
Jornal GGN – Documentário que denuncia o tráfico de drogas pelo helicóptero dos Perrellas, apreendido com 445 quilos de cocaína no Espírito Santo, foi considerado “publicidade” pela Justiça. O material produzido pelo Diário do Centro do Mundo foi censurado pela juíza Mônica de Cassia Thomaz Perez Reis Lobo, sob pena de mil reais de multa por dia.
A ação partiu do hotel fazenda Parque D’Anape, no interior do estado de São Paulo. Ele foi citado em três reportagens do veículo: ‘Tenho Medo de Morrer’: o piloto do helicóptero dos Perrellas fala ao DCM, O helicóptero dos Perrellas pousou em hotel de São Paulo, e O fracasso da guerra às drogas e o helicóptero dos Perrellas.
Os artigos são resultado de um projeto de crowdfunding do DCM, que produziu o documentário “Helicoca – O helicóptero de 50 milhões de reais”.
As reportagens foram apuradas pelo jornalista Joaquim de Carvalho, em documentos levantados em Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo. O repórter ouviu, na época, a proprietária e o advogado do hotel fazenda.
Entretanto, dessa vez, apenas a parte que se sentiu ofendida teve o direito de manifestação. Kiko Nogueira, diretor-adjunto do DCM, afirmou que a análise da ação é “perfunctória”. “Não fomos ouvidos e não tivemos oportunidade de apresentar defesa”.
Determinando a retirada das reportagens, a juíza defendeu que tal decisão não ocasiona prejuízo do direito de livre expressão e crítica.
“O DCM reafirma seu compromisso com o jornalismo independente e responsável. Em nome dele, vamos recorrer e buscar na Justiça os nossos direitos para manter você bem informado”, disse o portal, em nota que aproveita para divulgar uma nova iniciativa de crowdfunding para apurar o escândalo da sonegação da Globo.
A ferramenta utilizada pelo veículo para adquirir o financiamento coletivo, Catarse, manifestou apoio em relação a liminar que determinou a retirada das reportagens. “Todo nosso apoio ao Diário do Centro do Mundo, realizador exemplar da categoria de Jornalismo do nosso site”, publicou o Catarse.
“A censura, paradoxalmente, nos faz ter a certeza de que estamos no caminho certo. Temos mais histórias para contar, histórias que consideramos importantes para a sociedade. A julgar pela boa receptividade, bastante gente quer nos ouvir”, noticiou o diretor-adjunto.
Enquanto não é retirado do ar, assista ao documentário:
https://www.youtube.com/watch?v=i_hJDNvaeKM width:700 height:394
André Paulo Reis
23 de setembro de 2014 1:51 pmEh assim mesmo, tucano e cia e amigos do peito podem tudo
Nada acontece contra essa gente, se fosse petistas tava na Papuda
Assis Ribeiro
23 de setembro de 2014 1:54 pmNossa justiça é de fato e de
Nossa justiça é de fato e de direito uma grande piada.
Jornalismo só o da grande mídia.
Vazaram criminosamente (será que os dados são verdadeiros?) a delação premiada de Paulo Costa que nem concluída está. O governador do Ceará pediu a proibição da circulação da Revista “Isto É” por ter o seu nome envolvido pelo vazamento criminosa; a justiça não acatou o pedido alegando direito de liberdade de expressão.
Coisas do Brasil onde a justiça seguindo a sua formação de “casa grande e senzala” entra em disputa partidária.
Daytona
23 de setembro de 2014 2:07 pmContraproducente, impossível
Contraproducente, impossível retirar um vídeo do ar na era da internet. Essa censura só vai aumentar o interesse das pessoas pelo documentário.
emerson57
23 de setembro de 2014 4:51 pmfé
espero que o sr. tenha captado a verdadeira intenção do juiz!
Ari Silveira
23 de setembro de 2014 2:18 pmJustiça venal
É vergonhoso termos um Judiciário submisso ao poder econômico. É o único dos três poderes que não está sujeito ao controle externo.
Ari Silveira
23 de setembro de 2014 2:19 pmJustiça venal
É vergonhoso termos um Judiciário submisso ao poder econômico. É o único dos três poderes que não está sujeito ao controle externo.
Marcos Antônio
23 de setembro de 2014 3:12 pmPolítica?Ele está
Política?
Ele está concorrendo a quê?
Depois das eleições pode?
Quantos judiciários existem?
Ivan de Union
23 de setembro de 2014 3:13 pmParabens ao DCM! A
Parabens ao DCM! A reportagem eh simplesmente espetacular!
Alan Souza
23 de setembro de 2014 3:18 pmO juiz está certo!
(Nestes tempos é necessário esclarecer: <modo ironia ativado>)
Como todos sabemos, quem quer impor a censura ao país e criar um estado bolivariano no Brasil é o PT! Se o juiz decidiu a favor de um Tucano, então ele só pode estar certo!
<modo ironia desativado>
altamiro souza
23 de setembro de 2014 3:21 pmquer dizer então que
grande
quer dizer então que
grande mídia dita golpísta pode tudo
e os blogs são censurados?
já tinha visto essa matéria, muito boa.
não tem nada contra ninguém, pessoalmente,
apenas a revelação de fatos.
fatos, não invenções grã-midiatiocas
que lemos e ouvimos todo santo dia
no país há mais de doze anos
sem nunca a justiça se posicionar contra
ou questionaá-los como mentiras
e invernções como na verdade são. .
Fernando Lopes
23 de setembro de 2014 3:22 pmCopiem o vídeo e postem de novo
Caros amigos façam o seguinte: Existem vários programas de graça na internet que te permitem baixar o vídeo no You Tube. No caso eu estou usando MacTubes. É só baixar o vídeo armazená-lo no seu computador e daqui a alguns dias postá-lo de novo no You Tube. Aí o reclamante vai ter mover outra ação judicial te localizar e tal. No meio deste tempo outra pessoa faz a mesma coisa e você pode retirar a sua postagem inicial no You tube. mas o vídeo continuará no ar.
É assim que se faz querilha contra os poderosos da mídia usando You Tube. O convite está feito quem quiser me acompanhar estará contribuindo para a liberdade e democracia no Brasil.
Fernando Lopes
23 de setembro de 2014 3:26 pmJá tá no ar de novo…
O vídeo já tá no ar de novo o link é outro, mas vocês vão descobrir…
El Cid
23 de setembro de 2014 4:17 pm…a “justiça” acha que este
…a “justiça” acha que este documentário, retirado do YouTube, vai resolver alguma coisa?
O YouTube não é o único compartilhador de vídeos que existem no mundo e opções é que não faltam… muitos, como eu, já baixaram este documentário e vão compartilhar em outros sites, nem que sejam fora do Brasil.
Um conselho, “velha justiça” e “velha mídia”: seus tentáculos estão curtos demais !!
Michel
23 de setembro de 2014 4:30 pmBaixem o vídeo, salvem no HD
Baixem o vídeo, salvem no HD e publiquem em todos os cantos que puderem (Vimeo, Dailymotion, 4shared, Facebook etc) inclusive no próprio Youtube. Vamos deixar os censores tontos. No Portal Nassif tb é possível fazer upload do vídeo. Clique AQUI.
Jurandir Paulo
23 de setembro de 2014 4:33 pmEducativo judiciário
Imaginem meu desafio em explicar o fato ao meu filho pré-adolescente. Ele pode achar que transportar meia tonelada de cocaína é um bom negócio. Ao dono do helicóptero bastou alegar que nada sabia. Em nenhum momento se tornou suspeito. Os que transportaram e desembarcaram a droga estão livres e provavelmente nem serão condenados. E pior, temo que meu filho acabe concluindo que crime mesmo é fazer jornalismo, principalmente em Minas Gerais.
Iara G
23 de setembro de 2014 4:36 pmO PSDB tinha de mandar tirar este aqui. Só que a matéria é globo
[video:https://www.youtube.com/watch?v=4VZwLHDioS8%5D
Atila
23 de setembro de 2014 5:08 pmO lema do candidato à
O lema do candidato à reeleição e dono do helicóptero é “Juntos nós podemos mais”. Sugestivo, não?
PeixeBr
23 de setembro de 2014 5:16 pmContribuição à Próxima Investigação do DCM
O DCM está tentando angariar fundos para sua próxima investigação, a suposta sonegação fiscal da Globo.
Faltam 18 dias e já foram arrecadados quase 60% do necessário mas o montante está crescendo devagar. Para quem não sabe, o dinheiro está sendo arrecadado na modalidade de crowdfunding. No formato escolhido, se o valor total não for angariado, o projeto é descartado (isso não pode acontecer) e todos os que contribuiram recebem de volta todo o valor “investido”. Assim, não há risco para o financiador.
A página do Catarse, responsável pela arrecadação, é http://www.catarse.me/pt/globo.
Cunha
23 de setembro de 2014 5:29 pmAgora se chama ” publicidade
Agora se chama ” publicidade ” reportagens sobre os mal feitos de políticos da direita.
Ou seja, os crimes cometidos por essa gente não podem se tornar públicos.
Maria Luisa
23 de setembro de 2014 5:34 pmEscandaloso
Se fosse reportagem da gRoubo, eles teriam dando essa sentença ? A continuar assim, vamos voltar é época de ir reclamar com o bispo! Pois o Judiciario funciona para alguns e nao para todos. A Justiça, no Brasil, tem os olhos bem abertos e os interesses bem postos !
Maria Luisa
23 de setembro de 2014 5:36 pmPF, Juizes, promotores…
Eh, eles estão com vergonha do papel a que se prestaram nesse caso. Francamente, reforma do Judiciario para o quanto antes!
Lucinei
23 de setembro de 2014 5:41 pmEsses juizes… Dá até
Esses juizes… Dá até preguiça de comentar… E ainda se acham a inteligência nacioal….
Rafael Ramos
23 de setembro de 2014 5:56 pmQuem julga os juízes?
Quem julga os juízes?
alfredo machado
23 de setembro de 2014 7:16 pmMistério
Nassif,
Esta tragédia chamada José Eduardo Cardozo sempre confirma que é mesmo uma tragédia.
Um grupo da PF fica mirando o grupo de treficantes durante meses, no dia em que pega, no dia seguinte “despega”.
Nos dias de hoje, um país como o patropi, que serve de passagem para, talvez, a maior parte do movimento internacional de cocaína, deixar prá lá uma rota capaz de dar liquidez a meia tonelada de pasta base de cocaína á atitude surpreendente aos olhos de um marciano.
A proteção escancarada da grande mídia ao fato é outro triste exemplo de como as coisas ocorrem por aqui, só dão visibilidade ao que querem.
Chega a ser gozado, assistir a reclamação de milhares de incautos contra a corrupção, ao mesmo tempo em que grandes grupos operam diariamente há décadas, sem correrem qualquer perigo de serem apanhados.
Quanto ao ministro da Justiça, prá mim é um mistério a sua permanência por lá.
wendel
23 de setembro de 2014 11:09 pmParabéns……………………..
ao DCM, e continuem assim, pois nós mortais, agradecemos!
Quanto ao comportamento de juizes, sem comentários, pois os mesmos já provaram o que defendem e como defendem!!!
Quando se trata de fortunas, principalmente esta, avaliada em quase meia tonelada de coca, a folha de pagamentos do trafico deve crescer e muito!!!!
Ms não nos iludamos, sempre foi assim, e o poder dos que possuem dinheiro, sempre irá comprar liberdades!!!!
Mas não devemos desanimar, pois sempre podemos contar com os chamados por eles de “Blogs Sujos”, que fazem o contraponto e nos informam sobre a criminosa atuação destes chamados por nós de “homens públicos”!!!!, que de publicos nada têm, a não ser se locupletarem!!!!!!!!!!!!!!!!!