O perfil ‘Eduardo Descolado’ no Facebook

Sugerido por Lair Amaro

Do Estadão

‘Dilma Bolada’ e ‘Aécio Boladasso’ inspiram ‘Eduardo Descolado’

São Paulo – Depois da “Dilma Bolada” e do “Aécio Boladaço”, chegou a vez do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, provável candidato do PSB à Presidência, ganhar um perfil “fake” no Facebook. Com 162 seguidores, “Eduardo Descolado”, que entrou no começo da semana na rede, segue a mesma linha dos personagens virtuais de seus adversários. Em tom de humor, os posts são assinados como se o autor fosse o próprio político.

A assessoria do PSB, porém, nega que tenha qualquer participação na iniciativa e garante que a criação foi de algum fã do governador. Em uma das postagens, “Eduardo Descolado” respondeu às críticas feitas ao governador pernambucano no perfil oficial do PT no Facebook, onde ele foi chamado de “tolo” e “playboy mimado”. “Quem começou foram eles, me chamando de playboyzín… Eu sou só descolado, cara boa pinta, e cá entre nós: ninguém resiste ao meu charme dos olhos verdes!”.

Em outubro no ano passado, o “perfil não-autorizado” no Facebook seguiu a mesma linha. “Sou lindo, sou tucano, sou futuro presidente dessa nação por um Brasil melhor”. Esta foi a apresentação da página “Aécio Boladasso”. A assessoria do PSDB também negou na ocasião que a ideia partiu do partido.

A repercussão foi negativa e o perfil acabou sendo apagado das redes sociais. Mas quem clica hoje no Facebook o nome de Aécio encontra outra pagina parecida, chamada “Aécio Boladão”, com 100 “amigos” registrados.

Pioneiro do gênero, o perfil “Dilma Bolada” conta com 916 mil seguidores. Seu autor, Jefferson Monteiro, caiu nas graças da presidente e foi até chamado para um bate papo virtual no Palácio do Planalto.

Redação

46 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É, acho que acertei, o

    É, acho que acertei, o Playboy Mimado incomodou mesmo…rs. Seria um ótimo tema para uma musiquinha sertaneja, ainda mais com esse “charme de olhos verdes”. Já tivemos: Cowboy Viado, Cowboy Vai Te Pegar e agora o Cowboy Mimado..kkkkk

      1. Eu também ri muito Braga.

        Eu também ri muito Braga. Quando eu o acessei pela primeira vez o Aébrio estava em primeiro, seguido de Dilma e o Desmiolado estava em terceiro…o que mais me deu satisfação foi ver o Vampiro Brasileiro em último….

  2. Eduardo Narciso.

    Eduardo descolado: da realidade, dos aliados que o ajudaram, das forças progressistas, da coerência, e por aí vamos.

    O homem descolou-se. Está à deriva.

    Neste campo do humor digital de campanha, na seara da metalinguagem, estas cópias são ridículas, porque anunciam antecipadamente o efeito surpresa e as táticas a serem utilizadas.

    Pobre homem, escravo de sua própria vaidade.

  3. Como a imprensa manipula…
    O

    Como a imprensa manipula…

    O Estadão “esqueceu” de dizer que o perfil Aécio Boladaço era, sim, criação da assessoria do candidato e que caiu em descrédito por causa da reportagem do Globo que fez uma longa e detalhada reportagem quando a conta tinha ZERO curtidas.

    E também “esqueceu” de dimensionar corretamente o sucesso do Dilma Bolada, preferindo destacar a visita à prisidenta ao invés da longevidade da iniciativa e criatividade do autor.

    Vai que cola, né.

  4. Descolado não decola, mas cola na escola.

    Não vai colar. Vai ter o mesmo triste fim do Aecim Boladaço, que ainda estava escrito erradamente: Boladasso…

  5. Descolado da realidade.
    As

    Descolado da realidade.

    As chances dele cair no limbo são enormes, isso se o Lula não colocar

    um “X” nele, ai some do mapa.

  6. O casamento oficial do PSDB com o PSB

    ENTRELINHAS – Causou certo burburinho no dia de anteontem o texto veiculado através da página do Partido dos Trabalhadores no facebook. Tratava-se de um texto com críticas ao atual ocupante do Palácio das Princesas. Um texto brando, suave e ameno, incomparável com as críticas que o Partido dos Trabalhadores sofre diuturnamente pelo aparelho oligopólico de mídia de Pindorama.

    Ao que parece esse texto foi apenas um recado do tipo: “Olá, estamos aqui e sabemos o que você fez no verão passado. Abraço”. Ou, já que estamos a falar de redes sociais, uma “cutucada” (que até hoje não descobri direito para que serve…). Prestou, ao fim e ao cabo, para confirmar algumas teses que antes figuravam como hipóteses no horizonte próximo. Imediatamente os veículos oligopólicos de mídia se refestelaram ao dar amplo destaque negativo ao Partido dos Trabalhadores, acusando-o de atacar a outrem.

    Brevemente o PSDB, principal partido oposicionista e oponente primordial do PT há vinte anos, saiu em defesa de um jovem neto que não era Aécio, mas sim o de olhos verdes. Ao medir a temperatura do episódio nota-se que repetir-se-á em 2014 os mesmos procedimentos havidos em 2006 e em 2010. Em 2006 com Heloísa Helena e em 2010 com Marina Silva. E quais são estes episódios?

    Os episódios em questão, e que repetir-se-ão, dizem respeito aos tapetes vermelhos e rosas brancas, além de fartos espaços midiáticos que serão oferecidos com indisfarçável contentamento aos que se dispuserem a cumprir o papel de se opor, com maior ou menor virulência, ao Partido dos Trabalhadores.

    Assim como Heloísa e Marina foram tratadas com todo o carinho pelos meios oligopólicos no passado, os que se dispuserem a repetir o posicionamento de ambas em 2014 também receberão honras e amigos editoriais interessados em interromper o processo político iniciado em 2003.

    O que pode mudar com relação aos tempos passados é o papel do PSDB (o PSDB ainda existe?). O partido que comanda os dois maiores estados do país parece estar em profunda letargia, mergulhado numa hibernação política da qual não sabe como sair. Aécio Neves tem se esmerado em ser uma liderança displicente. Poucos dias antes do fim do prazo para filiações e trocas partidárias (05 de outubro de 2013) o neto de Tancredo, ao invés de acelerar conversações em solo pátrio, preferiu ir para os EUA e falar mal do Brasil. Que baita tirocínio político!

    Ao que parece Aécio teve até agora uma vitória de Pirro sobre José Serra, que já lhe custou, pelo menos por enquanto, o apoio do PPS. E assim vai caminhando, errático, o maior partido de oposição. Terceirizaram a ação política para os grandes meios de imprensa durante anos e agora parecem sedados e conformados com a falta de perspectivas. Sempre reativos, sempre respondendo (com platitudes) aos posicionamentos do governo federal ou de colunistas marcadamente anti petistas. 

    Não é triste constatar que um partido que ficou durante oito anos na presidência da república, e que há vinte anos rivaliza com o Partido dos Trabalhadores, prestou-se ao ridículo papel de sair em apaixonada defesa de seu mais novo aliado (que pode inclusive ultrapassá-lo dentro em breve na corrida eleitoral)? 

    Ora, no episódio do texto já referido é possível aventar várias teses, mas é impossível negar que a exposição pública ficou única e exclusivamente com o PT e com o rapaz nascido na terra natal de Luiz Inácio Lula da Silva! O PSDB se auto relegou ao papel de um prestimoso auxiliar do jovem dos olhos verdes, pronto para socorrê-lo dos “ataques” do PT! Existe algo mais patético?

    É por essa e outras que Dilma Rousseff continua nadando de braçadas. O PSDB abdica de ser um partido e parece fazer questão de se colocar como um satélite (da mídia e da “nova” oposição). O partido de Marina Silva, por sua vez, vive o dilema de ter participado durante onze longos anos do governo federal, beneficiando-se diretamente de tal participação, e agora estar as voltas com o giro de 180º empreendido por seu presidente. Como explicar ao povo brasileiro que alguém possa virar a casaca de maneira tão brusca e cuspir tão alegremente no prato em que comeu até ontem?

    Talvez vejamos ao final de 2014 um processo de fusão interessante no Brasil. O desenrolar do processo político caminha célere para a emergência de um novo pólo oposicionista. O PSDB se esforça para abdicar do papel de liderança maior da oposição em favor de outra força que ainda não se sabe se está madura para assumir esta responsabilidade.

    Não seria mais producente que o PSB e o PSDB confirmassem no futuro próximo o noivado que saboreiam desde o ano passado? A única briga deste casamento seria para batizar a criança concebida com tanto amor e carinho pelas duas enamoradas agremiações. Nada que uma boa conversa não resolva. Se permitem a ousadia, ficaria até interessante batizar a criança de PSDB do B, mantendo o número 40 e as duas aves que hoje caracterizam os noivos…

    Por fim, o que sobrou do “episódio do facebook” foi algo praticamente insignificante em seu sentido político. Dilma Rousseff não sofreu arranhão algum, o PT ganhou visibilidade, ainda que negativa por parte da imprensa mercantil (o que em si não é ruim, pois já ocorre desde 10 de fevereiro de 1980) e o PSDB revelou que está cada vez mais próximo de abdicar de sua condição de principal contendor oposicionista.

    Quanto ao rapaz do giro de 180º graus, vai trilhando o caminho dos fáceis aplausos que ontem e antes de ontem foram feitos em favor de Heloísa Helena e de Marina Silva. Aplausos que vão e que vem como o vento. 

    Na política é possível fazer várias coisas, mas é triste quando se perde a identidade. Repetindo, para recuperar-se do processo corrosivo de diluição de sentidos, possivelmente os netos famosos venham a criar, dentro em breve, o PSDB do B. Seria mais honesto com a militância de ambas as agremiações.

    A fusão seria apenas a oficialização e a materialização do que já ocorre, na prática, em quase todo o território nacional.

    1. Peixe cevado..peixe pescado,

      Peixe cevado..peixe pescado, mordeu a isca, o PT simplesmente vai ligar

      Eduardo Campos ao PSDB, simples, depois é só seguir o histórico ,será

      o “mote” da militância e da campanha. Se ele recorrer ao seu    passado

       ( duvido ) lula e o PT estarão lá.

      1. Pois é.

        O que não falta é muito elogio de Eduardo Campos a Lula e Dilma, de datas bem recentes… A contra-propaganda do PT certamente lançará mão desse material, e o cabra vai receber o que merece através de suas próprias palavras e imagens.

    1. O des… pode ser colado,

      O des… pode ser colado, carado, moralizado, memorizado, avergonhado e por aí vai, creio que imaginação não vai faltar.

  7. Deixa eu ver! A festa

    Deixa eu ver! A festa começava às sete e terminava às dez, mas seis e meia você já estava lá. Quando saiu já era quase meia-noite, mesmo assim você diz que a festa estava horrível, insuportável, ” festa estranha com gente esquisita”  e por ai vai…

    Mais alto lá! Se a festa não era boa, se música, ambiente e companhia não agradavam. Por que você ficou tanto tempo lá? Eu teria ido embora na primeira meia hora!

    Sabe o que eu acho! Você chegou todo cheio de moral, bebeu, comeu, dançou, enfim, se esbaldou e no fim, ainda quis levar a Rainha do Baile pra sua casa…Só que ai não deu né. E você ficou ai todo jururu, cheio de retação querendo queimar o filme da festa.

    Assim são alguns desses ex-petistas, ex-aliados, sempre querendo mais do que aguentam comer…

    É claro que nem tudo são flores, há muito de equívoco no governo petista, mais curiosamente nunca são esses equívocos que ex-debutantes suscitam em suas críticas.

     

    1. Eu não conheço nenhum xará meu

      Você conhece?

      Está confusa a coisa. Tem duas páginas.

      Uma com essa bobagem dos olhos verdes, que apesar de ter mais curtidores é uma página quase sem alimentação de posts:

      https://www.facebook.com/DuduDescolado?ref=ts&fref=ts

      Essa não curti.

      Mas esta aqui, lançada hoje, até que pode vir a dar certo:

      https://www.facebook.com/eduardocamposdescolado?ref=ts&fref=ts

      Mas vamos combinar, Eduardo Campos incomoda ao pensamento único mais que Aécio Neves.

      O uso do termo ‘descolado’ foi bem bolado. Já vi mais de uma vez situacionistas falarem nas redes que Marina, PSoL etc agradam aos que se julgam ‘descolados’. No caso isso é dito em tom de ironia, claro, como que para desmerecer. Como usam também agora o termo ‘coxinha’.

      Então é um jeito de usar a ironia a seu favor. “Descolados” está para os coxinhas como “Progressistas” está para os petistas. Pode ser um modo de superar aqueles estigmas que tentam pôr de ‘reaça’, ‘conservador’, etc.

      Pode virar viral ou não. Vai ser legal se for como aconteceu com o Félix, que chegou a 2,3 milhões de seguidores:

      https://www.facebook.com/FelixBichaMa?fref=ts

      Agora, se ‘Dilma Bolada’ é propaganda oficial explícita, é também uma página engraçada. Essa página ‘Eduardo Descolado’ ainda precisa de redação mais inspirada.

      Mas começou hoje… Vamos torcer pra que emplaque!

    1. CERTAMENTE ATUCANADO

      A Marina foi um golpe na sua candidatura. Ela vai  ser colocada para escanteio.

      O certo é ATUCANADO mesmo, embora os tucanos não tenham olhos verdes.

       

  8. Nem marketing político esses

    Nem marketing político esses caras conseguem fazer. É ridículo ficar imitando o perfil “Dilma Bolada”.

    Sim é verdade que esse perfil é um enorme sucesso, mas foi feito de forma expontânea por uma pessoa que teve a capacidade, o talento e a perseverança necessários para conseguir um enorme impacto com um iniciativa pessoal.

    Iniciativas artificiais, mesmo contando com uma grande injeção de dinheiro, nunca vão conseguir produzir o mesmo resultado.

    O Santo Graal do marketing hoje em dia é conseguir emplacar um “viral” no Facebook e as empresas mantém seus departamentos de marketing quebrando a cabeça para conseguir isso com uma ação artificial feita pela própria empresa. Só que os chamados “virais” não podem ser fabricados, são resultado espontâneo de ações também espontâneas. às vezes uma ação da própria empresa acaba conseguindo esse efeito viral, mas é por acaso. Não pode ser planejado. No fundo o marketing só pode ficar postando coisas esperando que alguma cole. 

    Mas como o perfil do Eduardo Campos já é “descolado” desde o nome, não tem jeito de colar mesmo.

    Tudo bem os oposicionistas tentarem ocupar o espaço nas redes sociais, tem mais que fazer isso mesmo. Mas imitando os outros na cara dura é que eles NÃO vão conseguir.

    1. e para não imitar eles

      e para não imitar eles deveriam deixar de usar o Facebook? qualé meu, a Dilma apenas iniciou a campanha antecipadamente pelo face, mas todos os candidatos iriam usar essa ferramenta,  não tem copia, seria o mesmo que dizer que são imitadores pelo simples fato de também respirarem!

  9. O ‘zóio’ verde tá se

    O ‘zóio’ verde tá se descola(n)do da Blablarina e da Erundina. E ficando colado ao Bornhausen, Heráclito e Alckmin do Pinheirinho.

  10. Ex-nihilo

    Dudu Campos, ex-Neto, indo para o campo de batalha e de olho grande em 2018 (e da-lhe a midia a massacrar Fernando Haddad). Como disse o Diogo, quero ver como o PSDB vai fazer para sair dessa eleição de cabeça erguida… Se brincar, não ira para nem para o segundo turno, vão ter que apoiar quem esperam apoio.

    1. Faísca atrasada e cópia mal feita
      “(…) Decreto nº 7.388, de 9 de Dezembro de 2010

      Dispõe sobre a composição, estruturação, competências e funcionamento do Conselho Nacional de Combate à Discriminação – CNCD.

      O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 84, incisos IV e VI, alínea “a”, da Constituição, e tendo em vista o disposto nos arts. 24, § 2º, e 50 da Lei nº 10.683, de 28 de maio de 2003,

      CAPITULO I
      DA FINALIDADE E DA COMPETÊNCIA

      Art. 1º O Conselho Nacional de Combate à Discriminação – CNCD, órgão colegiado de natureza consultiva e deliberativa, no âmbito de suas competências, integrante da estrutura básica da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, tem por finalidade, respeitadas as demais instâncias decisórias e as normas de organização da administração federal, formular e propor diretrizes de ação governamental, em âmbito nacional, voltadas para o combate à discriminação e para a promoção e defesa dos direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBT. (…)”

      1. O CNCD é só papel

        Não tentou impedir o cancelamento do já pago Escola sem Homofobia (elogiado por Haddad uma semana antes dele mesmo cancelar em maio/2011);  nem tentou impedir o recolhimento, por Padilha, das cartilhas distribuídas por Temporão em 2010. Também não soltou nota a respeito da revogação da regulamentação da lei antihomofobia no DF.

        Também não conheço nenhuma iniciativa do governo atual além de empoderar um pouco mais o Disque 100. De resto é só retrocesso. 

        Não que as portarias deste ano do governo Campos tenham mostrado ainda algum resultado prático.

        Mas o ponto é que é bom ver partidos se mexendo. E inclusive militantes do PT defendendo o CNCD aqui no blog!

        É uma pena que o GF mudou tanto depois disso…

        Mas acompanharemos a discussão.

        E você poderá fazer propaganda do PT e seus candidatos, mostrando o que propõem para o combate à homofobia, nos seguintes posts:

        http://www.jornalggn.com.br/blog/gunter-zibell-sp/saudades-do-estado-laico

        http://www.jornalggn.com.br/blog/gunter-zibell-sp/2013-direitos-lgbt-tornaram-se-questao-global

        http://www.jornalggn.com.br/blog/gunter-zibell-sp/combate-a-homofobia-deve-ir-para-o-stf

        http://www.jornalggn.com.br/blog/gunter-zibell-sp/tera-o-aliancalao-consequencias

        http://www.jornalggn.com.br/blog/gunter-zibell-sp/o-psb-buscara-ser-simpatizante

        http://www.jornalggn.com.br/blog/gunter-zibell-sp/malafaia-blogosfera-e-a-volta-do-parafuso

        http://www.jornalggn.com.br/blog/gunter-zibell-sp/lgbts-nao-serao-orfaos-politicos-em-2014

        http://www.jornalggn.com.br/blog/gunter-zibell-sp/propaganda-partidaria-do-pv-diversidade-e-bem-recebida-por-publico-lgbt

        http://www.jornalggn.com.br/blog/gunter-zibell-sp/da-arte-politica-de-desagradar-a-gregos-e-a-troianos

        http://www.jornalggn.com.br/blog/gunter-zibell-sp/joaquim-barbosa-recebe-o-premio-rio-sem-preconceito

        Mas faça propaganda propositiva de verdade. Mostre porque se deveria acreditar que o PT é comprometido com direitos civis LGBTs. Justifique os vários recuos e a ausência de discurso simpatizante de seus candidatos.

         

         

        1. a medida que cria o conselho

          a medida que cria o conselho estadual em  PE e de 10/12/2013 ou seja exato 01 mes, como vc pode afirmar que ele será efetivo e não apenas decorativo?

          seu radicalismo, torna seus argumentos pouco confiaveis e tendenciosos!  

          1. Não perca seu tempo, Eduardo

            Não perca seu tempo, Eduardo Campos estah herói para Guter, enquanto for interessante como herói para o  Establishment. Quando o galeguin dos zoio azul não interessar mais aos poderosos, ele também não será mais interessante ao Guter. Eh como a “burca terrorista” dos muçulmanos, quando ela deixar de ser a bola da vez dos americanos, globos e vejas, Guter encontrará uma forma de transformar os inimigos desse poder, nos inimigos dele.

            Nada eh mais fácil do que você se colocar como um oposição “radical e coerente”, sem jamais questionar o Establishment .

            Voce será sempre o retardo, sem correr riscos.

             

        2. Guter,
          o que mais me

          Guter,

          o que mais me impressiona em você, eh que se comporta, exatamente, como os grupos de classe média reacionária que conheço. Essa classe média, arrodeia o discurso e sempre encontrarah em Lula e PT, os culpados para qualquer problema em seus cotidianos.

          Você esta muito mais preocupado em destruir a reputação do político de esquerda que recua no enfrentamento das questões de homofobia por medo de perder voto, do que em atacar  as estruturas políticas e partidos que usam esses atrasos nos debates politicos para retirar votos de seus adversários. 

          Nunca vi você criticar a Globo, Veja, que com suas reportagens reacionárias tentavam acuar o prefeito do PT em Santos, quando ele foi o pioneiro em distribuir camisinhas, num tempo que isso era considerado quase uma barbárie. Será que não seria mais construtivo elogiar um político desses por seu pioneirismo e sua coragem com suas atitudes inovadoras. Será que não valeria a pena homenagear  um homem e político desses?

          Você está sempre de prontidão, disposto a apontar o dedo a qualquer atitude de um petista que não seja 100% dentro dos parâmetros do que você considera politicamente correto para combater a homofobia. E com mesma disposição engole Reinaldo Azevedo na grande mídia, sem condenar qualquer um dos mangangoes que o matem em atividade.

          A quem você pensa que engana?

           

           

  11. Patrulhamento:
    s.m. Ronda ou

    Patrulhamento:

    s.m. Ronda ou reconhecimento da posição do inimigo; patrulha.
    Fig. Cobrança de posições morais ou de ação; exigência ou pressão para que algo se faça ou se cumpra segundo as expectativas; policiamento.

  12. Eu fico admirada com o timing

    Eu fico admirada com o timing do Dudu. Depois que se tornou candidato à Presidência criou programas contra a homofobia e à violência às mulheres, mesmo, claro, com um secretário machista, praticamente misógino. Cabra “muderno” !

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador