Denúncia contra Lula “é mais um duro golpe no Estado de Direito”, diz Zanin


Foto: Reprodução depoimento Lula
 
Jornal GGN – A denúncia da Lava Jato de São Paulo contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva “é mais um duro golpe no Estado de Direito porque subverte a lei e os fatos para fabricar uma acusação e dar continuidade a uma perseguição política sem precedentes pela via judicial”. A manifestação é do advogado de Lula, Cristiano Zanin Martins.
 
O ex-presidente foi alvo, nesta segunda-feira (26), de uma acusação de suposto crime de lavagem de dinheiro, pela força-tarefa de procuradores de São Paulo, alegando que Lula recebeu R$ 1 milhão “ilícito”, por meio de doação, ao Instituto Lula.
 
Em resposta, a defesa de Lula lembrou que a doação “ilícita” foi declarada, contabilizada na Receita Federal. “A denúncia pretendeu, de forma absurda e injurídica, transformar uma doação recebida de uma empresa privada pelo Instituto Lula, devidamente contabilizada e declarada às autoridades”, escreveu a defesa, acrescentando: “É mais um capítulo do ‘lawfare’ que vem sendo imposto a Lula desde 2016”.
 
Na mesma peça, foi denunciado o controlador do grupo ARG, Rodolfo Giannetti Geo, por suposto tráfico de influência em transação comercial internacional e lavagem de dinheiro. 
 
Para chegar a acusar Lula, os procuradores sustentaram que o “prestígio internacional” do ex-presidente foi usado para influenciar nas decisões de Teodoro Obiang, da Guiné Equatiorial, para aumentar os negócios do grupo ARG no país africano. Assim, a denúncia transforma a relação internacional política do ex-presidente, já não mais no comando do Planalto, em benefício de um grupo econômico brasileiro como um crime.
 
Ainda, neste processo, os procuradores tampouco consultaram o denunciado, neste caso, Lula. “A acusação foi construída com base na retórica, sem apoio em qualquer conduta específica praticada pelo ex-Presidente Lula, que sequer teve a oportunidade de prestar qualquer esclarecimento sobre a versão da denúncia antes do espetáculo que mais uma vez acompanha uma iniciativa do Ministério Público – aniquilando as garantias constitucionais da presunção de inocência e do devido processo legal”, informou Zanin.
 
Na nota pública, o advogado criticou não somente a peça em si, sem sustentações, mas também o fato de Lula não ter sido ouvido em nenhum momento.
 
“Lula foi privado de sua liberdade contra texto expresso da Constituição Federal porque não existe em relação a ele qualquer condenação definitiva; tampouco existe um processo justo. Lula teve, ainda, todos os seus bens bloqueados pela Justiça; busca-se com isso legitimar acusações absurdas pela ausência de meios efetivos de defesa pelo ex-presidente”, concluiu.
 
Por último, Cristiano Zanin solicitou à Justiça Federal de São Paulo que rejeite a denúncia, “diante da manifesta ausência de justa causa para a abertura de uma nova ação penal frívola contra Lula”.
 
 
 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Leia também:  Toffoli suspende inquérito contra Aécio

9 comentários

  1. Tenho compaixão

    Tenho compaixão pelo homem Luiz Inácio, mas nem tanto pelo político Lula. Cutucou a onça com vara curta. Excesso de autoconfiança? Crença no mito democrático do tipo: “Se o Povo está comigo, quem será contra mim?”.  Agora está sofrendo na pele a prisão sem condenação transitada em julgado. Mas, alguém se lembra de alguma medida tomada por ele para refrear a sanha punitivista, em benefício dos presos sem nenhum julgamento? 

    • Assim na cara dura?

      Tempos difíceis o que estamos vivendo…

      Como você pode vir a público, sem o menor pudor demonstrar a sua covardia?

      Além do PT ter-se tornado a grande GENI nacional, agora todos querem massacrar impiedosamente o Lula, e você acha que esta forma é sutil?

      Que saudade dos caras que sempre culpavam as mulheres pelo estupro sofrido. Eram mais autênticos pelo menos.

       

    • #

      Do que você está falando, cara? Quem foi preso sem nenhum julgamento???

      Você deve ser algum coxinha bolsominion desses que falam merda 24 horas por dia.

      Se o seu time perder, a culpa provavelmente será do Lula.

       

  2. O tempo ensina mas só a quem quer aprender

    Bem feito. Quem mandou dar trela para o “cheiroso” pessoal do capitalismo?

    Só Lula não conhecia essa face suja e monstruosa da direita, achou que a direita, depois de ’85, ia obedecer leis. Ou que ia se conter ante a oportunidade de dar um golpe e tomar tudo à força, pelas armas de fogo (tiros), pelas armas morais (propaganda e desinformação) ou abusando dos ritos jurídicos para torcer a lei.

    Da próxima vez que conseguirmos instaurar novo estado de direito, lembremo-nos: iniciativa privada, ok, só que com as mãos sujas de sangue, ainda que perfumadas, fora do poder político, longe dos cofres públicos. E se quiser trabalhar, que seja tratada na rédea curta. Ou isso ou continuaremos vendo essa corrupção profunda das leis e da democracia.

    Empresário consciencioso com o que é público, se é que alguma vez existiu, ficou lá atrás, num passado distante…

  3. #

    Vê-se estupradores e assassinos soltos por “bom comportamento”, enquanto Lula está preso condenado sem provas. E não param de acusá-lo irresponsavelmente. O fato de ter mais de 70 anos não diz nada no caso do ex-presidente.

    Lula é o grande líder da Esquerda, e é por isso que querem que ele morra na cadeia.

    Mas enganam-se os que pensam que matando Lula matarão as esquerdas. O único motivo de existir Esquerda é a REVOLTA.

    Matando Lula estarão parindo o grande mártir da Esquerda brasileira.

    Nada como um dia após o outro…

     

    • Desculpe, caro Jus Ad Rem,

      Desculpe, caro Jus Ad Rem, mas o motivo de existir “esquerda” não é revolta, é desejo de ver todo mundo bem, de que haja justiça e igualdade de oportunidades para todos. Enfim, que solidariedade seja prática corriqueira e normal.

      O sentimento de revolta só surge quando há quem dificulte a vida alheia só para facilitar a própria. E é apenas contra esses dificultadores.

      • A propósito, outro dia tinha

        A propósito, outro dia tinha alguém estranhando que, enquanto a “direita” está barbarizando as leis, a “esquerda” é legalista. Criticando até o tal republicanismo do PT.

        Mas esse é o normal desde sempre. Alguém já viu alguma constituição democrática que diga que o mais poderoso deve ser privilegiado e o vulnerável massacrado? Há alguém cara-de-pau o suficiente para escrever uma lei que, por exemplo, diga que filhos de ricos terão preferência nas escolas públicas e mais fácil acesso a cargos importantes e bem remunerados tanto nas empresas públicas quanto nas privadas? Sim, sei que isso acontece na USP, nas federais, nas repartições públicas e nas firmas privadas. Mas colocar isso explicitamente? Esperar que a “direita” deixe de hipocrisia?! Sem hipocrisia a “direita” nem existe…

  4. As denuncias e o medo da delação “amiga”

    As denuncias contra o PT encontram um rápido eco no MPF e na justiça. Já os políticos de elite, de convívio na alta sociedade, particularmente tucanos, gozam do privilégio do “silencio premiado”. Algum dia a verdade irá aparecer, onde veremos que esta “alta sociedade” sempre esteve mancomunada “com Supremo, com tudo”. Políticos de elite social e empresários graúdos tiveram vasta convivência com meritocráticos de outros poderes, com filhos coleguinhas de escola, vizinhos em Miami, mulheres no mesmo cabeleireiro, recebendo o mesmo prêmio na rede Globo, conversas íntimas de sauna no mesmo clube. Por isso aqueles políticos não são incomodados e exatamente por isso mesmo nenhum deles tem medo de acusar o PT.

  5. Grande Terror

    O circo continuará até que não hajam mais cabeças valiosas na esquerda combativa: esta é  a boa notícia .

    A má notícia é que ainda há muita cabeças valiosas….Dilma/ Gleisi / Lindbergh/ Haddad  , para ficar apenas nos mais odiados .

    Restarão os  oposicionistas submissos, adeptos do sim  ,  ”  mas com ressalvas “….

    Mas estes também tenham cuidado, o implacável Tribunal Revolucionário , sempre que necessário ,fará andar a fila e novas cabeças vão rolar e alimentar a turba insaciável…

    Por enquanto, os canibais de cabeças esbanjam poder… se alimentam da desgraça alheia. Chutar cahorro morto é uma distração….

    Mas sempre haverá o fator externo, a geopolítica onde  a real politik comanda e os chefes de Wall Street  e do Departamento de Estado já não tem a hegemonia de outros tempos….nunca esqueçamos que a aventura de Galtieri nas Malvinas implodiu de vez a Ditadura argentina  e salvou , por ironia do destino, a decadente Tatcher no Reino Unido !

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome