Washington Post: Discurso de Ted Cruz ficará marcado pela infâmia

Ligação do senador republicano com Donald Trump ficará marcada na história, assim como seu “oportunismo desonesto”, diz articulista

O senador republicano Ted Cruz. Foto: Reprodução/Wikipedia

Jornal GGN – O senador republicano Ted Cruz construiu sua reputação política com base no combate ao establishment do partido – o que, no fundo, se revelou em uma ligação com o lado da extrema-direita republicana e aqueles que apoiaram Donald Trump na presidência.

Em artigo publicado no jornal Washington Post, o jornalista Philip Bump explica que a aproximação entre Cruz e Trump tinha como objetivo atrair a base pró-Trump para o lado do político texano e absorver essa base de apoio político. Porém, não foi bem o que ocorreu.

“Depois que Trump perdeu a eleição presidencial de 2020, Cruz ficou com Trump enquanto o presidente repetidamente enganava seus apoiadores sobre supostas fraudes eleitorais”, diz Bump, ressaltando que, conforme o tempo passava e nenhuma evidência de fraude eleitoral era confirmada, Cruz e outros republicanos no Capitólio silenciaram, apostando que era politicamente mais seguro ficar com Trump do que ficar com a realidade.

Cruz tomou a frente pró-Trump em uma tentativa de obstruir a contagem formal dos votos durante a sessão parlamentar de 06 de janeiro. “Pesquisas recentes mostram que 39% dos americanos acreditam que a eleição que acabou de ocorrer, entre aspas, foi fraudada”, disse Cruz, em discurso no Capitólkio. “Você pode não concordar com essa avaliação. Mesmo assim, é uma realidade para quase metade do país”.

Ao defender tal posicionamento, Bump afirma que Trump (e Ted Cruz, por omissão) acabou por enganar o público a serviço de seu próprio poder. “Trump e Cruz fizeram afirmações obviamente falsas a um eleitorado agravado, sabendo que as afirmações eram imprecisas, para que eles pudessem manter o poder (no caso de Trump) ou logo ganhá-lo (no caso de Cruz)”.

Segundo Philip Bump, esta não foi a primeira tentativa do texano de trafegar entre o limite senatorial e o que a base de extrema-direita pró-Trump gostaria de ouvir, mas foi a primeira vez em que Cruz tentou uma manobra para usar a insurgência em seu favor. Enquanto Cruz discursava, os militantes da extrema-direita invadiram o Senado, e o discurso do texano ficará na história.

 

 

Leia Também
Trump manda apoiadores para casa, mas insiste que eleição foi roubada
Apoiadores de Trump invadem Capitólio após convocação
Vice de Trump, Pence promete punição aos invasores do Congresso
“Máfia pró-Trump” invade Congresso contra vitória de Biden. Uma mulher foi baleada
Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É gravíssima a semelhança de idéias e posturas do Bozo e seus a apoiadores aos de Trump. Mas os EUA já se livraram do deles. É URGENTE que nós façamos o mesmo via impedimento ou anulação da eleição de 2018. O Bozo e seus filhos são os maiores inimigos do Brasil. Basta deles.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador