até acho ser um pleito legítimo do ex-presidente, sabidamente um injustiçado, lutar até a undécima hora por seus direitos políticos. Mas quando a Realidade se impõe de nada adiantará correr risco de tal magnitude que é deixar de fora a única candidatura competitiva da Esquerda. O povo brasileiro, e particularmente os eleitores da Esquerda e do PT, não merecem ficar abandonados no meio do caminho. Por isso HADDAD neles sem pena e dó!

    1. Respostas

      Suas perguntas são as próprias respostas.
      Surpresas virão até amanhã. 

      Jogo é jogo. Treino é treino. Quando tá valendo, tá valendo.

  8. UMA curiosidade macabra
    O

    UMA curiosidade macabra

    O mandato de Carminha Globeleza vai até o dia 14/09 ..uma sexta feira  ..TOFFOLI assume dia 17 na pratica  ..no limite da data (provavel ele esteja agradecendo a “sorte” de não ter que se expor a tempo) 

    TODOS sabemos que esta eleição esta marcada como FRAUDE

     ..como cidadãos o que buscamos é saber até aonde campeara a IMPUNIDADE e a coragem de 3 duzias de justiceiros que não encontram nas Instituições, e demais pares, a vontade necessária pra lhes dar freios e fazer respeitar os direitos e a vontade de DEZENAS de milhões

    Ainda, pra julgar LULA, como confiar na lisura de Celso de Melo, Marco A, Gilmar Mnedes, Levanmdovsky, o próprio Toffoli e FACHIN que, somados, dariam o habeas corpus a LULA ???

    Outra verdade incomoda é que mesmo que o PT e Haddad cedam ao AUTORITARISMO, a ilegalidade de Barroso e do TSE, nada garante que a transferência de votos se dará  ..nem tão pouco se ganhar, se Haddad assumirá  ..menos ainda se conseguirá governar

    Infelizmente o final desse GOLPE esta longe de acabar  ..só espero que este, um dia, quando findar (e muitos de nós não estaremos vivos pra ver), espero que seus autores (muitos estarão vivos, ainda mais os joviais juízes e promotores do PR) espero que os autores não sejam anistiados, ao contrário, que sejam MARCADOS e lembrados pra que não possam circular livremente por nenhuma parte deste PLANETA pelo resto dos seus dias, fora que seus nomes sejam execrados pelos livros de história deste país.

     

  9. Que seja!

    Se alguém tiver que sujar as mãos (ainda mais) que sejam eles. Eles tem o calendário nas mãos e o departamento de cobrança que viaja de Dodge.

    Se o PT resolver ficar com a frustação do povo que não vai poder votar no Lula, terá muito mais do que se detonar o Lula para colocar o vice.

    Lula impedido fará bem para a imagem do Brasil? Se Lula entregar os pontos em favor de Haddad estará respaldando todo o arbitrio de que tem sido objeto. Melhor perder por W.O. forçado e ser campeão moral sem abandonar a torcida do que avalizar juizes tortos que não cumprem o regulamento e de qualquer jeito, darão a vitória aos adversários…

    1. tremenda BOBAGEMse é pra

      tremenda BOBAGEM

      se é pra morrer  ..MORRER LUTANDO até o ultimo minuto e diante da ultima possibilidade  ..dando trabalho  ..tentando as reformas, mantendo a obra  ..indo ao limite mas não se inviabilizando e deixando o caminho livre pra cachorros percorrerem ..ganhando a eleição, tentando assumir, tentando governar

      magina  ..facilitar a vida destses FDP ??!!

      pregar a desistência é o mesmo que votar nulo  ..ó facilita a vida dos golpistas

      Haddad ?  ..isso é um detalhe  ..não importa a arma, interessa LUTAR e manter o espaço conquistado !!!!!

      1. Desistir jamais!

        Sr. Romanelli, Em nenhum momento se prega a desistência. Ao contrário, penso que urge enfrentar a besta do golpe. Só há entretanto, uma única arma eficaz contra os golpistas: A força do Povo. Torcida que estará motivadíssima a quebrar o pau ao ver seu time impedido de jogar.

        Você joga contra o time da casa, com regras que mudam a cada instante, a sua torcida tem que ficar calada e fora do estádio, contra cada gol que o seu time faz anotam dois para o time adversário, você jogando dentro das regras e os outros entrando de carrinho por trás e, pior, o resultado já foi publicado pela imprensa golpista antes do jogo começar. Neste caso penso que tem mais sentido continuar o jogo em outro campo.

        Quando todos partidários do outro time pedem, chantageiam, exigem, obrigam que você abra mão do time principal e entre em campo com o time reserva (que nunca jogou) e está ameaçado pelo juiz e bandeirinhas, parece loucura entrar em campo!

        https://jornalggn.com.br/noticia/ministerio-publico-denuncia-haddad-2-vezes-em-8-dias-usando-a-mesma-causa-pela-3%C2%AA-vez

    2. Apesar de ter te dado uma estrela, vou pensar no que tu disseste

      Será que os juízes darão a vitória aos adversários de qualquer jeito?

      Acho que, para dar vitória aos adversários, os juízes precisarão da ajuda dos institutos de pesquisa, pois o candidato campeão das intenções de voto e que mesmo com a margem de erro para menos ficar acima da margem de erro para cima do segundo colocado, fica impossível empurrar um candidato anti-popular goela abaixo da população.

      1. Ou Lula ou nada!

        Sr. Rui,

        Aceito a sua estrela. Ainda mais se ela vier com o numero 13 inscrito. O problema é que os juizes brasileiros são DEOS e dispensam qualquer ajuda. E desprezam margens de erro. Impossivel alguém mais anti-popular que temer e….olha ele ai, com congresso, com militares, com mídia, com supremo de frango, com tudo!

         

  10. Candidato do Lula

    É óbvio que Lula quer primeiro sujar as mãos de todo o judiciário.

    O juduciário e o MP já estão ´atrás do Haddad, isto é fato.

    O tempo é curto só restará a nós votarmos no Ciro que é o plano B de Lula,

    Se o plano B fosse Haddad Lula seria mais rápido.

    Eu concluo, modestamente, que o candidato de Lula é Ciro Gomes.

  11. Candidato do Lula

    É óbvio que Lula quer primeiro sujar as mãos de todo o judiciário.

    O juduciário e o MP já estão ´atrás do Haddad, isto é fato.

    O tempo é curto só restará a nós votarmos no Ciro que é o plano B de Lula,

    Se o plano B fosse Haddad Lula seria mais rápido.

    Eu concluo, modestamente, que o candidato de Lula é Ciro Gomes.

  12. Lula morreu ? Lula desistiu

    Lula morreu ? Lula desistiu da candidatura ? Parecendo-me serem negativas as respostas, como ficar sem candidato, o candidato é Lula ! Ou será que o EI, facção da “Al Jazeera”, vai detonar um Boing na masmorra de Curitiba no dia 11 de setembro ?

  13. No xadrez, existe uma coisa

    No xadrez, existe uma coisa chamada sacrifício. O jogador deixa o adversário tomar um ou dois peões, para poder ter mais espaço para suas peças. É um pouco isso o que está acontecendo. Se o PT não tiver candidato, que seja. A questão, seja com Haddad eleito ou não, é a resistência ao golpe. Não há dúvidas de que a resistência fica facilitada se eles, como já disse um articulista acima, sujarem mais as mãos. A resistência não é abaixando a cabeça para eles institucionalmente, mas a consciência da população que se formará (e já está se formando) no processo.

    Haddad, se eleito, seria um problema a eles contornarem, sem dúvidas, porém não o problemão que muitos imaginam. O problema se chama Luís Inácio Lula da Silva e se encontra numa cela em Curitiba. É nele que as ações políticas devem se centrar. É importante ter isso claro, porque o momento não comporta vacilos e titubeações. A situação já é muito difícil por si só, então se os gênios da política ficarem atrapalhando com suas análises inoportunas (que, na maior parte das vezes, são capituladoras e querem se adaptar ao golpe), essa dificuldade só se intensifica.

    Na verdade, Lula só não foi esquecido no prisão porque o povo não o esqueceu e demonstra uma consciência política que falta a muitos dirigentes e formadores de opinião de esquerda (raras exceções). Se não fosse essa consciência, o golpe já tinha se consolidado totalmente e se integrado à vida nacional. Resistir, portanto, é preciso.

  14. A primeira capacidade do

    A primeira capacidade do grande estrategista é a perfeita noção da realidade, o desejo NÃO pode suplantar a realidade.

    Napoleão Bonaparte e Adolf Hitler perderam a guerra com a Russia porque superestimaram seu poder e desprezaram a realidade. Lula não tem neste momento como mudar a realidade e portanto deve ajustar sua estrategia ao que existe.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador