Se Dilma vencer o impeachment, Gilmar a derruba no TSE

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Mesmo que Dilma Rousseff consiga derrotar o impeachment no Senado com, por exemplo, a proposta de plebiscito para a escolha de um novo presidente, ainda restará uma cartada final contra a petista: a cassação da chapa eleita em 2014 pelo Tribunal Superior Eleitoral, comandado por Gilmar Mendes.

Há alguma semanas, Gilmar reportou à imprensa que as investigações da ação de impugnação de mandato de Dilma estão em fase de conclusão, com resultados até setembro. O ministro do Supremo Tribunal Federal autorizou procedimentos que atestariam fraudes cometidas pelo PT na última disputa eleitoral, embasando a ação do PSDB.

Segundo informações do jornalista Paulo Henrique Amorim, no TSE, Gilmar contaria com a ajuda dos ministros Henrique Alves, Luis Fux, Herman Benjamin e Napoleão Maia Filho para fazer a cassação de Dilma e do interino Michel Temer sair do papel antes de 2018.

Por Paulo Henrique Amorim

No Conversa Afiada

Gilmar vai ter a partir de setembro maioria tranquila no TSE.

Além dele, Henrique Neves, Luis Fux, Herman Benjamin e Napoleão Nunes Maia Filho.

Votos contra só, provavelmente, Rosa Weber e Luciana Lossio.

Isso lhe dá enorme conforto de derrubar Dilma, por conta do financiamento da campanha de 2014, se ela escapar do impeachment.

Se o impeachment se confirmar, ele e Fux, sucessivamente, na presidência do TSE, sentam nos processos sobre o financiamento da campanha e não os pautam.

Assim, Temer ficaria até final de 2018 sem se aborrecer.

Mas, se houver o acordo de barrar o impeachment com o plebiscito, este seria realizado em outubro, com a eleição municipal.

Para isso, seriam necessários uma PEC de iniciativa da Dilma – e só dela – e os votos para aprovar por 3/5 nas duas casas: Câmara e Senado.

A eleição seria realizada em abril de 2017, com um TSE dominado por Gilmar e um Procurador Geral Eleitoral, digamos, fraco.

Mesmo assim, depois de toda as manobras no TSE, a posse seria em junho de 2017, para um mandato de ano e meio.

É outra questão complicada.

E a reforma política?

Seria feita com esse Congresso?

De qualquer forma, nessa hipótese, Dilma teria quase um ano (10 meses) para fazer a transição e devolver alguma normalidade à política.

E se o Gilmar (o Gilmar PSDB-MT, como você diz) resolver imprensar o Congresso contra a parede e dizer: não adianta aprovar o plebiscito com eleição, porque lá para fevereiro, março de 2017 eu condeno a Dilma e, se necessário, a Dilma e o Temer, no TSE!

E, concretizada a ameaça, o Congresso pode eleger qualquer um Presidente da República, para completar o mandato da Dilma.

Nao precisa ser um congressista.

Pode ser um zé das couves, como diz o Gilmar.

Ou o Serra!

Que topa ser Presidente nem que seja por dez meses já que, pelo voto, ele sabe que jamais será.

O Serra, não se esqueça, chama o Gilmar de “meu presidente!”.

Seria um presidencialismo de dois presidentes!

Tudo isso, se, antes, o paredón ainda não estiver em funcionamento.

Não é isso, amigo navegante?

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nassif o presidente turco
    Nassif o presidente turco voktou e ja prendeu muitos militares e expulsou quase ttres mil juízes ta na hora de a presidente se voltar tomar uma atitude severa em relação a PF MPF e judiciario. Esses orgaos custam muito aos brasileiros pra ficar fazendo politica ruim

    1. Certo e objeivo.

      Carlos Coelho,

      Se você tiver lido alguns dos meus comentários sobre o que a presidenta Dilma Rousseff deveria fazer, terá observado que eu afirmei o seguinte; se as FAs fossem/forem leais a ela ae ao Estado Demcocrático de Direito, convocá-las, ordenar a prisão de TODOS os golpistas e traidores (sejam eles dos poderes políticos, da PF, do MP ou do PJ), reorganizar o aparelho do Estado, convocar ANC para reforma do Estado (dos poderes políticos, do MP e do PJ), propor eleições gerais, etc.

       

      1. O problema é que não existe

        O problema é que não existe local com mais traidores da Pátria que as Forças Armadas. Tem sido assim nos últimos 70 anos, pelo menos…

  2. Sabe que isso tudo é até bom?

    Sabe que isso tudo é até bom? Imagine a perseguição que o PT sofreu e a presidente… Com razão ou não isso mostrou que a corrupção está perdendo a força… O lance é que todos os partidos fiquem alertas para as faltas cometidas de outros partidos nas próximas eleições… Por muito mais, muitos políticos não foram cassados… em seus processos eleitorais. Está claro a perseguição… Mas será que estes partidos que as estão sofrendo também não as fazem… Pois… se houver gfraude em uma eleição de munícipio de um político do PT… Também pode haver do PSDB e assim por diante… Em maior ou menor grau estão todos metidos.. A questão é o poder que o cargo dá há um determinado partido… COmo o cargo de presidente… O benefício que este cargo dá para a população é irrelevante em um ambiente político doentio e privatizado…

    1. Santa ingenuidade Batman!

      A corrupção está perdendo força? Provavelmente ignora completamente o currículo dos nosso ministros e presidentes da república, O PSDB com medo da justiça? Escreveu como piada ou escarnio? 

      1. É ISSO, ULISSES

        Concordo com você, Ulisses: a maior parte da população brasileira não vive a realidade desse país. Parece que vivem em outro planeta! Será que é resultado da televisão, das drogas ou sei lá o quê? Assim fica difícil… 

  3. Vade retro, COISA VELHA E CORRUPTA.

    Um  ZÉ DAS COUVE, que seja honesto, é mil vezes preferível que um fulano que se diz juiz, mas na verdade é LADRÃO, e comanda QUADRILHA DE FORAS DA LEI.

    Povo nenhum é obrigado a se submeter a BANDIDO, tenha ele o título que tiver e a FUÇA FEIA também. 

    Existem fulanos que se julgam grande coisa e não sabem, que as atitudes, seja de pessoas honestas ou de bandidos é que os qualificam para designar o que são.

    A era fhc, só produziu frutos PODRES.

     

     

     

     

  4. É MAIS  CABE RECURSO  DA

    É MAIS  CABE RECURSO  DA PRESIDENTE, se  vai ser acatado nao sabemos  mais  tambem  ela pode  recorrer  ao  supremo nao é  verdade.  alias  Dilma  ja  deveria  e  procurando fazer sua  defesa,  e  nao  esqueçam  quer ele o  proprio GILMAR  APROVOU  AS CONTAS  DE DILMA  embora com resalvas que podem  ser contestadas. Tambem a  presidente pode  entrar  com açao  de suspeiçao de  Gilmar. 

  5. O mais honesto e sincero

    De todos os ministros do Supremo Tribunal Federal, sem sombra de dúvida, Gilmar Mendes é o mais honesto e sincero com as suas convicções política, econômica e social. Sempre se comportou e se comporta como feitor,  jagunço e porteiro da Casa Grande e o faz sem cerimônia e ou malabarismo verbal (Deixo de fora nessa comparação Marco Aurélio Mello e Ricardo Lewandovisk. Esses dois estão em outro patamar). E tem petista que acusa o incompetente do Aécio de ser o cabeça do golpe. Hehehehe…

  6. Transitado em julgado

    Segundo Eugênio Aragão, que foi representante da PGR no TSE, esta questão das contas da campanha já transitou em julgado e foi reaberta ilegalmente por gilmar aproveitando-se de um (entre muitos) cochilos do governo Dilma. Ele disse isso numa palestra na UnB sobre o papel das redes sociais nos golpes pelo mundo afora:

    http://www.viomundo.com.br/denuncias/ministro-aragao-como-na-tailandia-e-nas-filipinas-dilma-foi-derrubada-pelas-redes-sociais-houve-acao-de-inteligencia-clandestina.html

    1. Bem lembado, Pimenta.

      Pelo que disse Eugênio Aragão, essa ameaça de GM é tiro de festim. Tomara que Aragão esteja certo. Depois da teoria do domínio do fato, isto é,  “Ele não oderia não saber”, do “José Dirceu não provou que é inocente”, e do “Não tenho provas contra José Dirceu, mas a literatura jurídica me permite condená-lo”, obras de joaquim barbosa, luiz fux e sérgio moro, respectivamente, podemos esperar qualquer m…. da cabeça desses juízes que compõem o PJ brasileiro, inclusive nos tribunais ‘superiores’ e ‘supremo’.

    2. C. Pimenta, preste atenção no

      C. Pimenta, preste atenção no manjado jogo, infelizmente nunca denunciado pela presidente, do conglomerado glpista mídia-judiciário. Toda vez que há uma ameaça de melhora da popularidae da presidenta, lá vem contrataque. Veja o que aconteceu esta semana: bem ou mal, cunha foi derrotado na câmara. Bom pro temer(oso)? Nem a pau juvenal. se o escroque abre o bico, fim do mundo pros golpista. Dilma1, golpistas0; o mpf diz “não há pedaladas”, Dilma 2, golpistas 0. obviamente a cavalaria do golpe vem a galope pra salvar os “homens de bem” da república teocrática do brasil, fundada pelo seu maior expoente, eduardo cunha; Não querem a delação do dudu, sai a “pesquisa data falha com Lula na frente mas que não pode ganhar e a pérfida pergunta de um jornalismo escroto, simbolizada no chilique do ot´vio frias em Londres, Dilma ou temer(oso)? Pode uma coisa dessa? Ninguém fala do mpf sobre as tais pedaladas. E pode esperar vem coisa por aí daqueles de curitiba e do janó. É só esperar.

      Mesmo assim, acho que nem tudo está perdido. Aqueles que votaram em Dilma no senado, votaram por convicão. Não vão voltar atrás. E, até que enfim, Dilma resolveu se mexer e, com as reunioes que vem fazendo com os senadores, as coisas parecem que  começaram a se mover para aqueles que lutam contra o golpe. são apenas seis votos a mais. É possivel. e por fim, não creio que o dudu escroque vá deixar barato os seus traidores. Ele vai a plenário. Se se salvar, é o fim do temer pelo absurdo de salvar o maior bandido da história brasileira. Se não se salvar ele entrega todo mundo. Não acho que aja saída  para o temer(oso).

  7. Providencial a reprodução desta matéria.

    Prezados leitores e equipe do GGN.

    Realmente providencial a reprodução dessa matéria do PHA. Gilmar Mendes é o ‘general’ do PSDB-MT; ele é hoje um dos mais poderosos neste País, pois sob o comando dele estão o TSE e a parcela mais reacionária, retrógrada – e por que não corrupat e criminosa? – do STF. Ele, Luiz Fux e Noronha são capazes de manobras se expedientes no tribunal eleitoral semelhantes às que fez e faz Eduardo Cunha na Câmara. Aliás, GM e EC são parceiros no golpe; ou os leitores se esqueceram do encontro deles e do deputado Paulo Pereira da Silva, no início de 2015, na residência oficial do presidente da Câmara, sem que houvesse previsão na agenda oficial ou fosse divullgado o objeto da conversa deles. Se na ocasião nem GM nem Paulo Pereira presidiam poderes da república, por que se encontraram com o então presidente da câmara, na residência oficial deste? O que tramaram nessa reunião? Vale lembrar que na época Paulo Pereira ja era réu em ações criminais no próprio STF.

    A única saída para brecar o plano “B” do golpe, que é esse de Gilmar Mendes no TSE é mover contra ele um processo de impedimento; motivos legais para isso não faltam. Ah, mas o Senado não actará tal pedido dirão os céticos. Se o povo for às ruas e assim o exigir, os senadores podem mudar de idéia. Na Turquia o povo na rua barrou um golpe militar. Por que na república bananeira não podemos abortar esse golpe midiático-policial-judicial-parlamentar? 

  8. Pegando o gancho do Jorge

    Pegando o gancho do Jorge Aragão, ex-procurador do governo Dilma, em sendo demolido o golpe, não  é possível  anular as pretensões  do Gilmar no TSE, já que as contas da presidenta  foram  transitadas  em julgado, e tendo sido aprovadas?

    É que o partido PT vive dormindo em berço esplêndido!

  9. Vai ser bom

    Pelo menos vão tirar Dilma e Temer juntos.

    E tem mais, o PT teve mais de uma década no poder para tentar mudar a lei, para fazer uma reforma política e mudar estas anomalias, e nem tentou, agora tem mais é que aceitar de cabeça baixa.

  10. O GILMAR ESTÁ PROCURANDO…

    O GILMAR ESTÁ PROCURANDO SARNA PRA SE COÇAR E VAI ENCONTRAR… NOSSO PAÍS PODE SE TRANSFORMAR NUMA TURQUIA  ACABANDO COM GILMAR, VAI SER UM INFERNO. O POVO NÃO ACEITARÁ QUIETO, EU MESMO SOU CAPAZ DE SAIR DA MINHA CIDADE E ME JUNTAR COM O POVÃO, SE FOR PRECISO, PARA CAÇAR ESSE BEIÇUDO NA UNHA. O POVO TEM QUE TER CORAGEM PRA EFRENTAR ESSE MINISTRO CRETINO  CORRUPTO E SEM MORAL, POIS JOAQUIM BARBOSA DISSE ISSO NA CARA DELE NA TV JUSTIÇA.  O POVO TEM QUE SAIR A RUA E EXIGIR A SAÍDA DESSA FRUTA PODRE DO STF E DO TSE , POIS ELE CONTAMINA A JUSTIÇA, ENVERGONHA A JUSTIÇA HÁ ANOS. E QUE OS CONTAMINADOS SIGAM O MESMO CAMINHO DO SUJISMUNDO, PORQUE A JUSTIÇA JÁ ESTÁ MAIS DO  QUE PODRE. O POVO NÃO SUPORTA MAIS A CORRUPÇÃO, MAS TAMBÉM NÃO SUPORTA MAIS ESSA JUSTIÇA COM JUIZES OPORTUNISTAS.

    1. Realmente, ha coisas que se

      Realmente, ha coisas que se pode tolerar, mas ha outras que nao se pode engolir calado – esta e uma delas. Tambem pensamos que o tal do Gilmar vai tentar dar uma de “eu sou mais eu” nessa oportunidade, confianrte no fato de que ate agora nenhum dos caras que tem capangas foram importunados, mas ele vai dar com os burros n’agua.

      Se Deus quiser… e eu sei que ele quer!

  11. Mas o mesmo PHA disse ontem,

    Mas o mesmo PHA disse ontem, por informações obtidas de alguns senadores, que já existe um pedido de impeachment do Gilmar pronto no  senado, caso ele tente essa cartada final.

    E tem grande chance de sucesso, com senadores de esquerda e parte do PMDB que está sendo “perseguido” pela PF,PGR.

    Seria uma boa oportunidade dos senadores mostrarem força.

    Vamos torcer para esse furdúncio dê certo. O Gilmar merece um fim trágico, sofrido e vergonhoso como juiz politico 

  12. Dilma não vai vencer no

    Dilma não vai vencer no Impeachment. O golpe está consolidado e acabou. O desespero de crápulas como Cristovão Buarque em ficar sugerindo que Dilma renuncie é porque sabe que a marca indelével de golpista mais se acentuará nele na História. E ele não é sábio, mas sabe muito bem do que lhe é reservado no futuro, quando até filhos e netos poderão ter vergonha de usar sua identidade. Mas está feito e acabou. Dilma deve, precisa ir até o fim; mas… acabou!

  13. E pode?

    Este pseudo juiz pode ser canalha a este ponto?

    E mais: pode mesmo contar com os votos que ele acha que tem? Sei não, vivemos uma república de traíras. Um a mais, um a menos não é nada impossível né?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador