Condenação de Dallagnol é “recado” a todos os agentes que abusam de seu poder, diz Grupo Prerrogativas

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

"A decisão deveria ser colocada em um power point e ter a mesma divulgação que o criminoso power point original teve em todos os veículos de comunicação", defendeu o grupo de advogados

(Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Grupo Prerrogativas divulgou uma nota na noite desta terça-feira (22) elogiando a decisão do Superior Tribunal de Justiça, que obriga o ex-procurador Deltan Dallagnol a literalmente pagar por parte dos abusos que praticou contra o ex-presidente Lula na Lava Jato.

Dallagnol foi condenado a indenizar Lula em R$ 75 mil por causa do powerpoint do “caso triplex”. O STJ acolheu argumentos da defesa de Lula e admitiu um “descompasso” entre o que a Lava Jato propagou contra o petista na mídia nacional e internacional, e o que havia de fato nos autos do processo.

Confirma uma lista com os 10 maiores abusos de Sergio Moro na Lava Jato nesta reportagem do GGN em formato Web Stories

Para o Prerrô, “estamos diante de uma decisão simbólica. Porque, ao obrigar Dallagnol a indenizar um inocente, o sistema de justiça dá um importante recado a todos os agentes públicos que abusam de seu poder e desrespeitam os direitos dos cidadãos.”

“A decisão deveria ser colocada em um power point e ter a mesma divulgação que o criminoso power point original teve em todos os veículos de comunicação”, defendeu o grupo de advogados.

A nota ainda destacou que Lula agora “soma não apenas a reparação da justiça no plano do direito criminal, no qual – em todos os processos – ficou comprovado que é inocente, como também na esfera civel, com a condenação de Deltan Dallagnol.”

Em comunicado à imprensa, os advogados Cristiano Zanin e Valeska Teixeira celebraram a vitória e afirmaram que “a indenização de Lula é apenas um símbolo da reparação histórica que é devida.”

Já Deltan Dallagnol gravou um vídeo dizendo-se vítima da “reação do sistema”.

O jurista Lênio Streck rebateu a postura de Dallagnol: “Dallagnol se diz ‘injustiçado’. Ora, ele escapou barato. Pintou e bordou. Ganhou dinheiros com palestras em conflito de interesse. Tentou uma fundação de bilhões e levou chinelada do STF. Na Europa estaria preso. Agora o STJ fez ele literalmente PAGAR pelos seus atos!”, disse.

Recomendado:



Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador