Armando Coelho Neto
Armando Rodrigues Coelho Neto é jornalista, delegado aposentado da Polícia Federal e ex-representante da Interpol em São Paulo.
[email protected]

Moralismo sem moral. O incômodo papel de defender Lula e o PT, por Armando Coelho Neto

Moralismo sem moral. O incômodo papel de defender Lula e o PT

por Armando Rodrigues Coelho Neto

Não se trata de uma partida de futebol. Nela, com visão apaixonada por um determinado time, é quase impossível ver a falta que o juiz viu contra o time pelo qual se torce. Conforme o resultado, o árbitro da partida pode ser visto até como o décimo segundo jogador, um larápio comprado. No mundo dos esportes as paixões cegam, palavrões se multiplicam. Predominam argumentos irracionais que por vezes resvalam agressões e morte. As torcidas organizadas falam por si.

Mas, não se trata de uma partida de futebol. Mas, o jogo Brasil é debatido de forma alienada. Passa pela tosca idéia dos grotões de miséria absoluta, nos quais o ignorante que diz com orgulho: “nunca perdi um voto”, pois deve votar em quem vai vencer, como corrida de cavalo. De outro giro, a decisão do jogo Brasil passa pelo voto oriundo de vícios culturais seculares, fruto do preconceito, perpetuação de riquezas, privilégios, valores elitizados. Passa, sobretudo, pela manipulação desses referenciais, promovida pelos meios de comunicação. Eis o como flui o letárgico jogo tático de 7 x 1 de ricos X pobres.

Chega de metáforas. Tem gente que não quer discutir política, pois é como religião, futebol e gosto. “Isso não se discute”. Por ser tema intocável, quando o alienado se propõe a debater o faz com frases feitas e manipuladas, produzidas pelos meios de comunicação controlados pela elite gananciosa e entreguista.

Veio o golpe. Para se consolidar, era preciso cassar palavras, destruir imagens públicas, criar a narrativa do combate à corrupção, que por pouco não deu certo com Mensalão, logo substituído pela hoje agonizante Farsa Jato (cada vez mais farsa). O golpe até hoje não pode ser tratado pelo nome, por que “Tio Sam não aceita mais rupturas fora das constituições”, mesmo que fraudulentas.

Com razão, disse a legítima Presidenta Dilma Rousseff, não foi um golpe contra ela, nem necessariamente contra o Partido dos Trabalhadores, mas sim contra o povo. O programa aprovado nas urnas foi decapitado e o que está em curso é a destruição de um projeto de pais carente de inclusão social que mal começou e já se esvai. Mais que isso, detonando avanços sociais recentes, retrocedendo em cinqüenta anos e reflexos na Lei Áurea. Como fruto de aniquilação cerebral promovido por Globo e seu rancho, sequer reações se esboçam até sobre questões acima de direita/esquerda, como nacionalismo e dignidade humana.

O resgate de valores morais, o pretenso combate à corrupção e a destruição da classe política se tornaram pontos essenciais. Com a cumplicidade da decadente Suprema Corte (e das Forças Armadas de tradições entreguistas) o golpe se consolidou. Joaquim Barbosa, Sérgio Moro e “o japonês da Federal” assumiram o posto de ídolos, viraram máscaras no Carnaval do Rio de Janeiro e bonecos gigantes no de Olinda. Abençoados pela narrativa moralista, todas as vozes que se levantaram contra passaram a ser tratados como corruptos. Desse modo, eu, que não guardo um centavo roubado, que dediquei parte de minha vida funcional ao aprimoramento do pessoal e da atividade fim da Polícia Federal, passei a ser tratado como marginal. Junto comigo, outros com igual postura.

Eis-me, pois, diante do desafio de não sendo filiado ao Partido dos Trabalhadores, ter que defender uma sigla enlameada, fruto da soma de um trabalho porco realizado por Globo/Veja “et caterva”. Na condição de defensor de corruptos acusados e sentenciados por corruptos. Com o perdão da licença poética, parto do princípio de que corrupção não é só dinheiro. Soa razoável que a corrupção vista única e exclusivamente sob a perspectiva do dinheiro é um conceito capital, mercantilista, no qual o dinheiro tem mais valor que a vida. Por ser conceito venal, é mercadoria e, por ter preço, quem rouba um pouquinho pode não ser ladrão, conforme o preço da sentença. O roubo não provado pode não ser roubo, conforme o preço do juiz, ou a quem ele possa estar servindo.

Receio que a moral de “Moros, Marinhos e Malafaias” esteja contaminada por isso. De qualquer modo, não os reconheço como quem à altura de me desancar de minhas assertivas. Coleciono larápios com discursos prontos em nome da honra, da família, da moralidade, da eficiência, bem público, contra o comunismo, do neto, do cachorro, de torturador já se revelaram canalhas.

Seria necessário chafurdar as vidas de cada canalha que consolidou o golpe? Seria preciso entrar no submundo dos falsos argumentos legais para mostrar a inconsistência moral do golpe? Seria necessário mergulhar nas violações de direitos promovidos pela Farsa Jato? Seria necessário analisar cada vazamento seletivo, cada transmissão via celular de audiência sob sigilo para desmascarar tudo? Terei que descer ao lamaçal dos votos comprados por Temer, das malas e apartamento com dinheiro? Terei que revisitar as tramóias do Pré-Sal noticiadas pelo The Guardian? Recorrer às denúncias contra Rede Globo e àquelas feitas por Tecla Duran para me demonstrar de onde brota minha inquietação cidadã?

Diante do nefasto estigma criado contra o Partido dos Trabalhadores, eis-me, pois, no incômodo papel de advogado do diabo. Defendendo o PT sem ser do partido e solidário com o melhor presidente da história desse País. Ao levar esses questionamentos a um seleto grupo de delegados da Polícia Federal, surgiu uma inspiradora nota, que não me atrevi a editar.

Se por “moralidade” se entende uma situação em que uma governante honesta é impedida de terminar o mandato para não governar para pobres. Se por moralidade se entende que os usurpadores possam rasgar os direitos sociais… Se por moralidade os cidadãos aceitam que magistrados que legitimaram o golpe podem usufruir inconcebíveis privilégios enquanto o salário mínimo é reduzido… Se por moralidade se entende que a vontade eleitoral da maioria do povo brasileiro possa ser interditada por julgamentos casuísticos e julgadores parciais… Que importa que digam que estejamos defendendo corruptos?

Se por moralidade se entende que os recursos do País sejam drenados para os mais ricos através de renúncia fiscal e retrocessos trabalhistas, enquanto se reduzem os investimentos em saúde, educação, saneamento básico, infra-estrutura…  Se por moralidade se entende que as maiores  empresas nacionais sejam impedidas de disputar mercados em prol de concorrentes estrangeiras e que nossas riquezas sejam entregues a preços vis à livre exploração por outras nações… Se por moralidade se entende que seja correto aniquilar o nosso futuro e o de nossa descendência para que velhos corruptos tenham boas comissões em negociatas atuais… Se isso é moralidade… Nós reivindicamos o direito sagrado à imoralidade.

Armando Rodrigues Coelho Neto é jornalista, advogado, delegado aposentado da Polícia Federal e foi representante da Interpol em São Paulo

 

Armando Coelho Neto

Armando Rodrigues Coelho Neto é jornalista, delegado aposentado da Polícia Federal e ex-representante da Interpol em São Paulo.

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “…não foi um golpe contra

    “…não foi um golpe contra ela, nem necessariamente contra o Partido dos Trabalhadores, mas sim contra o povo. O programa aprovado nas urnas foi decapitado…”

     

    desculpe  ..mas DILMA VANA traiu o programa de governo aprovado nas urnas primeiro com a nomeação e permissão do Plano Levy

    ..isso pra não dizer da complacência com os cansados, com Namaria e Bebe Camargo, com a cheirossa da Cantanhede (crie corvos e eles te comerão os olhos)

    ..ou mesmo com a ficha, foto e amante falsas, com a BOLINHA do SERRA que, a bem da NAÇÃO, deveriam ter sido cobradas da mídia fake que ainda hoje nos envenena

    ..dito isso  ..digo que DILMA é indefensável  ..mas o BRASIL não merecia o golpe que recebeu

    Daí que defendo o recall como forma de defesa democrática  ..este que já em 2013, pela INABILIDADE e inapetência da presidata, que já dava mostras de não conseguir encontrar respostas pros desafios que lhe apresentavam na sociedade e no campo político, já ali deveria Mama Vana deveria  ter sido “re-sabatinada” pelo eleitor

    1. Escolhas

      Escolha é um direito que se exerce e cujas consequências se assumem.

      Das escolhas oferecidas e das feitas, Dilma foi a vencedora e cujo resultado foi impedido de se apreciar em seu tempo, já que criminosamente abreviado.

      Das oferecidas e não aceitas, Aécio é o que se mostra ao público.

      Comparemos!

      O que não será uma escolha ética é “chutar cachorro morto”, acusando a Dilma depois de sua deposição.

      Em política o administrador se equilibra entre o possível, o menos lesivo e o tolerável quando não é corrupto.

      Quando o administrador é corrupto, ele não precisa de equilibrio, basta favorecer o interesse dos mais fortes.

      1. ..mais pragmatismo e menos

        ..mais pragmatismo e menos nhe nhe nhem

        Dilma foi vencedora ao fazerem-na vítima por vias tortas (aliás,uma barbeiragem da direita canina que devemos agradecer, pois se ficasse até o fim, o mal de DILMA seria irremediável ao país)

        ..no mais, convenhamos, por suas escolhas, erros e omissões, o BRASIL foi projudicado  ..andamos pra trás  ..uma política de Estado altivo e independente foi desacreditada 

        Sua inabilidade, inapetência e falta de visão política chegou a ser lesiva ao Brasil  ..se só honestidade contasse, e não resultados, convidássemos então Papa Francisco pra nos governar

        1. Salve! Salve!

          Então, Romanelli, Salve !Salve!

          Salve Aécio!

          Salve Temer!

          e Salve sua banda!

          que opinião a gente respeita.

          Aliás , seria um  mal irremediável a Dilma deixar desenvolver  o pré-sal com a nossa própria tecnologia,  não privatizar a Eletrobraz,  não privatizar bancos públicos, não desmantelar nossas estruturas econômicas, energéticas, de abastecimento, de segurança, entre outras.

          Afinal, neste mundo seguro, pacífico e global, quem precisa de segurança estratégica?

          Seria terrível que ela deixasse  as nossas poderosas empreiteiras  em atividade, evitasse  o desmantelamento do ensino, mantivesse os  direitos trabalhistas e previdenciários da população.

          Um mal irremediável mesmo, continuar com as grandes obras públicas, as ações de desenvolvimento, amparo social e diminuição das desigualdades.

          População satisfeita, auto-confiante e patriótica é coisa de americano.

          O que a Dilma deixou de fazer e que por certo seria correto à vista de quem a critica seria , aumentar bilionáriamente a dívida interna para corromper congressistas.

          Sua defenestração fez-se imperiosa.

          É, esse povo nada pragmático só vive de nhen, nhen, nhen. Coisa de ppp.

          Abraços

          1. DIlma herdou um governo com

            DIlma herdou um governo com 85% de aprovação  ..com contas internas e externas em dia ..pacificado  ..largou-nos com contas internas e externas ESTOURADAS  ..crescimetno pífiu  ..com a selic em 14,5%  ..com infraestrutura paralizada e investimentos da Petrobrás fora de controle nos custos, metas e prazos ..o cambio estava artificializado, muitas tarifas e preços públicos aviltados  ..famílias e empresas endividadas com prestações carregando juros de agiota  ..as políticas eram erráticas  ..DILMA promoveu, em tempos de crise, a MAIOR desoneração que este país já assistiu, e tudo sem resultados palpáveis, com medidas adequadas praquele momento

            Ao longo do seu reinado Mama Vana, fora do SEXISMO e da misandria exacerbada, tivemos a mandioca, a bola de casca de banana como conquista civilizada, a mulher sapiens e o engarrafar de vento  ..ela se isolou no Planalto e não queria negociar com ninguém eleito (não entendo que mesmo que safados os caras detinham o Poder) ..brigou até com o presidente dos EUA  ..não tinha tato, não se comunicava com o Povo, nem com a mídia nem com os ditos “progressistas”

            Com ela, pela anomia e falta de comando, lentamente o otimismo se converteu em derrotismo, a COPA seguia o ofensivo e vexatório padrão FIFA, e o país começava a ferver com PLACEBOS que mais desuniram do que enriqueceram a nossa democracia ..

            ..como com o feminicício, a tentativa pela revisão da lei de anistia, a submissão das Forças Armadas ao seu poder, a vontade em julgar a turma da direita, tentar estabelecer regras pra que os pais educassem seus filhos  ..ou mesmo incicativas de introdução da educação sexual em escola elementar e a forçação por se aceitar o ritual de um casamento gay dentro de muitas congregações religiosas

            ..claro que vc poderá dizer que muitas destas iniciativas TOSCAS que ajudaram a incendiar e dividir a sociedade brasileira até hoje não partiram de DILMA nem de seu governo  ..doutra feita nunca vimos a presidanta tomar posição a respeito enquanto o circo pegava fogo, não é mesmo ?!

            ..ou você vai me dizer que depois de dez anos de cotas RACISTAS a sociedade hoje não esta pior no quesito cidadania e isonomia entre seus cidadãos ? (releia o 5o artigo da nossa Constituição e tente entender a violência que foi praticada  ..hoje o negro é reconhecido não por se ser um cidadão, mas por ser negro, um ser diferente, frágil  ,,absurdo)

            ..enfim, acho que cada ponto estes mereceria uma pauta

            ps – Vc se lembra qual foi a resposta de DILMA às insatisfações generalizadas de 2013 ?  ..eu lembro, ela propos reforma política e o povo não entendeu nada  ..de qq forma, ali surgiria o MAIS MÈDICO, que foi das poucas e louváveis inciativas positivas do seu tempo, mas que chegaram tarde

             

          2. em tempo  ..não sei se o mal

            em tempo  ..não sei se o mal golpista é remediável  ..de qq forma acho que o BRASIL vai ter que se responder o que fazer com tantos radicais GOLPISTAS soltos por ai quando este pesadelo passar..

            ..prender ? “anistiar” (eu seria contra)  ..retirar os direitos políticos (por quais leis ?)  ..coisa difícil que acho que só o DOUTOR LUIZ INACIO LULA DA SILVA esta preparado pra nos responder

            de qq forma  ..pra alguns deles, TEMER e Sergio Moro por exemplo, acho que a lei 7170/83 cai como uma luva  ..só não sei se o STM esta disposto a acioná-la (crime de lesa pátria)

        2. Romanelli

          Snif, snif, snif . Embora sabendo que nem todos fazem a mesma leitura s/ igual questão. O Lula apostou na capacidade de trabalho , honestidade e dedicação de Dilma e ambos não contavam com o que fez o PMDB. O José Cardoso, sim, teria de saber ler os sinais do que viria.

          E quanto aos EU e  as pessoas compradas em todas as instâncias de poder, não contam, não ? Tófolli, o topetudo, não mudaram de lado muito rápido ? e o Barroso ?

          E pq deixam o digníssimo presidente Temer no comando, fazendo as reformas pretendidas até pela Inglaterra. O Aécio ? o Serra belos e fagueiros ?

          Sei não, mas acho que ainda há muito a ser descoberto s/ o Golpe que levamos. Sobre o programa do Levy, seria pior do que estamos vivendo ?

          Abraços e muita calma nesta hora !

           

           

    2. Sem o plano Levy, a Dilma teria sido golpeada antes de 2016

      Não era mais conveniente para a burguesia a redução das desigualdades sociais. A queda da Dilma é culpa da burguesia, não da própria Dilma, a qual, juntamente com o povo brasileiro, foi e continua sendo vítima dos golpistas.

  2. J. Barbosa $. Moro, Japonês da Fedeca e o Pato da Fie$p

    Armando, você esqueceu de colocar ao lado dos heróis nacionais Joaquim Barbosa, $érgio Moro e Japonês da Federal, o Pato da Fiesp e a musa do golpe com seu ânus à mostra.

  3. São posições como esta, que

    São posições como esta, que nos dá a certeza de que a polícia Federal tem muito a contribuir com este País, é só inverter as peças que aí estão. Os entreguistas serão arquivados para sempre, nos anais da história, que amargará como vergonha, nos sentimentos das futuras gerações.

  4. Notas de uma crônica não
    Notas de uma crônica não publicada.

    Armando, resumiste o que há tempos venho tecendo na minha cabeça e que se destina a ser escrito numa forma de crônica.
    Não devemos estar acanhados de sermos coerentes e razoáveis, embora isso custe estar contra a manada. Custa é à manada se livrar do cabresto que vestiram, mas como já disse certa vez um grande homem:”Amanhããã vai ser outro dia…!”

  5. Nao adianta a imprensa tentar

    Nao adianta a imprensa tentar lavagem cerebral, o povo sabe quem foi i melhor presidente da historia do Brasil. Ontem no Globo Rural da Globonews, foi apresentado materia sobre a transposiçao do Rio Sao Francisco e seus beneficios, que mudaram a vida de muitos Nordestinos. Aos poucos o povo vai tomando conhecimento da verdade. E claro que nao se falou o nome de Lula, uma vez sequer.

  6. Imoralidade…
    ” …Se isso é moralidade…
    Nós reivindicamos o direito sagrado á imoralidade.”

    Perfeito Armando Rodrigues Coelho Neto!

  7. Não adianta

    O povo sabe muito bem quem o apoiou. E mais. Está se informando sobre o golpe e golpistas. Não tem força para gritar por aí pois está  trabalhando. Mas está sabendo de tudo. É isso que vejo diariamente pelas ruas e transporte coletivo. Deixa os rançosos gritarem que foi culpa de A/B/C. Eles estão contra o povo. Simples assim.

  8. não deturpe nem manipule 

    não deturpe nem manipule  ..criticar a péssima gestão de DILMA não significa dar apoio a Aéico, Temer ou qq outro golpista

  9. A pusilanimidade do governo

    A pusilanimidade do governo Dilma, tornou-o indefensável. Ficamos com o controle remoto na mão e a direita fez a festa.

  10. Virtudes

    Algumas figuras publicas, como Leandro Karnal, continuam falando da Lava Jato como se a operação estivesse fazendo um grande bem à nação. Acho que muita gente, honesta, mas de tendência conservadora acaba sempre fazendo discurso moralista porque acredita que a politica deva ser pura, como nos não somos. Ainda que não queiramos a corrupção. A virtude de homens como Lula é tentar fazer avançar um Pais como o Brasil, distribuir um pouco de renda, desenvolvê-lo e ao mesmo tempo lidar com um sistema politico bastante complexo e ligado a interesses bem maiores que aos do seu povo. Se ha algo que não se possa negar a Lula e Dilma é que eles são legitimos nacionalistas, gostam do seu Pais e, cada um a seu modo, trabalhou em função de seu Pais. Nao é possivel dizer a mesma coisa de um ser tão desprezivel quanto Temer que governa o Pais e ao mesmo tempo sabbota-lo para encher mais ainda seu bolso e de seu grupo com dinheiro publico e, muito menos da Lava Jato que, também, tem operado em cima de interesses menores que àqueles apregoados de combate à corrupção.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador