Xadrez do lema somos todos nordestinos, por Luis Nassif

Consórcio Nordeste, o pacto federativo dos 9 governadores da região, tem tudo para se transformar em um divisor de águas para o país.

Peça 1 – a argamassa cultural e dos valores da civilização

Nas capitais nordestinas não se vê a raiva crônica e a polarização que se observa no Sudeste. Há problemas de segurança, sim, mas não o ódio disseminado que se alastrou pelo centro-sul do país. É um povo afável, musical, profundamente ligado na sua cultura, orgulhoso dos seus valores. Um fim de semana em Salvador, ou Recife, em Natal ou Maceió tem o condão de carregar as baterias com o colorido, a musicalidade, a solidariedade de uma Nação que, em outras regiões, sucumbiu ao ódio, ao preconceito.

Mais que isso, o Nordeste conseguiu eleger um grupo de 9 governadores dividindo os mesmos valores: a importância do trabalho consorciado; o foco no cidadão; a relevância da cultura e da educação no desenvolvimento; o respeito ao meio ambiente e às políticas sociais; a abertura para desenvolver, compartilhar ou identificar práticas modernas de gestão.

É por isso que o Consórcio Nordeste, o pacto federativo dos 9 governadores da região, tem tudo para se transformar em um divisor de águas para o país.

Peça 2 – a central de compras

O passo inicial do consórcio foi desenvolver um jogo de ganha-ganha, permitindo aos governadores identificar rapidamente as vantagens do trabalho consorciado. Foi criada uma central de compras, inicialmente para medicamentos.

Constatou-se que havia medicamentos pelos quais a Bahia pagava 17 reais e Sergipe pagava 54 reais. A diferença se devia aos acordos dos atravessadores, que acabavam representando os laboratórios nas licitações.

Com a central, a compra passou a ser feita diretamente dos laboratórios.E os representantes mantiveram seu quinhão responsabilizando-se pela distribuição dos medicamentos pelos hospitais estaduais, com margens decentes de Comissão.

Já tem cinco editais na saúde, entre medicamento, materiais (cirúrgicos, fios, seringas) e equipamentos. Nas primeiras rodadas, conseguiu-se até 50% de redução nos preços dos equipamentos.

Outro caminho óbvio será um Programa de Aquisição de Alimentos para escolas e hospitais, através da organização de cooperativas.

Peça 3 – o nordeste conectado

Uma das experiências mais bem-sucedidas da região foi o Piauí Conectado, implementado pelo governador Wellington Silva, o “Índio”.

Hoje em dia, em qualquer lugar do Estado pode-se acessar a rede Piauí Conectado, com mais de 110 mbps para donwload e mais de 100 para upload.

O modelo foi de PPP (Parceria Público Privada), O difícil na conexão é a montagem da rede, ou de fibra ou de antenas, que exige o pagamento de aluguéis pelo uso do espaço público,

O que Wellington fez foi negociar com as empresas. Facilitou a passagem, deu algumas isenções para a passagem dos cabos, em troca do fornecimento de serviços à população e participação do Estado nos negócios,

Apenas no ano passado, além dos serviços prestado aos cidadãos, o modelo permitiu uma arrecadação adicional de R$ 400 milhões ao estado.

O consórcio está preparando duas alternativas de projeto. Uma delas será aproveitar a rede da Chesf, de propriedade da RNP (a rede que liga todas as universidades).

Peça 4 – a infraestrutura

Um dos temas preferenciais será a criação de um grande gasoduto, aproveitando as recentes descobertas da Petrobras em Sergipe. Todos os estados têm empresas públicas de gás, em parceria com a Petrobras. Com a Petrobras saindo do mercado, dentro do processo de destruição de Paulo Guedes, o sócio minoritário é a Mistui. Com as 9 empresas de gás, será possível abastecer todo o Nordeste, dependendo da construção de um ramal Piauí-Maranhão. O gás será peça chave nas propostas de desenvolvimento sustentável da região.

A China já fez o Metrô da Bahia e a ponte ligando Salvador a Itaparica, de 11,2 km de comprimento.

Além disso, existe uma Associação das Empresas de Saneamento, com uma fundação com capacidade de produzir projetos próprios.

Peça 5 – o softpower do Nordeste e o investimento externo

Esses e outros projetos foram reunidos em um Mapa de Investimentos a ser apresentado a investidores externos.

A imagem do Brasil no exterior sempre foi um grande trunfo, graças à alegria do povo e à tradição de soft power da diplomacia brasileira. Essa imagem foi trincada pelo governo Bolsonaro. Mas a imagem do Brasil permaneceu incólume e, agora, começa a ser transferida para o Nordeste.

Proximamente, os 9 governadores irão à Europa. Se apresentarão como o Brasil que dá certo, respeita o meio ambiente, as pessoas, os direitos humanos. Explorarão a imagem do país nordeste, com valores humanos, simplicidade e alegria.

Já manifestaram interesse, através de suas embaixadas, a França, Alemanha, Espanha, Rússia, China, Emirados Árabes, Arábia Saudita e União Europeia, se dispondo a oferecer toda a logística.

Justamente para reforçar e projetar a identidade da região, o Consórcio prepara também uma campanha para levantar a auto-estima do nordestino, O leva será tipo somos todos nordestinos.

Luis Nassif

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Se mais do que união, houver unidade, conseguirão promover crescimento, melhores controles e economias que farão diminuir os custos da corrupção, os arranjos de lobies e suas lides para lucrar e acabarão por atrair as empresas que prefiram e necessitem trabalhar direito. É a chance de servirem, sustentarem-se e superarem os pesos da crise, enquanto outros estados sofrerão nas mãos de governos estaduais e federal insensíveis, de despreparados e aventureiros que só surgiram por causa da divisão e do ódio, estes os piores inimigos da ordem, união, unidade e progresso.

    1. É o fim do Estado Absolutista Ditatorial Caudilhista Esquerdopata Fascista e com isto a estrutura do Coronelato que o sustentava. Alagoas e Maranhão com IDH’s Quintomundista, abaixo do animalesco, abaixo de países africanos equatoriais, produziram Presidentes da República e as mais altas Figuras dentro do Estado Brasileiro. É o alicerce da Indústria do Atraso, da Miséria, do Analfabetismo, da Seca,… Com o fim do total parasitismo do Governo Federal, esta tal máfia precisará começar a se mexer e produz\ir seus próprios rendimentos. Esta farsa de Redemocracia, onde votos e representantes de região tão atrasada e miserável, ocupam Cargos tão expressivos dentro do Estado Brasileiro, chegou ao seu epílogo. Assim como a Indústria da Censura. Com o total impulsionamento do AgroNegócio, esta região começa a se distanciar de seu histórico atraso e parasitismo. Sorte dos Nordestinos. Sorte dos Brasileiros. Finalmente !! Pobre país rico. Mas de muito fácil explicação.

    1. A matéria se referia a VLT, que é um veículo sobre trilhos e será construído por empresa da China. O projeto da ponte foi feito por empresa da China e outras empresas da China participarão da licitação.

  2. Durante muito tempo o Sul e até São Paulo ja quiseram a independência do resto do Brasil e é o Nordeste que ira fazê-la, no melhor momento. Falando sério, que bom que esses governadores se distinguem do horrivel governo bolsonaro e seu neofascismo e trabalham para o conjunto de seu povo, para o progresso de sua terra.

  3. Realmente andar pelo Nordeste ajuda a carregar as baterias ..porém duas observações recentíssimas

    EM SALVADOR, fato, o que me surpreendeu foi a quantidade de FAVELAS que surgem em todos os cantos, inseridos numa cidade sem cor e MOFADA. A “nova sede” da prefeitura por exemplo, no centro his´tórico, feita de AÇO e vidro, um MONSTRO arquitetônico importado, 2o disseram, por FARQUAT 3o (ACM neto) é um escândalo ..e mais, AONDE você vai o povo cortes diz pra vc não ir ali ou acolá porque eles te avisam que a VIOLÊNCIA esta correndo solta (assaltos, coisa trivial pra quem vive no RJ)

    Já em Aracaju, sinceramente, partindo de PORTO ALEGRE e passando por TODAS as capitais brasileiras, de carro, não de avião, do que vi, nos dias que estive lá (fora de temporada e festas) pra mim é a MELHOR capital do BRASIL (falta visitar mais recentemente a região Norte e demais Capitais do NE acima de Alagoas) ..ARACAJU, praticamente sem transito, com construções novas, de boa infraestrutura ..pecando na coleta de esgoto, com um mercado Municipal que merece reformas e em falta de áreas verdes por ex
    Aliás, de SERGIPE, me surpreendeu ver os 4 principais rios que desembocam no litoral (PIAUI, VAZA BARRIL, SERGIPE e S.Francisco) coisa que me fez refletir de como pode o NORDESTE, com rios 3,4 5 vezes maior que o TIETE em SP (em largura e volume), reclamar de falta d´água por tantos séculos.

    ah sim, tb notei que a choradeira típica dos seus líderes continua, pois qdo podem vivem botando a culpa por suas mazelas e faltas na turma do Sul e Se (principalmente SP), esquecendo-se de que por séculos eles esbanjaram-se nos ciclos do Pau Brasil, cana de açúcar e até diamante e ouro (norte de Minas e SUL da BAHIA) sem que a SUA ELITE soubesse dividir com o seu povo.

  4. Sem dúvida, como nordestina, sinto-me orgulhosa de fazer parte da resistência contra a barbárie e a união no trabalho construtivo é a melhor arma. Sou grata pelo xadrez , muito bom. Quanto à ponte Salvador -Itaparica, ainda é um projeto, acho por erro no tempo verbal do texto, dá a impressão que foi construída.

    1. Essa ponte gera divisões na população ..DEVERIA ser decidida em plebiscito, após debate ..e se não for unânime nas duas pontas do processo, seu projeto NÃO poderia sair do papel.
      Uns acreditam no progresso ..outros, na destruição definitiva de Itaparica que já sofre com favelas e invasões ..inclusive com a recém saída do club med da Conceição
      Parece mesmo que, SEM ESTRUTURA prévia, tal ponte só atenderia a especulação imobiliária que já valoriza alguns terrenos vazios, isso quando estes não estão ocupados com condomínios FECHADOS que dificultam o acesso e presença do povo em suas praias.

  5. A rede que a RNP usa não é da chesf, a RNP usa fibras apagadas das concessionárias de Telecom com equipamentos próprios mas com a contra partida de não poder explorar comercialmente pois a verba é de pesquisa e educação

    “A rede Ipê é uma infraestrutura de rede Internet voltada para a comunidade brasileira de ensino e pesquisa. Nela conectam-se as principais universidades e institutos de pesquisa do país, beneficiando-se de um canal de comunicação rápido e com suporte a serviços e aplicações avançadas.

    Baseada em tecnologia de transmissão óptica, a rede Ipê está entre as mais avançadas do mundo e possui conexão com redes acadêmicas estrangeiras, tais como Clara (América Latina), Internet2 (Estados Unidos) e Géant (Europa).

    Conheça os serviços da RNP e saiba mais sobre a operação da rede”

    https://memoria.rnp.br/ipe/

  6. Apesar de alguns bolsões de ódio,sobretudo entre os que se acham mais abastados,o nordeste ainda mantém a sua alegria e cordialidade que,como bem desenhado no post,podem dar continuidade ao período iiciado no governo do presidente Lula de reinserção desta área no mapa político e econômico do país.
    Todavia,assim como observamos essas características,os inimigos também o fazem. Não de graça o atual ocupante da presidência da república tem minado todas as ações estruturantes para essa região,como a transposição do São Francisco, o canal do sertão em alagoas,minha casa minha vida e financiamentos da Caixa,entre outros.
    De outro lado,esta figura vem tratando a pão de ló opositores ao povo nordestino de forma a fincar alguma raiz nessa região.
    É preciso ter um olho no gato e outro na frigideira.

  7. Estou muito satisfeita e orgulhosa da criação desse consórcio! O Nordeste está dando show de criatividade e competência! Uma luz diante das trevas do desgoverno federal!

  8. O nordestino já demonstrou que sabe escolher melhor seus representantes. Ainda precisamos melhorar. Mas de uma coisa temos certeza, o ódio q campeia o sul e o sudeste ainda não chegou por aqui, pelo menos nas mesmas proporções do resto do país.

  9. Não existe um espaço físico ou virtual – site – do consórcio, em que se pudesse contribuir com propostas.
    Procurei no google e nada encontrei, entrei no site do governo da Bahia, que está direção rotativa do consórcio e nada.
    Tá faltando comunicação e transparência, não por má vontade. Isso dificulta muito a defesa do projeto por parte de quem o apoia, meso fora do Nordeste, como esse baiano de Sampa.

  10. O Nordeste já é um Brasil dentro do Brasil graças a visão dos seus governadores sem esquecer o Presidente Lula que proporcionou todas as oportunidades o Consórcio Nordeste está promovendo o desenvolvimento e progresso
    da região isso com certeza se traduzirá em emprego renda e qualidade de vida para o povo da nordestino. com certeza no futuro poderemos pensar em nossa independência sim.

  11. O Nordestino, “cabra da peste” , está aprendendo e crescendo com a crise que tomou conta do nosso país! Voltando ao novo e velho refrão, “a união faz a força”, sairão vencedores, e por que não? Resistindo à seca, ao coronelismo, à velha e egocêntrica política brasileira, meus conterrâneos estão dando em troca, a linda e eterna mensagem de São Francisco de Assis… “onde houver ódio, que eu leve o amor”. Deus nos abençoe!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador