STF obriga Moro a dar gravações de delações aos advogados

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Enviado por Webster Franklin

Publicado no blog de Jorge André Irion Jobim

Publicado originalmente no Conjur

SÚMULA VINCULANTE. MORO SE MOSTRA CONTRARIADO AO OBEDECER SUPREMO E DAR ACESSO A VÍDEOS DE DELAÇÕES 

Por Pedro Canário

 
Em despacho, o juiz federal Sergio Fernando Moro reclamou da decisão do Supremo Tribunal Federal que o obrigou a conceder à defesa dos executivos da OAS investigados na operação “lava jato” acesso às gravações de áudio e vídeo de delações premiadas. Moro — responsável pelos processos decorrentes da operação em primeira instância — havia enviado aos advogados a transcrição dos depoimentos e negou acesso aos vídeos por não ver “necessidade de a defesa ter acesso à gravação dos depoimentos”. Para a 2ª Turma do STF, postura violou Súmula Vinculante 14 do Supremo.

No despacho, assinado no dia 26 de junho, Moro dispara: “Muito embora as defesas já tenham tido acesso anterior aos mesmos depoimentos reduzidos a escrito e tenham tido a oportunidade de ouvir as mesmas pessoas em juízo, sob contraditório, com o que não há qualquer conteúdo novo, resolvo conceder às defesas o prazo adicional de três dias para, querendo, complementarem suas alegações finais”.

A decisão da 2ª Turma foi tomada em agravo regimental. A defesa dos executivos da OAS, feita pelos advogados Edward Rocha de Carvalho e Roberto Telhada, havia entrado com uma Reclamação no Supremo pedindo o acesso aos vídeos. O pedido fora negado pelo relator, ministro Teori Zavascki, por entender que ele estava prejudicado, devido ao acesso às gravações.
No agravo, a 2ª Turma reconsiderou a decisão. O entendimento é do próprio ministro Teori. Para ele, ao negar o envio das gravações aos advogados, Moro violou a Súmula Vinculante 14, que garante à defesa o acesso “aos elementos de prova já documentos em procedimento investigatório”.

Moro avaliava que o acesso às transcrições era “suficiente para o exercício da ampla defesa”. Já o Supremo avaliou que não havia motivo para sonegar o acesso às gravações. A Lei das Organizações Criminosas, a que define a delação premiada, de fato fala em sigilo dos colaboradores. Mas como forma de proteger a imagem deles e o andamento das investigações.

Só que a mesma lei, ensina o ministro Teori, diz que o sigilo termina quando a denúncia é oferecida. E no caso dos executivos da OAS, o caso já está na fase das alegações finais da defesa antes da sentença de mérito.

Leia o despacho de Sergio Moro concedendo mais três dias de prazo para a defesa da OAS apresentar as alegações finais:

DESPACHO/DECISÃO

Junte-se cópia da decisão do eminente Ministro Teori Zavascki no Agravo regimental na reclamação 19229/2015 interposto em relação a presente ação penal, de nº 5083376-05.2014.4.04.7000, na qual, revendo posicionamento anterior, deferiu o acesso aos registros de áudio e vídeo dos depoimentos prestados pelo colaboradores Augusto Ribeiro e Júlio Gerin no acordo de colaboração premiada.

Tais registros já estão depositados em Secretaria. Em vista do decidido fica franqueado o acesso a eles pelas Defesas mediante extração de cópia, sendo inviável tecnicamente a juntada ao processo eletrônico.

Muito embora as Defesa já tenham tido acesso anterior aos mesmos depoimentos reduzidos a escrito e tenham tido a oportunidade de ouvir as mesmas pessoas em Juízo, sob contraditório, com o que não há qualquer conteúdo novo, resolvo conceder às Defesas o prazo adicional de três dias para, querendo, complementarem suas alegações finais.

Intimem-se as Defesas.

Curitiba, 26 de junho de 2015.

http://www.conjur.com.br/2015-jun-30/moro-mostra-contrariado-obedecer-stf-dar-acesso-delacoes

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

63 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Moro, o juiz justiceiro, não

    Moro, o juiz justiceiro, não deve satisfações a ninguém, o STF que não venha atrapalhar a missão divina revelada em sonho “limpe o Brasil da corrupção”.

    Moro só deve obediência a Deus.

    1. Ah, ele que pense que não

      Ah, ele que pense que não deve obediência a ninguém e desobedeça a Globo. Ela destrói  ele em um minuto de JN.

      Esses hipócritas do Judiciário, Procuradorias e PF são tão limpinhos, que não suportariam 2 min de holofotes sobre suas vidas e seus “imparciais e honestos” trabalhos.

  2. O ´bixin´ parece que não vai

    O ´bixin´ parece que não vai mais poder fazer o quer. Terá que cumprir a lei. Quanto ao Teori parece que está perdendo o medo. Viu que não há nada demias em cumprir a lei. Ninguem vai crucificá-lo. Pelos menos fisicamente..

  3. Provavelmente se verá muita coisa editada!

    Pela leitura dos depoimentos e pela repetição exata de alguns trechos talvez se observe muita edição nestes depoimentos. Não estou dizendo que haja mentiras mas sim a supressão de algumas verdades.

    1. Plenamente de acordo,

      Plenamente de acordo, Maestri. É bastante provável que muitas verdades foram suprimidas, principalmente aquelas que envolvem políticos dos partidos de oposição. Qual o interesse do juiz não disponibilizar os vídeos das delações para os advogados de defesa como afirmaram seus advogados no vídeo  disponibilizado por Spin, acima? Talvez a íntegra dessas delações gravadas jamais sejam conhecidas.

  4.  
    [Ainda sobre ‘coisas

     

    [Ainda sobre ‘coisas editadas’ &$ o abismo cavado pelo Moro está logo à frente do juiz (ir)responsável pela ‘Guantánamo do Paraná’ a $oldo do golpe jurídico-midiático em fase comatosa!]

     

    ‘Folha’ e Youssef perdem a memória e inventam notícia pró-PSDB

    REALIDADE DETURPADA

    Para entender matéria que tenta induzir o leitor a tirar conclusões diferentes do que dizem os fatos, temos que fazer “engenharia reversa” em cima das frases

     

    por Helena Sthephanowitz publicado 04/07/2015 11:30

     

    Está difícil ler o jornal Folha de S.Paulo pelo tanto que tem deturpado a realidade para fazer campanha política em vez de jornalismo.

    (…)

    Parece que nem a revista Veja quis publicar, pois o “não lembro” de Youssef coloca sob suspeita não para quem ele aponta o dedo, mas o próprio dedo de Youssef. (…)

    Daí a imprensa atucanada não se interessou em publicar. Só a Folha teve a “coragem”, mas só após dar um jeito de deturpar bastante a realidade.

    (…)

    A frágil memória de Youssef reforça as declarações do procurador-geral da República, Rodrigo Janot: “Estava visível que queriam interferir no processo eleitoral. O advogado do Alberto Youssef operava para o PSDB do Paraná, foi indicado pelo Beto Richa para a coisa de saneamento (Conselho de Administração da Sanepar), tinha vinculação com partido. O advogado começou a vazar coisa seletivamente”, afirmou o procurador-geral, em entrevista à própria Folha em 17 de novembro do ano passado.

    Mas a Folha também nada disse sobre este detalhe, mostrando que anda com a memória tão fraca quanto Youssef sobre assuntos que, digamos, deixaram de interessar.

     

     

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.redebrasilatual.com.br/blogs/helena/2015/07/folha-e-youssef-perdem-a-memoria-e-inventam-noticia-pro-psdb-6553.html

     

  5. Nada mais justo, alias, as

    Nada mais justo, alias, as vezes a palavra escrita e falada tem diferenças entre si; mas interessante ver que quando tem uma decisão contrariada o juiz fica transtornado..

  6. Pra mídia pode, pros advogados, jamais!

    Esta é a justicia de Moro: vaza tudo pra míRdia.”Publicidade” à la carte!

    Já pros advogados, pra assegurar o direito de defesa, aí ele fica “contrariado”.

    Nundô, nundô, nundôô!

    Manhêê! Óó o STF implicandu cumigu, manhêê!

  7. Moro se mostra confiante em

    Moro se mostra confiante em que em três dias a defesa destes senhores não poderá progredir muito e desvendar algo oculto nos vídeos. É bom que a defesa atente bem aos detalhes do vídeo, mas seria oportuno também chamar profissionais para realizarem uma ou melhor duas novas transcrições das delações, só para comparar. O problema maior para Moro em ter de obedecer ao Supremo neste momento, talvez não esteja nestas delações em particular, mas sim no indicativo claro de que o Supremo está disposto a mandar (a exercer o mando) em Moro quando isto for necessário. Ora, todos pensavam que Moro era imandável até pelo Supremo. Que estava blindado por algo inefável e mais poderoso que a Suprema Corte do país, por iisso comandou tantos DESMANDOS. Alguns até expressaram aqui no blog o medo de que, se o STF mandasse alguma coisa e Moro não obedecesse, estaria consumado o golpe no próprio poder judiciário, antes de atingir o poder executivo. O que se observa é que o desmonte deste Golpe de Estado está a se fazer, mas se faz tão lentamente quanto aqueles especialistas em explosivos desmontam uma complicada bomba de grande potência. Seja como for, agora está quebrado o encanto da muralha inexpugnável que esconde a equipe morística, uma muralha pintada e decorada pela mídia de direita. E este desbloqueio, certamente, virá a ser muito útil à correta admistração da justiça, mais adiante.

  8. Juiz sem juízo

    “… resolvo conceder às Defesas o prazo adicional de três dias para, querendo, complementarem suas alegações finais”?

    Escreveu o que não devia, juiz Môro. Foi o STF que decidiu e determinou a entrega do material probatório à defesa.

    Esse “resolvo” é mais do que risível.

    O que foi escrito no despacho poderia muito bem ser resumido a uma frase de uma só palavra, tão velha no cotidiano do processo como andar pra frente: Cumpra-se.

    Juiz que se deixa bajular pela mídia golpista é um perigo à Democracia.

  9. Não basta “ser” juiz, precisa parecer ser (já diziam os romanos)

    “Moro avaliava que o acesso às transcrições era “suficiente para o exercício da ampla defesa”,

    Hehe, ele decide o que é “suficiente” para a defesa e o que é necessário para a míRdia!

    Alguém devia ensinar ao paladino da justicia que o suficiente (e necessário) para a defesa são os FATOS do processo, principalmente da acusação. Este juiz, como Braboso, não sabe que juiz não é para “condenar”, mas para julgar, o que implica também absolver. Pra eles, aí “depende de lado”…

    Ignorar que comunicação (das delações e depoimentos) envolve mais do que palavras selecionadas, interpretadas e transcritas em texto, sem expressão corporal, emocional, facial, entonação, vacilações, gagueiras e quetais, tanto de quem pergunta quanto de quem responde, se não fôr má fé é ignorância mesmo.

    O que (provavelmente) não vem ao caso…

  10. Observem no video, à direita,

    No min 7:30 o questionamento sobre a falta de acesso às provas por parte da defesa.

    Observem no video, à direita, a advogada Catta Preta, a rainha da delação forçada, sic premiada. É ela que tem acesso a tudo, e não a defesa

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=8ZvfXg89n0s%5D

    Saiba quem é Catta Preta, por Ligia Dellandes

    https://jornalggn.com.br/blog/iv-avatar/a-fonte-da-veja-seria-essa-advogada-de-costa-indicada-pelo-psdb

    Pot O Globo

    https://jornalggn.com.br/blog/spin-ggnauta/a-advogada-que-monitora-os-segredos-dos-delatores-da-lava-jato

    1. Spin
      Quem primeiro fez

      Spin

      Quem primeiro fez delação premiada foi PRCosta que tinha naquele momento Nelio como seu adv. E , quem indicou à PRC esta adv(CPretta) para assistí-lo na delação foi o pp Nélio.

      1. Catta Preta é uma espécie de

         

        Catta Preta é uma espécie de sombra atuando na Lava Jato, ela atua nos porões, junto â familia do réu subjugado por meses e meses de tortura em forma de prisào ilegal e terror na Guatánamo de Moro. Nélio Machado deixou a defesa de PRC por se opor à delação premiada. Nenhum advogado de defesa precisa indicar Catta Preta, pois ela fca que nem urubu esperando a presa feder. Ela tem sido advogada da delaçao de quase todos senào todos, há uma trama para anular a defesa para que ela entre no caso como salvadora de almas destroçadas no inferno de Moro

        [video:https://m.youtube.com/watch?v=rX8l6JJKl7sk%5D

    2. Uma outra fonte da veja da qual ouvi falar é

      um tal de Carlinhos Cahoeira. Dá para adivinhar o tipo de pessoa que aceita ser companheira de trabalho do tal Carlinhos Cahoeira…

    3. Parei nesta frase(no link de

      Parei nesta frase(no link de Ligia) pois a sequencia pode estar (é está) contaminada na questão regional – não esqueça de “coligações” – e quem realmente sobe/ou subiu para o congresso. Dito isto, vou a um parágrafo :

      Outra coisa interessante também é que Paulo Roberto já confessou ter um contrato com a Globo para vender uma ilha. Sua Consultoria Costa Global teria entre seus contratados as organizações Globo. Quantos e quais outros contratos teria Paulo Roberto e que pessoas estariam por trás desses contratos?

      Sim, ele falou isto.

      Vou dar uma informação que chegou aqui via link colado por comentarista e pelo jeito ninguém abriu. 

      O marido da Venina abriu uma firma e colocou seu portfólio de trabalhos. Entre eles estava o laudo ambiental para liberação da contrução do projac. 

      Se, o link que o comentarista localizou em busca pela internet for verdadeiro merece investigação. De início… foi parar como na Petrobrás?

  11. Ampla Defesa, Contraditório, Constituição

     

    Estranho. Se já estava tudo nos autos, por que então não dar acesso? Às vezes, a entonação de uma voz, ou a forma como uma pergunta é feita ou mesmo induzida pode dizer muito mais do que o próprio conteúdo. A edição, em comunicação, é tudo. Que o diga a edição criminosa do debate entre Lula e Collor, que a Globo fez, para manipular as eleições de 1989. E já existia uma súmula vinculante a esse respeito. Só acho que ouvir um enorme áudio em três dias é muito pouco. Deveriam ser pelo menos uns dez, no mínimo. Na ditadura, havia procedimentos secretos, mas na Democracia isso é errado, inconstitucional. Não existe no Brasil uma polícia secreta do Estado. Após recebida a denúncia, todas as provas são liberadas a todas as partes. É a tal da paridade de armas. 03 dias para ouvir muitas horas de gravação pode até prejudicar todo o processo penal, gerando nulidades. Seria mais prudente conceder mais prazo. Parabéns ao Supremo Tribunal Federal, por garantir o cumprimento da Constituição, uma de suas tarefas. Também acho que o juiz de primeiro grau deve cumprir decisões superiores sem fazer críticas a elas, mesmo que veladas ou pouco sutis. É questão de disciplina judiciária, de hierarquia judicial. Imparcialidade nunca é demais.

    1. Imparcialidade

      De fato, a imparcialidade para um um juiz nunca é demais. Mas em se tratando do Sr. Moro, essa qualidade é praticamente inexistente.

  12. Que coisa,é preciso ir ao

    Que coisa,é preciso ir ao STF  para que um juiz cumpra a lei e mesmo assim ele se mostra contrariado quando a decisão em instância superior não lhe é favorável e o engraçado é o argumento que ele “não vê a necessidade de a DEFESA ter acesso ás gravações” ele acha q tudo é conforme as suas conviccões pessoais(quais seriam,hein??)

  13.  
    OS PROCESSOS DE MOSCOU, O

     

    OS PROCESSOS DE MOSCOU, O JUIZ (?) MORO E A MÍDIA BRASILEIRA: TRAÇOS TOTALITÁRIOS DE UMA EMPREITADA GOLPISTA.

    O Conversa Afiada publica artigo do professor Ignacio Delgado – contra o Golpe do Caiado na ‘Folha’

    Ignacio Godinho Delgado é professor de História e Ciência Política na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia-Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT-PPED). Doutorou-se em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 1999, e foi Visiting Senior Fellow na London School of Economics and Political Science (LSE), entre 2011 e 2012.

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2015/07/04/moro-e-os-processos-de-moscou/#comment-2014073

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    Pastor do Diabo [eduardo] ‘CU(nha)’ “do ‘Aécio Furnas Forever'” &$ o próprio Aécio ‘Never’ “são a luz no final do túnel [fascigolpista]”! Adaptado do jornalista Paulo Henrique Amorim

    Se o Golpe vencer, eles entregam o pré-sal na hora !

    Publicado em 04/07/2015

     

  14. Já deveria ter sido liberado

    Já deveria ter sido liberado para todos os denunciados. As perguntas (que nunca aparecem nas transcrições… Suprimir de um processo de conhecimento..; as perguntas e as respostas como verdadeiramente foram dadas…Para mim, é criminosa a forma adotada neste “lava Jato”. É cercear a defesa.

    E pelo que se depreende na decisão dada pelo Teori, em 16 de junho, o juiz Moro já havia liberado os vídeos para outro réu – o da Mendes Jr. 

  15. Por falar em juiz Moro, Lava

    Por falar em juiz Moro, Lava Jato, desrespeito à súmula vinculante do STF, lembro que não apenas esta operação Vaza a Jato, como em outros casos semelhantes em que o Judiciário se presta ao uso político-eleitoral golpista, tem ocorrido violações às leis do país e as regras do próprio Judiciário para se atingir os objetivos desejados. Um exemplo claríssimo disso é a súmula vinculante do STF que proibiu o uso de algemas, aprovada em 2008 – época em que juízes daquele tribunal estavam muito contrariados com o uso de algemas em prisões de juízes e banqueiros pela PF de então (substituída pela atual PF tucana) – tem sido violada regularmente pela operação Vaza a Jato, para a produção de imagens a serem exibidas na imprensa oposicionista.

    Súmula Vinculante 11:

    Só é lícito o uso de algemas em casos de resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física própria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, justificada a excepcionalidade por escrito, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade e de nulidade da prisão ou do ato processual a que se refere, sem prejuízo da responsabilidade civil do Estado.

     

     

     

    1. Ricardo S, sobre o

      Ricardo S, sobre o desrespeito à Súmula Vinculante 11, postei aqui neste espaço o seguinte comentário:

      Quando da prisão de Daniel Dantas, que saiu algemado de sua casa, o STF baixou a Súmula Vinculante 11, que assim dispõe, verbis:

      “Só é lícito o uso de algemas em casos de resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física própria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, justificada a excepcionalidade por escrito, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade e de nulidade da prisão ou do ato processual a que se refere, sem prejuízo da responsabilidade civil do Estado.”

      Como se sabe, Daniel Dantas tem ligações profundas com FHC.

      Temos visto, na tal Operação Lava Jato, que todos os presos são conduzidos algemados, sem nenhuma justificativa dos agentes policiais.

      Isto me leva a concluir que a Súmula Vinculante 11 não se aplica a presos, em tese, envolvidos com apurações de fatos ligados à administração do PT.

      Parece-me que os advogados dos presos estão comendo mosca, ou estão usando aquela máxima de advogado de porta de cadeia: PASSARINHO NA GAIOLA É QUE CANTA. 

  16. O Teori foi mais uma escolha

    O Teori foi mais uma escolha furada da Dilma. Não vale nada.

    Vamos torcer para o Fachin atue como um Ministro do Supremo deve atuar. 

    Estamos cansados de péssimas escolher, de Ministro e ex-;inistros incompetentes, mentirosos, parciais e que só usam a toga pra forrar as cadeiras.

    Hoje a única dúvida é o Fachin, pois todo o resto não vale o que o gato enterra.

     

    1. ??????

      Por que foi uma escolha ruim? Porque está cumprindo (a lei) algo que o Juizeco da republiqueta do Paraná não cumpre? Coxinha detected, lamentável.

      1. O Moro correu frouxo com ele

        O Moro correu frouxo com ele segurando a barra. Se fosse realmente sério, já teria parado essa bandalheira. Jogou aquelas palavras, sobre a operação medieval com um maquiavelismo medieval: não moveu uma palha para barrar os desvairados, mas, limpou sua barra com os bobos que acreditaram em sua frase de efeito. 

      2. O Moro correu frouxo com ele

        O Moro correu frouxo com ele segurando a barra. Se fosse realmente sério, já teria parado essa bandalheira. Jogou aquelas palavras, sobre a operação medieval com um maquiavelismo medieval: não moveu uma palha para barrar os desvairados, mas, limpou sua barra com os bobos que acreditaram em sua frase de efeito. 

  17. Três dias pra defesa

    Três dias pra defesa trabalhar em cima de um ano de gravações de dezenas de delatores espremidos, três dias. Isso depois de ficar se amarrando para permitir o acesso da defesa a possibilidades a elementos de prova…

    … E ainda há quem acredite que o objetivo é a Justiça.

    1. Mais uma ilegalidade

      Mais uma ilegalidade, na minha opinião (de quem não é advogado mas conhece um pouco de direito por razões profissionais).

      O juiz quer manter o processo, à força, na fase em que está, de razões finais. Mas a decisão recorrida ocorreu em outra fase do processo (denúncia ou defesa prévia?), que tem prazos legais diferentes.

      Ora, se a decisão recorrida foi reformada, deveria ser devolvido integralmente o prazo correspondente à fase em que a decisão reformada foi proferida.

      Ignorar isso seria mais uma forma de cerceamento da defesa. (Aguardo opinião dos advogados do blog)

      1. Discutível

        O prazo legal previsto no Código de Processo Penal é de 5 dias.

        Antes de ser revogado, o prazo era de apenas 3 dias.

        De qualquer forma, é prazo exíguo e compromente em muitos casos o exercício da ampla defesa.

        O que pode-se fazer, na prática, é apresentar a defesa mesmo após o decurso desse prazo, o que continua sendo válida, mas neste caso é preciso ficar atento, pois o juiz, passado o prazo, pode nomear outro advogado dativo para apresentar a defesa.

        Esse material poderá resultar na reabertura da instrução probatória, com eventual pedido de perícia nos vídeos, etc, além de ainda permitir  habeas corpus com fundamento em excesso de prazo.

         

        De outro lado, é atentatório ao direito à ampla defesa sonegar esse vídeos, pois é cediço que a linguagem corporal, tão observada pelos próprios juízes e delegados ao interrogarem os réus, além das possíveis edições do vídeo, ameaças veladas, etc, não são passíveis de serem reproduzidas fielmente nas degravações.

         

  18.  
    CATEDRÁTICO PROFESSOR

     

    CATEDRÁTICO PROFESSOR IGNACIO DELGADO E O EMPRESÁRIO RICARDO SEMLER DESMASCARAM O GOLPE 

    #############################

    (…)
    Não importa que os delatores assinalem que alguns esquemas investigados tenham nascido antes da ascensão do PT ao governo federal (quando finalmente começam a ser investigados) e que um empresário tucano, relatando suas desventuras em licitações desde a ditadura militar, alerte que nunca se roubou tão pouco no Brasil, porque finalmente a corrupção está sendo investigada e punida. [Citação feita pelo emérito professor Ignacio Delgado – em
    ‘OS PROCESSOS DE MOSCOU, O JUIZ (?) MORO E A MÍDIA BRASILEIRA: TRAÇOS TOTALITÁRIOS DE UMA EMPREITADA GOLPISTA.’
    FONTE (LÍMPIDA!): http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2015/07/04/moro-e-os-processos-de-moscou/ 
    (…)]

    ***

    Nossa empresa deixou de vender equipamentos para a Petrobras nos anos 70. Era impossível vender diretamente sem propina. Tentamos de novo nos anos 80, 90 e até recentemente. Em 40 anos de persistentes tentativas, nada feito.
    Não há no mundo dos negócios quem não saiba disso. Nem qualquer um dos 86 mil honrados funcionários que nada ganham com a bandalheira da cúpula.
    Os porcentuais caíram, foi só isso que mudou. Até em Paris sabia-se dos “cochons des dix pour cent”, os porquinhos que cobravam 10% por fora sobre a totalidade de importação de barris de petróleo em décadas passadas.
    (…)
    Cada um de nós tem um dedão na lama. Afinal, quem de nós não aceitou um pagamento sem recibo para médico, deu uma cervejinha para um guarda ou passou escritura de casa por um valor menor?
    Deixemos de cinismo. O antídoto contra esse veneno sistêmico é homeopático. Deixemos instalar o processo de cura, que é do país, e não de um partido.
    O lodo desse veneno pode ser diluído, sim, com muita determinação e serenidade, e sem arroubos de vergonha ou repugnância cínicas. Não sejamos o volume morto, não permitamos que o barro triunfe novamente. Ninguém precisa ser alertado, cada um de nós sabe o que precisa fazer em vez de resmungar.

    Em ‘Nunca se roubou tão pouco’

    Publicado em 21/11/2014 02h00

    RICARDO SEMLER, 55, empresário, é sócio da Semco Partners. Foi professor visitante da Harvard Law School e professor de MBA no MIT – Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA)

    FONTE, pasme: http://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2014/11/1551226-ricardo-semler-nunca-se-roubou-tao-pouco.shtml

  19. Moro vai entrar no

    Moro vai entrar no trensalão? 
    Não é o caso…

    Tucano ? Só morto !

    Réu da Lava Jato assumiu contrato no esquema de cartel do Metrô e CPTM

    O executivo Augusto Mendonça, réu na Lava Jato, assumiu que suas empresas foram também contratadas no esquema de cartel em licitações do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) em São Paulo

    O executivo Augusto Ribeiro Mendonça, réu na Operação Lava Jato, assumiu durante delação premiada que suas empresas, além de terem participado do esquema de cartelização nas licitações da Petrobrás, foram também contratadas no esquema que permitiu a cartelização de licitações do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) em São Paulo.

    (…)

    FONTE: http://www.humbertotobe.com.br/reu-da-lava-jato-assumiu-contrato-no-esquema-de-cartel-do-metro-e-cptm/

    LÁ VEM O MATUTO TIRADO A GAIATO!

    … O juiz Moro vai alegar que “tem medo de ‘trem bala’”!…

    Pano rápido!

     

    Messias Franca de Macedo – matuto ‘bananiense’

    Feira de Santana, Bahia

    República de ‘Nois’ Bananas

     

     

     

  20. A deturpação dos depoimentos

    Já contei aqui que fui “atropelado” por um garoto que atravessou a rua correndo atrás de doces de Cosme & Damião (nossa versão subjugada pelo importado dia das bruxas), amassando a porta e quebrando o espelho externo. Falo não pelos danos, mas pela evidência de que não atropelei minguém (a menos que estivesse andando de lado, mas meu carro não era mesmo um “hovercraft”).

    O garoto que foi conduzido a um hospital por mim e felizmente não sofreu nada além de pequenas escoriações do choque e tombo, era filho de um policial e tentaram (desde o hospital) me achacar no episódio, mas isto é uma outra história (que já contei aqui).

    O que interessa é que quando fui fazer o depoimento sobre o episódio, fiquei perplexo com a diferença entre o que eu falava e o que o delegado mandava o escrivão datilografar. Sem nenhum resquício de vergonha. Deturpou tudo (para me culpar) e sem nenhuma cerimônia, me “pediu” para assinar, com ameaças veladas e explícitas, como desacato e que teria que voltar tantas vezes quanto necessário “até assinar”…

    Também já contei sobre uma ou duas das diversas entrevistas que fiz, de caráter profissional, à mídia especializada (jornais e revistas) no meu ramo de atuação.

    Jamais o “espírito” do contexto e visão que passava aos repórteres foi alinhado com minha real “mensagem”. Numa delas, que fiz com um colega “calouro” neste assunto, ele mencionou “en passant” um pequeno problema que viveramos com um novíssimo equipamento da IBM (o qual foramos pioneiros mundiais). Percebi na hora o brilho no olhar da repórter. Para meu desgosto e surpresa do colega, a manchete principal de capa subsequente era algo como “Multinacional X rejeita o equipamento Y recém lançado pela IBM”.

    Enfim, este juiz (como Mendes e Barbosa) já deu tantas demonstrações de parcialidade (a pior não conformidade que um juiz pode ter), que fico me perguntando se o funcionamento de instituições e o republicanismo são verdadeiros enquanto estas mesma instituições não expurgarem por si só estes caso escandalosamente fora da curva.

    Esta me parece uma aposta do atual governo, que espero seja ganha..

    1. Excelente comentário, tanto

      Excelente comentário, tanto em forma como conteúdo.Gostaria de retransmiti-lo em minha página no Facebook, abaixo do texto do Luis Nassif.

    2. Não faça aposta nenhuma em

      Não faça aposta nenhuma em relação a Dilma com a Justica. A política dela, nessa questão é a seguinte: não toque em mim e minha família, o resto q se f……Que politíca séria ela poderia ter p essa area, com um Bom Vivant tomando conta do MJ desde o primeiro dia de seus 02 governos.

       

  21. A decisão abre precedente…

    …para as demais defesas solicitarem acesso integral ás delações (inclusive às escutas ilegais)? Por que o STF demorou tanto para reconhecer  a violação da Súmula Desvinculante 14? 

  22. Como diz o dito popular: quem

    Como diz o dito popular: quem não deve não teme… por que o Moro veio liberar as gravações depois que o STF o obriga a corrigir um erro?

  23. Como diz o dito popular: quem

    Como diz o dito popular: quem não deve não teme… por que o Moro veio liberar as gravações depois que o STF o obriga a corrigir um erro?

  24. Por que os advogados de

    Por que os advogados de defesa querem as fitas? Será que existem uns 20 cortes a cada uma hora de gravação? Bem provável dada a escancarada manipulação, esta operação Vaza à Jato ficará pior que opera bufa.

  25. Lei poderá atrapalhar golpe financiado por PIG operado por Moro?
    Pelo o que estamos vendo, há uma pedra no caminho do Moro, popstar da Globo, e da máfia demotucana na operação para perseguir petistas e efetuar o golpe: a lei.

  26. Projetar politicamente Moro é o objetivo da Lava a Jato.

    Em nenhum momento a Lava a Jato teve a preocupação de fazer um processo que não caia junto a qualquer tribunal de apelação. Ilegalidades e arbitrariedades estão se acumulando fazendo o deleite dos advogados de defesa, porém se eu fosse os defendidos por estes advogados eu teria mais cuidado, pois a vitória nos tribunais superiores pode ser uma muito amarga Vitória de Pirro.

    O objetivo principal da Lava a Jato é terminar mais rápido possível os julgamentos com penas extensas e pesadas para todos os réus sem a mínima preocupação que estas sejam derrubadas em tribunais superiores, pois está neste objetivo a DERRUBADA DA AÇÃO o mais rápido possível nos tribunais superiores. Tornando o “esforçado e competente” juiz Moro uma verdadeira vítima do sistema.

    E qual seria a vantagem disto? Embalada no dito que no Brasil TUDO TERMINA EM PIZZA, a imagem do POBRE E JUSTO JUIZ VINGADOR, será trabalhada pela imprensa para próxima eleição para PRESIDENTE DA REPÚBLICA.

    Vejam a justiça que é lerda tanto para casos de colarinho branco como para os demais será a base política da campanha de MORO, que se chegar a presidência podemos supor duas fases de governo.

    Uma primeira fase ainda apoiada nas instituições democráticas, como o legislativo e o judiciário, tentará resolver todos os problemas legais do Brasil no máximo em um ano, Como isto é impossível devido aos conflitos que estas tentativas de mudança causarão, entraremos numa segunda fase mais pesada e completamente antidemocrática, um golpe dentro de outro golpe.

    De novo embalado na imprensa a morosidade dos processos democráticos contrariarão os desejos autocráticos de um futuro presidente Moro, neste ponto se procurará romper com a normalidade democrática e daí por diante espero que a maioria que lê estas palavras já tenham definidos seus países de exílio.

  27. Por motivo de força maior a

    Por motivo de força maior a operação lava-jato, será interrompida devido ao mal uso da mesma!!! .kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. 

  28. Advogados Incompetentes?

    Pelos comentários que leio nesta página, chego à conclusão que a maioria dos advogados de defesa dos envolvidos nessa Operação lava Jato são mesmo uns incompetentes. Se essa Súmula 11 diz que os presos não podem ser algemados, salvo nos casos previstos, por que os advogados não recorrem contra essas irregularidades?

    1. Todos os operadores do

      Todos os operadores do direito que conheço, os apaixonados pela profissão especialmente, creditam a truculência e o arbítrio, seja desse caso, seja do mensalão, à incompetência dos advogados. É um tal de “vamos salvar” e “”vamos poupar” a justiça e os delegados e os magistrados e procuradores envolvidos que não acaba mais. 

      O cliente do camarada está sendo preso, e ele não é nenhum Celso Pitta ou Daniel Dantas, ele realmente VAI ficar preso lá por semanas ou meses, a condenação é certa, o recurso na segunda instância periga cair para um curitibano em Porto Alegre,  o STF não vai correr a lhe socorrer com habeas corpus, é óbvio que tem coisa mais importante a ser feita.

    1. Saiu direto da faculdade para

      Saiu direto da faculdade para a Beca de Juiz Federal 1997, 23 anos. Logo depois, para um Curso no Departamento de Estado americano. Isso é pra quem pode, não é pra quem quer, seus “OTÁRIOS”!!! diria um grande amigo meu, muito gozador.

      1. Não é para quem pode, é para

        Não é para quem pode, é para quem se corrompe!! Essa praga ( pior que a zica ) está tirando a confiança do povo na justiça brasileira!! Espero vê-lo balançar na ponta de uma corta em um poste da sua ( dele ) Curitiba.

         

  29. TEMOS QUE ENUMERAR AS
    TEMOS QUE ENUMERAR AS FALCATRUAS JUDICIAIS E MANDAR PRENDER ESTE ELEMENTO ( JUIZ ?) – POR ABUSO DO PODER – JÁ PARTICIPOU DE VÁRIAS MARACUTAIAS INCLUSIVE A DE MARINGÁ – E DO CASO BANESTADO – ENVOLVENDO MAIS DE 500 MILHÕES – E MAIS DE 50 BILHÕES PREJUÍZOS AO ERÁRIO PÚBLICO – VAMOS REVISIONAR O PROCESSO DE MARINGÁ – E REATIVAR O CASO BANESTADO – ALÉM DISSO – TODOS SABEMOS QUE ESTA A SERVIÇO DO GOLPISMO – É APENAS UM GOLPISTA EM CONJUNTO COM O PSDB E A REDE GLOBO PORCA E GOLPISTA – CADEIA PARA ESTE MELIANTE E TODOS OS SEUS PARCEIROS !!!
    VAMOS PEGAR TODOS NA UNHA – ESTES BANDIDOS LESA PÁTRIA !!!
    VAMOS AS RUAS – VAMOS AS RUAS – VAMOS AS RUAS !!!
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10207305181654601&set=a.3358213240930.2160321.1436994786&type=1
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=764865993611389&set=gm.351820291693787&type=1
    O POVO UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO – VAMOS PARA CIMA !!!
    IRMÃOS BRASILEIROS SOMOS 190 MILHÕES –
    ELES APENAS DOZE MILHÕES
    OS FILHOTES DA DITADURA – TORTURADORA E ASSASSINA – UMA
    ELITE BRANCA – INVASORA – ESTRANGEIRA -DONOS DA MIDIA MANIPULADORA – UMA BURGUESIA QUE FEDE – MALCRIADA – GOLPISTA – CORRUPTA – SONEGADORA – VENDILHONA – ENTREGUISTA – ANTIPATRIOTA – RACISTA – IMPIA – SUJA – ARDILOSA …
    Se o povo não ir a guerra contra estes vagabundos golpistas e entreguistas, vamos retroagir todos os avanços que conseguimos com Dilma e Lula , temos que derramar o nosso sangue , para amar de verdade o nosso país – VAMOS PARA AS RUAS – VAMOS PRA CIMA DELES – ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS …VAMOS PEGA-LOS NA UNHA !!!
    “Ratos, corram para fora do navio”
    O povo agora tem que se organizar – se unir – e tomar às ruas – se não formos para cima destes vigaristas – esta JUSTIÇA – PF – MP – todos vamos ficar com pecha de otários e idiotas – estes juízes corruptos NÃO SÃO DEUSES – são apenas homens corrompidos – que devem ser imediatamente destituídos dos cargos que ocupam – não representam a justiça e o interesse da população – estes corruptos VENDILHÕES estão debochando do povo – ESTES SENADORES , estes deputados federais – estes deputados estaduais – a maioria eleita pelo dinheiro da corrupção e dos corruptores – não representam os interesses e as necessidades da nossa população – eles terão que ser execrados dos seus cargos – estão defendendo os quadrilheiros – bandidos corruptos e sonegadores que se apossaram do Erário Público – VAMOS PARA AS RUAS – VAMOS PEGÁ-LOS A UNHA – VAMOS MOSTRAR AS NOSSAS GARRAS PARA ESTES BANDIDOS – CORRUPTOS – LESA PÁTRIA – LADRÕES …
    Esses canalhas não valem o que comem !!!
    VAMOS NOS ORGANIZAR !!!
    VAMOS AS RUAS !!! VAMOS AS RUAS !!! VAMOS AS RUAS !!!
    NÃO DEIXEM DE VER TODOS OS LINKS ABAIXO:
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=783644851733503&set=a.668048516626471.1073742122.100002639863897&type=1
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=986377721372867&set=a.564245653586078.129300.100000019446106&type=1
    http://cartamaior.com.br/…
    http://www.brasil247.com/…/Odebrecht-descarta-dela%C3%A7%C3…
    http://linkis.com/wordpress.com/Nvu1w
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=838585862857381&set=p.838585862857381&type=1
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=838584316190869&set=p.838584316190869&type=1
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=838585059524128&set=p.838585059524128&type=1

  30. Sr. Moro, o Sr. não resolveu

    Sr. Moro, o Sr. não resolveu conceder NADA. O STF é que determinou que a defesa dos réus tem acesso aos depoimentos dos delatores, em áudio e vídeo. O Sr. apenas cumpriu um dever de ofício. Sua “contrariedade” em acatar uma ordem do STF mostra muito mais do seu caráter e de sua insubordinação ao que prescreve a Lei e a hierarquia do que suas declarações, louvaminhas e beija-mãos que recebe da imprensa e das aparições que faz nas telas como se candidato fosse a algum cargo político. Política, aliás, é o que Sr. mais vem fazendo nos últimos 18 meses, apesar de não ter recebido mandato para isso.

    1. Isso não se chama

      Isso não se chama insubordinação e sim , COSTAS QUENTES. 

      Ele tem feito no Brasil, o q os aliados americanos teem feito no Oriente Medio, deixar a terra arrasada por onde toca. Os submarinos nucleares e os lança misseis atomicos americanos (midia prostituta) estão com a mira apontada p a cabeça dos líderes q se atrverem a reagir: Vão encarar?

  31. Um mínimo de decência, ao

    Um mínimo de decência, ao menos!

    Essa zorra de justiça padrão República Velha não pode continuar. Aquela deu lugar a rebeliões, cangaço e outros banditismos. Essa, a que conduzirá o país?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador