Cassação de Bolsonaro: TSE passa a bola para Alexandre de Moraes

Ministro do TSE pede que Moraes se manifeste sobre o empréstimo de provas do inquérito das fake news às ações eleitorais que pedem a cassação do presidente

Jornal GGN – O ministro Og Fernandes, do Tribunal Superior Eleitoral, pediu nesta sexta (12) que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, se manifeste a respeito do compartilhamento de provas do chamado “inquérito das fake news” com processos que pedem a cassação da chapa Bolsonaro-Mourão.

Segundo informações da Folha, Og anotou que se Moraes achar que as provas são relevantes para as ações eleitorais, então elas serão solicitadas, atendendo ao pedido do PT e à manifestação do Ministério Público Eleitoral, que também apoia o cruzamento dos processos.

Em sua manifestação, Og anotou que “inegável que as diligências encetadas no inquérito podem ter relação de identidade com o objeto da presente AIJE (Ação de Investigação Judicial Eleitoral), em que se apura a ocorrência de atos de abuso de poder econômico e uso indevido de veículos e de meios de comunicação por suposta compra, por empresário apoiadores dos então candidatos requeridos, de pacotes de disparo em massa de mensagens.”

A defesa do presidente Jair Bolsonaro alega que as provas levantadas no inquérito das fake news não têm qualquer conexão com as duas ações eleitorais mais relevantes que tramitam no TSE, e que podem levar à cassação da chapa eleita em 2018.

As ações foram protocoladas pelo PT e PDT após a Folha revelar, ainda em 2018, a existência de um esquema com financiamento empresarial irregular para disparar fake news em massa por meio do WhatsApp.

O cruzamento dos processos no TSE e no STF é o que tira o sono de Bolsonaro, já que, distribuindo cargos e verbas para o Centrão, ele trava o início de um processo de impeachment na Câmara. Já as ações que tramitam no Judiciário estão fora de sua alçada.

Leia mais:

O cruzamento do inquérito das fake news com a cassação de Bolsonaro no TSE

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora