Os números frustantes para a oposição, por Marcos Coimbra

Sugerido por Mário de Oliveira

Da Carta Capital

Números frustrantes para a oposição
 
Foi um tempo precioso perdido para os adversários de Dilma Rousseff. Faltam sete meses e meio para as eleições
 
por Marcos Coimbra
 
Dilma Rousseff é a favorita para se reeleger em outubro
 
A notícia mais relevante da recém-concluída pesquisa CartaCapital/Vox Populi é a estabilidade do cenário eleitoral. Quando se comparam os resultados desta com aqueles da pesquisa anterior, realizada em outubro do ano passado, percebe-se que a estrutura das intenções de voto é basicamente a mesma. Também ficaram iguais a avaliação do governo federal (mantida majoritariamente positiva) e a identificação dos problemas que preocupam os eleitores em sua natureza e hierarquia (com a proeminência da saúde).
 
Em outras palavras, nos quase quatro meses entre o fim de outubro de 2013, período de realização do levantamento anterior, e os dias 13 e 15 de fevereiro de 2014, quando os questionários deste foram aplicados, a população não mudou de atitude em relação aos candidatos e ao que poderíamos chamar de “agenda da eleição”.

 
Isso naturalmente só é bom para quem está na frente.
 
Dilma Rousseff, do PT, tinha 43% em outubro e alcança 41% agora, uma oscilação dentro da margem de erro. Algo semelhante acontece com Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB). O tucano estacionou em 17% e o pernambucano veio de 9% para 6%. A soma de seus votos era insuficiente para levar a eleição para o segundo turno e assim continua. A presidenta possui ampla vantagem para vencer já no primeiro.
 
São números frustrantes para a oposição. Indicam não terem adiantado os esforços para alterar o favoritismo alcançado pela petista no encerramento de 2013.
 
Para as oposições, foi um tempo precioso perdido. E o relógio não para. Em outubro, faltava um ano para a eleição. Agora, sete meses e meio. E se pouca coisa mudar no próximo quadrimestre? E nos meses seguintes?
 
Quem conhece os estrategistas da oposição sabe que esperavam mais das pesquisas feitas neste momento, depois de a largada para o ano eleitoral ter sido “oficialmente” dada. Em nossa história de eleições presidenciais, neste momento parcelas expressivas do eleitorado já se mostram definidas.
 
A falta de crescimento de Aécio e Campos, não apenas de outubro, mas de julho de 2013 até agora, os preocupa. Se o tucano permanece abaixo de 20%, apesar do espaço na mídia, e se Campos não atinge 10%, apesar do noticiário sempre favorável e da “aliança” com Marina Silva, o que pode levá-los a patamares de maior competitividade?
 
Cabe discutir se o “desconhecimento” é uma explicação ou um sintoma de algo mais grave para seus propósitos. Aécio e Campos, de fato, são menos conhecidos que Dilma, mas resta analisar os motivos de permanecerem “desconhecidos”. Será apenas por “falta de janela”, déficit que a campanha supriria mais adiante? Quem disse que a maioria do eleitorado chegará à segunda quinzena de agosto, quando começa a propaganda eleitoral na televisão e no rádio, ainda disposta a conhecê-los? Quem sabe não estará resolvida, de posse da informação que considera satisfatória a respeito deles?
 
O “desconhecimento” de Aécio e Campos pode significar mais que um fenômeno transitório. Sua persistência sugere outra coisa: a falta de curiosidade do eleitorado em relação a ambos.
 
Outro ponto: o desempenho de Dilma não muda quando sua candidatura é confrontada com muitos adversários, em vez de apenas dois, como ocorria nos levantamentos anteriores. Diante de sete possíveis oponentes, ela fica onde estava, e permite a seguinte análise: a estratégia de lançar vários “nanicos”, imaginada por expoentes oposicionistas, não deve ser eficaz.
 
É desnecessário, por óbvio, dizer que a eleição não está resolvida. Há elementos de incerteza no horizonte, entre os quais a Copa do Mundo e suas possíveis consequências políticas. Tudo funcionará adequadamente? Existem riscos de vexames? Os protestos previsíveis serão expressivos?
 
O Mundial de futebol termina em julho. O que menos importará em 5 de outubro é quem venceu ou perdeu o torneio. Até lá, a população estará envolvida com a eleição. E se nenhuma mudança relevante acontecer, sabemos o que ela pretende fazer.
 
*É diretor do Instituto Vox Populi
Redação

29 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Marcos Coimbra

    Há muito tempo não aprecia aqui no Blog algum artigo de Marcos Coimbra. Gosto muito do jeito simples dele escrever e expor seus pensamentos. Leve, gosta de ir a fundo no assunto dando nuances de pensmento que outros cientistas políticos não mostram. Muito bom texto!!

  2. Pesquisa Eleitoral

    Pesquisa Anterior

     

    DILMA  43% e 60,56% votos validos

    Aécio   19% e 26,76% votos validos

    Eduardo Campos 9% e 12,68% votos validos

     

    Pesquisa Atual 

    DILMA 41% e 64,06% votos validos

    Aécio  17% e 26,56% votos validos

    Eduardo Campos 6% e 9,38% votos validos

    Observe que so quem subiu a nossa Prasidenta DILMA ROUSSEFF

     

    DILMA TINHA 60,56% E FOI PRA 64,06%

    AÉCIO TINHA 26,76% E FOI PRA 26,56% ESTAVÉL

    EDUARDO CAMPOS TINHA 12,68% E FOI PRA 9,38% CAIU.

    ALGUMA DUVIDA CARO LEITOR E ELEITOR.

  3. Dilma leva mesmo o Brasil

    Dilma leva mesmo o Brasil perdendo a copa, teremos suicídio coletivo

    de tucanos, ou uma tentaiva de golpe.Tempos loucos à frente.

  4. Em 2002 o Brasil venceu a

    Em 2002 o Brasil venceu a Copa do Mundo e o candidato do governo (Serra) perdeu a eleição.

    Em 2006 o Brail perdeu a Copa do Mundo com má classificação e o candidato do governo (Lula) conseguiu se reeleger.

    Em 2010 o Brasil perdeu a Copa do Mundo com uma colocação pior ainda e a candidata do governo (Dilma) venceu a eleição.

    Acho que não há correlação entre a vitória no Copa do Mundo e a eleição.

    Se no campo não haverá influência para o processo eleitoral a oposição, a exemplo dos cartolas, tenta o tapetão. E esse tapetão tem duas caras (para combinar com o Eduardo Campos). Uma é o tapetão do STF, com o JB tentando condenar os petistas a pena de morte para fazer o seu proselitismo político. A outra é a tentativa de puxar o tapete do governo provocando tumultos e violência nas ruas para tentar prejudicar o próprio evento da Copa sem se importar que isso vai prejudicar o País todo. A Copa seria apenas um meio de prejudicar a nação, tentando colocar esse prejuizo na conta do governo federal.

    É uma estratégia desesperada porque a população pode muito bem voltar-se contra quem está provocando a violência, apesar da “mãozinha” que a imprensa certamente vai dar com suas mentiras e manipulações. Pessoalmente eu acho que será um tiro que vai sair pela culatra e acertar em cheio a própria oposição.

    1. A tática STF/JB é natimorta:

      A tática STF/JB é natimorta: se não conseguiram nada com o Mensalão em 2006 (quando o assunto estava fresquinho) e nem em 2012 (com as condenações), não vão conseguir nada noticiando que Delúbio Soares comeu uma feijoada supoestamente proibida na cadeia. Essa do Mensalão deu chabú, já era. Ainda mais agora que o mensalão Tucano está sendo julhado e pode ser usado como munição de contra-ataque…

    2. Mas pela amostra, é possível

      Mas pela amostra, é possível perceber uma clara correlação entre derrota da seleção e vitória do PT nas eleições.

      Os homens de benz, abalados pelo insucesso da seleção canarinho, perdem a fé na águia da liberdade brazileira, o nobre e alado tucano, e ficam vendo estrelas na hora de digitar o voto.

      Lembrando que isso só não ocorreu em 1998, pois o brilho do farol que iluminava os caminhos do país era forte e mais real que qualquer estrela de 9 pontas, como aquelas que prenunciam desgraças, que as gerações mais velhas souberam evitar ao interpretar os sinais dos desígnios divinos, já explicados pelas profecias de São Serapião. 

      Para que não haja o risco de tal acontecimento trágico para o país, que significaria a continuidade do reino do terror instaurado pelas hostes petistas, a única solução é não ter Copa.

  5. Jôgo Sujo

    O jôgo sujo vai intensificar-se cada vez mais. Vão perder, uma vez mais, a eleição mas vão tentar agredir o máximo possivel os seus inimigos (político não tem adversário, tem inimigo). A Foia, o esgoto, o estadinho, a grobo do Darf, a bandeirantes, e outras mais vão fazer dossies, falar de caso de propinas do PT ( Da Asthon e da privataria tambem nunca) , economistas de alta estirpe darão informações de que o Brasil vai quebrar em janeiro de 2015 se a Dilma continuar, que os empresários irão fugir do Brasil (Deus queira que uns canalhas entre eles vão e não mais voltem), médicos coxinhas dirão que a Dilma morrerá de cancer em 90, dias, advogados de alto custo dirão que o Joaquinzão vai dar um pau nela, que o Gilmar Dantas vai processá-la e depô-la do poder, engenheiros comprados infromarão que tem estudos de que as aguas vão acabar no Brasil ( as águas do sistema Cantareira, da Sabesp e do Alckmin não interessam) se o PT ganhar as eleições, cardeais e padres reacionários dirão nas missas de que o Papa não aprova o PT, e aí por diante. Enfim uma choradeira sem fim dos vencidos!

    Mas para não haver um golpe tenho que pedir “ACORDA DILMA”!   

  6. Quem sabe, se com base no que

    os candidatos andam falando por aí, fosse possível deduzir o que vão fazer, caso ganhem a eleição:

    Uma candidata do norte andou dizendo por aí que quer acabar com as usinas hidrelétricas. Se conseguir mandar desligar as ditas em função de seu credo (Cruz credo!), em poucas horas os industriais brasileiros a defenestrariam, em função da falta de energia elétrica.

    Um pernambucano parece ser excelente em alavancar o progresso, mas com dinheiro de fora de sua terra. Ou seja, a dívida pública, que não é mais aquele monstro do qual ainda se fala, vai sim, se tornar um monstro, caso ele suba a rampa.

    Uma, que andou pelo sul, quando a coisa aperta, ela implanta um programa para resolver, mas antes consulta um guru. E esse guru parece acertar mais do que errar. 

    E um do Sudeste anda falando que a coisa está preta, pretíssima e tem que mudar tudo, voltar ao que era antes. Certamente, quem conseguiu entrar na universidade, comprar um carrinho ou mesmo uma casinha simples, arranjar um emprego melhor, ou vai ver isso fugir de seus dedos a troco de um certo choque e com direito a enriquecimento dos mais ricos, ou então ragirá brutalmente. Falas assim assustam.

    Talvez outros leitores deste sítio consigam deduzir outras ações destas falações. 

  7. E pensar que tudo depende do

    E pensar que tudo depende do Flamengo, o time de Deus, na libertadores…

     

    Quem não da 5 estrelas a este comentário é porque esta junto ao anticristo.

    1. Dei 5* por 2 razões

      1 – no Rio eu sou Flamengo, e

      2 – morando em São Paulo, já aguento o picolê, aí ter a companhia do antecristo é um pouco de mais para mim…

  8. O Pé Rela no Po

    Coimbra prevê novamente a possibilidade de vitoria de Dilma no primeiro turno. Bom, em 2010 tivemos uma ma surpresa com a ida da eleição para o 2° turno depois daquela historia de aborto criada pela campanha de Serra. Ou seja, podemos esperar novamente qualquer coisa este ano novamente. A campanha nas redes sociais vai ser dura e ja vimos que são capazes de fomentar manifestações so para tumultuar. 

    Sobre o eleitorado não ter curiosidade sobre Aécio… Sera que a historia do Po dos Perella ja não esta respigando em Aécio? E Minas Gerais não vai bem, como Aécio podera se apresentar como bom candidato, se não tem muito a mostrar ? Ja Campos-Marina, o resultado pifio nas pesquisas nos ensina que o vale-tudo oportunista nem sempre da o resultado esperado.

    Mas muita agua vai rolar. 

    1. Vão rolar, mas com diferenças…

      Em 2010, Lula enfraqueceu o PT para atrair uma base aliada ampla na eleição da Dilma, com isso alguns petistas revoltados votaram na Marina no 1º turno, isso gerou o 2º turno e consequentemente toda aquela discurssão do aborto.

      As manifestações desnudaram o fracasso da coalizão e vem incentivando uma nova postura do PT:

      – Em 2018 será muito mais difícil para o PT arrumar um sucessor, pois não acredito em candidatura do Lula, com isso o partido deve vir forte nas eleições para governador, principalmente em estados chaves (SP, MG, RJ, RS, BA).

      – Um PT forte nos governos estaduais e no legislativo assusta os partidos fisiológicos temendo menor capacidade de barganha. O discurso do PT (PRI) hegêmonico voltará com força, o governo enfrentará mais oposição, por outro poderá ter uma base aliada mais confiável e maior capacidade para promover reformas estruturais.

      Quanto a oposição: 

      – O discurso econômico pró-desemprego vai assustar o eleitor (nem o Serra ver com simpatia), a recente declaração do Aécio que o Brasil se especializou em gerar empreguinhos com até 2 salários mínimos é um tiro no pé sabendo que em Minas Gerais a situação econonômica é pior e há menos empregos sendo gerados que outros estados maiores.

      – Casos como o helicóptero do pó e novas revelações da lista de Furnas (mensalão do PSDB) podem atrapalhar Aécio, Serra não passou por tanto constrangimento antes da disputa eleitoral, lembrando que o livro A Privataria Tucana foi lançado um ano depois da eleição de 2010.

      1. O Aócio fala com  propriedade

        O Aócio fala com  propriedade sobre empreguinhos de 2 salários mínimos, pois é o que mais tem no funcionalismo público de Minas Gerais. É só perguntar aos professores, policiais militares e civis e profissionais da saúde o que eles acham dessa declaração. Por outro lado, aqui em Minas temos o Legislativo mais caro do país. Os companheiros do Pórrela gastaram 1 BI no ano passado (130 milhões a mais que SP, pode?). Gastaram mais que o orçamento inteiro da polícia civil. Um Legislativo totalmente governista, que não produziu uma CPI sequer.

        É a herança que Eduardo Azeredo deixou com a sua impunidade. O pessoal aqui deita e rola.

  9. É engraçado que quando era a

    É engraçado que quando era a Dilma candidata, ele só falava que o que interessa é o patamar de chegada, e não o de partida… Teríamos que comparar as colunas de fevereiro de 2010 pra ver…

     

    Outra coisa, ele diz que Dilma tem 41% de intenção de voto, depois diz que “A presidenta possui ampla vantagem para vencer já no primeiro”. Eu devo ser muito burro, ou um ignaro em contas. Ou mesmo em pleonasmos.

    Chega a ser cômico este governismo tosco.

     

    1. Cômico é o seu

      Cômico é o seu comentário.

      Ele disse que Dilma tem 41% de intenção de votos de todos os entrevistados. Como brancos e nulos não contam e salvo alguma força maior, os indecisos costumam se dividir entre os candidatos seguindo mais ou menos a mesma proporção da intenção de votos, temos que fazer a porcentagem dos chamados votos válidos.

      Dilma tem 64% dos votos válidos.

      Mas não precisa nem fazer essa conta. Uma muito mais simples chega à mesma conclusão.

      Só tem segundo turno se nenhum candidato tiver mais votos que a soma dos votos dos adversários. Dilma está mais de dez pontos acima da soma dos principais concorrentes. Os nanicos não chegam a atingir 1%, portanto mesmo que se considere os nanicos a diferença se mantém acima de dez pontos.

      Matemática não é o seu forte, percebe-se. Nem a interpretação de textos.

      Mas em termos de comédia você está bem…

    2. Apesar dos pesares  eu

      Apesar dos pesares  eu particularmente nao te considero “burro”,

      se voce  continuar com este sentimento aprimore-se ! Nada que uma

       boa terapia não resolva.

  10. A Rede Globo e a “oposição” são contra a Copa

    Resta a oposição e a Rede Globo apostarem no fracasso da Capa e à segunda irá trabalhar com certeza para que o Brasil seja derrotado na final.

    Claro que os patrocinadores da Copa já devem estar chiando com esta atitude dúbia da Rede de Televisão dos irmãos Marinho: querem a Copa para ganhar bilhões de reais com ela, mas a Dilma não pode ser beneficiada com o espetáculo  que só vai ocorrer graças ao seu desempenho (desempenho da Dilma). E podem ter certeza absoluta: onde houver um manifestante contrário à Copa, haverá jornalistas da Rede Globo em cima dos tetos dos edifícios, nos telhados das casas, nos helicópteros e até mesmo no asfalto, neste último caso devidamente paramentado de black bloc e com  a intenção de conduzir as manifestações, se possível. 

    Mas a Rede Globo não é contra o quebra-quebra? –  perguntará o leitor desatento e se lembrando do reboco de bosta adicionado à fachada da empresa durante uma das manifestações passadas.

    É e não é, caro leitor. Será contra se necessário for. A favor se os ventos mudarem em direção, na direção de um golpe. Com certeza eles já estão organizando a “vaia expontânea” que a Dilma deverá levar durante a abertura do evento, com o Papa ou sem o Papa ao lado dela.

    Mas a Dilma DEVERÁ ESTAR PRESENTE NA ABERTURA DA COPA, SIM, SENHORA! 

    E com um olhar altivo de uma mulher cumpridora de seus deveres para com o povo brasileiro, aproveitar o momento das câmeras focadas em seu rosto e dirigir à plateia as seguintes palavras de congraçamento: “aos torcedores brasileiros presentes à abertura deste evento de extraordinária importância para aproximação entre os povos, aos que nos visitam querendo compartilhar conosco deste momento de glória para o Futebol Mundial, o nosso abraço fraterno e cordial e a benção do Brasileiro mais conhecido em todos os quadrantes da face da Terra, DEUS. Pelé, ao meu lado, envia também os seus votos de boas vindas e deseja lindas e disputadas partidas de futebol para aqueles que se encontram no aconchego de seus lares e para aqueles que se encontram desfrutando da beleza encantadora desse estádio escolhido  para esta monumental abertura da Copa de 2014. Uma salva de palmas para todos nós”.

    1. Será vaiada!Para desespero

      Será vaiada!

      Para desespero da oposição(?), esse tipo de manifestação nada tem a ver

      com iconoclastia, pode parecer loucura mas ajuda mais quem esta no topo

      que aqueles que querem chegar. Ainda mais com os discursos de sempre.

       

  11. E olha que Dilma tem 64% de

    E olha que Dilma tem 64% de votos válidos em nenhum momento citou um ai, que será candidata a reeleição. Quando ela confirmar, vamos pros 80%…

  12. Há quatro anos atrás, quem

    Há quatro anos atrás, quem estava com 40% era Serra; ele perdeu.

    Há pouco mais de 1 ano atrás, Russomano liderou todas as pesquisas até 1 dia antes do 1º turno das eleições; perdeu, e Haddad, que corria risco de ficar de fora do 2º turno, levou a Prefeitura.

    Isso sem contar que a análise do Coimbra, quando era Serra o mais cotado nas pesquisas, foi completamente diferente da de hoje.

    Tá faltando rigor científico nessa coluna aí, hein.

     

  13. Dima e o PT só perdem se

    Dima e o PT só perdem se forem muito incompetentes…..

    E como ambos estão andando de mãos dadas com a incompetência, termos 2.0 turno…

    Não esquecer que Lula, o maior de todos, com uma popularidade e um governo bem melhor, encarou 2.o turno em ambas suas eleições….

  14. Os numeros sao frustrante pra

    Os numeros sao frustrante pra oposicao.  Eu disse: frustrant.  Sim, frustran.  Nao poderiam ser mais frustra.  Never mais frustr.  FRUST, eu digo, e repito:  FRU FRU FRU FRU FRU FRU FRU…

    Numeros sao frufrus pra oposicao!

  15. Sinceramente acho que a Copa

    Sinceramente acho que a Copa do Mundo pode influenciar o eleitorado.

    Se o Brasil for hexa, a auto estima do brasileiro estará  nas nuvens, adeus oposição, Dilma vence no 1° turno com mais de 55% dos votos válido.

    Se por acaso der uma zebra, e ocorrer outro Maracananzaço, haverá muita frustação e uma baixa estima do povão, principalmente se perdemos a final da Copa para os hermanos, putz! não gosto nem de pensar.

    Nesta condição o PIG e a oposição virão com tudo para cima do governo, neste cenário acho que poderá haver 2° turno.

    Mas no 2° com o Lula entrando em campo a Dilma leva.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador