Guru econômico de Marina elogia pacote de reformas de Temer

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 
Colagem: Glamurama com fotos da Agência Brasil
 
Jornal GGN – Em entrevista ao El País, o guru econômico de Marina Silva (Rede) Eduardo Gianneti fez elogios ao programa de Michel Temer, chamado de Ponte Para o Futuro, e disse que o problema do Brasil não está nas reformas impopulares encampadas pelo governo que sucedeu Dilma Rousseff, mas sim no fato de que elas não foram concluídas.
 
Segundo Gianneti, o Brasil “estava na UTI” com Dilma, “sem nenhum horizonte”. “Era uma situação sem a menor perspectiva. Então, do ponto de vista econômico, foi um alívio ter uma boa equipe econômica, uma mudança para melhor na governança das estatais e ter um programa de reformas, que no geral é bem correto, a Ponte para o Futuro, que coloca uma agenda de mudanças para que o país volte a recuperar o crescimento e a sustentabilidade das contas públicas.”
 
A entrevista foi divulgada um dia antes da pesquisa Datafolha que mostra que Temer bateu seu próprio recorde de impopularidade e que 7 entre 10 brasileiros acham que a situação do País só piorou com o presidente.
 
Ao El País, Gianneti disse que problema de Temer foi “o componente político”, em referência à falta de credibilidade por ter caído na delação da JBS. “A partir de então o governo entrou no modo de sobrevivência. A agenda de reformas que estava sendo encaminhada foi praticamente abortada, interrompida, e o governo consumiu o que lhe restava de capital político simplesmente para se manter vivo diante das denúncias e de sua enorme e precária fragilidade.”
 
Na visão do economista que ajudará Marina em 2018, Temer deveria ter aproveito o capital político que dispunha no início de seu governo para aprovar, primeiro, a reforma mais difícil: a Previdenciária. “Acho que o governo Temer errou no sequenciamento das reformas”, disse.
 
Gianneti também jogou panos quentes no mau humor do brasileiro com Temer. Ele disse que é “normal em todo processo de recuperação” que as taxas de desemprego demorem muito para cair quando a recessão começa a retrair. 
 
“Agora, o Brasil saiu da pior recessão da sua história. É muito desapontador o ritmo, é muito incerta a continuidade desse movimento, principalmente depois da greve, mas não sei onde estaríamos com o Governo Dilma”, cutucou.
 
Na entrevista, ele também defendeu pagamento de mensalidade em cursos superiores, disse que Marina é a que mais capacidade tem do ponto de vista ético para comandar o País e falou de igualdade de oportunidades.
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ah, “nao sei onde estariamos

    Ah, “nao sei onde estariamos com o governo Dilma”. Claro, mas sabemos bem onde estamos com o governo Temer. Mais um sábio da “recuperação, ainda que lenta e indefinida”. Sei. O que não sei é se continua sendo guru de Marina, o cérebro que absorveu iodo demais.

  2. O guru da Marina é de uma

    O guru da Marina é de uma ilustre familia desde o avo, que foi prefeito de BH mas ele mesmo é um teorico completo e acabado,

    jamais testado na pratica, algo que está fora de seu mundo sonhatico. Pode ser considerado o filosfo de Osmarina mas nunca o guru economico, falta-lhe experiencia na vida real para essa função.

    Como guia espiritual de Marina combina com ela, os dois estão nos aneis de Saturno em relação ao planeta Terra.

     

    1. Um economista teórico que
      Um economista teórico que nada entende do mundo real não é economista. Um engenheiro Civil teórico se construir um prédio que desaba nao é engenheiro. Tanto a economia quanto a engenharia so fazem sentido quando muito bem articuladas com o mundo real. Fora isso é falsa sabedoria.

  3. Cara, “foi um alívio ter uma

    Cara, “foi um alívio ter uma boa equipe econômica”?

    O que esse sujeito fumou? Ou ideologia entope as bainhas de mielina e impede o cara de pensar?

    Esse camarada não é professor da FEA-USP? Se ama tanto o mercado, porque não vai falar merda na pátria destes neoliberóides, os EUA? Tenho para mim que norte-americanos tem muito defeito, mas sabe ver um charlatão preguiçoso e pedante de longe; duvido que este camarada ia ter o espaço para falar tanta merda como tem aqui

  4. Claro, o que mais esperar de Blablarina do Itaú?

    De onde nada se espera, de lá é que nao sai nada mesmo… Ou, no caso, sai merda.

  5. isso não é sério..

    .. uma pessoa que presta assessoria técnica para um político jamais poderia fazer uma afirmação dessa natureza, significa que ele não tem a menor noção do país em que vive..

    .. a bem da verdade, ele está analisando a situação por uma ótica muito específica, provavelmente a do mercado financeiro..

    .. o tráfico de drogas também cresceu muito nos últimos anos..

    .. a narrativa, portanto, pode fazer sentido para alguns segmentos, mas não tem nada a ver com a realidade das pessoas..

    .. é uma aberração cognitiva..

  6. Como politico é um péssimo
    Como politico é um péssimo economista e como economista um péssimo politico.
    Essa de dizer que as medidas desse governo foram boas e que o que atrapalhou foi a politica é para ir para o febeapa do Stanislaw.
    Qualquer medida econômica é essencialmente política. Qualquer legislação que regule relação trabalhista é essencialmente política. E um assessor de candidato que culpe a política deveria deveria ser demitido.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador