Jornal GGN – Na reportagem intitulada “Lula atuou por construtoras no exterior“, a Folha impõe tom negativo à articulação do ex-presidente, ao lado de Nestor Kirchner, na associação da Odebrecht com uma empresa argentina para a construção de um hidrelétrica no Equador. Como se encontrasse arquivos secretos da “ilegalidade”, o jornalista ainda escreveu: “a informação consta em telegramas de embaixadas brasileiras e do Itamaraty entre 2003 e 2010”. “São 2.136 páginas de telegramas reservados”, completou.
Da Folha de S. Paulo
Ex-presidente e seu colega Kirchner fizeram ‘intervenção decidida’ pela Odebrecht em Quito, mostram telegramas
Outros documentos divulgados nesta terça pelo Itamaraty indicam atuação para negócios de empresas na Argélia
Por Aguirre Talento Gabriel Marcarenhas Rubens Valent
O então presidente Lula e seu colega argentino Nestor Kirchner fizeram “uma intervenção decidida” para ajudar a empreiteira Odebrecht a se associar a uma firma argentina com vistas à construção de uma hidrelétrica no Equador.
A informação consta em telegramas de embaixadas brasileiras e do Itamaraty entre 2003 e 2010, material que expõe a ação do governo brasileiro em benefício de empresas brasileiras como forma de ampliar a influência do país.
São 2.136 páginas de telegramas reservados que foram reclassificados e divulgados nesta terça (16), após requerimento da revista “Época”.
Em 2005, o embaixador brasileiro em Quito (Equador), Sergio Augusto Sobrinho, comemorou a ação de Lula e Kirchner em prol de uma demanda da Odebrecht, que procurava se associar à empresa argentina IMPSA.
Ele escreveu ao então chanceler Celso Amorim: “Estou seguro de que a flexibilização na postura da IMPSA e a aceitação, por parte da empresa argentina, da proposta de texto elaborado pela Odebrecht não teriam sido possíveis sem a intervenção decidida de Vossa Excelência e dos presidentes Lula e Kirchner”.
Sem a concordância da IMPSA, a Odebrecht não conseguiria assinar um memorando que lhe permitiria participar da concorrência da hidrelétrica de Toachi-Pilatón, obra com custo total estimado em US$ 452 milhões.
Em 2007, mostram telegramas, a Odebrecht conquistou o contrato. Mas no ano seguinte, após divergir do governo local, deixou o país.
Material da embaixada em Argel (Argélia) deixa explícitas as intervenções a favor da Odebrecht e da Andrade Gutierrez. Em 2006, o embaixador Sérgio França Danese relatou ter dito a interlocutores da Odebrecht que poderia mostrar às autoridades argelinas “as vantagens políticas de contar com empresas brasileiras”: “Será a forma de viabilizar o entendimento, oferecido pelo presidente Bouteflika […], de que a Argélia aplicaria também parâmetros políticos para favorecer empresários brasileiros”.
OUTRO LADO
A assessoria de Lula disse que não comentaria. Diretor do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos do Itamaraty, Rodrigo Azevedo disse que uma das funções de sua área é colaborar para a expansão das empresas brasileiras no exterior. Ele afirmou ainda que não há privilégio a nenhum grupo.
A Andrade não se manifestou. A Odebrecht” informou que os fatos “situam-se no âmbito da missão dos serviços diplomáticos de todo e qualquer país do mundo”.
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.
folhão rumo à extinção
O folhão não lembra ou posso remover se for conveniente.
Fhc o tartufo entregou o Sivam para o Clinton, entregou… melhor parar a lista.
Os burrinho acham que estão
Os burrinho acham que estão atacando Lula mas estes fatos poderiam , por exemplo, justificar às doações.
Ou seja, as doações não foram objeto de fraude e o dinheiro nao veio de esquemas no nosso orçamento.
São muito inocentes.
Entendi
O Lula deveria ter ajudado uma empresa estadunidense, némesmo?
que que esse apedeuta tá pensando? Que é o melhor presidente que o país já teve?
cada coisa, viu!
E este aqui?
E este aqui? Para quem fez lobby para ganhar tão insuspeita premiação?
http://tvuol.uol.com.br/video/fhc-recebe-premio-de-us-1-milhao-do-congresso-americano-04024D1B3662D0C92326
Imbecis………………………….
Imbecis, é só o que posso dizer !!!!!
Acaso acham que o Presidente ou qualquer outro nacionalista iriam ajudar as empresas estrangeiras, ou facilitar pra que as mesmas ganhassem contratos no exterior, ao invés das brasileiras.
Só idiotas e vendilhões pensam e tentam fazerem outros pensarem assim !!!!!!!!!!
Cada uma !!!!!!!!!!!!!!!!
Mas, eles não perdem por esperar, pois nós, os que pensamos e agimos diferente, temos a obrigação moral de fazermos o contraponto estes imbecis, e diuturnamente combatê-los em suas tocas de cobras !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Tem que diferenciar o que
Tem que diferenciar o que é manipulação e o que é ignorância pura e simples. Um exemplo de manipulação é aquela história do “parente distante” do Richa (e se acham sutis).
Outra coisa é a ignorância: não fazem a menor ideia de como funcionam esses financiamentos, mesmo quando são explicados tim tim por tim tim, afinal, não querem saber, acham que sabem (é corrupção, “projeto de poder”, etc.).
Ou seja, não é porque o chefe mandou, não: é porque acreditam em bobagens mesmo; acreditam que estão combatendo os comedores de criancinhas. Se não acreditassem não seriam promovidos; sequer teriam emprego.
Como bem disse o Fernando Brito, do Tijolaço: em outros tempos “barriga” (cagada jornalística) dava demissão; atualmente dá promoção.
… Mas o que importa mesmo é manter sempre alta a temperatura do antipetismo. Para isso precisam ministrar as rações diárias que alimentam a tropa.
Enfim, já passou da hora de rir disso. Ainda vejo por aí “esforços analíticos”… Como se houvesse ponto de retorno….
Como dizia Tim Maia….
Só não vale dançar homem com homem….o resto vale !!!
Era mais ou menos isso que eu
Era mais ou menos isso que eu ia dizer!
Se alguma publicacao dos EUA “acusasse” Obama de fazer lobby pra Boeing, ela ja estaria fechada.
Em Pindorama, por ódio
Em Pindorama, por ódio classista querem prender Lula por ter rodado o mundo como caixeiro-viajante a favor do Brasil, nem duvido que esse tosco sistema midiático-penal consiga isso uma vez que sào movidos pelo ódio e pela sede de vingança, já procurarm todos os meios de prendê-lo e acharam esse, o da crminalizaçào de uma diplomacia vitoriosa, e que alavancou esse pais para o rol dos grandes paises, veem nisso o “crime” perfeito para prender Lula, todo o tucanato se irmana, de FHC que deu ordens para adotar Lula como alvo, a PF, MPF, Moro et caterva. Por conta disso este pais está perdendo uma chance única de se tornar uma grande naçào,..o Tio Sam agradece de coração
[video:https://m.youtube.com/watch?v=2xVzksjri5M%5D
Putz….
É de perder a paciência!….
Se fosse FHC oun alguém da
Se fosse FHC oun alguém da sua turma fazendo isso seria seguramentte canalhice, mas Lula é puro, mesmo que se quisessem pagar bilhões de corrupção por isso, ele não aceitaria nem um café
A Folha às vezes se atrapalha
A Folha às vezes se atrapalha e acha que o crime está em ir contra os interesses dos Estados Unidos, e não os do Brasil. É nisso que dá ser viralata colonizado e subalterno fanático.
É burrinha essa Folha, ou
É burrinha essa Folha, ou pensa que todos nós tomamos sorvete na testa? O que se espera de um ex presidente? Que ajude o país, claro. Os EUA tem isso bem claro. A Folha acha que o Lula deveria fazer o que o FHC faz, mete o pau e desanca o Brasil sempre que está no exterior.
FHC liga para Clinton e oficializa contrato
FHC liga para Clinton e oficializa contrato
ANDREW GREENLESS
DO ENVIADO ESPECIAL A BRASÍLIA
O presidente Fernando Henrique Cardoso telefonou ontem à tarde ao presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, para comunicar oficialmente a assinatura do contrato do projeto Sivam entre o governo brasileiro e a empresa norte-americana Raytheon.
A conversa durou cerca de dez minutos e serviu também para que os presidentes tratassem do encontro de ministros que acontecerá em Denver (EUA), em junho, para discussões sobre comércio internacional.
Este encontro dará continuidade à reunião de cúpula de dirigentes latino-americanos ocorrida em Miami (EUA) em dezembro de 94.
Clinton fez lobby pela escolha da Raytheon, embora a empresa tivesse sido processada pelo governo dos EUA sob acusação de superfaturamento.
Clinton enviou uma carta em meados de 94 ao então presidente Itamar Franco recomendando a escolha da empresa.
Meses depois, Itamar enviou carta a Clinton recomendando a Embraer, que participava de uma licitação do Pentágono.
Um fator decisivo da escolha da Raytheon, segundo o jornal “The New York Times”, teria sido a descoberta, pela CIA (agência de informações do governo norte-americano), de que a empresa francesa Thomson, também pré-qualificada, havia pago propinas a autoridades brasileiras.
(Andrew Greenlees)
Lula não é embaixador
É lobista. Portanto, foi uma vitória de seu lobby. É disso que ele vive, e não é crime faze-lo, nem afirmar isto.
É que nossa impensaria nunca
É que nossa impensaria nunca atuaou em favor do país, apenas formou urubólogos desmoralizando, cada vez mais a profissão passou a ser um submundo. Formar-se em jornalismo, hoje, deve ter como discíplinas básicas como fazer fofocas, viver na escuridão da menira e como disseminar o ódio pelo país, jamais haverá embasamento na verdade. Profissão atual do novo jornalismo: urubulogia serviçal.