Quem nos protegerá dos promotores e procuradores?, por J. Carlos de Assis

Aliança pelo Brasil

Quem nos protegerá dos promotores e procuradores?

por J. Carlos de Assis

Quando estiverem esgotadas todas as consequências da Lava Jato e o Legislativo brasileiro não estiver intimidado pela eventual descoberta de falcatruas no seu próprio meio, inibindo sua capacidade de iniciativa, será o momento de se fazer um balanço do sistema judiciário brasileiro e depurá-lo dos excessos cometidos. Não há dúvida de que o balanço apontará fatos positivos, notadamente a incriminação de criminosos de colarinho branco jamais alcançados pela Justiça anteriormente. Mas há também fatos negativos.

O principal deles terá sido o atropelamento do sistema judicial brasileiro. Por algum caminho será necessário recuperar os princípios de habeas corpus, presunção de inocência e devido processo legal, todos solenemente ignorados em Curitiba. Também terá de ser disciplinado o instituto da delação premiada já que nenhum país realmente democrático poderá aceitar como comportamento corriqueiro da polícia ou da Justiça torturar psicologicamente presos na cadeia para lhes arrancar confissões.

Talvez fosse impraticável chegar aos resultados positivos da Lava Jato sem esses expedientes extralegais. Isso se deveria, basicamente, à incompetência do sistema policial brasileiro de reunir provas consistentes contra criminosos de colarinho branco. Talvez a interferência norte-americana nesse processo, como instrutores de promotores e policiais brasileiros, conforme ficou evidenciado, tenha sido justamente a de treiná-los aqui para usar procedimentos de tortura psicológica que seriam inaceitáveis nos Estados Unidos.

Vamos pensar mais longe, porém. Algum dia, no futuro, nossos sistemas judicial e criminal serão revistos e reorganizados por um Congresso sem medo da própria incriminação. Para mim, além da reafirmação de princípios seculares da democracia, como os mencionados acima, será importante introduzir ou reforçar um princípio bem contemporâneo. Trata-se de contrabalançar o direito quase absoluto do Ministério Público de acusar com o direito do cidadão de contra-atacar com a figura da denunciação caluniosa.

Leia também:  Indústria do “compliance” como arma de intervenção

É importante assinalar que o Direito Civil, historicamente, é um direito do cidadão contra a força desproporcional do Estado. Entre nós, ao contrário, a força do Estado foi reforçada pela Constituição de 88 que conferiu ao Ministério Público total liberdade de ação. Este último, além disso, por um expediente corporativo, elege os seus próprios chefes literalmente à margem do poder eleito, o Executivo. Procuradores e promotores tornaram-se, assim, uma corporação autônoma, não eleita. Podem denunciar todos e tudo, inclusive falsamente. A isso chamam democracia!

Outra aberração é a do Juízo de Instrução, na forma como vem sendo exercido pelo juiz Sérgio Moro. Normalmente, entendemos o juiz como um árbitro imparcial entre a acusação e a defesa. O que temos visto é uma situação em que polícia, procuradores e juiz atuam todos do mesmo lado de forma inteiramente assimétrica em relação ao acusado. É claro que isso é uma violação de direitos básicos de cidadania. O Estado é, em si mesmo, forte demais na relação com o acusado. Juntar aquelas três instâncias é ditadura judicial, conforme reclamou com razão o ex-presidente José Sarney.

J. Carlos de Assis – Economista, professor, doutor pela Coppe/UFRJ.

39 comentários

  1. Política com p m
    Tal indagação supostamente é um biombo político partidario.Lamentável

  2. expurgo

    o mais corrupto dos poderes é o judiciário.

    uma caixa-preta indevassável e que não presta nenhuma satisfação à sociedade.

    qualquer reforma no estado brasileira começa num expurgo total na magistratura e procuradorias federal e estaduais para, em seguida, impor a esses órgãos princípios republicanos por eles absolutamente desconhecidos.

    • Sou da área e digo que está

      Sou da área e digo que está coberto de razão, pior que o judiciário só a grande imprensa, que é ainda mais poderosa, pois a mídia quando quer, enquadra até mesmo alguém que faz parte desse Superpoder, já o judiciário tem um pavor viceral da mídia, pois sabe que apenas ela pode lhe contrapor.

  3. Poucos percebem… Mas as

    Poucos percebem… Mas as crises são oportunidades de crescimento… As brechas que a malícia utiliza para burlar a lei, são as oportunidades que a integridade utiliza para fortalecer as leis. Nada está ocorrendo por acaso… É para isso que servem os pensadores e para isso que o estado financiam as pesquisas e teses… O governa não paga os pesquisadores para que fiquem sentados estudando… Pagam os pesquisadoras para que fiquem em pé, inovando. As universidades precisam estudar as leis a constituição. É um trabalho difícil? É! Mas não é para isso que ganham? É preciso analisar as motivações das leis e constituição em seu núcleo e perceber suas brechas e como a malícia egoista do ser humano age através dela para benefício individual… E fechar todos os buracos! As leis e constituição têm de ser orgânicas… Precisam estar a todo momento sendo fortalecida… Pois a malícia humana ainda é forte, e muitos aproveitarão destas brechas para benefício individual. É preciso entender estas brechas e ao invés de concertar todas… Deixar clara quais são e criar uma lei para criminilizar quem utiliza destas para benefício individual e anti-democrático. São tempos de ouro que estamos vivendo! Precisamos entender que estamos lutando contra nós mesmos e nossa malícia para benefício individual e egoista… Assim como o GIlmar pode utilizar destas brechas para se beneficiar ou beneficiar outros, penalizando a sociedade… Outros também o pode… Então, devemos pensar que estamos em luta constante com o que há de mais baixo na humanidade seja na figura de um juiz ou de outro…

  4. Aproveitando a pergunta
    Quem nos protegerá do legislativo? Acabo de ler que, através das famosas manobras legislativas, está se armando para se livrar o Cunha.
    Estes indivíduos são doentes mentais ou a hipocrisia já alcançou níveis estratosféricos? Será que esperam uma reação passiva da população? Ou assistiremos”coxinhas e petralhas” unidos por uma causa comum? Qual será a reação de movimentos como o mbl? Será que o fora Temer irá abraçar também o fora cunha?

  5. E quem nos defenderá dos Juízes do Paraná?

    O jornal Gazeta do Povo, do Paraná notícia que será alvo de dezenas de ações de Juízes do Paraná – protocoladas em todo o Estado – por ter publicado reportagens sobre os altos vencimentos dos juízes daquele ente da federação. Segundo o jornal, é uma retaliação…. Ditadura do judiciário. Nã ocusta lembrar a estes funcionários públicos, que deveriam zelar pela liberdade de expressão e pelo cumprimento da lei, que quem paga os astronômicos salários delees é o povo.

    http://www.tijolaco.com.br/blog/juizes-do-parana-querem-punir-jornal-que-publicou-seus-salarios/

  6. CF/88 MP e Judiciário
    CF/88 é inovadora na defesa do cidadão em seu Art 5º.

    O Art. 37 inova nos Princípios da moralidade, transparência, etc… no Serv. Público.

    Alguém já disse que o problema foi que o fortíssimo lobby do MP e do Judiciário, na constituinte/88 resultou no fortalecimento desproporcional desses setores, causando um desequilíbrio em favor dessas fortíssimas corporações, em detrimento dos direitos e garantias que s própria CF outorga aos cidadãos.
    São operadores do direito cujas ” autonomias ‘ funcionais são colocadas acima da própria Supremacia do Interesse Público.
    Assim, transformam o interesse corporativo em suposto Interesse Público.

    Não é à toa que possuem a má fama de serem “deus” já que com esta autonomia funcional podem dispor, não só dos direitos, mas, do patrimônio e da liberdade dos cidadãos, bastando para isto fundamentar sua decisão.
    Quando digo fundamentar a decisão, não quero dizer que ela tenha fundamento ns moldura do devido processo legal. Basta qualquer fundamentação.
    É quando se tenta resgir contra um operador de direito por decisão infundada, aí se revelará s real força da corporação ns defesa dos seus pares.
    É vergonhoso se ler num trabalho do MJ, que em pesquisa realizada no Brasil a maioria dos Juízes simplesmente sentam-se com seus auxiliares -diretores de cartórios Judiciais p. ex. com pilhas de minutas de decisões, sentenças, etc…pré elaboradas pelo auxiliar e apenas assinada pelo juiz, aos montes, sem qualquer leitura dos autos do processo pelo magistrado.
    É simples assim é risível de não fosse trágico.

  7. Putz

    Talvez a interferência norte-americana nesse processo, como instrutores de promotores e policiais brasileiros, conforme ficou evidenciado, tenha sido justamente a de treiná-los aqui para usar procedimentos de tortura psicológica que seriam inaceitáveis nos Estados Unidos.

    Isso é mera desinformação mesmo ou é má-fé

    Veja o exemplo do caso da FIFA. Criminosos de mais de 80 anos foram presos em outro país, extraditados e só foram soltos porque fizeram aquilo que fazem 92% dos criminosos nesses casos nos USA, ou seja, confessaram os crimes, pagaram o que podiam com advogados catando todos os seus bens ( dos acusados ) para fazer proposta aos promotores americanos e também porque se comprometeram a ajudar nas investigações. Só depois disso é que receberam um bracelete e foram liberados para ficar em casa, sob vigilência 24 horas por dia e a disposição da justiça.

    O  problema é que lá não precisa manter os caras presos por um ano. Eles sabem que se não negociarem ficarão presos mesmo, pode apelar até pro Papa pedindo habeas corpus que não sai. Então os advogados negociam logo, fazem a plea bargain.

    Essa cultura da certeza da punição, ainda inexistente por aqui, é que faz com que caras como o J. Hawilla, depois de apenas duas visitas dos promotores fazendo perguntas estranhas, procurem o Ministério Público para confessar seus crimes e contar o que sabem.

    Aqui os bacanas ainda tem que aprender que a justiça está chegando prá eles, quase 30 anos depois que Ulysses Guimarães chamou os membros do MPF para uma reunião e disse a eles que a partir daqulea constituição estaria nas mãos deles seguir o exemplo do resto do mundo livre e fazer a justiça valer para todos, ricos e pobres.

    Mas acredito que este caso da Lava-Jato está sendo bem didático para os pilantras do colarinho branco. Já tem até colaborador voltando para colaborar mais um pouquino. Hehehe

  8. O sucesso subiu à cabeça!

    Não há como negar que a Lava-jato trouxe avanços no combate a corrupção, não obstante entremeados de uma profusão de policiais, procuradores e juízes de matizes conceituais que vão do nazismo até lampejos democráticos!

    Encontra-se todos os tipos humanos dentro da lava-jato!

    Todo bom policial acredita que seu trabalho tem objetivo correto!

    Se o Marcelo Odebrecht fizer a delação, pode-se dizer que o objetivo foi alcançado – os corruptores foram alcançados!

    Os fins justificam a utilização de TODOS OS MEIOS?

    A delação será isenta?

    Vai dizer como os fatos aconteceram?

    E foram milhares de empregos perdidos!

    Queda brutal da atividade econômica, gerando distúrbios em outras frentes!

    E o pior é que deixa como moral da História é QUE A CORRUPÇÃO VENCERÁ!

    Com a moral seletiva da Lava-jato que escolhe partidos e pessoas DANDO EXEMPLO PARA TODO JUDICIÁRIO que passou a ter um Mal que deve ser extirpado!

    a VIDA É dinâmica, reage a eventos tanto que a Operação Mãos Limpas trouxe ao poder agora a Máfia QUE JÁ FAZ PARTE DO CALCULO DO PIB ITALIANO!

    Acabei de ler que o cunha poderá ser absolvido no conselho de ética!

    Alguém duvida que ele escapando, na conjuntura atual, ele chegará a ser um dos homens mais ricos do Brasil!

    Não foi assim que nasceram bilionários da mídia por aqui?

    NÃO EXISTIRÁ EMPRESA NESTE PAIS QUE NÃO SERÁ EXTORQUIDA!

    O PMDB se aproveitou da fraqueza politica do aécio que usou a mídia e figuras da Lava-jato para desacreditar o PT e a Dilma, como os agentes responsáveis pela corrupção, em seu linguajar: sistêmica, COMO SE ESTE PAÍS NUNCA TIVESSE CONHECIDO ISSO!

    Os policiais, procuradores, juízes diferentes, com MANEJOS DIFERENTES não querem que o Combate a corrupção seja interrompido!

    Com justa razão, dá a ideia de todos contra a Lava-jato!

    Será que a sociedade NÃO QUER O COMBATE A CORRUPÇÃO?

    Será que os Blogs sujos NÃO QUEREM O COMBATE A CORRUPÇÃO?

    O mundo que tem A BOMBA ATÔMICA está nos enxergando como a CASA DA MÃE JOANA – AQUI PODE TUDO!

    Que empresa séria arriscaria estabelecer no país?

    Somos o PRIMEIRO PAIS DO MUNDO A SER GOVERNADO ESCANCARADAMENTE PELA CORRUPÇÃO!

    Essa pecha não sai com 10 anos, 20anos, esse golpe deixará feridas até o século 22!

    Hoje mais do que nunca, tudo que dissermos e fizermos ficará guardado PARA SEMPRE NAS NUVENS EM HD’s CADA VEZ MAIS POTENTES!

    A quem vamos enganar, fora os leitores do PIG?

    Ainda há quem acredite que a Dilma roubou milhões!

    Há um engano terrível e estamos cada vez mais perto do olho do furacão, do qual NÃO VOLTAREMOS COMO NAÇÃO!

    Este governo e sua consequência para o futuro, é que seremos um país EXTORQUIDO PELAS POTÊNCIAS MUNDIAIS, que aproveitando desta fraqueza moral.

    É preciso encontrar uma visão LÚCIDA DENTRO DA LAVA-JATO, por que quem vai perder será o Brasil.

  9. Meu Deus.Será que é tão difícil

    Meu Deus.

    Será que é tão difícil para algumas pessoas entenderem?

    Eu sei em quem votei e pedi voto, no meu pequeno círculo de amizades e familiar, para deputado federal, estadual e vereador. Não voto, nem peço voto, em quem não conheço.

    Um deles não foi eleito. O vereador assumiu a pasta de Secretário. O Deputado Federal está no Parlamento. Sou diretamente responsável por isso – como todo cidadão brasileiro.

    Já cruzei várias vezes com cada um deles na rua. Sei a cidade onde eles moram e facilmente identifico seu endereço. Não tenho nenhum problema em bater nas suas residências.

    O Secretário, caso saia candidato, não terá mais meu voto, nem daqueles que confiarem na minha opinião. Talvez, na próxima legislação ele não se eleja. Simples assim.

    Também sei quem votei e pedi voto para os cargos do Poder Executivos. Simples assim, também.

    Esses poderes – Executivo e Legislativo – estão nas nossas mãos, ENQUANTO HOUVER DEMOCRACIA.

    – Ah, mas “os outros” não sabem votar.

    Pois, eu sou tão ignorante e tão sábio quanto qualquer cidadão brasileiro.

    Por isso, não preciso que ninguém descumpra EXPLICITAMENTE as Leis para corrigir os erros que por ventura cometi na minha ESCOLHA DEMOCRÁTICA. Não sou menino para precisar de babá. 

    Se tem um cidadão brasileiro que deve cumprir com o MÁXIMO RIGOR a Lei são aqueles que exercem funções no Aparelho Judicial do Estado, pois na mão deles está o MONOPÓLIO DA VIOLÊNCIA.

    A frase TODO PODER EMANA DO POVO não é retórica, basta procurar saber o destino de Luis XVI, Nicolau II, para citar os casos mais emblemáticos dos dois lados do espectro ideológico.

    Poderes oligárquicas (de poucos) e aristocráticos (dos “melhores”) é coisa do passado.

    Juiz, Promotor e Delegado não tem o direito de descumprir as Leis*, apenas porque fizeram uma aliança com empresas de comunicação num mercado oligopolista. Os fins não justificam os meios, ainda mais quando se tratar de um Poder de Estado que tem o monopólio da força. Agir dessa forma tem nome: TOTALITARISMO. Aliás, uma palavrinha que parece que os Liberais esqueceram.

    Parabéns ao articulista. Espero que os cidadãos e cidadãs brasileiros(as) entendam, antes que o preço para retomarmos o PODER de errar e acertar se torne caro demais. Afinal, quem acredita em SANTOS são os crentes e o Brasil não é República Religiosa. Alías, nem todos os cristão acreditam em Santos, que dirá os judeus, espíritas, budistas, os afro-religiosos, etc.

    *divulgação de grampo ilegal, divulgação de informações sob sigilo, grampos sem autorização judicial, prisões preventivas ad aeternum, etc, etc, etc.

    Obs.: determinados membros do Aparelho Judiciário Estatal já estão partindo para a censura prévia.

  10. Prezado José Carlos de

    Prezado José Carlos de Assis. 

    A fogueira de vaidades que se transformou o STF é a única instância que permitiu isso para liquidar o PT. Para eles os fins justifcam os meios. O ódio por tudo que o PT fez, migalhas perto do que precisa ser feito, é a razão para o estado de exceção que vivemos já a alguns anos. A omissão da justiça é ovo da serpente da volta do fascismo.

  11. Óh, e agora, quem poderá nos defender?!

    Fato é que não há Chapolin Colorado em nossas instâncias para cumprir o papel de nos proteger dessa ameaça fatal.

    O Congresso Nacional que, em tese e na prática, deveria cumprir esse desiderato se apequenou quando deveria imbuir-se de altiveza e reagir, primeiro, fazendo sua mea culpa e extirpando do seu meio os que lhe tiram a força ética e moral para se elevar e, depois, ditar normas delimitando os espaços de atores e/ou instituições como a PG, MP, PF etc que se têm acima da CF e do povo.

    Esse papel é dele, Congresso Nacional, mas como fazê-lo se se autodespojou do mister e enveredou-se por desvios os mais inescrupolosos como os de corrupção e conspiração contra o Executivo legalmente investido?

  12. quem nos protegerá não é bem o que mais me preocupa…

    quem continuará afastando ou distraindo o povo brasileiro dos assuntos e acontecimentos muito mais importantes e graves sim, muito me preocupa

    impressionante como lava jato tem tudo da seleção canarinho de 70

    conseguiram algo até recentemente considerado impossível no campo das técnicas para dominação pelo medo, juntaram mídia, religião e polícia para combater corrupção como se fosse terrorismo

    só no Brasil mesmo, sem um judiciário decente, os abutres americanos encontrariam tanta facilidade

  13. Tem mais…
    “O que temos visto é uma situação em que polícia, procuradores e juiz atuam todos do mesmo lado de forma inteiramente assimétrica em relação ao acusado. É claro que isso é uma violação de direitos básicos de cidadania. O Estado é, em si mesmo, forte demais na relação com o acusado. Juntar aquelas três instâncias é ditadura judicial, conforme reclamou com razão o ex-presidente José Sarney.”

    Como se não bastasse, acrescente-se ao trio (Polícia, MP e Juiz) a imprensa.
    É um massacre.

  14. A situação está se caminhando

    A situação está se caminhando talvez para um caminho sem volta realmente.

    Ou os politcos se unem contra essa turma ou, ai sim, talvez tenhamos uma nova ditadura de verdade, com armas mesmo.

    • a situação….

      O Poder emana do povo, para o povo, pelo povo. O que nos protegerá será a democracia na qual nunca acreditamos. O povo que decida, certo ou errado (sempre será a pergunta) o seu destino. Não a democracia do “politicamente correto, das elites, dos grupos organizados e protegidos politicamente, não a democracia dos “politizados”. A democracia que o povo escolher. O plebiscito sobre desarmamento mostrou o quanto não cremos em democracia e o quanto nossas elites de todas ideologias a temem.

  15. Quem nos protejerá….

    Conforme pensamento de Edmond Burke, “Quanto maior é o poder, tanto mais perigoso é o abuso”, sobretudo quando ele vem de quem deveria defender a sociedade. Por que dão tanto poder a seres humanos despreparados e desprovidos de humanidade? Mas podem deixar o Chapollin Collorado irá nos defender com toda a sua astúcia. 

  16. Quem nos protejerá….

    Conforme pensamento de Edmond Burke, “Quanto maior é o poder, tanto mais perigoso é o abuso”, sobretudo quando ele vem de quem deveria defender a sociedade. Por que dão tanto poder a seres humanos despreparados e desprovidos de humanidade? Mas podem deixar o Chapollin Collorado irá nos defender com toda a sua astúcia. 

  17. Quem nos protejerá….

    Conforme pensamento de Edmond Burke, “Quanto maior é o poder, tanto mais perigoso é o abuso”, sobretudo quando ele vem de quem deveria defender a sociedade. Por que dão tanto poder a seres humanos despreparados e desprovidos de humanidade? Mas podem deixar o Chapollin Collorado irá nos defender com toda a sua astúcia. 

  18. Quem nos protejerá….

    Conforme pensamento de Edmond Burke, “Quanto maior é o poder, tanto mais perigoso é o abuso”, sobretudo quando ele vem de quem deveria defender a sociedade. Por que dão tanto poder a seres humanos despreparados e desprovidos de humanidade? Mas podem deixar o Chapollin Collorado irá nos defender com toda a sua astúcia. 

  19. Quem nos protejerá….

    Conforme pensamento de Edmond Burke, “Quanto maior é o poder, tanto mais perigoso é o abuso”, sobretudo quando ele vem de quem deveria defender a sociedade. Por que dão tanto poder a seres humanos despreparados e desprovidos de humanidade? Mas podem deixar o Chapollin Collorado irá nos defender com toda a sua astúcia. 

  20. Quem nos protejerá….

    Conforme pensamento de Edmond Burke, “Quanto maior é o poder, tanto mais perigoso é o abuso”, sobretudo quando ele vem de quem deveria defender a sociedade. Por que dão tanto poder a seres humanos despreparados e desprovidos de humanidade? Mas podem deixar o Chapollin Collorado irá nos defender com toda a sua astúcia. 

  21. Quem nos protejerá….

    Conforme pensamento de Edmond Burke, “Quanto maior é o poder, tanto mais perigoso é o abuso”, sobretudo quando ele vem de quem deveria defender a sociedade. Por que dão tanto poder a seres humanos despreparados e desprovidos de humanidade? Mas podem deixar o Chapollin Collorado irá nos defender com toda a sua astúcia. 

  22. Quem nos protejerá….

    Conforme pensamento de Edmond Burke, “Quanto maior é o poder, tanto mais perigoso é o abuso”, sobretudo quando ele vem de quem deveria defender a sociedade. Por que dão tanto poder a seres humanos despreparados e desprovidos de humanidade? Mas podem deixar o Chapollin Collorado irá nos defender com toda a sua astúcia. 

  23. Quem nos protejerá….

    Conforme pensamento de Edmond Burke, “Quanto maior é o poder, tanto mais perigoso é o abuso”, sobretudo quando ele vem de quem deveria defender a sociedade. Por que dão tanto poder a seres humanos despreparados e desprovidos de humanidade? Mas podem deixar o Chapollin Collorado irá nos defender com toda a sua astúcia. 

  24. Quem nos protejerá….

    Conforme pensamento de Edmond Burke, “Quanto maior é o poder, tanto mais perigoso é o abuso”, sobretudo quando ele vem de quem deveria defender a sociedade. Por que dão tanto poder a seres humanos despreparados e desprovidos de humanidade? Mas podem deixar o Chapollin Collorado irá nos defender com toda a sua astúcia. 

  25. Quem nos protejerá….

    Conforme pensamento de Edmond Burke, “Quanto maior é o poder, tanto mais perigoso é o abuso”, sobretudo quando ele vem de quem deveria defender a sociedade. Por que dão tanto poder a seres humanos despreparados e desprovidos de humanidade? Mas podem deixar o Chapollin Collorado irá nos defender com toda a sua astúcia. 

  26. Quem nos protejerá….

    Conforme pensamento de Edmond Burke, “Quanto maior é o poder, tanto mais perigoso é o abuso”, sobretudo quando ele vem de quem deveria defender a sociedade. Por que dão tanto poder a seres humanos despreparados e desprovidos de humanidade? Mas podem deixar o Chapollin Collorado irá nos defender com toda a sua astúcia. 

  27. Quem nos protejerá….

    Conforme pensamento de Edmond Burke, “Quanto maior é o poder, tanto mais perigoso é o abuso”, sobretudo quando ele vem de quem deveria defender a sociedade. Por que dão tanto poder a seres humanos despreparados e desprovidos de humanidade? Mas podem deixar o Chapollin Collorado irá nos defender com toda a sua astúcia. 

  28. Quem nos protejerá….

    Conforme pensamento de Edmond Burke, “Quanto maior é o poder, tanto mais perigoso é o abuso”, sobretudo quando ele vem de quem deveria defender a sociedade. Por que dão tanto poder a seres humanos despreparados e desprovidos de humanidade? Mas podem deixar o Chapollin Collorado irá nos defender com toda a sua astúcia. 

  29. Quem nos protejerá….

    Conforme pensamento de Edmond Burke, “Quanto maior é o poder, tanto mais perigoso é o abuso”, sobretudo quando ele vem de quem deveria defender a sociedade. Por que dão tanto poder a seres humanos despreparados e desprovidos de humanidade? Mas podem deixar o Chapollin Collorado irá nos defender com toda a sua astúcia. 

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome