Doria faz elogio em boca própria em cima de dados falsos

O desempenho atual foi uma mini-recuperação cíclica, que nada teve a vem com medidas do governo paulista.

O governador de São Paulo, João Dória Jr se elogiou, no Twitter, devido ao desempenho da economia paulista no último ano. Doria celebrava manchete do Globo do início de fevereiro, em cima dos indicadores do Banco Central.

Disse ele:

“Bom dia, pessoal. O bom crescimento de São Paulo em 2019 foi resultado de uma gestão que está comprometida com a redução da máquina pública, equilíbrio das contas, que trabalha ativamente para atrair novos investimentos, e apoia o empreendedorismo”.

Onde está a fake news? O comportamento da economia paulista obedeceu aos impulsos e do ambiente econômico nacional e das medidas tomadas pelo governo federal – que resultaram, aliás, no Pibinho nacional de 1,1%.

Como mais desenvolvido estado nacional, São Paulo dispõe de muitos diferenciais. E sua atividade econômica tende a antecipar movimentos gerais da economia, para baixo ou para cima. Portanto, o desempenho atual foi uma mini-recuperação cíclica, que nada teve a vem com medidas do governo paulista.

Para que Dória tivesse qualquer mérito sobre esse crescimento paulista, teria que demonstrar o seguinte:

  1. Política de incentivos fiscais.

Não produziu nenhuma política nova de atração de investimentos. Viagens a outros países não significam nada. Quem tinha que investir, já decidiu. A viagem serve apenas para formalização da decisão tomada.

  1. Nova oferta de serviços públicos.

Nenhuma. O que tinha de bom continuou; o que tinha de sofrível, permaneceu.

  1. Investimento em alguma infraestrutura que crie novas condições de competitividade.

Nenhuma.

  1. Desburocratização do serviço público.

Não mostrou o quê foi desburocratizado e, menos ainda, em que a tal desburocratização teve algum efeito sobre investimentos privados. Sequer relacionou as decisões de investimento eventualmente frutos da pró-atividade do governo paulista.

  1. Estrutura de pesquisa.

Historicamente, São Paulo tem as melhores universidades e institutos de pesquisa do país. Não consta nenhum ato do governo Doria que tenha melhorado esse arcabouço tecnológico.

Dias atrás, Dória tentou se apossar dos méritos das pesquisas do Instituto Adolfo Lutz sobre coronavírus, embora nenhum centavo da pesquisa tivesse sido de iniciativa dele. Agora, quer os méritos de um crescimento econômico que em nada responde aos estímulos da política estadual.

Tudo isso mostra uma enorme dificuldade em mostrar o saldo positivo de sua gestão.

 

 

 

Luis Nassif

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. este é o verdadeiro gestor que queria acabar com o órgão digestor dos pobres, com seu inteligentíssimo projeto de fazer ração com comida vencida das indústrias. É o tipo de ajuda que dá para que estã ao lado de sua lida de humanista

  2. É escandaloso a postura d’O Globo ao assumir como panfleto do Dória na maior cara de pau, sem vergonha nenhuma. Nada justifica essa propaganda gratuita. Preocupante. É o candidato da globo pra 22?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador