5 de junho de 2026

Senado derruba rol taxativo dos planos de saúde

Plenário aprova obrigatoriedade de cobertura de tratamentos médicos fora do rol da ANS; texto vai para sanção presidencial

O plenário do Senado Federal aprovou o projeto de lei que derruba o “rol taxativo” para a cobertura dos planos de saúde.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

O projeto veio da Câmara dos Deputados e aprovado pelos senadores sem mudanças. Agora, ele segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro.

Pelo texto aprovado, os planos de saúde poderão ser obrigados a financiar tratamentos de saúde que não estejam na lista mantida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Em linhas gerais, o “rol taxativo” é uma interpretação da lei que rege os planos de saúde (Lei 9.656, de 1998), onde diz que a cobertura dos planos deve ser estabelecida pela ANS, que mantém o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde (Reps).

Em junho, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) havia julgado que os planos só estariam obrigados a financiar tratamentos listados no Reps.

Segundo a Agência Senado, o projeto de lei apresentado em reação à decisão do STJ determina que o Reps será apenas a “referência básica” para a cobertura dos planos de saúde.

Um tratamento fora da lista deverá ser aceito desde que ele cumpra uma das seguintes condições: tenha eficácia comprovada cientificamente; seja recomendado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec); e seja recomendado por pelo menos um órgão de avaliação de tecnologias em saúde com renome internacional.

Leia Também

Senado entra na semana de votação do rol da ANS com apoio de mais da metade dos parlamentares

Rol taxativo da ANS vai para o plenário do Senado

Grupo que estuda rol taxativo quer ampliar cobertura dos planos

Lira quer votar rol taxativo na primeira semana de agosto

Tatiane Correia

Jornalista, MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo. Repórter do GGN desde 2019.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados