Estatais financiam canais que veiculam fake news no YouTube

Alguns dos donos de canais e sites que receberam verbas federais são alvos da investigação que está em andamento pelo STF

Allan dos Santos, do canal Terça Livre, é um dos investigados pelo STF – e que recebeu verba publicitária de estatais. Foto: Reprodução

Jornal GGN – Canais existentes no YouTube que veiculam notícias falsas, pedem intervenção militar e defendem o fechamento do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF) são financeiramente abastecidos por verbas publicitárias de estatais.

Alguns dos proprietários de canais e sites são alvo de investigação em andamento no STF, que apura a existência de uma rede para a divulgação de notícias falsas e ataques aos ministros da Corte.

Segundo informações do jornal O Globo, 28.845 anúncios da Petrobras e da Eletrobras foram veiculados nestes canais entre os meses de janeiro de 2017 e julho de 2019 – antes e durante o governo Bolsonaro.

Já a base de dados da Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência mostra que 390.714 anúncios do governo federal foram direcionados a 11 canais e sites que apresentam o mesmo perfil nos meses de junho e agosto de 2019. Tal verba foi destinada para a campanha sobre a Reforma da Previdência.

Entre os blogueiros investigados pelo STF e que receberam verba publicitária da Petrobras estão Allan dos Santos, do canal “Terça Livre”, Enzo Leonardo Suzi Momenti, do canal “Enzuh”, e Bernardo Pires Kuster. Já o canal que mais veiculou anúncios da Petrobras foi o “Giro de Notícias”, ancorado pelo youtuber Alberto Silva, conhecido por defender a intervenção militar e criticar o STF.

 

Leia Também
As seis bandeiras do governo federal, por Sr. Semana
Xadrez do caminho aberto para a cassação de Bolsonaro, por Luis Nassif
PGR envia para primeira instância caso sobre ameaças de Sara Winter ao STF
GGN prepara dossiê sobre trajetória de Sergio Moro
Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador