Giro GGN Queimadas: A situação do Brasil em dados do Inpe

O Pará desponta, na comparação de 5 para 6 de outubro, como o estado que mais aumentou o número de focos, com 1.469% mais.

Jornal GGN – Segundo dados do Inpe – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais eis um panorama das queimadas pelo país. O Inpe fornece dados coletados por satélites e são disponibilizados diariamente. Veja as tabelas a seguir.

Todo ano, os países da América do Sul sofrem com as secas e, consequentemente, os incêndios fruto da ação da natureza, em alguns casos, e da ação do ser humano, na maioria deles. O Brasil conseguiu, em 2018, uma redução importante no número de incêndios, no comparativo de 1 de janeiro a 6 de outubro, mas nos anos seguintes foi aumentando gradativamente.

Nos últimos cinco meses, observar os números causa mais preocupação. O Brasil tinha 937 focos em junho e hoje, conforme a tabela bem demonstra, está com 15.212 focos. O ano não acabou e a seca continua, o recorde não será bem vindo, mas é uma realidade do país hoje.

Nos últimos cinco dias, o Peru lidera em aumento de focos, com um salto de 38 para 557, 1.366% mais. Na Venezuela nenhum foco foi observado e poucos deles na Guiana Francesa e na Guiana. No comparativo de 5 para 6 de outubro, o Brasil apresentou um aumento de 21%, indo de 1.876 focos para 2.268.

De 1 a 6 de outubro, Mato Grosso, Pará e Minas Gerais lideram em número de focos, seguidos de perto por Bahia, Piauí e Maranhão. No comparativo com setembro, Mato Grosso teve um recuo de 49% no número de focos.

O Pará desponta, na comparação de 5 para 6 de outubro, como o estado que mais aumentou o número de focos, com 1.469% mais.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador