
Jornal GGN – O ministro Alexandre de Moraes fez, nesta terça (19), uma defesa contundente da investigação aberta pelo Supremo Tribunal Federal contra ameaças sofridas pela Corte. Os ataques aumentaram e viraram promessa de CPI desde que a Lava Jato foi derrotada em julgamento sobre a competência da Justiça Eleitoral para julgar crimes de caixa 2.
“No direito, a gente fala que é o ‘jus sperniandi’, o direito de espernear. Podem espernear à vontade, podem criticar à vontade”, disparou o ministro.
Moraes também respondeu a juristas e membros do Ministério Público que acreditam que o STF não deveria ter instaurado a investigação – que atinge declarações feitas por procuradores da Lava Jato em Curitiba – de “ofício”.
“Quem interpreta o regimento do Supremo é o Supremo. O regimento autoriza, o regimento foi recepcionado com força de lei e nós vamos prosseguir a investigação”, rebateu o ministro.
Segundo Moraes, os ataques disseminados nas redes sociais visam “a desestabilização de uma instituição republicana”, extrapolam a liberdade de expressão e incentivam discurso de ódio e atentados.
“A gente não pode permitir, num país democrático, que, porque você não gosta de uma decisão, você prega o fechamento de uma instituição republicana, você prega a morte de ministros, de familiares. Isso extrapola a liberdade de expressão.”
Segundo Moraes, a Polícia Federal e a Polícia Civil de São Paulo vão designar um delegado especializado em crimes cibernéticos em cada corporação, porque o uso de robôs de WhatsApp e outras redes sociais na difamação dos ministros será um dos focos da investigação.
“Vai ser possível verificar se são ataques esparsos [ou não]. Há ataques que pregam dar um tiro na cabeça de ministro do Supremo, ‘vamos à sessão para matar os ministros’. Veja, eu tenho suficientemente experiência na área, não são essas acusações covardes que acabam virando crime, mas é —e isso é comprovado tanto pela ciência médica como pela criminal— esse volume que acaba incentivando pessoas perturbadas a eventualmente falar ‘É isso mesmo’, e aí é uma facada, um tiro”, explicou.
Com informações da Folha de S. Paulo
Deixe um comentário
Jorge
- 2019-03-20 11:38:35Tem gente que acha que é Deus!!! outros têm certeza que são.
FLAVIO JOSE LIMA
- 2019-03-20 11:16:40Será que vai ter reforma previdenciária do Legislativo e Judiciário também?
Rui Ribeiro
- 2019-03-20 10:59:35Em outras palavras, o problema é o capitalismo, não o Bolsonaro. Este é só um bostinha boiando n'água.
José Francisco Bonfim
- 2019-03-20 10:22:15Vamos se respeitar mas o que o supremo está fazendo e uma piada o que é isso manobra encima.de manobra amigos o povo não e mais burro,!!
J.Marcelo
- 2019-03-20 08:51:15MINHA ESPOSA RECEBEU DE UMA COLEGA DELA PELO WHATSAPP UM VÍDEO DE UM CARRO LÁ DA FLÓRIDA(NO VÍDEO É FALADO ISSO)COM LETREIROS EM NEON(TIPO CARRO DE PROPAGANDA)ONDE SE LÊ DIZERES CONTRA O STF E A FAVOR DA LAVAJATO,UM VÍDEO BESTA AO QUAL GRAVAM O CARRO NA RUA EM MOVIMENTO E O RAPAZ DIZENDO IMPROPÉRIOS(SÓ PRA REPERCUTIR NAS MILÍCIAS DIGITAIS BOLSONARISTAS!)
Josinaldo de Araújo Silva
- 2019-03-20 08:38:38"A soberba precede a ruína". É só esperar que nesse esperneio vai sair mais arrogâncias.
Eduardo Outro
- 2019-03-20 07:39:58Prova contundente dos tempos heterodoxos e bicudos pelos quais estamos passando: As melhores vozes do STF, no momento, têm nomes e sobrenomes, Marco Aurelio Melo, Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes.
c p silva
- 2019-03-20 06:54:18Agora ele viu a luz? Volume de ódio, quantidade é que fez parte da população eleger este louco pra presidente e colocar um inocente na cadeia. Enquanto era só com o Pt ninguém fazia nada. Mas, mesmo assim, antes tarde do que nunca.
mathaus
- 2019-03-20 06:14:52Briga de cobras.
Aleminas
- 2019-03-20 02:01:55Ministro.. mas tem que ir pra cima e colocar na cadeia.. o Sr sabe aquela juíza blogueira.. facebuqueira famosa.. amigo a de outro juiz? Ministro Alexandre de Moraes: SP e Curitiba são o centro de tudo.. onde ficaria a sede do negocinho bilionario dos promotores? Ali é a sede do desmanche tudo, inclusive da justiça, que inclui STF
André Lameira
- 2019-03-19 22:58:06Só faltou dizer que "país democrático" é esse, porque antes de 2016 já era complicado afirmar uma "democracia brasileira"; depois do golpe ficou impossível. Vivemos uma ditadura do capital financeiro, crime organizado, judiciário elitista e mídia depravada. Bolsonaro é só o sintoma, ele não se fez sozinho.
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.
Dianne
- 2019-03-21 07:51:59Ele terão a justiça divina, Deus tarda mas não falha. #forastf