Moraes diz que procuradores podem “espernear à vontade” e mira robôs de WhatsApp em investigação

“A gente não pode permitir, num país democrático, que, porque você não gosta de uma decisão, você prega o fechamento de uma instituição republicana, você prega a morte de ministros, de familiares. Isso extrapola a liberdade de expressão", disse Alexandre de Moraes

Foto: Agência Brasil

Jornal GGN – O ministro Alexandre de Moraes fez, nesta terça (19), uma defesa contundente da investigação aberta pelo Supremo Tribunal Federal contra ameaças sofridas pela Corte. Os ataques aumentaram e viraram promessa de CPI desde que a Lava Jato foi derrotada em julgamento sobre a competência da Justiça Eleitoral para julgar crimes de caixa 2.

“No direito, a gente fala que é o ‘jus sperniandi’, o direito de espernear. Podem espernear à vontade, podem criticar à vontade”, disparou o ministro.

Moraes também respondeu a juristas e membros do Ministério Público que acreditam que o STF não deveria ter instaurado a investigação – que atinge declarações feitas por procuradores da Lava Jato em Curitiba – de “ofício”.

“Quem interpreta o regimento do Supremo é o Supremo. O regimento autoriza, o regimento foi recepcionado com força de lei e nós vamos prosseguir a investigação”, rebateu o ministro.

Segundo Moraes, os ataques disseminados nas redes sociais visam “a desestabilização de uma instituição republicana”, extrapolam a liberdade de expressão e incentivam discurso de ódio e atentados.

“A gente não pode permitir, num país democrático, que, porque você não gosta de uma decisão, você prega o fechamento de uma instituição republicana, você prega a morte de ministros, de familiares. Isso extrapola a liberdade de expressão.”

Segundo Moraes, a Polícia Federal e a Polícia Civil de São Paulo vão designar um delegado especializado em crimes cibernéticos em cada corporação, porque o uso de robôs de WhatsApp e outras redes sociais na difamação dos ministros será um dos focos da investigação.

“Vai ser possível verificar se são ataques esparsos [ou não]. Há ataques que pregam dar um tiro na cabeça de ministro do Supremo, ‘vamos à sessão para matar os ministros’. Veja, eu tenho suficientemente experiência na área, não são essas acusações covardes que acabam virando crime, mas é —e isso é comprovado tanto pela ciência médica como pela criminal— esse volume que acaba incentivando pessoas perturbadas a eventualmente falar ‘É isso mesmo’, e aí é uma facada, um tiro”, explicou.

Com informações da Folha de S. Paulo

12 comentários

  1. Só faltou dizer que “país democrático” é esse, porque antes de 2016 já era complicado afirmar uma “democracia brasileira”; depois do golpe ficou impossível. Vivemos uma ditadura do capital financeiro, crime organizado, judiciário elitista e mídia depravada. Bolsonaro é só o sintoma, ele não se fez sozinho.

    • Em outras palavras, o problema é o capitalismo, não o Bolsonaro. Este é só um bostinha boiando n’água.

  2. Ministro.. mas tem que ir pra cima e colocar na cadeia.. o Sr sabe aquela juíza blogueira.. facebuqueira famosa.. amigo a de outro juiz? Ministro Alexandre de Moraes: SP e Curitiba são o centro de tudo.. onde ficaria a sede do negocinho bilionario dos promotores? Ali é a sede do desmanche tudo, inclusive da justiça, que inclui STF

  3. Agora ele viu a luz?
    Volume de ódio, quantidade é que fez parte da população eleger este louco pra presidente e colocar um inocente na cadeia. Enquanto era só com o Pt ninguém fazia nada. Mas, mesmo assim, antes tarde do que nunca.

  4. Prova contundente dos tempos heterodoxos e bicudos pelos quais estamos passando: As melhores vozes do STF, no momento, têm nomes e sobrenomes, Marco Aurelio Melo, Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes.

  5. “A soberba precede a ruína”. É só esperar que nesse esperneio vai sair mais arrogâncias.

  6. MINHA ESPOSA RECEBEU DE UMA COLEGA DELA PELO WHATSAPP UM VÍDEO DE UM CARRO LÁ DA FLÓRIDA(NO VÍDEO É FALADO ISSO)COM LETREIROS EM NEON(TIPO CARRO DE PROPAGANDA)ONDE SE LÊ DIZERES CONTRA O STF E A FAVOR DA LAVAJATO,UM VÍDEO BESTA AO QUAL GRAVAM O CARRO NA RUA EM MOVIMENTO E O RAPAZ DIZENDO IMPROPÉRIOS(SÓ PRA REPERCUTIR NAS MILÍCIAS DIGITAIS BOLSONARISTAS!)

  7. Vamos se respeitar mas o que o supremo está fazendo e uma piada o que é isso manobra encima.de manobra amigos o povo não e mais burro,!!

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome