A derrota da mídia na batalha que ela iniciou a propósito da Copa do Mundo

Por Fábio de Oliveira Ribeiro

Desde Lula ganhou a eleição, opera-se no Brasil um fenômeno evidente: a mídia se entrincheirou na oposição e declarou guerra ao PT, ao Estado e a qualquer inovação política ou evento patrocinado pelo governo federal. Nos últimos 4 anos, a sucessora eleita por Lula foi atacada de todas as maneiras possíveis.

Mais Médicos, Minha Casa Minha Vida, Universidade Sem Fronteiras, todos os programas federais tem sido fulminados diariamente pela imprensa. A população que se beneficia dos programas federais parece não dar a menor importância para a propaganda da oposição disfarçada de jornalismo isento que tem sido diariamente difundida. A última batalha desta guerra civil sem tiros foi por causa da Copa do Mundo.

De janeiro/2014 até o início da Copa do Mundo, a imprensa brasileira ficou dizendo que passaríamos vergonha, pois os estádios não ficariam prontos, os fãs do futebol não teriam mobilidade, os aeroportos ficariam um caos, os turistas seriam maltratados, etc… Aécio Neves chegou a endossar este discurso com esperança dos desejos se transformarem em fatos. A Copa do Mundo começou bem e se transformou num sucesso retumbante. A imprensa internacional, que registrou o evento de maneira com profissionalismo, em pouco tempo desmantelou o festival de bobagens que vinha sendo divulgado pelos jornalistas brasileiros.

Atolados pela avalanche de dados positivos indesejados, os jornalistas brasileiros passaram a divulgar a Copa do Mundo como sendo um sucesso dos brasileiros. Até na derrota, eles tentam retirar do governo petista a possibilidade de auferir os benefícios eleitorais do sucesso do evento que ajudou a realizar. O povo, que não se vê representado pela imprensa, provavelmente perceberá como a oposição rapidamente passou a freqüentar os mesmos estádios que não ficariam prontos e a deslocar-se pelo país sem esbravejar contra o caos aéreo.

Os erros cometidos pela imprensa são imperdoáveis do ponto de vista estritamente jornalístico. Deixar de lado o profissionalismo para atacar o governo não tem qualquer sentido, especialmente porque o governo é eleito pelo povo e conta com seu apoio (prova disso é a popularidade de Dilma Rousseff, que pode acabar sendo reeleita no primeiro turno).

Do ponto de vista estritamente militar, a guerra declarada pela mídia ao governo está fadada ao fracasso. Provavelmente porque os jornalistas ignoram o principal: quem pretende começar uma guerra civil ou vencê-la deve aprender que numa batalha a diferença entre os fatos e as notícias destes não necessariamente produzem a vitória. Em seu magistral Bellun Civile, Caio Julio Cesar registrou de maneira bastante eloqüente que:

“…quod saepe in bello paruis momentis magni casus intercederent…”

“Nonnulla etiam ab iis qui diligentiores uideri uolebant fingebantur.”

“…nam plerumque in nouitate rem fama antecedit.”

Eis a tradução destes fragmentos em A Guerra Civil, Antonio da Silveira Mendonça, edição bilíngüe, Estação Liberdade-FAPESP, 2003:

“…como se sabe, na guerra, com frequencia grandes desastres resultam de acontecimentos de pouca monta…”

“Algumas notícias eram fruto da imaginação mesmo daqueles que queiram passar por mais bem informados.”

“…com efeito, no mais das vezes, nas situações incomuns, o boato ultrapassa a realidade.”

Ao declarar guerra ao PT sem dominar a arte da arte da guerra, os jornalistas só poderiam mesmo colher uma derrota atrás da outra. Os boatos, nas situações comuns*, não tem poder para modelar ou remodelar a realidade, especialmente quando o povo está mais em contato com a realidade do que os jornalistas que querem se passar por bem informados e imaginam notícias para beneficiar a oposição e prejudicar o governo petista.  A oposição que segue ligada umbilicalmente à imprensa também está fadada ao fracasso, pois quem decide a eleição é o povo e este já demonstrou que não sorverá o veneno destilado pelos inimigos do PT na imprensa.

Quem da oposição quer se ligar ao povo brasileiro? Aécio Neves disse que pretende reduzir o Salário Mínimo. Eduardo Campos oferece aos brasileiros mais do mesmo do que fez em seu Estado, que afundou em corrupção sob seu comando. Ambos se apegam desesperadamente à esperança de que o ódio devotado pela imprensa ao governo petista será suficiente para fazer um deles vitorioso na guerra civil que a mídia declarou ao PT. Como se a própria mídia não estivesse sendo derrotada diariamente pela realidade de governos petistas considerados bons ou excelentes pela maioria da população.

*Gostem ou não ou jornalistas, a falta de credibilidade da imprensa brasileira já faz parte das situações comuns que vivemos há quase 12 anos. 

Fábio de Oliveira Ribeiro

40 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Duas Copas

    Foi uma Copa difícil, muito difícil.

    Terrorismo midiático.

    Não vai ter Copa.

    Não vai ter água.

    Não vai ter aeroporto.

    Não vai ter avenidas.

    Não vai ter estádios (só em 2038).

    Não vai ter grama nos gramados.

    Não vai ter bola.

    Mas não fique aí pensando que só foram coisas negativas.

    Não.

    Não foi só não, não, não, não. Teve aspectos positivos também.

    Vai ter apagão.

    Vai ter caos aéreo.

    Vai ter epidemia de dengue (no inverno).

    Vai ter inflação descontrolada.

    Vai ter depredação.

    Vai ter violência.

    Nessa copa, o árbitro principal, a Globo (apitou todos os jogos, até a final), marcou várias faltas e pênaltis inexistentes contra o Brasil, fez de conta que não viu os lances positivos a favor e os auxiliares (Veja, Estadão, Folha, Financial Times, The Economist, NY Times – lembre que é um jogo internacional, são muitos interesses) confirmaram tudo.

    Faltava o que?

    A FIFA.

    Composta pelos membros do PSDB, DEM, PPS, PSOL… validou todos os lances.

    Parece que algumas pessoas não perceberam o que está acontecendo.

    Gente, essa Copa já está ganha.

    Dilma ganhou.

    De goleada.

    Essa Copa não tem nada a ver com a outra.

    Já acabou.

    O que nós estamos fazendo agora é torcer para que a Seleção Brasileira de Futebol ganhe a outra copa; a Copa do Mundo de Futebol.

    Ajude a gente.

    Torça também.

  2. Surrealismo

    Mesmo totalmente desacreditados continuam vendendo!!!!

    Donde se conclui que não produzem para nós, mas para um público conhecido e pouco interessado nos fatos, mas na versão, mesmo que delirante e mistificadora, que se coaduna com seus impotentes desejos.

    Não passa de um movimento surrealista onde a imaginação e a ficção superam de muito a pura realidade que, por posicionamento intransigente, preferem não viver.

    1. Verdade. Ironicamente, a
      Verdade. Ironicamente, a elite brasileira e seu duplo midiático adoram a “vontade de potencia” Nietzschiana apesar de escolherem a impotência eleitoral. Coisa de maluco, mano…

    2. Concordo totalmente. Em

      Concordo totalmente. Em conversas com pessoas, ouço gente que ainda cita a veja (pra cima de mim?!) como fonte de alguma informação, fora os jornais nacionais, folhas e estragões da vida. Então é um negócio meio maluco: aquela conversa do “2038” se comprovou completamente falsa (fora tanta bobagem que esta revista publica) e algumas pessoas continuam levando a revista a sério. Já tirei sarro daquela capa, já apresentei informações com fontes do próprio pig demonstrando que a veja é uma extensão do psdb através das doações da abril a políticos tucanos, da participação de ex-editor da revista que virou secretário em sp e do outro que deixou a revista pra se trabalhar no staff de adécio… Não adianta! É fanatismo cego mesmo! D’onde se conclui que a mídia é uma espécie de buraco na terra onde algumas avestruzes ainda insistem em manter as cabeças enfiadas. Parece até fanatismo religioso que ainda contesta a teoria da evolução, por exemplo. Enquanto publicarem coisas que algumas pessoas querem ler ou ouvir, elas vão continuar acreditando. Daí depois vira aquele festival de ódio quando a realidade contraria a farsa.

      1. Como moro em São Paulo, e meus amigos

        são todos de classe média/media-alta, falo para todos que estou amando esta Copa 2038, sobretudo por me sentir em ótima forma para meus 86 anos (já que nasci em 1952). Quando entendem ficam com uma cara estranha (vai ver que me xingam silenciosamente de lulopetista eu que só conheci tucanos de 2º ou 3º escalão…).

        1. Pois eh mas hoje aqui no

          Pois eh mas hoje aqui no Itaim Bibi ta f@&@@& pra aturar  o pessoalzinho da Veja  soltando fogos até agora quase 10 da noite por causa da vitória da Alemanha e berrando fora Dilma  , fora PT a plenos pulmões… Até uma amiga que mora no exterior ( (Graças a Deus )  mandou whatsapp  dizendo que ” agora vamos ver se o PT vai mesmo ganhar essa eleição ” 

          A mídia golpista pode ter se atoladodo nas Próprias mentiras,  mas acho que ainda está bem longe da sociedade como um todo perceber claramente  que eles estão contra tudo que beneficia o povo.

          Vamos ver só a salada que eles vão fazer e os paralelos que vão tracar entre o ” chocolate” , melhor dizer chucrute , que a seleção tomou e uma eventual ” derrota anunciada” do PT na eleição de outubro….

      2. Tenho estudado a Revolução

        Tenho estudado a Revolução Francesa desde que, em 1989, participei de uma série de palestras na USP por ocasião dos 200 anos da mesma. Não conheço nenhum estudo sobre a Revolução Francesa que faça referência especificamente às tentativas frustradas de preservação dos ideais de prestígio aristocrático pela aristocracia durante a derrocada de seu poder político. As contradições entre a realidade da revolução e o imaginário aristocrático daqueles que acreditaram poder preservar os anéis enquanto perdiam os dedos (e as cabeças) constituem, entretanto, um fenômeno plausível de 1789 até a ascensão de Napoleão (que restaurou vários símbolos de poder e prestígio aristocráticos). Seria interessante fazer um estudo de caso no Brasil atual levando em conta a contradição entre a realidade (ligação do povo aos governos petistas) e as tentativas frustradas da elite de preservar seus símbolos de prestígio intelectual (jornais e revistas produzidos pela Imprensa tradicional) que se tornaram irrelevantes do ponto de vista eleitoral. Infelizmente não tenho tempo ou condição intelectual/científica de realizar este estudo.  Mas os historiadores, sociólogos e jornalistas interessados podem fazer isto. 

  3. Hoje a musa da febre amerela

    Hoje a musa da febre amerela volta atacar, como sabemos os jornalistas brasileiros entendem desde avião militar as taticas de futobol, para eles se o Brasil ganhar a copa Dilma ganha as eleições, apesar da propria Historia desmentir tal afirmação, então no fundo muitos como a dona fifa vão torcer contra o Brasil afinal quem quer um país latinoamerica com o dobro de titulos que os bambambans europeus? E o chororo que tanto está dando certo contra a arbitragem já foi feito pelo joaquim, que ele não é bobo.

  4. O DESABAMENTO DO VIADUTO AINDA É ATRIBUIDO À COPA

    E são incansáveis os esforços da mídia em denegrir a Copa e o governo Federal. Ainda hoje, as notícias de jornais e televisão  focam o  desabamento do viaduto em Belo Horizonte, ligando-o à Copa do Mundo como se fosse uma obra feita às pressas para ser inaugurada antes do jogo. E pouco fala da responsabilidade dos engenheiros, da empreiteira e da Prefeitura de Belo Horizonte.

    Dá nojo de ler estes escribas do movimento anti-Brasil, que buscam, de qualquer forma, derrubar o atual governo.

    Infelizmente, conheço muitas pessoas, inclusive petistas, que não estão gostando da Dilma, baseado este entendimento nos fatos mostrados pela imprensa, altamente expostos de forma totalmente disforme  e distorcida da realidade, com o objetivo único de mostrar que o País está em péssimas condições financeiras,  está mal na Saúde, na Educação, nas obras necessárias de infra-estrutura para o crescimento, etc etc, etc. E o pior: pegou.

    Dilma e Lula terão uma árdua tarefa de reverter essa situação, mostrando  ao povo as mentiras que plantaram. Mostrando as obras que estão feitas, As melhorias escondidas pelo PIG na Saúde e na Educação e tudo mais. É difícil pois conta apenas com um instrumento: o horário político, que nem todos estão dispostos a ouvir, pela alienação plantada ao  longo de todo este tempo.

    Como entao levar a todos as verdades de sua administração.

    Penso que somente a compreensão dos líderes de sindicatos, de associações, de ongs, de entidades como Movimento dos Sem Terras, dos Sem Teto, etc., inclusive a militância petista ( um pouco cojntrariada atualmente) poderão trrazer luzes e transformar em braços.

    O governo deve fazer seu trabalho junto aos beneficiados diretamente pelos seus programas sociais, pelas suas obras, pelas seus acertos na Educação, como  os programas de financiamento, criação de escolas, Pronatec, etc,  como nos mais médicos, nas regiões onde o atendimento hoje é efetuado com efetividade. Esta é a minha esperança.

    1. Heh… duvido que Aécio tenha

      Heh… duvido que Aécio tenha coragem de citar esse evento infeliz da queda do viaduto como exemplo.  Afinal, o prefeito AMIGÃO dele era o responsável por fiscalizar a obra… Sem falar que a empreiteira Conway (?) é ligada à Delta… Melhor deixar pra lá, né?

  5. As críticas a imprensa brasileira vem de fora.

    Chegou um momento que os jornalistas brasileiros que torciam pelo fracasso da Copa procuraram repassar para a imprensa internacional as críticas a Copa do Mundo. O mais interessante é que foram rapidamente calados pela imprensa internacional que em poucos porém pesados orgãos internacionais disseram claramente que estavam se guiando pela imprensa brasileira.

    Para não deixar ainda mais claro a parcialidade o discurso de culpar os estrangeiros foi logo abortado, mas agora quando os jornais e TVs estrangeiras forem noticiar algo sobre o Brasil vão ter mais cuidado em suas fontes, pois de bobos eles não tem nada.

  6. Financial Times: Na Copa do Brasil não existe medo

    Simon, que cobriu todas as Copas desde 1990, diz que o sentimento vivido no Brasil deveria ser engarrafado e transportado para as Copas da Russia (2018) e do Quatar (2022). “Os primeiros torneios aos quais assisti aconteceram sob um medo obsessivo de arruaceiros (…) As Copas do Mundo posteriores aos 11 de setembro aconteceram sob um medo excessivo de terroristas. A Copa do Mundo de 2010 foi ofuscada pelo medo do crime na África do Sul. Aqui no Brasil a coisa mais arriscada que você pode fazer no país provavelmente é dirigir”.

    http://www.mudamais.com/ruas-e-redes/financial-times-na-copa-do-brasil-nao-existe-medo

    http://www.ft.com/intl/cms/s/2/50ceddac-023c-11e4-ab5b-00144feab7de.html#axzz36oMF6UHf

  7. Se o governo é boicotado pela imprensa

    Por que o governo nao boicota a imprensa? Nada mais de anuncios federais ou das estatais e autarquias na midia tradicional!

    Quero ver eles sobreviverem 4 anos de anuncios do governo paulista apenas.

    1. só que o petismo se recusa o

      só que o petismo se recusa o conselho mais fundamental do fidelismo: não existe mídia a favor, todo tipo não presta ao poder. E portanto, tinha que cortar verbas públicas não apenas para o PIG e parecer perseguição, mas para toda e qualquer tipo.

  8. Será mesmo derrota?

    Estara mesmo a midia derrotada? O monopólio, foi quebrado? A constituição, respeitada? O envenenamento longo, sistemático e que devagarinho vai mostrando seus efeitos, parou? Eles perderam uma batalha mas continuam ganhando a guerra.

  9. ainda não achei nenhum idiota

    ainda não achei nenhum idiota que acreditasse que não teria copa, ficando agora mais possível o NAOVAITERCOPA, mas um enredo de todos da mídia para colocar todos os entes públicos em desespero e gastar mais com mídia

  10. os produtores do medo foram

    os produtores do medo foram derrotados mais uma vez mas não perdem a pose – continiuarão certamentwe a azucrinar a nossa vida cotidianamente com seus demoníacos sortilégios e catastrofismos que resultarão, espero, num verdadeiro inferno para eles, pois o que els fazem é provocar sua própria desgraça, o que comprova que essa elite midática familiar é muito burra ou faz qualquer negócio para desestabilizar os governos trabalhistas, como historicamente já o fizeramm contra getúlio e jango e agora com o pt, lula e dilma….

  11. Perdeu

    Movimento não vai haver copa: A Globo perdeu dinheiro com a copa?  Perdeu poder político? Perdeu credibilidade? Perdeu Audiência?  Se a seleção for campeã,será ruim ou será bom para a grande mídia? Então tá.

    1. A Globo perdeu como vem

      A Globo perdeu como vem perdendo poder político, não através da ação de grupo A ou B, mas sim porque está perdendo audiência para outras mídias vinculadas a Internet. O grande irmão do norte já percebeu isto a muito tempo, por isto que toda a tentativa de domínio da informação está se dando através da Internet (redes sociais em geral).

      Eu diria que os meios convencionais da imprensa se restringirão a um público como o público de teatro, uma minoria. A medida que os meios de comunicação formal perderem público eles perderão a capacidade de produzir conteúdo e se ainda estes subsistem devido a isto.

      Ou seja, a batalha já está perdida com PT ou sem PT, com Dilma ou sem Dilma.

  12. O PiG aliado à oposição se

    O PiG aliado à oposição se meteu na maior saia justa que se tem noticia desde que Pedro Alvares aportou nessas terras;  se falarem a verdade, perdem eleitores, ao continuarem mentindo, perdem leitores.

     

     

  13. Quando a turma de Golbory

    Quando a turma de Golbory estava convencidade de que Lula seria o maior presidente do Brasil de todos os tempos, já fui logo avisando aos meus amigos aque queriam ser jornalista que era projeto para mais de 100 anos de poder e quem não quissese morrer de fome deveria ir logo aprendendo a transformar o que fosse e como fosse no que pudesse render voto ao petismo e transformar todo concorrente desse num bando de laia, gente que rouba por maldade e não para o bem do povo

  14. Alguém explica?

    A Globo, TV aberta, abriu sua transmissão pré-jogo, às 14 h, com imagens aéreas da “brasilinha” do Aécio (pra quem não sabe, o milionário Centro Administrativo Tancredo Neves, sede do governo de Minas) num longo clip dos “melhores momentos da Copa”. Alguém pode explicar isso? Sendo o jogo em BH, seria justo que fossem imagens do Mineirão, na Pampulha. Mas o clipe era de pedaços de diversas partidas do Mundial pelo Brasil, e sendo assim não seria mais justo haver imagens da Brasília de verdade, sede do governo federal que trouxe a bem-sucedida Copa para o nosso país?

  15. A única vitória que interessa é a da seleção brasileira

    O resto é medo de que isso não aconteça. Quem quiser que se engane. Se o Brasil perder, o povo brasileiro não vai nem querer saber se a Copa do Mundo 2014 foi bem organizada . A insatisfação com a derrota da seleção brasileira será transferida para as eleições. Começará logo na entrega da taça, no próximo domingo, 13/07/2014, dia da final no Maracanã. O que aconteceu na Arena Corinthians (as vaias e os xingamentos sofridos por Dilma) se repetirá em maior escala. Isso pode não acontecer se o Brasil for hexa em casa, deixando claro que o resultado em campo influenciará significativamente a eleição. Eu não tenho a menor dúvida. Isso é gritante de tão óbvio.

  16. A ILUSÃO DE UMA MONOLÍTICA MÍDIA

    Quem enxergar, quem pensar, quem discursar sobre e contra a grande imprensa (e outros aparelhos do estado) a tem como monolítica (tem uns ,, muitos que não leram, não lêem e não gostaram, não gostam). Perdem assim as brechas que sempre há. Não há monolitismo em nada, quem pensa assim é porque tem uma mentalidade, monolítica, fechada, por mais presunçosa que seja. Isso que eu denominei de Irmandade.

    Um Vero, visitante, diz por aqui, nesta seção, que toda a midia não presta (há visitantes que raramente se manifestam, mas quando se manifestam trazem um diferencial (menosprezado) pra este blog que corre o enrome risco de ser ocupado por mesmices, dos óbvios ululantes, repetidos, ufanismos, bairrismos sempre tolos. pricipalmente nas questões políticas e político-futebolísticas, como agora.

    1. o pessimismo talvez o realismo negado pela ignorancia

      E, sob um Post do dono do blg, usei de um pequeno espaço (de opinião crítica destoante da zona de  conforto e sabendo que não receberia aplausos, pelo contrário) espaço que confirma a regra. Baixou-se o pau na grande mídia, no caso a Folha, mas, só porque é da Folha, e não publicou nem publica, nem cita de leve, uma excelente entrevista de um cara da universidade X ou Y (que, por si só pode ser jogda da Folha, mas pode não ser, e poderiamos parar pra pensar sobre o pessimismo do legado da Copa neste Brasil. Apesar de ter me manifestado citando a aparente incoerência de pluralidade e de despertar a reflexão e de estimular o senso crítico, o blog continua a passos rapidos na sua virada pra que venha a ser um blog de mesmices, contrariando a independência a própria linha editorial deste blog. O dono do Blog foi e continua omisso, deixando que haja autoregulamentação dos próprios participantes e visitantes (que são mediados até a publicação ou não). Mas, de ilusão também se vive – pra lembrar um filme imperdível, sempre atual.

  17. fazer mídia pelo recebe no

    fazer mídia pelo recebe no presente para desenhar o futuro que interessa ao que ganha votos com isso, pode levar o sujeito ser derrotado pela realidade

  18. Futebol e a lógica

    Com o vexame de hoje já se confirma a fragilidade sensacionalista da mídia..Por medo de serem tachados de pessimistas ,todos ou quase todos os comentaristas esportivos não tiveram coragem de afirmar que esta seleção não era tão confiável como todos acreditávamos euforicamente. Mas, como futebol é um jogo, bem que poderia acontecer de que hoje fosse o nosso dia e domingo o clímax do hexa.. Agora que a censura foi liberada podem anotar… A Alemanha vai perder da Argentina na final. Antes de tudo isto acontecer vou torcer pela Holanda.

  19. De onde vc tirou

    Vc afirma: “Eduardo Campos oferece aos brasileiros mais do mesmo do que fez em seu Estado, que afundou em corrupção sob seu comando.” Não vou de Eduardo, mas nem q a vaca tussa, mas isso q vc falou é a primeira vez q vejo alguém mencionar. Denegrir adversários não me parece a melhor forma de vencer embates.

  20. Amigos, convenhamos, porque
    Amigos, convenhamos, porque eu vou sentir que houve um “desastre”, porque perdemos UM JOGO? Tah bom, nao precisava ser de 7×0, mas foi. Eh do jogo. Vergonha? NAO. Estamos fazendo uma linda festa….e. certamente 6 bi de pessoas sabem MAIS do nosso pais de 200 mi de pessoas, que sabem receber como ninguem, com imensa alegria. O que sinto eh ORGULHO. O resto…apenas um bom motivo para festejar. Sinceramente, a minha alegria NAO depende de 11 homens que nao conheço, e que trabalham jogando futebol. Bom mesmo foi torcer com amigos…Ganhamos de qulquer jeito. E o Brasil eh um anfitriao de fazer inveja. Levanta a cabeça cambada…alguem quer me vender um ingressinho para o jogo de Sampa? Ainda vamos ganhar da Argentina “levanta, sacode a poeira e dah a volta por cima” . 🙂

  21. O Brasil é muito grande para

    O Brasil é muito grande para um jornalista querer pensar e falar dele, desde uma sala de uma avenida de São Paulo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador