Novo ministro do TSE já trabalhou em campanha de Temer e é recomendado por Gilmar

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Recado Nassif: Pauta em observação, já que tenho as melhores referências de Admar Gonzaga. No TSE, Admar era dos poucos a enfrentar a truculência de Gilmar Mendes. Teve comportamento digno, reagindo contra as tentativas de GIlmar de criar factoides para impedir a posse de Dilma, mesmo sendo originalmente ligado ao DEM.
 
Jornal GGN – No ápice de um processo eleitoral que pode encurtar o mandato na Presidência da República, Michel Temer nomeia nesta quinta-feira (30) seu escolhido para ser ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
 
O novo integrante da Justiça Eleitoral, Admar Gonzaga, é conhecido como o “advogado ligado a partidos de direita”, por ter atuado na refundação do PFL como DEM, nas fusões que originaram o PP e, apesar de experiência como ministro substituto no TSE, admitiu que nunca foi nomeado antes pela fama com as siglas.
 
Os autores das indicações eram Gilmar Mendes – ainda que ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do TSE, é um dos principais conselheiros de Michel Temer – e de Marco Aurélio Melo.
 
“Já tinha entrado em listas [de indicação], era um recordista, acho que apareci em umas 14. Mas falavam que eu era muito carimbado pela atuação com partidos de direita”, assumiu o nomeado.
 
Apesar de uma escolha que conta com apoio unânime de favoráveis ao governo Temer, incluindo o próprio ministro Gilmar e a sua base parlamentar, Admar Gonzaga nega ter vínculo com o mandatário.
 
“Apertei a mão dele [Temer] a primeira e única vez na posse do ministro da Transparência, Torquato Jardim, e ficamos conversado em uma roda”, disse o novo ministro do TSE à reportagem da Folha de S. Paulo.
 
Seu nome foi assinado por Temer nesta quinta-feira (30). A tentativa do presidente era evitar que a escolha ocorresse durante o julgamento do processo de cassação da chapa presidencial de 2014, que pode levar ao encurtamento de seu mandato. 
 
Temer coincidiu os apoios favoráveis com o fato de Gonzaga ser o primeiro da lista tríplice enviada em fevereiro pelo Supremo Tribunal Federal ao Planalto. Além de Gonzaga, foram recomendados Tarcisio Vieira Neto e Sérgio Banhos.
 
Gonzaga tem mais de 20 anos de atuação no direito eleitoral, e já trabalhou diretamente na equipe jurídica da campanha de Temer e Dilma em 2010.
 
Agora, apesar de a análise da cassação da chapa ter início na próxima terça-feira (04), enquanto o atual ministro do TSE, Henrique Neves, ainda atuar na Corte, Gonzaga deve participar de parte do julgamento. 
 
Apesar de tudo isso, Admar Gonzaga nega qualquer favoritismo: “É especulação sem razão, como se as pessoas não tivessem qualidades, compromisso com o país”, disse.
 
 
Assine
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Já ouviu falar em ‘”Os Bestializados”

      É título de um livro bem interessante, do José Murilo de Carvalho.

      Só para lembrar, fizeram nesse país, no início do ano de 1990, o confisco das granas das pessoas. É claro que os mais informados, e de acordo com as regras, algum foi recuperado, mas o restante? Foi um choro e vela só. Ninguém fez *&¨%%%¨$ nenhuma!

      Moral, somos, nem sei se é defeito, pacíficos demais. Talvez por falta de cultura?!

  1. Pôe a Marcela também. Vamos

    Pôe a Marcela também. Vamos lá, dane-se as aparências. Ela faz um curdo de direito por correspondência,rapidinho, no estilo Alexandre careca

  2. Mais uma adição ao grande

    Mais uma adição ao grande contubérnio(Suruba) Nacional protagonizado por MT e seus 40 (ou mais) ajudantes.

  3. Um imenso Paraguai…

    Ai, essa terra ainda vai cumprir seu ideal…

    Ainda vai tornar-se um imenso Paraguai!

    (Desculpe-me Chico…)

  4. Talvez, mas só talvez: depois

    Talvez, mas só talvez: depois que o Lula indicou o antófolli, tudo é possível, mesmo que não permitido. Vejamos, qual o maior interesse do GM? Antes, seria a “condução-não-coercitiva” do aético ao patamar presidencial, mas, agora, com o antiético levando delação pela cabeça, não estaria sendo mais interessante ao “mosca-azul” a sua “eleição-indireta” para essa mesma presidência? Ora, ora e ora, os temeristas-GOLPISTAS que batem palmas, podem ser os próximos em curitiba em “ligação-direta”. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador