2018: Lula e Bolsonaro ficarão de fora, por Ricardo Miranda

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Fotos: Agência Brasil
 
Por Ricardo Miranda 
 
Em Os Divergentes
 
Michel Temer “não é pato morto” e ainda pode influir em 2018. Lula é carta fora do baralho – terá certamente sua candidatura presidencial impugnada com base na Lei da Ficha Limpa, depois que o TRF da 4ª Região pelo menos confirmar a sentença do juiz Sergio Moro que o condenou a 9 anos e meio de cadeia. Jair Bolsonaro reflete uma parte da sociedade que namora com o autoritarismo, mas não tem nenhuma chance de se sustentar até um segundo turno. Luciano Huck pode ser sim uma surpresa – mas como vice, na retaguarda de algum candidato de centro com estrutura partidária. Você pode concordar com todas, algumas ou nenhuma das afirmações acima, mas saiba que todas partem de um dos mais experientes analistas políticos do Brasil.
 
Nesta entrevista aos Divergentes, o cientista político e sociólogo Antonio Lavareda, que participou, como coordenador ou consultor de estratégia, de mais de 100 campanhas majoritárias, traça o cenário mais provável para 2018 – sem brincar de fazer futurologia. Sem Lula e Bolsonaro, como prevê o diretor-presidente da MCI Estratégia, abre-se uma avenida ao Centro para algumas das candidaturas de centro-direita na corrida para o Planalto – mas ainda sem um candidato que, até agora, aglutine em peso a preferência popular. Estão nessa lista nomes como Geraldo Alckmin e João Doria, do PSDB – este último com menos chances -, o atual xerife da Economia, Henrique Meirelles, e figuras alternativas como Luciano Huck, que Lavareda enxerga mais como vice de alguém. Mais à esquerda, mas com viés de Centro, estão Marina Silva, da Rede, e Ciro Gomes, do PDT. Também tem sido lembrado, entre os franco-atiradores, figuras como do ex-presidente do STF, Joaquim Barbosa. Com a palavra, Lavareda.
 
Os Divergentes: O publicitário Nizan Guanaes encontrou-se agora em novembro com o presidente Michel Temer, deu alguns conselhos, mas preferiu não se aventurar a cuidar da imagem do governo, que convive com índices baixíssimos de popularidade e aprovação. Qual a sua opinião sobre a imagem do governo?
 
Antonio Lavareda: Eu acredito que o presidente acertou ao definir como eixo da agenda de seu governo a questão da economia, da retomada do crescimento, da remoção dos obstáculos ao crescimento e da superação da recessão. Na dimensão econômica, o governo tem uma série de êxitos a comemorar: uma taxa inflacionária bem menor, taxa de juros menores que a metade da que encontrou. Também começa a ter resultados em emprego com carteira assinada e retomada da ocupação. Ainda são números elevados de desemprego, mas a realidade que encontrou era ainda mais dramática. O governo Temer, acredito, vai ficar inscrito para a história como aquele que conseguiu interromper a recessão e retomar, com muitas dificuldades, o crescimento econômico.
 
O.D. Em coluna recente no Globo, a Miriam Leitão escreveu que o presidente Temer é o único governante que não tem aumento de popularidade quando a inflação está em queda. A boa notícia parece não colar no Temer. Como se ele tivesse um teflon ao contrário. Por que a popularidade de Temer segue tão rasteira?
 
A.L.: Eu mesmo usei essa expressão dois meses atrás, teflon às avessas – talvez eu tenha sido o primeiro a utilizar. Ocorre que as mesmas pesquisas que mostram essa baixa popularidade, apontam na direção de que uma parcela da sociedade pode ter uma leitura um pouco melhor desse governo Temer do que parece à primeira vista. Às vésperas da votação da segunda denúncia (contra Temer) na Câmara, o Datafolha mostrou que 37% dos ouvidos achavam que o governo deveria caminhar até o final do seu mandato. Em faixas de renda maior, metade dos brasileiros acreditava que o governo Temer deveria ter seu percurso normal até as eleições do próximo ano. É possível, assim, que haja um fenômeno que na literatura de opinião pública chamamos de ‘espiral do silêncio’, teoria da alemã Elisabeth Noelle-Neumann. A ideia central é que parte dos indivíduos ocultam sua verdadeira opinião quando conflitantes com a opinião dominante devido ao medo do isolamento e crítica. É uma explicação para o fato de, mesmo com essa suposta rejeição enorme ao presidente, não haver manifestações de massa em todo o Brasil pedindo a deposição e o afastamento do presidente.
 
O.D. Temer pode, se houver mesmo essa melhoria na economia, se tornar ele próprio candidato ao Planalto?
 
A.L. O simples fato de se cogitar a possibilidade de o presidente Temer vir a ser candidato mostra que ele está longe de ser o que, na política americana, chamam de ‘pato morto’ – um presidente em final de mandato com pouca capacidade de influenciar sua sucessão. Temer não é um ‘pato morto’. Se o presidente será um eleitor influente, caso não se candidate, é uma questão que dependerá do processamento pela sociedade das boas notícias no plano econômico ao longo dos primeiros meses de 2018.
 
O.D. Como assim?
 
A.L.: O que influencia o comportamento eleitoral não é propriamente o estado da economia, mas a tradução desse estado na dimensão subjetiva, no bem estar, no nível de otimismo das pessoas. Tudo isso ficará mais claro em meados do primeiro semestre do ano que vem. O que posso dizer desde já é que o presidente Temer poderá não vir a ter o peso de Itamar Franco, outro que completou o mandato de outro presidente que sofreu impeachment – e que teve a seu favor o Plano Real. Mas decerto Temer não será pouco influente como foi o presidente (José) Sarney, em 1989. Ele não tinha nem o comando do seu partido, o PMDB, controlado efetivamente pelo Ulysses Guimarães, nem tinha um quadro econômico positivo, muito pelo contrário, como Temer poderá ainda apresentar ao país. Essa trajetória de resgate, de tirar o país da depressão econômica de três anos, será o principal legado de Temer.
 
O.D.: O sr. acha que Lula sairá candidato e, neste caso, estaria virtualmente eleito em 2018?
 
A.L.: Vou ser bem direto. O ex-presidente Lula não sairá candidato. Sua candidatura será impugnada pela Justiça. Essa é minha aposta. É o que acho que tem a maior probabilidade de ocorrer. E mesmo que ele viesse a concorrer, o ex-presidente tem uma rejeição disseminada nos diversos contingentes da sociedade – menos, evidentemente, na base da pirâmide – de tal monta que dificilmente teria condições de ser eleito no segundo. Então, acho que Lula não sairá candidato e, se for, perderá no segundo turno.
 
O.D.: O PT tem um plano B para Lula?
 
A.L.: Sempre teve. O próprio Lula já comentou, já deu sinais: o plano B mais viável seria a candidatura do ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, do maior estado do país, enraizado, com boa imagem, com realizações e obras administrativas – o que é bom durante uma campanha para mostrar na TV.
 
O.D. Com Lula fora, na sua avaliação, há, no pelotão da frente, ao menos nas pesquisas, o nome de Jair Bolsonaro. Com o sr. vê essa candidatura da direita pura?
 
A.L.: É alguma coisa que expressa, no Brasil de hoje, posições existentes na sociedade. Em tempos de globalização, em diversas sociedades, você registra atitudes reativas de diversos segmentos sociais, seja na Europa, seja nos Estados Unidos, que engendraram, por exemplo, a base de apoio da Frente Nacional, de Marine Le Pen, na França, e ajudaram a produzir a vitória do Donald Trump, nos Estados Unidos – embora não seja só isso. No Brasil, temos uma atitude regressiva de parte da sociedade, mais conservadora, e até namorando posturas e posições autoritárias, que explicam um pouco esse mercado eleitoral do Bolsonaro.
 
O.D. O sr. acha que ele tem chance reais?
 
A.L.: Nenhuma.
 
O.D. Se o sr. tivesse que apostar hoje, em que segundo turno o sr. apostaria em 2018?
 
A.L.: Veja, é bom lembrar que logo mais as pesquisas vão começar a testar os candidatos que são mais viáveis para o segundo turno. Isso educa os eleitores e produz o que se chama de ‘voto estratégico’, ou seja, o eleitor considera votar não mais no candidato ideal para ele, mas em alguém que possa derrotar os candidatos que ele mais teme.
 
O.D. O sr. arriscaria dois nomes para o segundo turno?
 
A.L.: Não, acho que isso hoje é exercício de futurologia totalmente inócuo. Quem fizer isso vai estar fazendo torcida e não análise. Nas últimas eleições, um ano antes, ninguém conseguia acertar os candidatos. É muito difícil mesmo há um ano divisar o futuro.
 
O.D.: Huck sai candidato ou é um balão de ensaio?
 
A.L.:A presidente, não acredito. A vice (presidente) seria um grande candidato.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

35 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tô entendendo…

    Eis mais um artigo do “Os Divergentes” exaltando o incrível hulck :

    Cuidado para não virar Dória, Huck!

    Por Helena Chagas -novembro 23, 2017, 13:12Luciano Huck. Foto Facebook do apresentador

    Se Luciano Huck não tomar cuidado, vai acabar virando um João Dória nas mãos do establishment. Qual foi o problema principal de Dória? Queimou na largada da corrida presidencial porque foi com muita sede ao pote, deixou claro que só pensava em ser candidato a presidente da República, acima de tudo e de todos, forçou a barra e ficou over. Virou o candidato a candidato do sistema, aquele que achava que poderia virar o anti-Lula, enquanto o ex-presidente crescia nas pesquisas contra tudo e contra todos. Desgastou-se.

    Publicidade

    A manchete de hoje do Estadão, anunciando que “aprovação a Huck dispara e chega a 60%” mostrou quem é o novo queridinho do establishment e o desespero dessas forças para achar seu anti-Lula. Quando se vê de perto a pesquisa do Instituto Ipsos, percebe-se que é o ranking habitual de aprovação das personalidades brasileiras, feito mensalmente sob a pergunta “aprova ou desaprova a maneira como atua no país?”. Não mede intenção de voto. Como diz até o diretor do Instituto, agora é preciso ver se essa aprovação – atribuída, sim, ao fato de Huck ter exposto seu nome como alternativa – vai se converter em votos.

    Longe de mim subestimar o potencial da candidatura Huck, esclareço antes de começar a pancadaria. Ele é viável e pode vir a ser um forte candidato. Temos obrigação de pelo menos ouvir o que tem a dizer. Mas deve tentar escapar à armadilha de entrar no jogo com carimbo de candidato do establishment e candidato da Globo.

    Esse desespero todo das forças anti-Lula, e essa marca, pode não ajudá-lo mais adiante. Nem muito menos a ansiedade de quem quer vendê-lo antes da hora. Até porque, esta,os cansados de ver, o establishment se apaixona e se desapaixona por candidatos com enorme volubilidade, e costuma abandoná-los assim que encontra outro que considera mais viável.

    Em eleição, tudo o que é artificial, exagerado e forçado – como foi a pré-candidatura Dória – acaba se desmanchando no ar. Cuidado, Huck!

     

  2. CERTO E COMETEM UMA INJUSTIÇA

    CERTO E COMETEM UMA INJUSTIÇA CONTRA O MELHOR PRESIDENTE DESSE PAÍS,UM SUJEITO HUMANO E SAIRÃO “DE BOA”ACREDITAM MESMO QUE NÃO TEREMOS UMA LUTA ARMADA E TOGAS INCENDIADAS?PENSAM MESMO QUE TODOS OS BRASILEIROS SÃO MERDA?ESTES VERMES PENSAM SEREM HIGHLANDERS OU TEREM PEITO DE AÇO.PENSAM PODEREM SENTAR-SE DE COSTAS PRA RUA?NEM TODO BRASILEIRO É UM BUNDA MOLE!

  3. O melhor seria Ciro Gomes,

    O melhor seria Ciro Gomes, estou avisando…Lula quer impedir de todo jeito a candidatura do Boulos, deixa o menino concorrer, pombas!!!! Que droga é essa? Por que o Lula conciliador tem tanto medo assim? Conciliar com GOLPISTAS ele não tem medo né? 

  4. Antonio Lavareda,antipetista
    Antonio Lavareda,antipetista empedernido jogando para a galera,principalmente agora com envolvimento em maracutaias de sobras de campanha do ex Governador Eduardo Campos.Tomo isso como uma delação não premiada em busca de alguma ajuda judicial.La em cima tem um post que fala sobre uma tal “bandidolatria”,esta opinião de Laverada me parece mais uma “querolatria”,além de vir carregada do ranso golpista/Lacerdista.Lula não será candidato.Se for não se elege.Se eleger não toma posse.Se tomar posse não governa.Eu poderia simplesmente chegar por aqui e verberar que no Site Os Convergentes,o Prof.Marcos Coimbra,um dos mais respeitado e credenciado analista político brasileiro,disse tudo isso com sinais trocados.Se fosse no Antagonista eu não diria nada,mas nos Divergentes para mim é uma surpresa.Anteontem foi Renan.Ontem foi Eunicio.Hoje foi Ciro Nogueira.Lula começou a incomodar,nada melhor que um Labareda para botar fogo na história.Vá te catar seu Lavareda.Deve tá desempregado.Eduardo Campos não está mais entre os vivos e o PSDB figura entre os mortos.

  5. Antonio Lavareda,antipetista
    Antonio Lavareda,antipetista empedernido jogando para a galera,principalmente agora com envolvimento em maracutaias de sobras de campanha do ex Governador Eduardo Campos.Tomo isso como uma delação não premiada em busca de alguma ajuda judicial.La em cima tem um post que fala sobre uma tal “bandidolatria”,esta opinião de Laverada me parece mais uma “querolatria”,além de vir carregada do ranso golpista/Lacerdista.Lula não será candidato.Se for não se elege.Se eleger não toma posse.Se tomar posse não governa.Eu poderia simplesmente chegar por aqui e verberar que no Site Os Convergentes,o Prof.Marcos Coimbra,um dos mais respeitado e credenciado analista político brasileiro,disse tudo isso com sinais trocados.Se fosse no Antagonista eu não diria nada,mas nos Divergentes para mim é uma surpresa.Anteontem foi Renan.Ontem foi Eunicio.Hoje foi Ciro Nogueira.Lula começou a incomodar,nada melhor que um Labareda para botar fogo na história.Vá te catar seu Lavareda.Deve tá desempregado.Eduardo Campos não está mais entre os vivos e o PSDB figura entre os mortos.

  6. Antonio Lavareda,antipetista
    Antonio Lavareda,antipetista empedernido jogando para a galera,principalmente agora com envolvimento em maracutaias de sobras de campanha do ex Governador Eduardo Campos.Tomo isso como uma delação não premiada em busca de alguma ajuda judicial.La em cima tem um post que fala sobre uma tal “bandidolatria”,esta opinião de Laverada me parece mais uma “querolatria”,além de vir carregada do ranso golpista/Lacerdista.Lula não será candidato.Se for não se elege.Se eleger não toma posse.Se tomar posse não governa.Eu poderia simplesmente chegar por aqui e verberar que no Site Os Convergentes,o Prof.Marcos Coimbra,um dos mais respeitado e credenciado analista político brasileiro,disse tudo isso com sinais trocados.Se fosse no Antagonista eu não diria nada,mas nos Divergentes para mim é uma surpresa.Anteontem foi Renan.Ontem foi Eunicio.Hoje foi Ciro Nogueira.Lula começou a incomodar,nada melhor que um Labareda para botar fogo na história.Vá te catar seu Lavareda.Deve tá desempregado.Eduardo Campos não está mais entre os vivos e o PSDB figura entre os mortos.

  7. Antonio Lavareda,antipetista
    Antonio Lavareda,antipetista empedernido jogando para a galera,principalmente agora com envolvimento em maracutaias de sobras de campanha do ex Governador Eduardo Campos.Tomo isso como uma delação não premiada em busca de alguma ajuda judicial.La em cima tem um post que fala sobre uma tal “bandidolatria”,esta opinião de Laverada me parece mais uma “querolatria”,além de vir carregada do ranso golpista/Lacerdista.Lula não será candidato.Se for não se elege.Se eleger não toma posse.Se tomar posse não governa.Eu poderia simplesmente chegar por aqui e verberar que no Site Os Convergentes,o Prof.Marcos Coimbra,um dos mais respeitado e credenciado analista político brasileiro,disse tudo isso com sinais trocados.Se fosse no Antagonista eu não diria nada,mas nos Divergentes para mim é uma surpresa.Anteontem foi Renan.Ontem foi Eunicio.Hoje foi Ciro Nogueira.Lula começou a incomodar,nada melhor que um Labareda para botar fogo na história.Vá te catar seu Lavareda.Deve tá desempregado.Eduardo Campos não está mais entre os vivos e o PSDB figura entre os mortos.

  8. A frieza, e ninguém é mais

    A frieza, e ninguém é mais ingenuo para sacar que o cinismo não tem limite, é tamanha, que nem aborda a questão da violência do processo que levou esse gente ao poder. Ê Brasil!

  9. Minha opinião

    Não concordo muito com a analise do ilustrissimo.

    Concordo somente que Lula não será candidato,.

    Bolsonaro não tem folego até um provável 2 turno. Tosco e ignorante em todas as materias.

    Joaquim Barbosa, o cavalo passou selado na porta dele em 2014. 

    Huck, identificado como playbozinho da Globo. Não tem o conhecimento minimo que qualquer coisa que seja, fora achar dinheiro fácil. Seria massacrado pelos lobos da politica.

    Doria, já mostrou que não é do ramo. Só foi eleito por que os paulistanos se acham novaiorquinos.

    Marina, o cavalo passou selado 2 vezes. Até o cavalo cansou.

    Alkmin, sonso como ele, nem paulista ele anima. Porque ele se eleje em SP?. Porque o paulista acha que é californiano.

    Sobra  quem?

    Ciro pode ser uma opção para esquerda, mas ele precisa se convencer e convencer os outros (Lula inclusive).

    Hadad, igual ao Ciro.

    E a direita não tem candidato? Não, não tem, de tão burra que é…

    (Por isso que não acredito que foi a direita brasileira quem fez o golpe, foram forças ocultas).

    Vai ter que buscar um de fora (anti politico?) …Aqui não tem nenhum Macron à vista.

    Só tenho uma certeza.

    Se o voto não fosse obrigatorio os votos brancos e nulos elegeriam o presidente no 1 turno.

     

     

  10. Logo no início eu li:
    “Na

    Logo no início eu li:

    “Na dimensão econômica, o governo tem uma série de êxitos a comemorar: uma taxa inflacionária bem menor, taxa de juros menores que a metade da que encontrou..”

    Ai parei de ler, porque o entrevistado não vive no planeta terra.

    A inflação desabou porque não há ninguém comprando nada. 

    E os juros não desabaram na mesma proporção, ou seja, os juros reais estão mais altos do que estavam quando ele assumiu, e não metade do que encontrou, como o entrevistado tenta nos enganar.

     

  11. Logo no início eu li:
    “Na

    Logo no início eu li:

    “Na dimensão econômica, o governo tem uma série de êxitos a comemorar: uma taxa inflacionária bem menor, taxa de juros menores que a metade da que encontrou..”

    Ai parei de ler, porque o entrevistado não vive no planeta terra.

    A inflação desabou porque não há ninguém comprando nada. 

    E os juros não desabaram na mesma proporção, ou seja, os juros reais estão mais altos do que estavam quando ele assumiu, e não metade do que encontrou, como o entrevistado tenta nos enganar.

     

  12. Isso não é um artigo de

    Isso não é um artigo de Ricardo Miranda, mas sim uma entrevista do Lavareda. Quando percebi a entrevista laudatória, parei imediatamente de ler pois já sei tudo que esse “analista político” tem a dizer. Só asneiras!

  13. perdoai-os…

    eles não sabem o que é uma manifestação de massa na base da pirâmide…………………..

    mas no caso da retirada de Lula na covardia ficarão sabendo

  14. O Labareda está certo. A
    O Labareda está certo. A campanha de Lula pelo sertão brasileiro tem uma razão objetiva: a propaganda do PT no sentido de mante-lo vivo no imaginário popular e preparar a candidatura presidencial que evidentemente não será a de Lula. Haddad pode ser o plano B mas água ainda rola embaixo dessa ponte. Pode ser Boulos, pode ser Manuela ou alguém que carreie os votos da esquerda. Ciro?
    O fato é que a impugnacao da candidatura do Lula vai promever uma necessária discussão no campo progressista: ja não será sem tempo!

  15. Já li asneiras na minha vida,

    Já li asneiras na minha vida, mas essa ganha de todas:

    “Eu acredito que o presidente acertou ao definir como eixo da agenda de seu governo a questão da economia, da retomada do crescimento, da remoção dos obstáculos ao crescimento e da superação da recessão. Na dimensão econômica, o governo tem uma série de êxitos a comemorar: uma taxa inflacionária bem menor, taxa de juros menores que a metade da que encontrou. Também começa a ter resultados em emprego com carteira assinada e retomada da ocupação. Ainda são números elevados de desemprego, mas a realidade que encontrou era ainda mais dramática. O governo Temer, acredito, vai ficar inscrito para a história como aquele que conseguiu interromper a recessão e retomar, com muitas dificuldades, o crescimento econômico.” Parei de ler por aí. Lavareda acha que todo mundo é asno como ele.

  16. O Labareda está certo. A
    O Labareda está certo. A campanha de Lula pelo sertão brasileiro tem uma razão objetiva: a propaganda do PT no sentido de mante-lo vivo no imaginário popular e preparar a candidatura presidencial que evidentemente não será a de Lula. Haddad pode ser o plano B mas água ainda rola embaixo dessa ponte. Pode ser Boulos, pode ser Manuela ou alguém que carreie os votos da esquerda. Ciro?
    O fato é que a impugnacao da candidatura do Lula vai promever uma necessária discussão no campo progressista: ja não será sem tempo!

  17. Qual o resultado da mega Sena da Virada ?

    Era só o que faltava realmente, uma pitonisa tupiniquim. Que tempos são esses ? Há de tudo. Até analista com nome de personagem de novela, pra fazer campanha contra Lula, sob o manto de análise política imparcial. Pobre Brasil, é pouco Pedro Cardoso pra tanto urubu.

  18. Se enrolou com a justiça,o
    Se enrolou com a justiça,o que fazer?Utilizou-se do método manjado da Lava a Jato,diga qualquer coisa contra Lula que o perdão sai rapidamente.Os Divergentes se prestar a um papel descarado desse?Eu hein.

  19. Se enrolou com a justiça,o
    Se enrolou com a justiça,o que fazer?Utilizou-se do método manjado da Lava a Jato,diga qualquer coisa contra Lula que o perdão sai rapidamente.Os Divergentes se prestar a um papel descarado desse?Eu hein.

  20. Lula não será candidato.Se
    Lula não será candidato.Se for não se elege.Se se eleger não tomará posse.Se tomar posse não governa.Se meteu em falcatruas,quer ficar bem com a gangue curitibana ou com os bandidos vestidos de toga.Vá trabalhar seu pilantra.

  21. Lavareda a velhinha de Taubaté.
    Uma verdadeira ode ao charlatanismo.
    O autor do texto (na verdade, o entrevistado), é no presente, como foi no passado,um analista de botequim.
    Na Bahia, ironicamente os chamamos de “mãe Diná”, uma famosa charlatã que fez sucesso com suas previsões a la carte: sempre dizendo o que o freguês queria ouvir. Personagem bizarro que ainda mantém uma claque de deformadores de opinião.
    Aff! Cansativo…

  22. Lavareda a velhinha de Taubaté.
    Uma verdadeira ode ao charlatanismo.
    O autor do texto (na verdade, o entrevistado), é no presente, como foi no passado,um analista de botequim.
    Na Bahia, ironicamente os chamamos de “mãe Diná”, uma famosa charlatã que fez sucesso com suas previsões a la carte: sempre dizendo o que o freguês queria ouvir. Personagem bizarro que ainda mantém uma claque de deformadores de opinião.
    Aff! Cansativo…

  23. “Entrevista” chapa-branca

    É evidente que este Lavareda é do time de publicidade dos golpistas. Não consegui ler nem a metade. É incompreensível um besteirol destes com um sujeitinho claramente partidário do golpe aqui no GGN ocupando um espaço que poderia conter algo mais inteligente.

  24. Déjà vu

    “Um dos mais influentes sociólogos do Brasil” ou coisa que o valha. Quando vi o nome do Lavarreda, Labareda, Lavareda, que fala bobagens na TV e é admirado por 10 em cada 9 tucanos, desisti da leitura. Para presidente do Brasil, qualquer um tem chance, sempre, inclusive o Marronzinho sair das catacumbas, também terá chance.

    Hoje, Lula está em primeiro lugar em todas as pesquisas. Pode perder a eleição, mas Globo tem de inventar um candidato rápido. Quando falei em Huk para candidato a Presidente, lançado pela Globo, o caixa do supermercado arregalou os olhos e parou de passar no leitor ótico meus pacotinhos, latinhas e caixinhas,” É mesmo? Meu Deus, caramba!” Será que ele ganha? Respondi que não, se ele não votasse no candidato que forçou a demissão do piloto que lhe salvou a vida.

    Mas ele via com bons olhos a candidatura de Bolsonaro. Eu nem imagino quem lançou essa candidatura, mas todo o resto é possível. Claro que o TRF-4 é canalha mais do que o suficiente para confirmar a infame sentença do infame moro. Mas será que terá coragem? Depois de vários “acidentes aéreos”, eles se arriscariam? Subiriam num avião e dariam um belo cochilo antes do pouso no local de destino? Acho que não. Se no ano que vem a Economia crescer, o desemprego diminuir, a Educação virar fabulosa, a Saúde vicejando nos corpos e mentes de todos os brasileiros e o eleitorado achar que Temer vale mesmo a mala com quinhentos mil, aí então não haverá problema nenhum, Lula não terá nenhuma chence.

  25. Tem poucos argumentos

    O entrevistado tem poucos argumentos, muito achismo e convicção. Ao dizer que Lula não ganha num segundo turno, justifica com a rejeição, rejeição esta que vem diminuindo a largos passos, admite que a rejeição a Lula não é grande na base da pirâmide parecendo esquecer que o maior numero de eleitores é justamente nesta base da pirâmide!

    Achei o post abaixo do nível costumeiro deo GGN Luis Nassif!

  26. Gente, o Antonio Lavareda é

    Gente, o Antonio Lavareda é tucano, filiado inclusive. Também trabalhou em campanhas do Jarbas Vasconcelos… Muitas das análises são viciadas por partidarismo..

  27. Não existe candidatura de centro
    É surpreendente que o GGN reproduza esse discurso sobre o “tal candidato de centro “. O que seria mesmo isso?

    As classes dirigentes brasileiras estão desesperadas na busca por alternativa ao nome de Lula. Todas as tentativas até aqui falharam. Então começaram uma operação para desenhar um figurino, traçar um perfil e vender isso como a melhor saída para o país. E trabalham para enquadrar figuras conhecidas por posições conservadoras neste perfil de “centro ” , “centro democrático “!!! O que é pior ainda.

    O PSDB como centro? É piada de péssimo gosto. Basta examinar as posições desta agremiação sobre a economia e sobre direitos sociais que fica explícita as suas conexões com oseu interesses dos senhores do mercado financeiro e a subserviência aos EUA. É um partido de direita, sem meias palavras. Não é fascista como o tal do Bolsonaro, que expressa a extrema direita mas observe o que defendem para a economia para ver a proximidade entre os dois que disputam a mesma base dos especuladores e grandes capitalistas.

    A conversa sobre centro é uma tentativa de encobrir isso é fugir do debate real nas eleições. O que fazer com o domínio que o os especuladores do mercado financeiro possuem sobre o Estado brasileiro? O que fazer com a desmontagem deste Estado? O que fazer com a entrega do patrimônio nacional? O que fazer com a eliminação de qualquer capacidade de construir um projeto de país autônomo? O que fazer para reduzir, um pouquinho que seja, as desigualdades? (Olha que nem estou falando de acabar com as desigualdades, por hora ).

    Pensando nestas questões, o que seria mesmo o centro? Piada não é? Centro democrático? Como falar isso de quem acabou de patrocinar um golpe como foi a derrubada de Dilma?

    Não é possível que setores que se dizem democráticos e /ou progressistas ajudem a espalhar essa história de candidatura de centro. Isso é parte da estratégia da direita para tentar ganhar as eleições

  28. Não existe candidatura de centro
    É surpreendente que o GGN reproduza esse discurso sobre o “tal candidato de centro “. O que seria mesmo isso?

    As classes dirigentes brasileiras estão desesperadas na busca por alternativa ao nome de Lula. Todas as tentativas até aqui falharam. Então começaram uma operação para desenhar um figurino, traçar um perfil e vender isso como a melhor saída para o país. E trabalham para enquadrar figuras conhecidas por posições conservadoras neste perfil de “centro ” , “centro democrático “!!! O que é pior ainda.

    O PSDB como centro? É piada de péssimo gosto. Basta examinar as posições desta agremiação sobre a economia e sobre direitos sociais que fica explícita as suas conexões com oseu interesses dos senhores do mercado financeiro e a subserviência aos EUA. É um partido de direita, sem meias palavras. Não é fascista como o tal do Bolsonaro, que expressa a extrema direita mas observe o que defendem para a economia para ver a proximidade entre os dois que disputam a mesma base dos especuladores e grandes capitalistas.

    A conversa sobre centro é uma tentativa de encobrir isso é fugir do debate real nas eleições. O que fazer com o domínio que o os especuladores do mercado financeiro possuem sobre o Estado brasileiro? O que fazer com a desmontagem deste Estado? O que fazer com a entrega do patrimônio nacional? O que fazer com a eliminação de qualquer capacidade de construir um projeto de país autônomo? O que fazer para reduzir, um pouquinho que seja, as desigualdades? (Olha que nem estou falando de acabar com as desigualdades, por hora ).

    Pensando nestas questões, o que seria mesmo o centro? Piada não é? Centro democrático? Como falar isso de quem acabou de patrocinar um golpe como foi a derrubada de Dilma?

    Não é possível que setores que se dizem democráticos e /ou progressistas ajudem a espalhar essa história de candidatura de centro. Isso é parte da estratégia da direita para tentar ganhar as eleições

  29. Juvenal? pensei a mesma coisa candidato de centro no Brasil?

    Mepoupe.Aqui tem Lula, Marina e candidato do Partido Cleptocrata.

    talvez mais a esquerda um outro candidato que possa clhamar de Partido Politico.

    Com Temer o Brasil comprou uma década de atrazo, .

    Construir uma casa é mais fácil se não precisar remover os escombros . eis a questão , Depois dessa tempestade astaremos muito tempo pra voltarmos a condição econômica política e social que éramos antes da Hecatombe do Golpismo.]

  30. Juvenal? pensei a mesma coisa candidato de centro no Brasil?

    Mepoupe.Aqui tem Lula, Marina e candidato do Partido Cleptocrata.

    talvez mais a esquerda um outro candidato que possa clhamar de Partido Politico.

    Com Temer o Brasil comprou uma década de atrazo, .

    Construir uma casa é mais fácil se não precisar remover os escombros . eis a questão , Depois dessa tempestade astaremos muito tempo pra voltarmos a condição econômica política e social que éramos antes da Hecatombe do Golpismo.]

  31. Acho um engodo chamar esse tal. . .

    Acho um engodo chamar esse tal de Lavareda de “cientista social”, pode ter participado de mais de 100 “campanhas majoritárias”, mas todas com certeza contra a esquerda, para mim não passa de um puxasacos da eleite dos mais desenvergonhados, seus comentários na televisão me dão nojo, mudo de canal toda vez que me deparo com sua feia e servil figura.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador