Trabalho: Suécia adota jornada de seis horas

Enviado por Antonio Ateu

do Esquerda.net

Jornada laboral de 6 horas diárias triunfa na Suécia

Vários setores da economia e do Estado sueco laboram apenas seis horas por dia. Os resultados têm sido excelentes. País debate alargamento da redução da jornada laboral sem perda salarial a mais setores

Mais produtividade e menos stress. Este foi o resultado de passar a jornada de trabalhado de oito para seis horas diárias sem redução salarial para os trabalhadores de um lar de idosos em Gotemburgo.

A experiência durou oito meses e nas palavras dos seus protagonistas foi um êxito: “cansava-me muito e quando chegava a casa não pensava em outras coisa senão em deitar-me no sofá, admite uma das empregadas do lar ao diário britânico The Guardian. “Mas agora encontro-me muito mais desperta, tenho muito mais energia para o trabalho e para a vida familiar”.

Este exemplo tem sido aplicado em várias sítios na Suécia, nomeadamente no setor da saúde ou mesmo em grandes fábricas como a Toyota de Gotemburgo. Neste caso a jornada laboral reduzida a seis horas é aplicada há treze anos com resultados excelentes.

“As pessoas estão mais à vontade, quase não temos baixas e é mais fácil contratar novas pessoas”, reconhece ao The Guardian o diretor-gerente da empresa, Martin Banck. “O uso de maquinaria é mais eficiente à medida que os custos em capital diminuem. Toda a gente está contente e neste período conseguimos aumentar os lucros em 25%”.

Agora, o debate na Suécia incide principalmente sobre quais as áreas da economia, onde é mais benéfico implementar estas políticas para o impacto económico, pelo menos no início, não ser severo. Em qualquer caso, o primeiro passo foi dado, desde o ano passado, quando os social-democratas reconquistaram o poder após oito anos de governo de direita neste país escandinavo.

Redação

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Isso foi lá na Suécia.
    Aqui
    Isso foi lá na Suécia.

    Aqui o Lula disse para VC se virar com as 44.
    O cara com quase 90% de popularidade disse para O Povo se virar!

    Este episódio especificamente mostra a que o PT veio.

      1. Só tem um problema, é

        Só tem um problema, é verdade!

         

        Amigo, vc não está falando de um político qualquer. Vc está falando de um político que FOI presidente da República por 8 anos.

        No primeiro dia de seu mandato a jornada era de 44 horas semanais.

        No último dia de seu mandato a jornada era de 44 horas semanais.

        Durante o seu mandado, Lula, O Presidente da República, declarou que SE a classe trabalhadora quisesse 40 horas semanais a iniciativa TERIA que vir dos sindicatos.

        TRADUZINDO PARA ANALFABETOS FUNCIONAIS:

        Se vire!

    1. É verdade

      O Lula alterou a Constituição pra botar 44 horas, o PSDB tinha garantido 30 horas. Aliás, o FHC, que chamou de vagabundo quem ser aposenta com menos de 50, já defendeu com o Aécio as 30 horas. Até apresentaram PEC nese sentido, né?

      E ainda chama a esquerda de desonesta…

    2. Fazendo o que mais adoro:

      Expor as mentiras de um direitista:

      – Lula defende redução da jornada para 40 horas:

      http://noticias.r7.com/economia/noticias/lula-defende-reducao-da-jornada-de-trabalho-para-40-horas-20100501.html

      – PT é a favor da redução da jornada, empresariado é contra:

      http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/radio/materias/RADIOAGENCIA/480219-REDUCAO-DA-JORNADA-DE-TRABALHO-PARA-40-HORAS-AINDA-DIVIDE-OPINIOES.html

      – Senadora do PSDB critica PEC que reduz a jornada para 40 horas semanais:

      https://www.youtube.com/watch?v=KYvw0OxE4s0

       

  2. aqui a simples ideia…

    Por aqui a simples ideia seria bombardeada pela imprensa, lobies, empresarios, etc quanto mais tentar por em pratica ainda que um teste.

    Trabalhei numa empresa sueca e só tenho elogios para eles. São muito sérios e cumpridores de seus deveres. 

    Os politicos daqui não teriam a menor change de se elegerem.

    Boa parte dos jornalista também não teria trabalho por falta de honestidade e competencia.

     

     

     

     

  3. Ambiguidade

    Me surpreendo quando vejo mostrarem a Suécia como exemplo do paraíso na terra, pois tenho amigos lá que reclamam da perda na aposentadoria. Vão se mudar para Portugal onde é possível viver melhor com a aposentadoria em que o governo “passou a faca”.

     

  4. Deslocamento

    Eu sempre considerei o deslocamento para o trabalho como parte do trabalho.

    Acho que, para começar, poderíamos descontar o tempo médio de deslocamento ida e volta para o trabalho na cidade do total de horas trabalhadas. 

    A propósito, se eu fosse um empresário, daria preferência a contratações de funcionários que morassem próximo ao escritório. Não tenho certeza, mas aposto que a pessoa que chega no trabalho depois de uma caminhada ao invés de depois de pegar um ônibus ou um carro, tem mais disposição para o trabalho, mais saúde e tal. Assim como terá mais apreço ao serviço.

  5. Brasil não é Suécia

    Como o Brasil é um país pobre, acho que deveríamos voltar às 45 horas semanaise eliminar pelos menos metade dos feriados, não esquecendo de abolir os insultuosos dois meses de férias de parte do funcionalismo público.

    1. De onde você tirou essa?

      De onde você tirou essa ideia de que o “funcionalismo público” (essa é tão velha que só ouvi minha avó usando…) tem dois meses de férias?

      Quem tem dois meses de férias são os juízes e os membros do Ministério Público! Nós servidores públicos temos 30 dias mesmo, e olhe lá!

  6. E só dar liberdade que o

    E só dar liberdade que o sistema se auto regulariza, o erro seria impor a força parametros de produtividade.

    No Brasil reduzir para 6 horas diárias faria o trabalhador  ter 2 empregos e trabalhar não 8 mas 12 horas.

    1. Concordo com a questão dos

      Concordo com a questão dos dois empregos. Teria que atentar-se para este detalhe, realmente.

      Agora:

      “E só dar liberdade que o sistema se auto regulariza”

      Isso já foi provado? Existe algum lugar onde isso aconteceu? O Liberalismo econômico é teoria provada? Ou existem estudos que dão uma certa garantia a essa auto-regulação?

  7. Nas Universidades Federais,

    Nas Universidades Federais, muitos dos funcionários técnicos administrativos tem horario corrido ou seja de 7:30 as 14: 30. Eles chegam as 8 ou 9 e saem as entre 12 e 13 horas. E, muitos destes, estão em grave  pedindo redução da jornada para 06 horas! 

    1. Eles? Em geral? Mentirosa e caluniadora, vc

      Trabalhei 13 anos numa universidade federal (e nao estou falando em causa própria, sou professora, nao funcionária técnico-administrativo). É MENTIRA o que vc está dizendo. Pode talvez ocorrer um caso ou dois, nao vou jurar que nao (embora nunca tenha visto). Mas a generalizaçao é mentirosa.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador