Jornal GGN – A diretoria da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o uso emergencial de um segundo lote de vacinas CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, em decisão unânime.
“A vacina atende aos critérios de qualidade, segurança e eficácia para o uso emergencial”, afirmou a diretora da Anvisa Meiruze Freitas, relatora do pedido feito pelo Instituto Butantan. Seu voto foi acompanhado pelos diretores Rômison Mota, Alex Machado Campos, Cristiane Rose Jourdan Gomes e Antonio Barra Torres acompanharam o voto da relatora.
A Gerência Geral de Medicamentos e a Gerência Geral de Inspeção e Fiscalização Sanitária da Anvisa também emitiram parecer favorável pela aprovação da CoronaVac, embora a área de medicamentos tenha ponderado pela necessidade de se monitorar incertezas observadas na análise dos estudos realizados pelo Instituto Butantan.
Na última segunda-feira (18), o Instituto Butantan entrou com o pedido de autorização para o uso emergencial de um novo lote da CoronaVac, que serão envasadas no Brasil pelo laboratório.