O que é profano e o sagrado.

O que é profano e o sagrado.

Só não argumento o que se considera Lulismo. Mas exatamente isto é a “governabilidade”?

O ponto é o profano?

Enquanto o PT era um tecido de varias linhas que se internamente se debatia politicamente entre seus extremos e meio tinha um colorido vivo em si com as fretes* e a autocritica com batalhas e calma entre seus componentes que o perpetrava um vulcão de ideias, opiniões e afrontas, que ao mesmo tempo este arranca-toco adentra o fazia muito intensamente coesivo contra os inimigos exteriores aos seus objetivos e sinceridades com foi ate a eleição de Lula, a conformação com suas fileiras e a saída dos combatentes após os escândalos.

O ponto é o sagrado?

Hoje este partido PT esta na mesma critica que antes era da frente e que a mídia apoderou, olhemos bem, não é aquela autocritica Petista, mas buscando os corrompidos e falsificação que levaria a tomada do poder, pode ser um golpe branco no Judiciário ou simplesmente um impedimento no congresso. Os ataques que politicamente o PT se colocava, costurava ponto por ponto politicamente e pela democracia eram bens distintos. O governo do PT ficou refém no governo do Lula com o mensalão  e desde o inicio da Dilma com sua equipe, sabedor que o partido nunca esteve preparada  suficientemente ampla e forte para governa.

Um ponto é econômico?

Sim, precisamos rever e planejar um programa, temos tido e combatido em varias frentes do capitalismo liberal e precisamos mais de desenvolvimento econômico distributivo e não concentrados do capital, o estado é estruturador dos investimentos que estão nas riquezas e a estruturas do Brasil. E tem que ser socializadas, seja por administração própria ou novas empresas brasileiras. A volta da Vale, a criação da rede ferroviária federal, o BNDES necessita voltar ao desenvolvimento do micro, pequeno e médio empresário brasileiro e não da Fiat, frigoríficos. Sei o papel do BC hoje. A economia precisa ir mais, mais além do que a simples continuação do que se começou para que ultrapassemos o limite do voo da galinha, sustentabilidade econômica e social, assegurando uma dinâmica forte, independente. Precisamos discutir se cabe ou não ao estado ou a companhia privada e não abrir mão do capital nacional, o estado também como um provedor do social. A economia necessita arrojar-se seja com o poder do estado e das empresas pequenas brasileiras. Temos de pensar e discutir no empreendedorismo inovador, individual, social, sustentável,  e seriamente. 

Precisamos investir fundações e centro de ciências independentes das universidades, como centro brasileiro de pesquisas físicas, em todas as outras áreas de pesquisas e descentralizadas do Rio e São Paulo.

O ponto é o contra ponto!

O politico é um ativo dos grupos sociais e não necessariamente sem éticas.  Apropriado é que as conjunturas na época e o principio do governo do Lula necessitavam se ajustarem para serem determinantes para a economia e ao social. Mas não categórico para a governabilidade politica do PT. O governo do PT/Lula avançou nos programas sociais e na direção econômica e em compensação a estrutura federal que legou dos governos anterior permanece ate hoje. O governo do PT hoje não pode ser uma continuação somente tem que fazer a diferença a mais. O caminho que o PT tem agora é sair da defensiva. Por quê?  Não é a característica do movimento dos trabalhadores só se defender mais atacar para ampliar suas fronteiras politicas, sociais e econômicas para sua supervivência e maturidade. A luta dos debates, ideias internas não pode acabar. Precisa rearranjar suas bandeiras e não ficar a mercê do poder, precisa discutir os problemas do Brasil. O ufanismo petista, da sua paciência e do conformismo ser governo tem de interromper e voltar a rebelar, também na autocritica. Os governos do presidente Lula não foram o mais perfeito dentre todos os presidentes e poderia ser mais completo. Podemos ser melhor. Hoje as vozes do PT são reféns das criticas dos outros “partidos”. Precisam se colocar, pegarem estas bandeiras que os barões das mídias desvirtuam, múltiplos tiram o foco do importante e falsamente impõem como criticas. O partido sempre muito aguerrido com seus e cobravam. O PT depara do outro lado politico e esta trepidante. Quantos estão batendo nesta mesma intimidação, comparando, lembrando-se do que adequado foi proeza e abafam do que poderia ter mudado e o muito que não erigiu. Cada um hoje que resguardar o Lula, Dilma, as lideranças e os políticos do partido dos trabalhadores precisa ser igualmente a voz das exigências e das ideias para o que pode e deve ser melhor para o Brasileiro e Brasil. Tem muito que desobstruir e objetivos mais, muito mais do que é hoje o sagrado que esta no profano é o faltante.

 

 

*Lembranças do http://pt.wikipedia.org

Atuais

Articulação – Unidade na Luta – AUNL (integra o campo Construindo um Novo Brasil – CNB).

Articulação de Esquerda – AE

Brasil Socialista – BS

Democracia Radical – DR (integrou o Campo Majoritário)

Democracia Socialista – DS (integra o campo Mensagem ao Partido)

Esquerda Democrática – ED

Fórum Socialista – FrS

O Trabalho – OT

Esquerda Popular Socialista – EPS

Esquerda Marxista do PT – EMPT

Militância Socialista

Movimento PT

Movimento de Ação e Identidade Socialista – MAIS

PT de Luta e de Massas – PTLM

União de Bases, Esperança Vermelha (tendência municipal – Volta Redonda/RJ)

Um Novo Rumo para o PT – NR

Antigas

Ação Popular Socialista – APS (fundada em 2004, saiu do partido em 2005, passou a integrar o PSOL).

Causa Operária – CO (fundada em 1979, foi expulsa do partido em 1990 e passou a integrar o PCO)

Convergência Socialista – CS (formada em 1978, foi expulsa do PT em 1992 e colaborou ativamente na formação do PSTU)

Corrente Socialista dos Trabalhadores – CST (formada em 1992, abandonou o PT em 2004 colaborando para a fundação do PSOL).

Força Socialista – FS (formada em 1989, converteu-se em 2004 na Ação Popular Socialista).

Inaugurar um novo Período (surgida em 2011, compôs no mesmo ano a Esquerda Popular Socialista).

Movimento Comunista Revolucionário – MCR (surgido em 1985, converteu-se em 1989 na Força Socialista).

Movimento Esquerda Socialista – MES (abandonou o PT em 2004 colaborando para a fundação so PSOL).

Movimento pela Emancipação do Proletariado – MEP (fundado em 1976, fundiu-se com outras organizações em 1985 dando origem ao Movimento Comunista Revolucionário).

MRS(em 2011 passou a integrar a Esquerda Popular Socialista).

Nova Esquerda – NE (formada em 1989, deu origem à Democracia Radical)

Organização Comunista Democracia Proletária – OCDP (formada em meados de 1981, fundiu-se com outras organizações em 1985 dando origem ao Movimento Comunista Revolucionário).

Organização de Combate Marxista Leninista-Política Operária – OCML-PO (surgida em 1970, diluiu-se no PT em 1986).

Organização Socialista Internacionalista – OSI (converteu-se em 1987 na corrente O Trabalho). No movimento estudantil atuava através da tendência Liberdade e Luta.

Partido Comunista – Ala Vermelha – PC-AV (formada em 1989, abandonou o PT em 1992 colaborando para a formação do PSTU).

Partido Comunista Brasileiro Revolucionário – PCBR (converteu-se nos anos 1990 na tendência Brasil socialista)

Partido Comunista do Brasil – Ala Vermelha – PCdoB-AV (formado em 1966, fundiu-se com outras organizações em 1985 dando origem ao Movimento Comunista Revolucionário).

Partido Revolucionário Comunista – PRC (formado em 1984 e dissolvido em 1989, deu origem à Nova Esquerda e à Tendência Marxista).

Poder Popular e Socialismo – PPB (formado em 1986, deu origem à Vertente Socialista)

PT de Aço (passou em 2011 a integrar a Esquerda Popular Socialista).

PT Vivo

Socialismo Revolucionário (aderiu ao PSOL).

Tendência Marxista (formada em 1990, fundiu-se com outras organizações em 2011, dado origem à Esquerda Popular Socialista).

Tendência pelo Partido Operário Revolucionário – TPOR (saiu do partido em 1990, passou a integrar o POR)

UPS (em 2011 passou a integrar a Esquerda Popular Socialista).

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador