Aragão acredita que Lula tem chances no Superior Tribunal de Justiça

Foto: Lula Marques

Jornal GGN – O ex-ministro da Justiça Eugênio Aragão disse em entrevista ao portal Os Divergentes, divulgada no domingo (15), que acredita que o ex-presidente Lula tem chances de reverter condenação e prisão com recursos ao Superior Tribunal de Justiça, quando o caso for analisado no mérito.

“Eu acredito que o Superior Tribunal de Justiça, a hora que tiver a oportunidade de confrontar com os fatos que embasaram essa condenação, quando entrarem no recurso especial, com todas as nulidades praticadas pelo Moro, vão realmente se convencer de que Lula foi vítima de uma atuação ‘alternativista’ da Justiça. Que não tem nada a ver com o devido processo legal. E quando isso ficar mais claro, vamos começar a ver a luz no fim do túnel.”

Segundo Aragão, “até agora, o STJ só se manifestou sobre questões colaterais, como a liberdade de Lula, mas não sobre o mérito do julgamento. Não é preciso ser um profundo conhecedor do direito penal para saber que as coisas foram feitas de forma muito torta.”

Na visão do ex-ministro, o processo de Lula está amarrado ao calendário eleitoral e, por isso, é difícil prever quando seus recursos serão analisados. Ele lembra que a ação penal tramitou em velocidade recorde para que o ex-presidente fosse condenado em segunda instância em preso. Mas os recursos às instâncias superiores já foram apresentados e, agora, o andar da Justiça é outro, na tentativa de deixar Lula de fora da eleição.

“Existe um timing claro do TRF4 em relação a isso. Ele dormitou por 50 dias nos recursos de Lula não foi atoa. As coisas foram todas calculadas para dificultar a participação dele nas eleições. As coisas andaram muito rápidas até sua prisão. O que eles queriam eram prendê-lo rapidamente. Depois isso, o passo mudou, porque não tinham interesse em interferir na inelegibilidade dele. Quando surgiu uma janela para mudar isso na Segunda Turma (do STF), querem decidir a todo custo agora decidir a inelegibilidade dele. Enquanto isso não for decidido, o Lula continua elegível.”

 
DALLAGNOL E FAVRETO
 
Questionado sobre o que acha da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, Aragão respondeu que “eles fazem parte de uma classe média que, desde o conflito que se estabeleceu no Brasil em torno da destituição da presidente Dilma e do projeto político do PT, tem se estabelecido como uma verdadeira frente com uma bronca quase que visceral com o PT e o Lula. É algo que está dentro de parte de nossa classe média.”
 
Aragão advertiu que, hoje, “é quase um consenso dentro do Ministério Público de que Lula não merece o destino que espera. Esse apoio a Dallagnol e a Moro é muito forte dentro do MP. Os talvez 20% que não concordam com isso não ousam se manifestar, haja visto o que aconteceu agora com (Rogério) Favreto. Essa máquina de fabricar consensos dentro do Ministério Público é brutal. Ela acaba com reputações, acaba com perspectivas de carreiras das pessoas que resolvem confronta-lo. Um consenso imposto a ferro e fogo autoritário dentro do MP que não permite divergências e não admite a ideia de que Lula ou o PT possam voltar ao governo.”
 
O desembargador Rogério Favreto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, concedeu um habeas corpus a Lula que não foi cumprido porque Sergio Moro, em conluio com parte da própria corte, atropelou a decisão do magistrado. Na sequência, a Procuradoria Geral da República representou contra Favreto no Conselho Nacional de Justiça e no STJ.
 
Leia a entrevista completa aqui.

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Luís Henrique Donadio Baptista

- 2018-07-17 12:47:19

Derrotismo

Bom, pessoal, já que nada adianta, que tá tudo dominado, vamos pra casa chorar. Até por que postar comentário derrotista no ggn também não adianta (e, pensando bem, faz parte do golpe).

Ou então vamos, na onda do agente provocador residente da CIA, o Somebody, amarrar umas bombas na cintura e pagar uma visita ao STF. Se bem que, lógico, isso também faz parte da estratégia do golpe para justificar o prende-e-arrebenta que vai se desenhando.

Rui Ribeiro

- 2018-07-17 10:26:56

O Aragao acreditva na Raquel Dodge

Lembro-me que, mesmo após a Taquel Dodge ter se encontrado na calada da noite com o ladrão Temer, o Aragao de e pediu um voto de co fiança pra ela. As caxorreiras da cadela sao visíveis a olho nu

Jus Ad Rem

- 2018-07-17 06:39:04

#

Gosto do Aragão, mas ele é um otimista.

O Golpe de 2016 é pra valer e isso não será revertido pelo judiciário golpista e nem por ninguém.

Quem manda nessa merda é a Globo, infelizmente.

Se a Dilma pudesse prever o futuro, não deveria renovar a concessão dessa emissora golpista.

 

Stalingrado Lula da Silva

- 2018-07-17 00:46:05

Lula livre
Sem chance, Lula já estava condenado antes da acusação ocorrer. O PT age corretamente em criar o fato político quanto ao lançamento da candidatura de Lula Magno, sem ter a ilusão de absolvição pelo PJ, Partido da Justiça. Lula ao demitir Lacerda da Abin caiu na armadilha de Gilmar Mendes, Veja e Cachoeira. Dilma com Zé Cardozo, idem. Agora é ganhar as próximas eleições e não repetir os erros. #HaddadNoGovernoLulaNoPoder

Mario Côrtes

- 2018-07-16 22:59:28

Os 20% de justos no MP

Interessante o comentário do ex ministro Aragão de que há 20% dentro do MP que não concorda com as atuais práticas ilegais do MP e da Justiça no Brasil, mas são sujeitos a uma pressão insustentável quanto à sua carreira. Se fosse possível argumentar que, caso o Brasil voltasse ao curso justo da Justiça, este 20% tornar-se-ia 100%, talvez eles ganhassem coragem de enfrentar o monstro. Mas eu entendo as dificuldades. O monstro é assustador e poderoso.

Gilberto Marcondes

- 2018-07-16 22:47:45

Depois dessa estou convencido

Depois dessa estou convencido de que o Aragão acredita até no Papai Noel.

franciscopereira neto

- 2018-07-16 22:17:19

Janot

Fico preocupado com essa entrevista nesses termos.

Eu não acredito que ele creia no que disse. Mas disse.

O que isso representa, sinceramente não sei, até porque Eugênio Aragão deve estar escolado depois que sugeriu a indicação do "amigo" Janot para a PGR, e depois, mais recentemente publicou uma carta desancando-o, como um verdadeiro traidor.

MarFig

- 2018-07-16 21:57:22

Só se um meteoro cair na

Só se um meteoro cair na cabeça da Laurita Abdelmassih.

AMORAIZA

- 2018-07-16 21:46:20

Com todo respeito

caro Ministro, contudo, a ocasião me convida a tratá-lo pelo nome de Ingênuo Aragão.

Wilton Santos

- 2018-07-16 21:05:00

A estratégia do PT é

A estratégia do PT é prolongar ao máximo a impugnação da candidatura do Lula. Se a candidatura do Lula for impugnada após o início da propaganda eleitoral terá impacto significativo no eleitorado. Apesar de parecer uma estratégia inócua, possui um lado coerente que é iniciar a campanha eleitoral com o Lula como presidente. Assim poderão explorar ao máximo o argumento de perseguição política pelo judiciário num momento em que os eleitores estarão mais atentos ao que está acontecendo. 

edsontadeu

- 2018-07-16 20:30:48

Eu  acho  Eugenio Aragao de

Eu  acho  Eugenio Aragao de uma inocencia que  chega ate dá dó. Parece  que  ele esquece de quem estar por traz  desse golpe  contra  Lula Dilma  Pt.  Dirceu  etc. Eu nao acredito que ele  ache  que alguem dentro do STJ va  fazer  justiça a Lula porque isso estar fora de questao. A quadrilha  que  vem destruindo o Brasil  roubou muito  tanto que comprou  todo o judiciario e mesmo que nao tivesse comprado. os EUA  o principal interessado em  acabar com o Brasil,  deixando esta naçao sem  suas proprias empresas. jamais  vao  querer que Lula tenha  um julgamento  correto. É perca de tempo brigar por justiça. Sou obrigado a  dizer que  aqui tem que  nascer um  ETA da vida. se isso nao acontecer o BRASIL vai  para  o beleleu. pode apostar.porque tudo que  ]os americanos nos tiram como  minerais, pre  sal, construtoras,nossa industria de avioes, nosso submarino  nuclear. sao levados  para la. em detrimento do nosso país do nosso povo.

Anarquista Lúcida

- 2018-07-16 19:53:46

Até a Velhinha de Taubaté riu dessa 3...

Sonhar nem sempre é bom, às vezes atrapalha. Ficar contando com coisas que nao vao acontecer sem dúvida atrapalha.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador