Escândalo dos grampos ilegais de Moro é aposta de Lula no STF

Em nota, PT pede anulação do caso triplex, após descobrir que a Polícia Federal não só grampeou como também produziu relatórios de conversas a partir do ramal dos advogados de Lula

Jornal GGN – A defesa de Lula aposta numa ação ainda pendente no Supremo Tribunal Federal para anular a sentença do caso triplex. E a “base” deste recurso seria, segundo divulgou a Folha nesta quinta (6), o escândalo dos grampos ilegais nos advogados do ex-presidente, autorizados por Sergio Moro.

Nesta quinta (6), a Folha de S. Paulo indicou que além do grampo ter sido ilegal – pois feito em escritório de advocacia – a Polícia Federal ainda ouviu as conversas e produziu relatórios com comentários, durante a investigação contra Lula.

Há pelo menos 14 horas de gravação e inúmeros arquivos no sistema de computadores da 13ª Vara Federal de Curitiba. Um dos antigos advogados da banca Teixeira & Martins teria acessado parte dos arquivos. Moro, enquanto juiz, impedia a extração dos documentos, e determinava que a consulta só poderia ser feita na presença de um agente policial.

Moro já foi repreendido publicamente pelo ex-ministro Teori Zavascki por conta do modo como autorizou e vazou grampos contra Lula e outras pessoas, na Lava Jato. Mas o hoje ministro da Justiça jamais sofreu qualquer sanção por sua conduta errática.

O advogado Cristiano Zanin, que defende Lula, disse à Folha que a interceptação do telefone “para acompanhar em tempo real a estratégia de defesa do ex-presidente Lula, como ficou provado, foi um verdadeiro atentado contra a advocacia e o Estado de Direito no nosso país”.

“A iniciativa revelou o desprezo de algumas autoridades com o direito de defesa e com a função constitucional do advogado na administração da Justiça. É lamentável que a despeito da gravidade da conduta os envolvidos ainda ocupem relevantes cargos públicos e não tenham sofrido qualquer consequência jurídica”, acrescentou.

Em nota, o PT afirmou que ” grampo autorizado por Moro violou frontalmente o Artigo 7º. do Estatuto da Advocacia, que garante a inviolabilidade da correspondência e das comunicações telefônicas de advogados no exercício da defesa.”

“A utilização de informações obtidas ilegalmente sobre a estratégia da defesa deve produzir, na vigência dos estado de direito democrático, a anulação do processo contra Lula, que está preso sem ter cometido nenhum crime.”

Advogado ouvido pela Folha contraria essa visão. Para Pierpaolo Bottini, tudo que foi obtido a partir da interceptação ilegal deve ser anulado, mas o processo se mantém em pé com as demais provas.

Leia a nota completa.

Redação

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. PierPaolo Bottini não deve ter lido, não sabe ler ou esta falando com profunda má fé. Esta acusação é uma vergonha traduzidas em muitas línguas. E no mundo este processo é motivo de ridicularização perplexidade, e muita preocupação, pois fere o estado de direito. Pier Palo Bottini, está dizendo que a justiça é um vale tudo, principalmente quando não é contra um seu cliente. Antes de falar isto ao publico devia enunciar o que seriam as provas já que o ṕroprio condenador afirma textualmente não as te-las.

  2. É possível que isso seja apenas UMA das diversas ilegalidades perpetradas pela “República” de Curitiba, sob a batuta do Dr. Sérgio “CONGE” Moro. A arguição é de possibilidade porque, como reza o ditado popular, “o cesteiro que faz um cesto faz um cento”.
    O então juiz nunca fez questão de esconder seu empenho em condenar o ex-presidente.
    Não devo nem posso afirmar nada acerca de eventual direcionamento no processo porque não existe – por enquanto – provas materiais contundentes.
    Recebe, por esse aspecto, o benefício da dúvida. Só que no meu íntimo sinto que um elas aparecerão e ele, enfim, receberá a punição devida.

  3. É possível que isso seja apenas UMA das diversas ilegalidades perpetradas pela “República” de Curitiba, sob É a batuta do Dr. Sérgio “CONGE” Moro. A arguição é de possibilidade porque, como reza o ditado popular, “o cesteiro que faz um cesto faz um cento”.
    O então juiz nunca fez questão de esconder seu empenho em condenar o ex-presidente.
    Não devo nem posso afirmar nada acerca de eventual direcionamento no processo porque não existe – por enquanto – provas materiais contundentes.
    Recebe, por esse aspecto, o benefício da dúvida. Só que no meu íntimo sinto que um elas aparecerão e ele, enfim, receberá a punição devida.

  4. Em julho do ano passado, a justiça do DF absolveu Lula em processo sobre obstrução da Lava Jato. O juiz responsável pelo caso era Ricardo Leite, também da 10ª Vara Federal Criminal da capital federal.
    fonte; Brasil de Fato

  5. Se consta da Sentença Condenatória “CAUSA INDETERMINADA”, por que ainda se falar em PROVAS? A causa indeterminada caracteriza a condenação de todo e qualquer preso político. Razão: não existe “causa ideológica”.

  6. Lula está sendo tolinho ao tentar se valer desses argumentos em sua defesa.
    Será que ele não percebeu que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa?
    O moro está na categoria de humano diante da “justiça brasileira”, o Lula não.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador