Portuguesa sabia de punição de jogador, afirma MP

Sugerido por alexis

Já visando o final do campeonato, na reta final, observou-se displicência de alguns times, entrega de jogo vergonhosa (Cruzeiro para Vasco) e, mediante acordos espúrios entre advogados, dirigentes e cartolas, montaram-se algumas bombas-relógio para detonar no caso em que “seja conveniente”. A Portuguesa nem precisava colocar nos minutos finais, num jogo sem valor, um jogador previamente expulso. Veja detalhes abaixo

Do Estadão

MP afirma que Portuguesa sabia da punição de Héverton antes de escalá-lo
 
Segundo Ministério Público, equipe paulista sabia que não podia escalar o jogador contra o Grêmio
 
Gonçalo Júnior – O Estado de S. Paulo
 
SÃO PAULO – Os dirigentes da Portuguesa sabiam da punição de dois jogos aplicada pelo STJD ao jogador Héverton dois dias antes de o clube escalar o meia em situação irregular contra o Grêmio. Essa é uma das conclusões do inquérito aberto pelo Ministério Público para avaliar irregularidades no rebaixamento da Portuguesa. “A CBF enviou um e-mail, via Federação Paulista de Futebol, para a Portuguesa. Essa mensagem foi aberta, mas, mesmo assim, o jogador foi escalado. Ou seja, alguém não levou a informação adiante como deveria ter feito para que o clube não fosse punido”, explica o promotor Roberto Senise Lisboa, responsável pelo inquérito, ao Estado. “Há prova, no inquérito civil, de que a Portuguesa tinha conhecimento do julgamento no dia 6 de dezembro. Essa prova existe ao contrário do que foi falado por alguns dirigentes da Portuguesa nos últimos dias”, completa.

 
A descoberta do Ministério Público fortalece uma nova frente de investigação: saber as razões que levaram a Portuguesa a escalar o jogador mesmo com conhecimento da punição. Algo como um esquema Héverton. “Desde o princípio, tínhamos indícios de que algumas ilhas não se encaixavam”, diz o promotor.

Essa nova frente de investigação corre paralelamente à questão central: a punição imposta à Portuguesa desrespeita o Estatuto do Torcedor por não ter sido publicada no site da CBF.

Na quinta-feira, o MP aguarda a presença de um representante da confederação para propor um Termo de Ajustamento de Conduta, ou seja, a devolução dos quatro pontos à Portuguesa e a anulação do julgamento do STJD. Se a CBF não aceitar, o MP vai entrar com uma ação civil pública e levar a decisão à justiça. “Acho improvável que a questão seja resolvida sem nenhuma questão judicial”, diz o promotor.  

 

Redação

30 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mutreta.

    O Flamengo sabia que escalou jogador irregular contra o Grêmio no sábado. Parece que então propôs uma operação de seguro com a Portuguesa. Solicitou que a Portuguesa escalasse o jorgador irregular e no caso de punição de ambos – como ocorreu – ainda assim ficaria com colocação à frente da Portuguesa, se protegendo ainda mais contra eventual rebaixamento.

    Mas qual o motivo do Flamengo escalar um jogador irregular? Talvez a possibilidade da ter no contrato – e existe isso sim – com o fornecedor de uniforme clásula de desempenho que garanta mais dinheiro em caso de obter colocação melhor no campeonato.

    No fim, sobrou pro “vilão” Fluminense. Vergonhoso.

    1. Mutreta tricolor

      Se teve uma “operação de seguro” com a Portuguesa, o parceiro só pode ter sido o Fluminense. O site Lusanews já anunciava no sábado à tarde, antes do Flamengo entrar em campo, que o jogador Heverton iria participar do jogo do dia seguinte. Aliás, o Flu já vinha ensaindo nas últimas rodadas tirar pontos de adversários, por conta de supostos jogadores irregulares, para se garantir na primeira divisão.

      lusanews.com.br/2013/12/07/em-clima-de-despedida-portuguesa-realiza-ultimo-treinamento-do-ano/

  2. Faltou dizer que o sigilo

    Faltou dizer que o sigilo bancário de alguns dirigentes da Lusa será quebrado.

     Me sinto o maior idiota ao escrever tantas e tantas x ,em vários sites, a favor da Lusa.

           Isso,se confirmado, ultrapassa o nojento.

               Com licença: Vou vomitar.

                 Nos dirigentes que supostamente se venderam.

    1. Idiota também sou eu

      Torci até três meses atrás pelo Cruzeiro, até que conseguiram, conseguiram me fazer sentir burro!

      Hoje, distante do futebol, o Cruzeiro me aparece agora de helicóptero, martelando na minha cabeça: pó, pó, pó…..

      Vou vomitar também….

      1. Agora eu te pergunto, qual é

        Agora eu te pergunto, qual é a culpa do Cruzeiro? O que o clube tem com as merdas que os Perrelas fazem ou deixam de fazer? Só porque foram ex-presidentes? O Cruzeiro é uma instituição rapaz… Os perrelas passam e o Cruzeiro fica.

        1. O Cruzeiro não tem culpa

          O Cruzeiro não tem culpa nenhuma e, como qualquer clube, vive endividado.

          A culpe é dos cartolas do futebol. Daqui a pouco teremos estádios vazios por culpa de fazer vista gorda a esses trambiques.

          Me aguarde depois da copa, vou lutar muito para acabar com esta mentira de chuteiras, embora alguns possam gostar de ver, assim como essa luta de mentirinha de musculosos mascarados no méxico. Vai procurando outra coisa para se divertir, quem sabe algum esporte de verdade.

  3. E a Geni da estorinha …

    Ficou sendo o Flu, que sequer pleiteou coisa alguma no processo.

    E os anti-tricolores (os que viraram torcida da Portuguesa) aqui curiosamente desaparecem, rs.

    1. Piorou para o Flu

      Se ficar confirmado que os dirigente lusos se venderam vai ficar mais feio o para o Flu. De mero beneficiário passivo vai virar o corruptor ativo.

      1. Paulista arrependido!

        Você deve ter sido u m dos que acusaram o Flu de sabotagem. A sabotragwem foi o Flu ganhar do Bahia e jogar este esqurema Flamengo – Portuiguesa ( seu presidente e conchavos0 para o alto. Até o Maestro entrou nessa furada. A portuguesa e o flamengo armaram – a Portuguesa  ganhou e o Flamengo também. Tomara que o Fl;amengo e a portuiguesa sejam baniodos para  sa segunda divisão- é justo ! Desbloqueiem os celulares e verão  os fatos que o grande maestro otário não quis ver !

        1. Nunca acusei o Flu de

          Nunca acusei o Flu de sabotagem. Ainda acredito que a Lusa tenha apenas cometido um descuido e o azar foi do Flu. Azar porque o clube vai fivar irremediavelmente marcado como o “Rei do Tapetão”, ao invés de apagar as manchas do passado e voltar para a primeira no campo, a exemplo do que já fizeram tantos clubes grandes do nosso futebol. Se eu fosse torcedor do Flu, a exemplo do Zuenir Ventura, era o que eu queria. Mas parece que a maiotia da torcida tricolor vai mais pela linha do Sergio Mallandro, outro torcedor ilustre, e, nos tempos atuais, mais representativo. O que me parece claro é que se a Lusa se vendeu, quem comprou ou foi o Flu ou foi o Fla, os dois beneficiados. Como o jogador Héverton já estava escalado e concentrado para o jogo da Portuguresa antes do Flamengo entrar em campo, ou seja, quando o Mengo ainda não tinha cometido nenhuma infração, o único suspeito de ser o corruptor é o tricolor das Laranjeiras. Aliás, o Fluminense já vinha ensaiando há algumas rodadas tirar pontos dos concorrentes por conta de supstos jogadores irregulares. No fundo eu fico é triste de ver um clube de tantas tradições, pelo qual tenho um carinho especial por ser o clube de coração da minha mãe, ficar marcado por maracutais e viradas de mesa. Torço para que realmente tenha sido só um erro da Portuguesa e que o Fluminense não manche mais ainda a sua história.

           

      2. Imaginação de torcedor

        Onde está escrito isso?

        Até agora, o torcedor da Portuguesa (como o de qualquer outro clubede futebol deste país) tem que reclamar é com sua proópria diretoria incompetente e bandida.

        Tenho certeza que vc não é torcedor da Portuguesa. Apenas um anti-torcedor de outro time qualquer que certamente já foi beneficiado por trambiques, roubos, corrupções e quetais.

        Fica esperto para não se emocionar e continuar sendo feito de trouxa por eles.

  4. O Mensalão também tem um monte de provas…

    Várias acusações também possuem um monte de provas, mas o torcedor vai pro pau, entra na justiça comum e mela esta organização de futebol de merda e corrupta que é a CBF.

  5. Vou aguardar

    Concluída a copa, irei me somar numa cruzada nacional que termine com o futebol negócio para poucos e faça Brasil voltar ao futebol esporte e alegria para todos. O futebol não está mais nos estádios, mas sim numa nuvem global que transporta fortunas através da TV, dos direitos de imagem, das grandes publicidades. O estádio cheio não paga o salário de um único jogador, já a nuvem remunera salários de pop-star a poucos e enriquece cartolas do mundo todo. Dirigentes fugindo para paraísos fiscais. Árbitros corruptos. Clubes pobres e endividados e torcedores explorados. O futebol é hoje um grupo de pop-star, vestindo camisas de cor diferente, riquíssimos, de trote manso no meio campo, de “bom senso” e fingindo que duelam entre sim.

    1. Na mosca, Alexis, na

      Na mosca, Alexis, na mosca!

      Sou um apaixonado por futebol desde que meu pai me levou à Gávea numa tarde de 1959 para ver meu time do coração vencer o Olaria com um gol de Carlinhos “Violino”…

      Hoje em dia, infelizmente, quase não consigo mais assistir a um jogo sem ficar com aquela sensação de que o “produto vendido” não valeu o tempo que gastei. 

      Algo mudou, e muito, para pior…

      1. Profissionais do Engano

        Executivos de chuteiras, sentados três minutos em campo em atitude provocadora, comparsas entre sim e dos eventuais adversários, colegas de balada, vestindo ocasionalmente uma camiseta do Clube da gente. “Bom senso F.C.”? O cacete! Os jogadores são excelentes artistas: fingem pênaltis, caem estrepitosamente girando pelo gramado, correm atrás de bolas perdidas para fazer média com a torcida, etc. Profissionais do engano, do trote manso no meio de campo, de declarações “padrão” para jornalistas “padrão”, que levam emoções fictícias aos torcedores.  Não existe mais Clube A x Clube B, mas apenas um apanhado de artistas, vestindo camisas de cor diferente, de bom salário, fingindo que duelam entre sim.

         

  6. Acusar sem provas é imoral e ilegal

    Luis Nassif,

    Desde o início este assunto pareceu-me incompleto. Que a notícia fosse repassada sem nenhum questionamento pela imprensa, revelava apenas o nível da nossa grande imprensa e das mídas sociais que só sabem acompanhar as noticias das grandes redes.

    Se nossa mída fosse mais investigativa ela já teria informado quanto a Portuguesa – um cluibe de pequena torcida tanto no campo da Portuguesa como no campo do adversário – recebeu em recursos disputando na rabeira da primeira divisão e quanto ganhou disputando as primeiras colocações na segunda. E caberia ao torcedor tirar a conclusão que ele fosse capaz. A notícia seria objetiva e não se precisaria acusar qualquer um de coisa alguma.

    O problema de um notícia assim tão objetiva é que no dia seguinte ninguém mais se interessa pelo assunto, a menos que algum jornalista mais investigativo cismasse de procurar onde está o dinheiro.

    Clever Mendes de Oliveira

    BH, 25/01/2014

     

  7. Acusar sem prova é próprio do preguiçoso, é imoral e é ilegal

     

    Alexis,

    Desde o início a história parecia incompleta. Toda a repercussão que houve na mídia apenas revela o nível das nossas grandes redes de comunicação. E revela também o níuvel da nossa blogosfera ou das redes sociais que apenas souberam dar repercussão da notícia veiculada na grande mídia.

    Se tivéssemos um jornalismo mais investigativo saberíamos quanto a Portuguesa – uma equipe com poucos torcedores e que não enche estádio tanto no campo da equipe como no campo do adversário – obtem de receita disputando os últimos lugares na primeira divisão e quanto ganha disputando os primeiros lugares na segunda divisão.

    Uma notícia objetiva assim permitiria que os torcedores chegassem à conclusão de que fossem capaz sem presicar que qualquer acusação fosse lançada a quem quer que seja. E outra vantagem de uma notícia com esse grau de objetividade é que ela acabaria com qualquer discussão e em pouco tempo não havia nenhum resquício dela no noticiário, a menos que algum jornalista mais investigativo quisesse saber onde estar o dinheiro.

    Clever Mendes de Oliveira

    BH, 25/01/2014

  8. só um idiota acredita que o

    só um idiota acredita que o cruzeiro entregou o jogo pro Vasco, primeiro que quem viu o jogo viu a dificuldade que foi, segundo porque o Vasco e o cruzeiro nunca foram “amigos” muito menos suas torcidas e terceiro porque o Vasco nunca foi beneficiado em nenhuma ação da CBF, muito pelo contrario nesses ultimos anos tivemos a vergonha que foi o caso do jogo contra o atletico, que por lei tinha a obrigação de garantir segurtança e portanto por lei tinha que ter ganho os pontos do jogo, alé do campeonato de 2011 que ganhou em campo mas foi vergonhosamente roubado par o corinthians ser campeão…

    Quanto ao caso da lusa, acho que um julgamento que acaba as 19 horas duma sexta feira não tem como gerar o impedimento de se jogar no sabado ou domngo, alem da lei ser clara que tem que se rpublicada em site oficial, não vale ligação por celular, e-mail e etc… qualquer coisa que diferencie a queda do flu é virada de mesa, seja dele, do flamengo ou quem quer que seja. 

  9. Há falha de segurança no envio dos comentários: aceitam-se todos

     

    Luis Nassif,

    Os dois comentários com meu nome são meus, mas o primeiro não deveria ser aceito pois não fiz preenchimento correto nos espaços obrigatórios das janelas. Como não sou cadastrado, a falha de segurança pode ser uma fórmula de não se responsabilizar pelo que for escrito por comentarista não cadastrado. No entanto, pode ser que seja uma falha mesmo e o melhor seria tentar consertar.

    Clever Mendes de Oliveira

    BH, 25/01/2014

  10. Mais informações

    Mais informações aqui: 

    http://blogdopaulinho.wordpress.com/2014/01/25/investigacao-do-mp-sp-pode-comprovar-que-ex-presidente-teria-vendido-a-lusa-para-unimed/

    Investigação do MP-SP pode comprovar que ex-presidente teria vendido a Lusa para UNIMED

    manoel da lupa

    O MP-SP já sabe que a Portuguesa tinha conhecimento da suspensão do jogador Heverton, e que, por consequência, tudo indica, foi escalado, de caso pensado, para facilitar a vida de adversários.

    Email enviado a Lusa avisando da suspensão já está nas mãos dos investigadores, além da certeza de que, ao chegar aos computadores do Canindé, o mesmo foi aberto.

    Há quatro suspeitos de ação direta no episódio: Manuel da Lupa, presidente à época, Osvaldo Sestário, advogado, Heverton, o jogador e também o treinador Guto Ferreira.

    Da Lupa, que, na verdade, se chama Manuel da Conceição Ferreira, teria articulado valores que pudessem livrá-lo de suas execuções judicais, repassando parte do montante aos outros envolvidos.

    Informações dão conta que sentou-se, antes do fatídico jogo, no Rio de Janeiro, com pessoas ligadas a UNIMED, patrocinadora do Fluminense, que, dias antes, ofereceu-se para quitar salários atrasados do Náutico, se a equipe derrotasse o rival, Vasco da Gama, que lutava, também, contra o rebaixamento.

    O escândalo vai ao encontro de informações recebidas pelo blog, no período da ação, mas que, tudo indica, caminham agora para a comprovação, já que a quebra de sigilos bancários, telefônicos e fiscais está por vir.

    Em 30/05/2013, comprovamos, com documentos, que Da Lupa tomou mais de R$ 30 milhões em seu nome, com o banco BANIF, mas deu como garantia o patrimônio da Portuguesa, em atitude pra lá de suspeita:

    http://blogdopaulinho.wordpress.com/2013/05/30/manoel-da-lupa-quer-entregar-a-portuguesa-para-o-banif/

    O vazamento da informação reverteu o quadro, judicialmente, e a Justiça mandou penhorar R$ 17 milhões dos bens de Da Lupa, para abater parte da pendência com o BANIF, conforme publicamos no dia 13/07/2013:

    http://blogdopaulinho.wordpress.com/2013/07/13/apos-tentar-prejudicar-a-portuguesa-da-lupa-tem-bens-confiscados-pela-justica/

    Sem os bens disponíveis, Da Lupa tomou outro baque, em novembro de 2013, quando a Justiça iniciou processo de execução doutra parcela, do mesmo empréstimo, no valor de R$ 4 milhões (“coincidentemente” o valor que José Maria Marin ofereceu ao clube, recentemente, recusado pelo atual presidente, Ilidio Lico).

    Porém, como você perceberá, aos clicar nos documentos abaixo, Da Lupa, ou melhor, Manuel da Conceição Ferreira, no dia 25/11/2013, dias antes da fatídica partida, ingressou com recurso para não quitar os R$ 4,2 milhões, assim como, pouco antes, no dia 11/11/2014, outra ação de segunda instância foi aberto sobre a pendência de R$ 17 milhões.

    Acredita, o MP-SP, que ambas as ações foram abertas para que um acordo de pagamento pudesse ser, enfim, realizado, em audiência de conciliação, sanando, sabe-se lá com que origem de dinheiro, os problemas financeiros do ex-presidente da Portuguesa.

    lupa 4 milhões 1

    lupa 4 milhões 2

    lupa 17 milhões 1

    lupa 17 milhões 2

    Os outros suspeitos, Heverton e Guto Ferreira, já disseram ao MP-SP nada saber, não terem sido avisados da suspensão, e que estranharam a polêmica, após o término do campeonato.

    Enquanto Osvaldo Sestário diz que avisou o clube, e nada tem a ver com o que aconteceu, posteriormente.

    Será ?

    A Portuguesa tem por obrigação apontar seus culpados, sejam eles quais forem, e limpar a barra moral do clube nesse lamentável episódio, o que, nada tem a ver com o fato da CBF ter descumprido o Estatuto do Torcedor e não publicado a decisão em seu site, que, em tese, facilitou a ação daqueles que, supostamente, decidiram quem seria rebaixado à Série B do Brasileirão.

     

  11. E aqui

    E aqui também:

    http://blogdopaulinho.wordpress.com/2014/01/25/companheira-de-osvaldo-sestario-teria-feito-contato-entre-manuel-da-lupa-e-unimed/

    Companheira* de Osvaldo Sestario teria feito “contato” entre Manuel da Lupa e UNIMED

    sestário inglaterra

    Manuel da Lupa encontrou-se, dias antes da partida em que o jogador Heverton foi escalado irregularmente, com uma mulher que dizia representar a UNIMED, ocasião em que teriam, de alguma maneira, acertado algumas questões.

    Fonte garante tratar-se da Sra. Juliana Bracks, ligada ao advogado Osvaldo Sestario, justamente o escolhido pelo presidente da Lusa para representar o clube no Rio de Janeiro.

    Fato é que a advogada trabalha no escritório Latge, Mathias, Bracks & advogados Associados, que tem, entre seus clientes, a UNIMED, parceira do Fluminense.

    http://lmb.adv.br/advogados.htm

    Dias depois, ambos, advogados, teriam sido vistos, mesmo após período anterior de dificuldades financeiras de Sestario (atestado por advogados que trabalham no futebol), em uma pequena excursão, na Inglaterra, enquanto Da Lupa, na Justiça, tentará, após ingressar com recurso, pagar suas dívidas – quase R$ 30 milhões – através de acordo, fato impensável, meses atrás.

    *Correção: onde lia-se “esposa”, na verdade trata-se de “companheira” de trabalho, modificado após alerta da fonte, em entendimento equivocado do jornalista, mas que nada muda o teor da gravidade da matéria, as ações e suas terríveis consequências

     

    1. ) ba perde para o São Paulo e
      ) ba perde para o São Paulo e o Vasco perde para o Atlético.Tpa.Em doze combinações de resultados, o Fluminense escaparia em dez.Então, reafir

      O ESCÂNDALO DO BRASILEIRÃO – RESPOSTA À TESE DEFENSIVA DA TORCIDA DO FLAMENGO

       

      Prezados leitores, no artigo anterior publicamos o artigo “Quem matou Odete Roitmam – As teorias do Brasileirão 2013” da lavra do senhor Marcelo Neves e publicado no site “Flamengo RJ” (Link). Ao final esclarecemos que pelo gigantismo do texto, responderíamos em artigo apartado, o que estamos fazendo.

      Preliminarmente, como o artigo deles não contém qalquer fato novo, todos os temas abordados já foram discutimos por nós no blog e/ou no twitter, resolvemos usar o seguinte parâmetro:

      – Eles estão certos, o Fluminense “comprou” a Portuguesa para que ela escalasse Héverton, provocando a perda de 4 pontos e permitindo que o Fluminense a ultrapassasse, escapando do rebaixamento.

      Vamos considerar isso como uma verdade.

      Alguma dúvida?

      Temos certeza que não.

      Antes de iniciarmos a nossa resposta, gostaríamos de lembrar como eles mudaram de posicionamento desde que tudo começou. Primeiro, o Fluminense tinha provocado uma virada de mesa para escapar do rebaixamento no tapetão. Isso não prosperou. Eles agora defendem que a Portuguesa foi “comprada”, mas pelo Fluminense.

      Interessante a mudança.

      Para fundamentarmos a nossa argumentação, infelizmente, pois entendemos as dificuldades, não poderemos citar suposições, teremos que usar uma ciência: a MATEMÁTICA.

      Vamos dar uma olhada na luta contra o rebaixamento após a penúltima rodada do Brasileirão 2013, o campeonato do escândalo:

      Tabela 1:

      Portuguesa: 47 Pontos.

      Internacional: 47 Pontos.

      Criciúma: 46 Pontos.

      Coritiba: 45 Pontos.

      Vasco: 44 Pontos.

      Fluminense: 43 Pontos.

      Ponte Preta: 36 pontos.

      Náutico: 17 Pontos.

      Por favor, confiram.

      No intuito de facilitar, vamos retirar os dois já rebaixados, assim a lista fica menor e mais fácil de ser interpretada.

      Tabela 2:

      Portuguesa: 47 Pontos.

      Internacional: 47 Pontos.

      Criciúma: 46 Pontos.

      Coritiba: 45 Pontos.

      Vasco: 44 Pontos.

      Fluminense: 43 Pontos.

      Diante desse quadro, restam duas vagas para serem preenchidas na zona de rebaixamento.

      Alguma dúvida?

      Não, certamente que não.

      Seis clubes lutam para escapar, sendo que o que está em pior situação é o Fluminense.

      O Fluminense só escapa se ultrapassar dois times.

      Dúvidas?

      E, pior, só pode ultrapassar dois times, o Vasco e o Coritiba, pois embora possa alcançar os 46 do Criciúma, perde no primeiro critério de desempate: maior número de vitórias.

      Dúvidas?

      Então, o Fluminense tem que ganhar do Bahia em Salvador e ainda depende dos resultados de Vasco e Coritiba. O Vasco precisa perder ou empatar e o Coritiba precisa perder ou empatar, pois se empatar ficará com 46 pontos, podendo ser alcançado pelo Fluminense, mas ficaria teria um menor número de vitórias (considerando a vitória tricolor). 

      Dúvidas?

      Matemática é uma ciência exata, isso favorece a interpretação.

      Nesse ponto vamos alterar a tabela, inserindo os efeitos da “compra” da Portuguesa pelo Fluminense:

      Tabela 3:

      Internacional: 47 Pontos.

      Criciúma: 46 Pontos.

      Coritiba: 45 Pontos.

      Portuguesa: 44 Pontos.

      Vasco: 44 Pontos.

      Fluminense: 43 Pontos.

      Por favor, vamos recapitular: para escapar do rebaixamento o Fluminense tinha que ganhar do Bahia e torcer para o Vasco perder ou empatar e para o Coritiba perder ou empatar.

      Após a “compra” da Portuguesa o Fluminense continua precisando vencer o Bahia?

      A resposta é sim, nada mudou.

      Só vencendo o Fluminense chegará aos 46 pontos.

      Dúvidas?

      O Fluminense continua dependendo que o Vasco perca ou empate?

      A resposta é novamente sim.

      O Fluminense continua dependendo que o Coritiba perca ou empate?

      Novamente, a resposta é sim.

      Aparentemente, a “compra” da Portuguesa pelo Fluminense foi a burrice do século, pois não trouxe qualquer vantagem para o Fluminense, mas na verdade trouxe vantagem como demonstraremos

      Vamos ser mais práticos ainda e vamos demonstrar que o Fluminense adquiriu na verdade uma vantagem.

      Qual vantagem?

      Antes ele precisava dos dois resultado negativos de Vasco e Coritiba, simultâneos, agora ele vencendo, basta o resultado negativo de um deles.

      Vamos aos exemplos considerando a vitória do Fluminense, o que era indispensável em todos, portanto, o Fluminense terá sempre 46 pontos

      1) O Coritiba empata com o São Paulo e o Vasco ganha do Atlético.

      Tabela 5:

      Vasco: 47 Pontos.

      Coritiba: 46 Pontos.

      Fluminense: 46 Pontos.

      Portuguesa: 44 Pontos.

      O Fluminense estaria rebaixado.

      2) O Coritiba empata com o São Paulo e o Vasco empata com o Atlético.

      Tabela 4:

      Coritiba: 46 Pontos.

      Fluminense: 46 Pontos.

      Vasco: 45 Pontos.

      Portuguesa: 44 Pontos.

      Ufa! O Fluminense escapa, caem Vasco e Portuguesa.

      3) O Coritiba empata com o São Paulo e o Vasco perde do Atlético.

      Tabela 6:

      Coritiba: 46 Pontos.

      Fluminense: 46 Pontos.

      Portuguesa: 44 Pontos.

      Vasco: 44 Pontos.

      Ufa! O Fluminense escaparia, cairiam Portuguesa e Vasco.

      4) O Coritiba ganha do São Paulo e o Vasco ganha do Atlético.

      Tabela 7:

      Coritiba: 48 Pontos.

      Vasco: 47 Pontos.

      Fluminense: 46 Pontos.

      Portuguesa: 44 Pontos.

      O Fluminense cairia.

      5) O Coritiba ganha do São Paulo e o Vasco empata com o Atlético.

      Tabela 8:

      Coritiba: 48 Pontos.

      Fluminense: 46 Pontos.

      Vasco: 45 Pontos.

      Portuguesa: 44 Pontos.

      Ufa! O Fluminense escapa.

      6) O Coritiba ganha do São Paulo e o Vasco perde para o Atlético.

      Tabela 9:

      Coritiba: 48 Pontos.

      Fluminense: 46 Pontos.

      Portuguesa: 44 Pontos.

      Vasco: 44 Pontos.

      Ufa! O Fluminense escapa.

      7) O Coritiba perde do São Paulo e o Vasco ganha do Atlético.

      Tabela 10:

      Vasco: 47 Pontos.

      Fluminense: 46 Pontos.

      Coritiba: 45 Pontos.

      Portuguesa: 44 Pontos.

      Ufa! O Fluminense escapa.

      8) O Coritiba perde e o Vasco empata com o Atlético.

      Tabela 11

      Fluminense: 46 Pontos.

      Coritiba: 45 Pontos.

      Vasco: 45 Pontos.

      Portuguesa: 44 Pontos.

      Ufa! O Fluminense escapa.

      Finalmente.

      9) O Coritiba perde para o São Paulo e o Vasco perde para o Atlético.

      Tabela 12:

      Fluminense: 46 Pontos.

      Coritiba: 45 Pontos.

      Portuguesa: 44 Pontos.

      Vasco: 45 Pontos.

      Ufa! O Fluminense escapa.

      Em doze combinações de resultados, o Fluminense escaparia em dez.

      Então, reafirmamos, a perda de pontos da Portuguesa melhoraria a situação do Fluminense, pois embora o Fluminense continuasse precisando vencer o Bahia, com a perda de pontos da Portuguesa, ele dependia agora do resultado negativo do Vasco ou do Coritiba, não mais do resultado negativo dos dois simultaneamente.

      Dúvidas?

      Avancemos.

      Adiantaria o Fluminense “comprar” a Portuguesa para escalar Héverton, caso não ganhasse do Bahia em Salvador?

      Não.

      Dúvidas?

      Então, após “comprar” a Portuguesa, para garantir sucesso na sua empreitada, o Fluminense teria que “comprar” o Bahia, para garantir que vencesse o tricolor baiano, caso contrário de nada adiantaria comprar só a Portuguesa.

      Dúvida?

      “Comprados” o Bahia e a Portuguesa o Fluminense estaria garantido na Série A?

      Não, pois precisa pelo menos de um resultado negativo, que pode ser do Vasco ou do Coritiba.

      Diante do exposto, para garantir a sua permanência na Série A, evitando o rebaixamento, após “comprar” a Portuguesa e o Bahia, o Fluminense teria que comprar mais um, podendo escolher entre “comprar” o Vasco ou o Coritiba.

      Prezados leitores, a teoria defendida pela torcida do Flamengo para se sustentar o Fluminense teria que “comprar” a Portuguesa, o Bahia e, ainda, o Vasco ou o Coritiba.

      Eu prefiro acreditar em Papai Noel.

      Por derradeiro, antes de analisar os efeitos para o Flamengo da perda de pontos da Portuguesa, vamos dar um tempo para que os próprios Flamenguistas façam essa análise.

      Qualquer dificuldade, mandem email para [email protected]

       

      Link: http://blogcoronelpaul.blogspot.com.br/2014/01/o-escandalo-do-brasileirao-resposta.html

       

      mamos, a perda de pontos da Portuguesa melhoraria a situação do Fluminense, pois embora o Fluminense continuasse precisando vencer o Bahia, com a perda de pontos da Portuguesa, ele dependia agora do resultado negativo do Vasco ou do Coritiba, não mais do resultado negativo dos dois simultaneamente.Dúvidas?Avancemos.Adiantaria o Fluminense “comprar” a Portuguesa para escalar Héverton, caso não ganhasse do Bahia em Salvador?Não.Dúvidas?Então, após “comprar” a Portuguesa, para garantir sucesso na sua empreitada, o Fluminense teria que “comprar” o Bahia, para garantir que vencesse o tricolor baiano, caso contrário de nada adiantaria comprar só a Portuguesa.Dúvida?”Comprados” o Bahia e a Portuguesa o Fluminense estaria garantido na Série A?Não, pois precisa pelo menos de um resultado negativo, que pode ser do Vasco ou do Coritiba.Diante do exposto, para garantir a sua permanência na Série A, evitando o rebaixamento, após “comprar” a Portuguesa e o Bahia, o Fluminense teria que comprada de pontos da Portuguesa, vamos dar um tempo para que os próprios Flamenguistas façam essa análise.Qualquer dificuldade, mandem email para [email protected] 

      1. Ora meu caro, o Atletico-PR

        Ora meu caro, o Atletico-PR vencer o Vasco, em virtude do que ambos os times estavam jogando, era o resultado mais provável, levando-se em conta até o fato que que o jogo foi no campo do Atlético-PR. No máximo, em tese, o Vasco consiguiria um empate, o que seria um resultado favorável ao Fluminense.

        Quanto ao outro jogo, Fluminense e Bahia. o resultado poderia muito bem ser a vitória do Fluminense, como aliás aconteceu. Lembremos que o Bahia já tinha escapado do rebaixamento e não tinha mais nada a aspirar no campeonato.

      2. O que faltou dizer…

        Faz sentido o que o Geraldo escreveu. Podia ter sido mais suscinto e resumir que, a luz do que aconteceu, o Fluminense, para ter segurança total, teria comprado o Vasco, o Bahia e a Portuguesa. Ele acha mais fácil acreditar em Papai Noel. Eu também acho difícil, mas aprendi, com quase meio século de janela, que não se deve duvidar de nada no futebol. E o Geraldo esqueceu de outra combinação possível para o Fluminense. Pode ter comprado o Bahia, a Portuguesa e o Flamengo. Também difícil, mas explicaria a coincidência de dois clubes terem escalados jogadores irregulares na mesma rodada.

        Seguindo a linha do raciocínio do Geraldo, no caso do Flamengo, também não bastaria ao clube carioca comprar apenas a Portuguesa. Teria que ter comprado também o Vasco. Difícil também (fico imaginando uma negociação entre estes dois grandes rivais para que um caia no lugar do outro para a segunda divisão), mas impossível? De novo, não.

        Outro aspecto relevante que deve ser levado em conta nestas teorias conspiratórias é o tempo que se teve para concretizá-las. Enquanto o Flu dispôs de alguns dias para acertar toda a tramóia, o Fla teve 20 horas entre o fim da partida com o Cruzeiro e o início dos jogos da Portuguesa e Vasco.

        No caso do Flamengo, eu também não consigo explicar porque a Portuguesa anunciou a escalação do jogador Héverton para o jogo contra o Grêmio, antes do jogo do Flamengo, ou seja antes do clube ter cometido a infração que o levaria a perder os 4 pontos. Talvez o Geraldo tenha uma explicação. Aguardemos…

         

         

        1. Ótimo comentário. E devemos

          Ótimo comentário. E devemos levar em conta outro fator não mencionado. Antes da última rodada o risco dos dois cariocas (Flu e Vasco) caírem era de 43,5% conforme site do globo esporte (http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/12/guia-risco-de-vasco-e-fluminense-serem-rebaixados-juntos-e-de-435.html).

          Ora, isso não seria interessante para a CBF/Globo. A escalação do jogador supostamente irregular pela Portuguesa poderia ser o caminho para salvar não o Fluminense, mas o Fluminense ou o Vasco. Pode ser que aí a escalação supostamente irregular do Andre Santos por parte do Flamengo faça sentido.

          O que eles não esperavam nessa maracutaia toda é que alguém levantasse a tese do Estatuto do Torcedor e que esta tese fosse espalhada pelas redes sociais.

  12. Pra mim o futebol mundial

    Pra mim o futebol mundial virou uma grande lavanderia de dinheiro do narco-tráfico. Nada me convence que um dinheiro limpo, ganho com muito suor e trabalho, vá pagar 90 milhøes de euros num jogador. E aqui no Brasil ainda tem a goebbels overseas mandando nessa josta toda. Coisa honesta é que não poderia sair disso. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador