A democracia particular de Aécio Neves, por Pablo Villaça

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Em seu Facebook

A Democracia Particular de Aécio Neves

Eu escrevo.

É o que sei fazer. É minha profissão, minha terapia, minha principal forma de expressão e também a maneira com que defendo meus ideais.

Há quem discurse. Há quem se candidate a cargos públicos. Há quem troque socos. Eu escrevo.

Não que escrever sobre política seja minha principal ocupação – ou mesmo secundária. Em número absoluto de palavras, o Cinema certamente domina meus textos – tanto na forma de críticas e posts, como também nos roteiros que escrevi e dirigi e no livro que publiquei. Em segundo lugar, vêm os contos. Só então, os textos nos quais busco discutir minhas posições políticas.

Tenho algumas regras, porém: não me importo com a vida pessoal de quem quer que seja. Não aceito dinheiro para defender uma causa (não que jamais tenham oferecido). Não separo sujeito de verbo (esta regra deveria ser seguida por mais pessoas, mas divago).

Assim, foi com surpresa que me descobri numa lista de 66 tuiteiros que o candidato à Presidência da República, sr. Aécio Neves, quer ver calados. De acordo com o processo no. 1081839-36.2014.8.26.0100, Neves exige que o Twitter entregue a ele os dados pessoais e sigilosos de 66 pessoas que mantêm contas naquela rede social – e duvido que o objetivo final seja encaminhar flores ou chocolates para cada um. Em outras palavras: um senador da República, ex-governador de Minas Gerais e um presidenciável está buscando intimidar cidadãos que se atreveram a criticá-lo.

Caro senador, como diriam os Corleone, “não é pessoal; são apenas negócios”.

Nunca escrevi, por exemplo, sobre os insistentes boatos envolvendo o político e o consumo de drogas – boatos tão comuns que já inspiraram gritos de torcida em estádio e levaram até mesmo um aspirante a comediante notoriamente reacionário e que certamente enxerga a candidatura de Aécio com bons olhos a fazer piadas em seu stand up sobre a fama do senador. E sabem por que nunca escrevi? Porque nunca vi Aécio Neves consumir drogas e jamais li uma notícia que trouxesse evidências inquestionáveis sobre isso. Sim, ele já foi filmado embriagado, já foi parado por blitz e se recusou a fazer teste do bafômetro, tendo sua carteira apreendida, e também deu uma entrevista recente à TV Estadão no qual cambaleava, trazia um olhar perdido e falava com dicção incerta, mas, embora eu possa questionar o bom senso de um candidato a presidente que se deixa flagrar embriagado em ao menos duas ocasiões (a entrevista ao Estadão poderia ser fruto de, sei lá, um efeito de medicamento para alergia), jamais me ocorreria questionar sua corrida presidencial a partir disso. Álcool não é ilegal e cada um faz o que quiser em seu tempo livre.

Não. O que realmente me preocupa com relação a Aécio Neves – e que já me inspirou, aí, sim, a escrever sobre sua candidatura – é sua gestão em Minas Gerais, estado no qual nasci, cresci e ainda resido. Eu me preocupo, por exemplo, com o fato de MG ser, entre os 26 estados e o Distrito Federal, apenas o 24o. em termos de gastos com Educação num balanço publicado em 2011 (Aécio deixou o governo ao fim de 2010). Eu me preocupo que sejamos também o 24o. estado nos gastos com Saúde. Eu me preocupo com o fato de a dívida pública de MG ser a 2a. maior e uma das mais caras do país. Eu me preocupo com os 4,3 bilhões de reais desviados da Saúde em MG, seja Aécio Neves réu na ação ou não (era o governador, afinal). Eu me preocupo com o aeroporto em Cláudio e outras questões relacionadas a ele (inclusive a possibilidade de ser rota para o tráfico). Eu me preocupo com o fato de haver um jornalista preso em MG há meses, sendo que seus advogados enfrentaram dificuldades para ter acesso ao processo e que a justificativa da juíza para mantê-lo na cadeia tenha sido (pasmem) a possibilidade de que ele viesse a publicar mentiras em seu jornal (uma justificativa ao melhor estilo Minority Report). E, não menos importante, me preocupa muito os relatos constantes de tentativas frequentes de censura ou retaliação a jornalistas que ousam criticar o ex-governador (e, ao final deste post, incluirei um doc produzido por um canal estrangeiro sobre o assunto e que, numa comprovação de que desconhece o conceito de “ironia”, Aécio tentou censurar).

Não creio que, como cidadão, eu esteja abusando de meus direitos ao abordar estes assuntos. Não enxergo, sinceramente, qualquer justificativa para que o senador, ex-governador e agora presidenciável recorra à justiça para tentar me intimidar.

No processo, Aécio alega que os tuiteiros (detesto essa palavra, mas vá lá) são provavelmente “robôs” ou perfis “remunerados para veicular conteúdo ilícito”.

Não sou advogado, mas isto me parece calúnia. Depois de 20 anos de carreira e de ser publicado em português e inglês em veículos que vão do Cinema em Cena ao site de Roger Ebert (desde quando era hospedado pelo jornal Chicago Sun-Times), ser chamado de “robô” é algo inédito para mim – bom, isto se não contar a minha namorada de adolescência que me acusou de dançar como um andróide e me traumatizou para o resto da vida, me impedindo de voltar às pistas de dança e frustrando meu sonho de me profissionalizar usando o pseudônimo de “Tony Mineiro”.

Além disso, venho de uma família para a qual a política é assunto muito, muito sério. Como já escrevi em outras ocasiões, minha mãe e meus tios lutaram contra a Ditadura e tenho parentes que carregam até hoje as sequelas das torturas sofridas nos porões malditos do DOI-Codi. Milito politicamente desde os 18 anos – nunca profissionalmente, mas, sim, de forma contínua. Se não ocorre a Aécio que alguém possa defender ideais apenas por amor, sinto por ele, mas é o que faço. Como já escrevi antes, eu me preocupo com o Brasil no qual meus filhos irão crescer. Esta motivação é suficiente para me manter ativo.

Mas, como dito no início deste post, minha ferramenta é a escrita. Não tenho uma fortuna para investir em marketing pessoal ou para propagar minhas ideias. Não tenho poder político para influenciar legisladores ou quem quer que seja. Escrevo porque preciso, porque amo escrever e porque é minha maneira de tentar ser escutado e de compartilhar minhas preocupações. Depois de duas décadas escrevendo, tenho um número considerável de leitores e me orgulho não só disso, mas do carinho com que estes leitores me presenteiam continuamente.

Já Aécio tem, à sua disposição, armas como dinheiro e poder político. E é preocupante que, apenas por ser criticado (e é, afinal, uma pessoa pública que quer gerir o futuro do país), ele tente usar suas ferramentas para me impedir de usar a minha.

———————————-
Importante: os links que COMPROVAM cada uma das afirmações que fiz acima sobre Aécio:

https://www.youtube.com/watch?v=lgg-7emSBwE
https://www.youtube.com/watch?v=-5fC8dVTmL0
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2011/04/aecio-neves-tem-habilitacao-apreendida-em-blitz-da-lei-seca-no-rio.html
https://www.youtube.com/watch?v=lHuo0zYCano
http://www.sindifiscomg.org.br/ChoqueGestao/link01.pdf
http://www.sindifiscomg.org.br/ChoqueGestao/link05.pdf
http://www.mercadocomum.com/site/artigo/detalhar/divida_publica_de_minas_gerais_e_a_2a._maior_e_uma_das_mais_caras_do_brasil
http://www.revistaforum.com.br/blog/2013/05/tjmg-confirma-aecio-neves-e-reu-e-sera-julgado-por-desvio-de-r43-bilhoes-da-saude/
http://www.revistaforum.com.br/blog/2014/08/explicacoes-de-aecio-neves-sobre-utilidade-publica-aeroporto-de-claudio-nao-convencem/
http://www.revistaforum.com.br/blog/2014/08/aeroporto-de-claudio-e-o-trafico-de-drogas/
http://www.viomundo.com.br/denuncias/justica.html
http://www.viomundo.com.br/denuncias/minas-sem-censura-denuncia-prisao-de-jornalista.html
http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/a_tentativa_de_censura_ao_gagged
http://www.revistaforum.com.br/blogdorovai/2014/06/14/pelos-parametros-de-aecio-neves-o-mineirao-tem-razao/

E, finalmente, link pro doc estrangeiro que fala sobre as contínuas tentativas de censura feitas por Aécio em MG:
https://www.youtube.com/watch?v=MRJyT5JUdM8

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Imagina, então,  o homem

    Imagina, então,  o homem presidente.

    Aliás,  espero que o futuro governador de MG possa romper a barreira institucional naquele estado. Pelo menos ao ponto de conseguir a imediata libertação do jornalista, preso preventivamente desde janeiro deste ano.

      1. Há um post aqui do dia 05

        Há um post aqui do dia 05 sobre isso: “A justiça Mineira, Carone e ‘o direito penal do inimigo'” (texto reproduzido do Viomundo).

      2. Porque

        O jornalista está preso desde janeiro porque seu jornal ousou fazer oposição a Aécio.

        Porque Aécio (na verdade sua irmã Andrea) controla com mão de ferro a imprensa mineira.

        E não sai na imprensa fora de Minas porque o pig, bem, você sabe…

  2. Há anos acompanho as críticas

    Há anos acompanho as críticas do Pablo no site Cinema em Cena. Apesar de conhecer as suas posições políticas, fiquei surpreso dele estar entre os 66 tuiteiros que o Aécio quer censurar. De maneira alguma o Pablo se encaixa no perfil de alguém que espalhe mentiras ou calúnias na internet. Mais uma prova de que as alegações de Aécio são absurdas.

  3. Tinha um cara velhinho muito

    Tinha um cara velhinho muito engracado no Brooklyn ha muitos anos, nao lembro nem do nome dele.  Ele nao sabia que falava em malaprops, o que o fazia mais engracado ainda.  Um dia, coracao entre pena e raiva de alguem que o irritara, ele se saiu com “what a wasted asshole”.

  4.  
     
     
    Os tucanos são muito

     

     

     

    Os tucanos são muito  sensíveis a qualquer crítica política.

    Acostumados a serem endeusados pela mídia acabam sempre tomando decisões  antidemocrática . 

    Dilma, acostumada as batalhas terá que partir firme contra esse  candidato.

    Aproveitar e  apresentar  novas idéias .

    Tomar posição clara  de que lado está .

     

  5. Putz ! Meus Deus !

    Putz ! Meus Deus !

    Já imaginaram esse homem presidente ?

    Umas da coisas que mais me preocupa com o governo do PSDB, é o pré-sal e as futuras gerações.

    Não devemos esquecer que em 2010, o WikiLeaks, interceptou conversa do José Serra com o embaixador americano dizendo que caso o partido vencesse as eleições eles mudarima o regime do pré-sal.

    Só de pensar que podem tirar o pão da nossas crianças, e doarem as criancinhas arianas americanas me parte o coração.

     

  6. A eleição do governador de

    A eleição do governador de Minas é a prova concreta de que Aécio é um mentiroso. Afinal ele garante, desde seus primeiros discursos de campnha, que deixou Minas com 95% de aceitação. Ele deve estar sonhando, ou o povo mineiro, em 95% sofre de amnésia? 

    Pablo Villaça, como tantos, está dando subsídios a Dilma para seus próximos discursos. Aí estão bem delineados alguns bons argumentos para uma dialética política. 

    Aliás, pelo que li sobre as declarações de FHC, parece que saímos de um segundo turno recheado de homofobia para um segundo turno recheado de preconceito contra os nordestinos. FHC é daqueles que não fala qualquer coisa porque tá velho. Era ainda jovem, lá em 1994, quando se saía com pérolas como aquela de que todo aposentado é vagabundo. Agora, os nordestinos que votam no PT são ignorantes, etc. Tomara que ele continue assim: falando mal dos nordestinos, que podem até ser menos esclarecidos que os ‘sudestinos’, mas são pessoas humanas, merecedoras de respeito, que se não encontraram, de há muito, meios para sair da ignorância, isso muito se deve a políticos como os tucanos, que nunca lhes deram ou darão oportunidades suficente para serem comparados aos brasileiros do Sul e Sudeste. 

     

    1. 95% de pureza daquilo!

      A aprovação do Stalin era de 94%.

      A aprovação do Hitler e Mussolino 94,5%.

      Aécio pode escolher entre ser burro, mentiroso, ou ambos.

      95% é o grau de pureza daquilo, que confusão menino!

  7. “Se não ocorre a Aécio que

    “Se não ocorre a Aécio que alguém possa defender ideais apenas por amor, sinto por ele, mas é o que faço”:

    Eu so defendo ideias por aeroportos.  De preferencia, os mais caros da America Latina por metro quadrado.

  8. Aécio é sabidamente um

    Aécio é sabidamente um inimigo da liberdade de imprensa. Por muito tempo, inclusive governou por lei delegada, isto é, passava por cima do legislativo. Inclusive para nomear parentes. Como havia jornalistas serristas em SP que disputavam com Aécio o comando do PSDB, algumas dessas pérolas sairam aqui. Censor, ditador, persegue jornalistas. Enfim, um completo “bolivariano”, como eles gostam de dizer. 

  9. aliás, os provocadores –

    aliás, os provocadores – certamente pagos! –

    do psdb e da grande mídia

    jnunca acreditam que as pessoas podem lutar por ideiais

    políticos sem qualquer vinculação partidária.

    pablo, como muitos por aí, luta por objetivos mais

    amplos do que esses provocadores imaginam.

     

  10. Hoje, milagrosamente, o MG TV

    Hoje, milagrosamente, o MG TV publicou o valor da dívida pública do estado, enquanto o Fernando Pimentel dava entrevista falando sobre isso. Moro em BH há dez anos e isso nunca tinha aparecido na Globo. Interessante, não?

  11. PREZADO ESCRITOR MILITANTE

    Meus parabéns pela corajosa opção de fazer da escrita seu método de militância política, e por questionar aspectos objetivos, relevantes para o debate que deve ser estabelecido num embate eleitoral consistente e franco.

    Parabéns também pela opção de enfrentar abertamente a pretensão anti democrática evidenciada na tentativa de intimidação promovida pelo candidato do PSDB.

    Sugiro que sejam reunidos e divulgados mais dados concretos sobre a realidade acerca das evidências de vicissitudes sociais observadas no estado de Minas Gerais, e das relações destas com as prioridades políticas adotadas pelos governantes do estado, bem como sobre arbitrariedades semelhantes a estas já denunciadas.

  12. Penso que vcs então não
    Penso que vcs então não viveram em MG antes de Aecio, não viram o governo do Itamar Franco. Prefiro viver na ditadura do Aecio do que viver na podridão de corrupção do PT…onde vai parar o dinheiro do povo…no bolso dos ladrões dessa quadrilha

    1. E a quadrilha do Mensalão

      E a quadrilha do Mensalão Ticano de MG, cujo processo é mais antigo que o Governo Federal, mas dorme nos escaninhos do STF e já livrou Mares Guia por idade avançada – isso não te preocupa? E o trensalão paulista, cujos valores superam muitas vezes os do mensalão, que tem denúncia na Justiça suíça, com confissão das empresas contra tucanos de alta plumagem em SP, mas foi arquivado por Marco Aurélio por “falta de provas” – as mesmas provas desnecessárias contra Zé Dirceu, segundo a ministra Rosa Weber? Isso não te preocupa? Pêsames por sua indignação seletiva contra a corrupção.

      1. Caro Roberto. Se existe
        Caro Roberto. Se existe corrupção em SP, pq não fizeram justiça e prenderam os responsáveis? Engraçado q mesmo com alguns escândalos em SP o governador foi reeleito e sabe pq? Pq é o menos bandido! É o menos despreparado! É o menos cara d pau! Pq mesmo com tudo isso, SP tem um PIB de 1 mundo e representa 1/3 do BRASIL!!! Pq QQ cidadão Brasileiro que quer trabalhar HONESTAMENTE e pagar os seus impostos (chamados de forma bizarra de coxinhas ou trouxas) e ter sucesso na vida, vem para SP! Pq mesmo com os escandalos e sindicalistas fazendo greve, o metro SP é um exemplo para o pais! E pq se tudo que disseram do Jose Dirceu e adendos fizeram com que fossem presos? Foi injustica ? Pq ameaçaram Joaquim Barbosa? E o Celso Daniel esqueceu? E os médicos Brasileiros que perderam trabalho para os Cubanos? E o Lulinha, com explicar a sua fortuna? Pq o sr. Luis Inácio Lula da Silva foje da PF? E o fenômeno Eike Baptista? A ciclovia de SP é uma vergonha! Desculpe mas deve estar ganhando mais que um bolsa familia para defender tudo isso!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador