Escândalo da Vaza Jato motiva novo HC em nome de Lula

O recurso, que pede a nulidade da ação penal, aparece depois que o Intercept Brasil divulgou uma primeira leva de reportagens sobre as relações promíscuas da força-tarefa do Ministério Público Federal com o ex-juiz Sergio Moro

Foto: Agência Senado

Jornal GGN – O sistema do Supremo Tribunal Federal registrou na segunda (10), às 14h06, a entrada de um habeas corpus em nome do ex-presidente Lula, condenado e preso pela Lava Jato de Curitiba, acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no “caso triplex”.

Aparentemente de terceiro, o HC em favor de Lula, com procedência do Paraná, é assinado pelo advogado João de Senzi Moraes Pinto, que já foi membro de comissão de defesa dos direitos LGBT da OAB do Ceará. O recurso foi distribuído ao relator da Lava Jato no STF, Edson Fachin, por prevenção.

Na Lava Jato, a banca de advogados do ex-presidente costuma descartar esse tipo de ação por motivos técnicos, independente da boa intenção.

O recurso, que pede a nulidade da ação penal, aparece depois que o Intercept Brasil divulgou uma primeira leva de reportagens sobre as relações promíscuas da força-tarefa do Ministério Público Federal com o ex-juiz Sergio Moro.

O site teve acesso a mensagens privadas que mostram que Moro instruiu o coordenador do núcleo do MPF, Deltan Dallagnol, com dicas de investigação (por via informal, e contra Lula), estratégias, cobranças para agilizar fases da operação, e questionamento sobre recursos da Procuradoria. Estas e várias outras ações colocaram a atuação de Moro na berlinda.

Moro e Dallagnol negam irregularidades e se dizem vítimas de um ataque criminoso feito por hacker.

O Xadrez de Luis Nassif sobre o inquérito das fake news do Supremo e o dossiê do Intercept levanta a hipótese de que não houve atuação de hacker, mas vazamento de informações coletadas no âmbito da investigação contra os detratores de ministros. Leia aqui.

A segunda turma do STF deve retomar nesta terça (11) o julgamento de outro HC de Lula, em que a defesa pede para anular o caso triplex com base em questionamento sobre a atuação do ministro Félix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça. Ministros ouvidos pela Folha disseram que o recurso já não deve ter efeito prático para a defesa de Lula.

HC Lula
Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Desde que se acoelhou (como disse Lula há alguns anos) o STF permitiu à Lava Jato se transformar numa instância de poder extra-legal e até ilegal capaz de impor a realidade política e eleitoral brasileira. Refém de sua própria covardia, em algum momento os Ministros do STF terão que degolar os degoladores de Lula. Não creio que isso vá ocorrer tão cedo.

  2. Adiamento do julgamento que deveria ocorrer hoje tem cheiro de jogada. Deram 2 semanas pra condenação pelo sitio no TRF4

    Esperemos apenas que The Intercept tenha material pra desmontar essa outra farsa a tempo de desmascarar os verdadeiros bandidos encastelados no judiciário

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador