Paulo Maluf e o coral das hárpias e das hienas, por Luis Nassif

As cenas de um Paulo Maluf em cadeira de rodas, quase agonizante, sendo exibido no coliseu da Justiça para um público sedento de sangue, é um dos momentos mais vergonhosos desses tempos de descalabro e de instrumentalização da Justiça.

Ao assumir o ônus de autorizar a prisão domiciliar de Maluf, o Ministro Dias Toffoli expôs-se à turba dos sanguinários que habitam, hoje em dia, não apenas a malta das ruas, mas os escaninhos do Judiciário e do aparato repressor.

Para a cena dantesca se completar, faltaram apenas selfies de policiais com seu prisioneiro ilustre.

A esquerda não se comoveu com o martírio de seu adversário histórico. A direita, há muito trocou Maluf por novos centuriões, na forma de juízes e procuradores inclementes, ou, nesse país de paradoxos, bandeando-se para o lado dos herdeiros de Mário Covas, um adversário histórico do malufismo.

Sem seguidores, sem cacife político, sem saúde, a prisão de Maluf serviu para apenas um propósito: alimentar o a curiosidade sádica da turba e a falta de respeito e discernimento da mídia. Aliás, Maluf sempre foi tratado como um dos Vampiros da mídia – os adversários que a mídia transforma em monstros invencíveis como forma de impressionar seu público.

Há anos aguardo a prisão do mais óbvio, rico e desleal dos políticos que conheci, o senador José Serra e sua máquina de lavar dinheiro. Mas chega-se em um ponto em que o acerto de contas com o passado custa muito caro, pelo poder conferido aos verdugos. E, provavelmente, porque o castigo chegará, e não falta muito, apenas quando o poder de Serra, que a cada dia definha, bater no chão, e sua punição não tiver mais significado algum, do mesmo modo que a punição aplicada a Maluf.

Quando o escracho bater na porta de Serra, a mesma imprensa que o incensou exporá suas entranhas às hienas. E os jornalistas que o temiam, e que foram alvos de sua perseguição, estarão na linha de frente atirando ovos, pedras e adjetivos.

Eu, que só entendi sua verdadeira natureza após se tornar prefeito e, desde então, dei minha contribuição para evitar que o país caísse em suas mãos, não ajudarei a compor o coral das hárpias. Contento-me em vê-lo se esgueirando pelos vãos do Senado, medroso como sempre foi, mas, agora, sem a blindagem dos jornais e de Fernando Henrique Cardoso.

Sua sorte é que Gilmar Mendes não abandona os amigos feridos no campo de batalha.

 

Luis Nassif

36 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Pô, Bruno, qual’é?

      O Cara nem sabe mais porque está ali ou se está ali?

      E se muitos não doentes não tem prisão domiciliar, o que se deve é dar a estes doentes prisão domiciliar, não negar tal prisão ao Maluf.

      Você não é de esquerda, é?

  1. Maluf……

    foi mais um “tijolo” na narrativa “a justiça é para todos”(ou tolos?), como ja prenderam o Lula, perdeu a serventia…..se não, qual é a logica de “encanar” um ancião, doente e em mau estado durante pouco mais de 3 meses, para finalmente o mandar para a domiciliar? Gastar dinheiro do contribuinte por nada?Pura propaganda(Propaganda é um modo específico sistemático de persuadir visando influenciar com fins ideológicos, políticos as emoções, atitudes, opiniões ou ações do público alvo.) ou uma forma de “Buzz marketing”……

  2. bem observado

    Não há nenhuma grandeza prender o Maluf, Serra ( ainda soltinho da silva) ou os outros iguais depois de tanto tempo, beirando os 80 anos.

    Se fosse à 40 anos atrás… teria outro significado.

    Não se fez nenhum esforço na época. Porque será?

  3. Prezado Nassif
    “Tudo o que vc

    Prezado Nassif

    “Tudo o que vc quer que as pessoas te façam, faça vc a elas”

    Considero Serra uma pessoa indigna, um ser humano detestável e desprezível, que transforma em merda tudo onde rela as mãos sujas.

    Não quero ver foto nehuma de Serra (porque além de ser muito feio, é por dentro também uma das criaturas mais feias e horrendas que já caminhou pela terra). Apenas quero que este pilantra ladrão e entreguista vá em cana.

  4. Bater no Maluf agora é

    Bater no Maluf agora é fácil.

    Por que não batiam na época que era candidato a Governador e quase levou (1998)?

    Me lembro apenas da Folha destacando o tal “frangogate” da fraude da merenda municipal na década de 1990.

  5. A sanha revanchista ao ser acesa, precisa sempre do que queimar

    O amaldiçoamento da classe política não deixará de perturbar nomes como Temer, Jucá, Serra, FHC, Sarney, Renan Calheiros, Alckmin e outros. Que não se descuidem pois o ódio é cego e não tem lado, classe social ou econômica. E ele está ai, sem compaixão ou misericórdia. O macarthismo que prospera em atmosferas ácidas e raivosas e tristemente até na consciência dos mais jovens já fez morada. Mesmo o efeito Bolsonaro, não é ideológico. É rancor que não cura..

  6. Essa mania do estado

    Essa mania do estado brasileiro de prender, prender, prender deve ter origem  no processo historico da escravidão de indios e africanos. Para que serve ao país prender alguém que  desviou dinheiro público?  Para o cidadão brasileiro o que importa é a devolução do produto do roubo aos cofres públicos. E se fosse assim como será que o Moro, os 3 patetas do TRF4 e a parte do STF chapa do dono do puteiro “roubaria” o patrimonio do Lula?

    PS. O juiz Lewandovski levantou a bola no julgamento do HC do Lula. Prender seres humanos no direito da Carmém e chapas do Maroni é em segunda instância, devolução do capital só em última instância.

     

  7. Em qualquer país decente a imagem de Maluf seria escondida……

    Em qualquer país decente a imagem de Maluf seria escondida das cameras, pois realmente ele chegou na idade e na situação que qualquer homem já está preso, independente do lugar que esteja.

    Logo, a dignidade de um ser humano deve ser preservada independente de seu passado.

    1. Infâmia

      Concordo com você. Sempre combati o malufismo. Maluf deveria ter sido julgado há 20 anos. Hoje, repudio essa covardia e ignominia que estão cometendo contra ele.

      Mas estamos sob o domínio de  infames valores fascistas, validados pela Globo.

    2. Eu me comovi

      Também combati o malufismo, mas penso que a dignidade de um humano deve ser preservada independente de seu passado e que o punitivismo em voga afronta os valores humanistas que tentam civilizar os instintos brutais e selvagens de nossa natureza.

  8. Uma justiça que chega no

    Uma justiça que chega no ocaso da vida de alguém é uma justiça oportunista, covarde é prepotente. Espera a fraqueza do outro para exibir sua força. O que assistimos no Brasil hoje é encenação, a prisão de Maluf é mais um ato facista, para justificar outos alvos.

  9. Perdimento de Bens

    Nassif, também não vejo sentido nessa sanha vingativa com o inimigo caído, mas não seria ideal aí um perdimento de bens desses condenados por corrupção?

  10. Esquerda não se comoveu, mas ñ atirou pedras em Maluf decrépito

    Para garantir audiência “simpática” de supostos “isentões”, Nassif inicia o 4º parágrafo assim:

    “A esquerda não se comoveu com o martírio de seu adversário histórico. “

    E por que a Esquerda deveria se comover? Maluf está idoso e doente, mas exagerou e teatralizou, quando foi levado à prisão. Ao sair de sua residência ele caminhava com certa desenvoltura; mas assim que fez o exame médico para ingressar no sistema prisional, ele já apareceu caminhando com auxílio de uma bengala. 

    Não vi entre as publicações ditas de Esquerda ou entre líderes desse espectro político regozijo o comemoração pelo encarceramento de um idoso doente, político já fora de combate, mas com um passado marcado pela corrupção, pelo deboche e pelo autoritarismo, quando era aliado do regime militar.

    Fernando Brito, do Tijolaço, assim como outros jornalistas da Esquerda, reprovaram a humilhação de Maluf pelos justiceiros e torquemadas que usaram a humilhação desse deputado e de outros políticos como um pseudo-exemplo de isenção e como uma compensação/trunfo para a as violências simbólicas e abusos contra o Ex-Presidente Lula, que já se anunciavam e que agora são vazadas à imprensa venal e golpista, depois que o maior líder político brasileiro foi colocado numa solitária na sede da PF, em Curitiba.

  11. Não me comove

    Sacanearam o Lula. Sacanearam a Dilma. Sacanearam o Zé Dirceu. O Palocci, o Genoíno, todo mundo. Nenhum Tucano está preso. E eu vou ter pena do Maluf? Ser magnânimo com o Maluf, que além de prejudicar o povo roubando ainda o prejudicou defendendo e disseminando o conservadorismo, essa praga assassina que homens como Maluf fazem os pobres defenderem, logo eles, os pobres, as maiores vítimas do conservadorismo?

    Não tenho a menor pena. Se estivesse solto estaria dirigindo sua Ferrari por aí. Lépido e fagueiro, só me lembra a recuperação relâmpago do Pinochet. Por essas de ter peninha e querer ser republicano com os maiores bandidos, escroques e canalhas da República é que o PT está na antessala da morte.

    1. Não….

      Nassif: AMÉM. AMÉM. AMÉM. Vingança e Oportunismo sempre foi a Oposição a Paulo Maluf. O Governador que construiu a infraestrutura paulista, o Elevado Costa e Silva, de parque e cultura em ESPARRAMA’s de lazer. Da maior parte do Metrô, de Fura-Fila a 20% do custo de obra de Metrõ. Inclusive do bilionário e segregacionista Elefante Branco que Picolé de Chuchu levará até o Aeroporto construido por Paulo Maluf. Da água potável das mais puras do planeta em Sistema Cantareira, destruído e abandonado por 1/4 de século tucano. Da Canalização do Tiête, Duplicação da Imigrantes e Rodoanel, obras sabotadas por ‘aves bicudas’, não é mesmo Felldmann’s, para depois serem implementadas, a custo 10 vezes maiores que o original. Quem adorava acusar SUPERFATURAMENTO? Fale para nós, caro José Serra? AntiCapitalista, não é mesmo? Progressista e Socializante, o ‘Menino da UNE’. Faria Politica de outra forma. ELITE são os outros. Contra os Déspotas e o Nepotismo. Política não é Profissão.Tudo pode ser confirmaddo por DNA’s Covas. Nada como um dia após o outro. Mas o Governador ainda deixará uma das Maiores Empresas Mundiais do Setor, EUCATEX. EMPRESA e EMPREGOS BRASILEIROS. Que nunca esteve envolvida em Obras Públicas , nem Greves ou Reclamações Sindicais. MILHARES DE EMPREGOS e Oportunidades gerados em mais de 1 século de existência. Mesmo que nossa Máfia do MP e Judiciário, queira através do AntiCapitalismo de Estado, transformar tais Brasileiros em comparsas da corrupção como fizeram em Odebrecht ou JBS. E quanto à CORRUPÇÃO, corrupção verdadeira e não fantasia, estamos vendo em Páginas Policiais quem pode falar sobre o assunto com Maestria.Progressistas que se juntaram ao Corornelato Ditatorial de PFL, para tornar José Sarney, então o Presidente da República. Diz aí Serra, Picolé, Genoino, Dirceu, FHC, Trensalão, Covas, Montoro, Ulisses, Banestado, Merendão, Petrolão, Azeredo, Loures, Perrella, Temer, Yunes, Paulo Preto, Coronel Lima,….Jogaram as Redes do Judiciário para pegar a Competência e o Trabalho, e estas só trouxeram os ratos.  “A Verdade Vos Libertará” (E a Censura nada esconderá) abs. 

    2. Sem contar que o corno …

      cravou sua adaga no peito de Dilma .. Disse que  votaria pelo impedimento por ser “contrário a negociatas” … Lembram?

  12. Sobrou pra esquerda de novo…
    Cobrar que a esquerda se comovesse com o drama de Maluf é injusto e ilógico. Para começar pode-se imaginar o que a imprensa diria, se a esquerda saísse em defesa de Maluf. No mínimo o PT seria acusado de ser sócio do Maluf. O Brasil está aos frangalhos, não dá para se importar culpas à esquerda num momento como esse.

  13. Serra é um dos pilares do Sistema.

    Serra é um dos pilares do Sistema. Não creio que mexerão com ele. Não se pode mexer com estes personagens que fazem o papel de transformar o Brasil em uma colônia dos EUA. 

    Se um dia o Sistema sacrificar seus capatazes brasileiros não haverá razão para adentrar no Sistema. 

    Ficar rico, a custa de ser um escravo do Sistema é uma troca justa, mas ir preso e ser detonado pelo Sistema não vejo lógica. 

    Ruiria a lógica do Sistema de cooptar seus capatazes para dar a eles impunidade em troca de submissão e venda do Brasil para o Imperialismo se manter intacto e detentor de nossas riquezas naturais.

    A senha do Império é seja meu parceiro e fique rico sem ninguém te perseguir ou importunar. O máximo que o Sistema deixa é abrir o processo e investigação para se fazer de imparcial. 

    Se no Sistema se faz necessário descartar um dos seus ele apenas o esquece e deixa ele em paz com o dinheiro que amealhou de forma legal e ilegal em prol do Império. 

    Maluf era um político pré-Sistema, até capaz de apoiar Lula e o PT em alguns momentos, defendia as elites, mas, não era o Sistema complexo que foi se tornando o PSDB na trincheira de defender a tríade Imperialismo Norte-Americano, Sistema Financeiro e Grandes Corporações. No caso de Serra e dos tucanos Alckmin, Aécio e FHC não temos a chance de vê-los presos, sem derrotar por dentro o Sistema e termos aqui outro Judiciário: Nacional e liberto das garras do Sistema. 

    Ninguém vai ser preso do PSDB porque um sabe o que o outro fez e todos vão se manter longe de aprisionamento real. O aprisionamento deles é e sempre será moral. É o aprisionamento da Alma, das atitudes, da liberdade de viver conforme os seus desejos, sem contar que foram proibidos de ter compaixão humana. Eles não podem sequer ter recaídas e não terão.

    Só há uma chance de Serra ser preso se ele tentar romper com o Sistema, mas isto ele nunca fará. 

     

  14. Maluf, Fleury e Ustra… dá prá entender a sede de vingança.

    Paulo Maluf, a meu ver, deveria receber o mesmo tratamento que deveria ter recebido, por exemplo, o Cel. Brilhante Ustra. Um tratamento bem diferente do que lhes foi reservado pela CF de ’88 – a anistia: punição pelos crimes e execração pública de sua memória. Se Maluf está com a saúde abalada, deve ser tratado para que sobreviva e possa ser punido exemplarmente.

    Apesar dos empresários civis da ditadura não serem tão citados quanto os militares, foram tão criminosos quanto. Que mania besta é essa de perdoar civil rico… Só sob a permissão do capitalismo é que quem tem dinheiro pode sair fazendo o que bem entende que a sociedade mima. Mas se não fosse pela iniciativa privada estrangeira e pela nacional traidora nem teria havido golpe em ’64, já pensou nisso?

    Agora, quanto a José “Golpista” Serra, Geraldo “Sabesp” Alckmin, Paulo “Preto”, Aécio Neves da Cunha, Aloysio “quero ver Dilma sangrar” Nunes, os traidores do nosso país, a segunda geração da ditadura de ’64, devem ter seus crimes apurados um a um mas não por essa Justiça que aí está; pela que se fará a partir da nova construção democrática que inexoravelmente virá. E aí, se estiverem em cadeiras de rodas ou não, tanto faz: punição.

  15. Maluf, Fleury e Ustra… dá prá entender a sede de vingança.

    Paulo Maluf, a meu ver, deveria receber o mesmo tratamento que deveria ter recebido, por exemplo, o Cel. Brilhante Ustra. Um tratamento bem diferente do que lhes foi reservado pela CF de ’88 – a anistia: punição pelos crimes e execração pública de sua memória. Se Maluf está com a saúde abalada, deve ser tratado para que sobreviva e possa ser punido exemplarmente.

    Apesar dos empresários civis da ditadura não serem tão citados quanto os militares, foram tão criminosos quanto. Que mania besta é essa de perdoar civil rico… Só sob a permissão do capitalismo é que quem tem dinheiro pode sair fazendo o que bem entende que a sociedade mima. Mas se não fosse pela iniciativa privada estrangeira e pela nacional traidora nem teria havido golpe em ’64, já pensou nisso?

    Agora, quanto a José “Golpista” Serra, Geraldo “Sabesp” Alckmin, Paulo “Preto”, Aécio Neves da Cunha, Aloysio “quero ver Dilma sangrar” Nunes, os traidores do nosso país, a segunda geração da ditadura de ’64, devem ter seus crimes apurados um a um mas não por essa Justiça que aí está; pela que se fará a partir da nova construção democrática que inexoravelmente virá. E aí, se estiverem em cadeiras de rodas ou não, tanto faz: punição.

  16. Harpia não é urubu
    Nada contra os necessários carniceiros da natureza, mas só faltava à nossa imponente harpia (assim, paroxítona, como na dicção natural brasileira), maior ave de rapina do mundo, tão negligenciada no imaginário global quanto Santos Dumont, ser confundida com urubu.
    Francamente…
    (Rápido reparo etológico para um texto supimpa.)

  17. Lula… 73 anos .. um líder político

    Precisa enumerar o que este cara fez pelo povo brasileiro? Totalmente dispensável. O que estão fazendo e vão fazer com ele?

    Só Deus sabe. Preso sem provas. Vão tentar triturá-lo moralmente e fisicamente. Já começou o processo. Nada de visitas e o “vamos consultar para retirar esse monte de direitos do Lula..  pra que segurança, funcionários etc para esse anarfa?” Logo lhe tiram a TV e os livros… Hum..duvidam???

    Lá no fundinho do coração fico vendo o Maluf na cadeira de rodas e penso: pra que serve a merda da grana? pra que serve a merda do poder? Pro Maluf, o poder serviu para “muita coisa”… Pra Lula o poder serviu para ajudar milhões de pessoas. 

    Então, Nassif, de verdade, espero que o Maluf passe logo. Que pare de sofrer … Confesso que rezo muito para que Lula aguente firme, pois, o rojão dele é muito.. mas muito mais difícil do que o do Maluf. Que se locupletou com nossa grana o quanto pode. E agora o poder se foi… E a grana não serve para mais nada a não ser lhe dar um funeral decente. Coisa que milhões de brasileiros não têm!

    Descanse, Maluf. É isso … 

     

  18. Maluf, modelo de José Serra…
    Nassif, em 2005, depois de passar 40 dias detido sob a acusação de tentar coagir testemunhas do desvio de R$ 3 bilhões das obras da atual avenida Roberto Marinho, Maluf também saiu claudicante da cadeia, mas ao chegar em casa livrou-se da muleta e foi matar as saudades de sua Ferrari na garagem, aonde foi flagrado por um fotógrafo que aproveitou uma abertura do portão automático para documentar essa convalescença a jato. Nada impede que esteja ocorrendo a mesma encenação agora, pois nisso – enganar a opinião pública – ele é doutor e catedrático, como descobri ainda em 69, quando o general-presidente Costa e Silva e Delfim Neto o nomearam prefeito da capital, à revelia do governador Abreu Sodré. Se você propor uma campanha para que sua pena seja anulada desde que ele devolva ao erário público tudo o que ali roubou, conte comigo, acredito que seria excelente para a sociedade. Caso contrário, sou obrigado a concordar com o apegamento tardio por uma única razão: Maluf uma espécie de preceptor dos políticos corruptos em ação, a prova viva de que o crime compensa, como escrevi há alguns dias em teu blog e reproduzo abaixo. Antes, lembro que esse precedente de Maluf preso talvez seja decisivo para que José Serra sofra o mesmo destino daqui a onze anos, quando chegará à atual idade de Maluf, 87 anos…
    “Prefiro acreditar que toda essa onda anti-Temer seja apenas pretexto para impedir Lula de concorrer em outubro, sem maiores comoções sociais. E que em duas semanas Temer possa retomar a agenda normal, tendo como padroeiro a “normalidade democrática” entre nós representada por Paulo Maluf… Afinal, a permanência de Maluf no presídio da Papuda durou três meses e se ele não repetir o erro da última vez em que voltou para casa – e foi flagrado sem bengalas e pilotando uma reluzente Ferrari – , poderá passar o resto da vida em prisão domiciliar, no caso um eufemismo para “prisões palacianas”, já que poderá cumprir sua pena tanto na mansão de R$ 45 milhões e três mil metros quadrados da rua Costa Rica no Jardim Europa paulistano como no palacete da praia da Enseada no Guarujá (com as cinco suítes de que ele se vangloriou ao taxar o triplex atribuído a Lula de “BNHzinho”) ou no castelo serrano de Campos de Jordão. Ou seja, depois de três meses como prisioneiro, Maluf personifica o criminoso político vitorioso por excelência, que influencia vizinhos como João Agripino Dória (dono de 3000 mts² de área construída em terreno ou gleba de 8000 mts², com campo de futebol e demais confortos) e demais discípulos, pois, apesar de constar da lista vermelha de corruptos internacionais da Interpol, ser chamado de “Mr. Kickback” ou “Sr.Propina” pela Transparência Internacional suíça e ter dado origem a um verbo sinônimo de ladroagem – “malufar” – segundo o Bird, Maluf acumula ainda entre US$ 200 e US$ 500 milhões em paraísos fiscais, uma quantia considerada subestimada pelos que acompanham seus 51 anos de vida pública, o que o destaca como paradigma da corrupção política impune e, como tal, uma espécie de efígie do MPSP, TCESP e MPF-Judiciário que lhe propiciaram tal impunidade, um exemplo a ser seguido por seus pares.”

  19. Harpia não é urubu
    Nada contra os necessários carniceiros da natureza, mas só faltava à nossa imponente harpia (assim, paroxítona, como na dicção natural brasileira), maior ave de rapina do mundo, tão negligenciada no imaginário global quanto Santos Dumont, ser confundida com urubu.
    Francamente…
    (Rápido reparo etológico para um texto supimpa.)

  20. é quase tão grotesco e

    é quase tão grotesco e selvagem quanto a violação de um cadáver…..   é mais uma triste demonstração do país que somos, da mídia que temos, do Judiciário que hoje, nos governa, aliados a essa mídia apodrecida……

    Só não acho justa a citação à esquerda, por um motivo: nosso momento é de massacre total, dor, perplexidade……  mal dá para pensar em outras insanidades desses fascistas toscos.   Mas não vi um sequer do nosso lado, tripudiando.

  21. A execução dos mortos

    Um espetáculo nojento, grotesco, uma exibição de sadismo e insanidade. Maluf, um quase morto sendo exibido na sua agonia, Sérgio Cabral, morto e sendo conduzido a ferros, com algemas nos pés e nas mãos, um exibicionismo sádico de mentes perversas que povoam a PF e o judiciário. Mas ainda quero e também o povo brasileiro explicações da PF de como munições de sua propriedade foram usadas para matar Marielle, e os 18 assassinados na chacina de Osasco.

  22. Maluf

    Sou petista, contudo acho desnecessária a prisão de Maluf no fim da vida. Gostaria mesmo era de saber e mandar processar e condenar aqueles delegados, juízes, promotores, desembargadores e ministros que mantiveram por 50 anos seus processos na gaveta.

    Estes ladrões ficarão impunes e a sociedade nem se lembra deles.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador