Google fecha com empresa para lançar lentes de contato que monitoram saúde

Jornal GGN – Não é novidade que o Google está investindo há algum tempo nas chamadas “tecnologias vestíveis”. Mas agora a gigante do Vale do Silício fechou uma parceria com a empresa Novartis para o desenvolvimento de um tipo de lentes de contato inteligentes que vão monitorar a saúde ocular e ajudar a controlar doenças e condições.

O acordo é resultante do licenciamento da tecnologia do Google Glass, o óculos de realidade aumentada da empresa. A divisão de saúde ocular da Novartis Alcon vai criar lentes inteligentes que apresentam “sensores não invasivos, microchips e outros eletrônicos miniaturizados” que vão se concentrar em duas áreas principais do controle de saúde dos olhos dos usuários.

A primeira vai permitir que pacientes diabéticos possam manter sob controle seus níveis de glicose através da medição dos níveis de açúcar no fluido lacrimal, transmitindo os dados para um smartphone ou tablet. A segunda solução tem como objetivo ajudar a restaurar o foco natural do olho em objetos próximos, melhorando a visão para pacientes de presbiopia.

Já o Google será responsável por desenvolver os pequenos componentes eletrônicos necessários para a coleta de dados, além de cuidar do desenvolvimento de chips de baixa potência e de fabricação. A Alcon vai aplicar seu conhecimento médico para desenvolver versões comerciais da lente de contato inteligente.

“Nosso sonho é usar a última tecnologia na miniaturização da eletrônica para ajudar a melhorar a qualidade de vida de milhões de pessoas”, afirma o co-fundador do Google, Sergey Brin. “Estamos muito animados para trabalhar com a Novartis para tornar este sonho em realidade”.

Com informações do Engadget.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador