Pesquisa FSB/BTG: Lula 41%, Bolsonaro 34%

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Pagamento do Auxílio emergencial e queda dos preços dos combustíveis ajudam presidente; petista vence segundo turno com larga vantagem

Lula e Bolsonaro. Fotos: Ricardo Stuckert/Agência Brasil
Lula e Bolsonaro. Fotos: Ricardo Stuckert/Agência Brasil

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viu sua vantagem cair para sete pontos percentuais em relação ao segundo colocado, o presidente Jair Bolsonaro (PL), segundo pesquisa elaborada pelo Instituto FSB a pedido do banco BTG Pactual.

No cenário do voto estimulado, Lula lidera com 41% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro (34%), Ciro Gomes (PDT), com 7% e Simone Tebet (MDB) com 3%.

Neste caso, a vantagem de Lula diminuiu três pontos percentuais entre a pesquisa realizada em 25 de julho (44%) para a pesquisa divulgada nesta manhã (41%), enquanto Bolsonaro cresceu três pontos percentuais (de 31% para 34%).

Pode-se dizer que medidas como o pagamento do Auxílio Emergencial de R$ 600 e a recente queda dos preços dos combustíveis já afetaram as intenções de voto a favor do atual presidente.

André Janones (Avante) aparece com 2%, enquanto José Maria Eymael (Democracia Cristã) e Pablo Marçal (PROS) possuem 1% cada.

Juntos, os candidatos Felipe D’Ávila (Novo), Vera Lúcia (PSTU), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP) e Roberto Jefferson (PTB) somam 1% das intenções de voto.

Segundo a pesquisa FSB/BTG, o nome de Janones foi incluso na pesquisa uma vez que ele ainda era pré-candidato à Presidência quando a pesquisa foi registrada, no último dia 2. Ele anunciou a desistência no dia 4.

Lula também lidera no voto espontâneo

No levantamento espontâneo, Lula teria 38% dos votos dos entrevistados, contra 31% de Bolsonaro. Em seguida, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 3% e Simone Tebet (MDB), com 1%. Outros candidatos somam 2% dos votos.

Ao mesmo tempo, 6% disseram que não vão votar em nenhum candidato, 4% disseram que o voto será branco ou nulo e 14% não sabem ou não responderam.

Na série histórica no voto espontâneo, Lula caiu de 40% na pesquisa realizada em 25 de julho para 38%, enquanto Bolsonaro subiu de 30% para 31%.

Ex-presidente lidera segundo turno com folga

Embora a vantagem no primeiro turno tenha desacelerado, o ex-presidente Lula lidera as intenções de voto no segundo turno com vantagem de dois dígitos.

Na disputa contra Bolsonaro, o petista registra 51% das intenções de voto (queda de três pontos percentuais), contra 39% do atual presidente (alta de três pontos).

O ex-presidente também ganha na disputa em segundo turno contra Ciro Gomes (47% a 32%) e Simone Tebet (50% a 29%).

A pesquisa quantitativa FSB/BTG Pactual foi elaborada pelo Instituto FSB Pesquisa , por telefone (via CATI), entre os dias 05 e 07 de agosto de 2022. Foram entrevistados 2.000 eleitores. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE com o número BR 08028/2022.

Novo documentário do Jornal GGN denuncia ameaça de golpe eleitoral de Bolsonaro e os esquemas da ultradireita mundial. Apoie o lançamento: WWW.CATARSE.ME/XADREZ-ULTRADIREITA

Leia Também

Desistências favorecem Lula e equalizam o avanço de Bolsonaro com benefícios sociais, diz CEO da Quaest

65% dos beneficiários do Auxílio Brasil reprovam governo Bolsonaro 

Ex-presidente Lula fecha maior aliança partidária para disputa eleitoral

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quando a campanha começar na rádio e tv, além da militância de centro esquerda e democratas, LULA ganhará em 1* tuno. Classe C e B- são o foco do 13.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador